Albert Einstein Albert Einstein

Resenhas - Albert Einstein

Gabriel Dummer 09/03/2024

Da filosofia à física
Singular em sua percepção de mundo, Einstein faz jus a sua aura de genialidade. Ainda que seja um texto inteiriço, podemos notar nitidamente duas partes nessas notas. Einstein faz um esforço para dar a entender sua visão de mundo sobre o aprender. Essa parte inicial, mais filosófica, possui pensamentos excelentes que nos fazem refletir sobre o mundo e o modo como aprendemos as coisas. Contudo, e de forma natural dado o conhecimento focal de Einstein, ele resvala para seus pensamentos sobre alguns pontos da física, essencialmente relacionados às suas teorias. Essa segunda parte se torna interessante principalmente para os entusiastas da física, em suas fórmulas e conceitos.

Ueslei 15/12/2023

Autobiograf(ís)i(c)a
Este é um livro muito interessante. Não sou físico, portanto não consigo avaliar a obra pelo viés da crítica especializada. Contudo, penso que esse seja um livro interessante para todos os indivíduos que desejam compreender, um pouco que seja, uma parte acadêmica de uma das maiores mentes dos últimos séculos. Vale a releitura.

nenos 25/06/2023

The Greatest
A brief book written by the great Einstein himself. Gathered notes he wrote as an obituary advised by his doctor at that time. He presents main events in his life which was crucial to his thought process, to postulate the theories of relativity and how he dedicated his life pursuing knowledge accompanied by the rigorous scientific method.
It is well-known to the scientific community that knowledge cannot be taken for granted. This hunger of knowing, curiosity about base reality comes with self-correcting process known as, the scientific method. The pursue of truths about base reality comes first of all, from a way of thinking sacrificing convictions, then, propositions accompanied by trial and error within a logical system are needed to claim veracity.
Impactful deeds from interesting minds like his are not at all common and very rare. Presenting the greatest achievements in science so far, a hundred years old boundaries in knowledge thriving until this very day, left impactful deeds to society much as Heisenberg, Dirac, Schrodinger, Faraday, Maxwell. All of them waiting to be refuted like Newton’s law of universal gravitation, giving space to our next level of understanding.

My highlights: https://drive.google.com/file/d/1pnu8qwmTTxSPnjfTu5tG3yvJEl9wV4Dw/view?usp=sharing

Filipe 24/05/2023

Einstein claramente não quis ceder à pressão de escrever sobre si mesmo, cedendo menos de 5% deste livro para contar a sua história. Na maior parte da narrativa, faz um paralelo entre a evolução da sua pesquisa e a física à época.

Sobre Albert em si, conseguimos saber mais ao final, na seção ?Sobre o autor?. Entretanto, é necessário que se reconheça o incrível trabalho editorial deste exemplar, excelente execução da editora Nova Fronteira.

ArthurAlves 31/12/2022

Genius
Caramba ? não entendi quase nada dessa obra. Uma conversa com Einstein está fora de cogitação (não que estivesse sendo cogitada). A parte biográfica é incrível, complementada com a maravilhosa série Genius, onde me fez apreciar a obra e pessoa de uma das maiores mentes que já existiram.

Robson.Vilar 09/12/2021

Albert Einstein
Se você procura uma autobiografia do Einstein, não encontrará neste livro, são poucos os relatos de sua vida, está é muito mais uma biografia da sua teoria, com uma linguagem muito técnica para quem não é da área.

Maia 25/06/2021

Ruim p mim. Ótimo para físicos!
Esse é u livro altamente técnico. Fui levada a comprá-lo pelo título mas Einstein nada escreveu sobre sua biografia. Os físicos provavelmente gostaram do livro. Não foi o meu caso.

rdrg 26/05/2021

não fui perspicaz
Eu tenho que rir pra não chorar nesse. Comprei pensando que era uma biografia da vida do vovô Einstein, mas não era.
Ele explica vários corre dele e honestamente? Fiquei muito perdida.

Ale 25/05/2021

Pensei que leria uma biografia de Einstein porém esta mais para uma explicação de alguns de seus trabalhos e foi uma delícia lê-los. Amei a experiência

Déborah Tesser 17/10/2020

É bem verdade que a leitura exige certo grau de conhecimento técnico e científico prévio, visto que aborda majoritariamente leis, teorias, estudos que perfizeram a ciência ao longo dos anos. Não é uma leitura fácil e fluida. No entanto, a obra vai além disso, nos mostra a inquietude de um gênio muito a frente de seu tempo tentando desvendar com maestria os questionamentos que surgiam em sua mente. Uma obra necessária para relembrar que a ciência em sua completude é mutável e essencial para a sobrevivência humana.

Nágela Soares 28/09/2020

Isso é tãaao Einstein!
Eu não estava suficientemente madura para essa leitura! Porém é incrível ler e sentir a fluidez que ele tem sobre o assunto (msm eu não entendendo muita coisa kkk). Se vc tiver uma bagagem legal sobre algumas questões da física irá passear nos pensamentos e no amadurecimento dos conhecimentos dele com esse livro.

deborauni 29/07/2020

Demasiadamente técnico
Frustrada com essa leitura!
Minhas escolhas literárias são bastante aleatórias, muitas vezes pautadas por traços de memória, comentários de conhecidos ou de perfis do Instagram. Ou ainda pela identificação com o que sei sobre determinado autor e sua biografia e provavelmente milhões de outros aspectos inconscientes que não conseguiria listar.
Depois de ouvir várias frases marcantes de Einstein e admirar sua genialidade li no Instagram uma resenha interessante sobre esse livro e me joguei. Termino bastante frustrada, não tendo conseguido extrair algo mais do que estava anunciado na contra-capa:
?Muito mais do que uma autobiografia, trata-se de um retrato de sua mente e do modo como evoluiu sua visão científica dos problemas. Aqui, o leitor encontrará seu espírito lúcido, sempre voltado para a indagação crítica, marcado pelo destemor e pela coerência numa liberdade que a nada submeteu.?
A genialidade de Einstein permanece e eu aprendo uma lição: Ainda que o livro tenha poucas páginas e seja preciso muita coragem, vale a pena deixá-lo inacabado se não estou gostando!

Matheus 10/05/2020

Interessante, porém difícil
Difícil porque se trata de um texto técnico. Vejo que Einstein tenta explicar da maneira mais simples possível (ou não) mas nunca é fácil entender a linha de raciocínio de uma grande mente. O livro é muito técnico, então se você pensa que se trata de algo biográfico, sinto informar.