The Giver Lois Lowry

Resenhas - The Giver

Victor_lcnetto 21/12/2023

Okay
Achei o livro bom. Não ótimo, mas não ruim. Não leria de novo de fato, nem recomendaria. O desenvolvimento do livro é bom, o conceito é bom, mas o final deixa a desejar bastante. Um livro com um contexto que faltou profundidade de sentimentos e fatos.

bella 06/12/2023

Aprovado
Eu gostei desse livro! li para a escola mas foi bem divertido, eu gostei da escrita simples mas bem feita, e ele realmente me sensibilizou e emocionou. Me intriguei com a história, e amei a forma como o mundo é introduzido com muita calma, pequenos detalhes de cada vez. Muito interessante ver a jornada do Jonas praticamente virando humano e descobrindo coisas que são tão comuns para nós. Achei incrível a ideia da construção do mundo, uma espécie de distopia disfarçada de utopia que nem parece tão ruim assim. Gostei do final aberto também, prefiro dessa forma por que posso acreditar que deu tudo certo hahjaha. Enfim leitura bem legal, recomendo.

Helena365 25/10/2023

Esse livro tinha tudo para ser mais um favorito, a história e super desenvolvida, com uma trama emocionante e que nos faz refletir bastante. Mas a autora estragou tudo com esse final, que é extremamente apressado e é deixado em aberto, capaz que a autora só nn sabia como terminar e achou que estava genial quando, na verdade, só ficou vazio.

marið 27/09/2023

Adorei
Tive que ler esse pra fazer trabalho e fiquei surpresa quando meus amigos estavam falando que nao gostavam do livro. Achei uma leitura bem interessante e diferenciada, a vibe de utopia é bem legal e diferente e a leitura também é fácil. Bastante maluquice mas adorei de verdade.

Aquela que tá olhando pro céu 19/08/2023

Our burden and our joy
This is a very short, yet exceedingly insightful book. One of a kind, doubtlessly. The story, though brief, carries a strong phylosophical message.

Would you consider living in denial a satisfactory lifestyle? If death were no longer, such as sickness, violence, sadness, poverty, hunger...
Only, humanity would have to pay a price to achieve this state of peacefulness. We would no longer be able to make choices.

Indeed, they're dangerous. By the same token, feelings are. Of course, one can love and feel happiness, kindness, be courageous. But nonetheless, the same love can turn into heartache. Once someone achieves happiness, it would be much harder to deal commoditly with the bare everyday routine.

We should be practical. Feelings are dangerous. Choices cause harm.

In this world of order, peacefulness and duty, he is chosen to be the Receiver. He will discover a whole new and secret universe that has been hidden from him for so long.

Love. Pain. Family. Loneliness. Pleasure. Animals. War. Colors.

And then he will become a human being, in it's totality, as he could never have been before.

fwiryofshampoo 21/07/2023

The giver
When i first started this book i had no clue of what i was reading. because i read it for school, i thought i wouldn't like it. but it was an amazing book and i had a great experience with it. it showed me ways to see my life and also helped with my grades. would a hundred percent recommend it to a friend.

Noeli.Almeida 06/07/2023

Depois de 3 anos na estante finalmente peguei para ler kkkk
Todos na comunidade viviam uma vida tranquila, sem guerras, fome e sem dor. Nenhum dos moradores tinha sentimentos profundos, como amor e ódio e nunca conheceram nenhuma outra realidade a não ser aquela.
Na comunidade eles não precisam decidir nada, tudo é escolhido oara eles pelos anciãos, desde a profissão até com quem vai ser casar e quem será seu filho. Tudo isso sempre foi o normal pra eles, inclusive para o Jonas, até ele ser selecionado como o Recebedor de Memórias e passar a ter todos os sentimentos que um ser humano pode ter e as memórias daqueles que no passado viveram fora da comunidade.

Giu 06/06/2023

Comecei a ler esse livro por causa da escola e não tava colocando muita fé nele,mas conforme fui lendo comecei a achar interessante.O final é meio ?,já que você passa o livro todo achando uma coisa e no final era algo que você nem podia esperar

Annyck 31/12/2022

Ótimo
Essa foi uma leitura que fizemos em classe, e apesar de ser em inglês, foi muito fácil de compreender e amar a história. Um mundo totalmente diferente, uma escrita incrível que vai mostrando o mundo, o sentimento do personagem e depois como os pensamentos dele vão mudando de acordo com o entendimento que ele vai tendo vai alimentando.

malu :) 31/12/2022

li pra escola ?
li esse livro pra escola e gostei, mostra uma visão muito diferente de uma sociedade perfeita. o livro traz a perspectiva de como seria diferente ter uma sociedade onde todos são iguais, tem os mesmos hábitos, tarefas e não podem fazer suas próprias escolhas. nao sei leria por interesse próprio mas achei bem interessante.

Mari.sa 01/12/2022

The Giver
Eu li esse livro em inglês e é muito bom ele faz críticas sociais, ele mostra como devemos valorizar coisas simples como escolher quem amamos, o emprego que queremos, ter sua própria criança ou nossas memórias ( tanto as boas como as ruins ). Depois que eu li o livro assisti o filme é muita coisa muda mas continua com os mesmos conceitos e valores que a história quer passar. Mas afinal sobre oque é esse livro, ele é sobre um garoto que ao receber qual será sua tarefa na comunidade (emprego) descobre o porque de certas coisas estarem acontecendo com ele mas ao longo da sua jornada de descobrimento ele encontrará amor? liberdade? amizades verdadeiras?

Maria5571 20/07/2022

The Giver
Adorei esse livro. Gostei do Foreshadowing que teve. Adoro descobrir que tinha pistas o tempo todo. Recomendo.

Nath @biscoito.esperto 17/04/2022

"We really have to protect people from wrong choices."
É uma ideia muito comum que, para superar a dor da existência, o homem deveria se livrar de seus desejos e individualidade, buscando a iluminação através da comunhão com o próximo e da destruição do ego. Quem disse isso foi Jesus, não eu. E Buda. E muitos outros.

Apesar de "The Giver" (ou "O Doador de Memórias", na tradução brasileira) ser um livro infantojuvenil, a autora não teve piedade dos seus jovens leitores.

Jonas, nosso protagonista, vive em uma sociedade perfeita. Toda família tem um pai, uma mãe e um casal de irmãos cuidadosamente escolhidos pelos anciãos. Todas as crianças têm comida, abrigo e acesso à educação, e elas passam por cerimônias anuais para participarem cada vez mais da vida em comunidade. Jonas, prestes a completar 12 anos, descobrirá que profissão lhe será designada para exercer durante toda a sua vida. Ele está muito animado.

Enquanto Jonas espera pela cerimônia dos doze anos, ele conta ao leitor sobre sua vida nesse mundo tão ideal. Conforme o protagonista revela seu universo para o leitor, não podemos deixar de notar duas coisas: 01) tudo realmente é maravilhoso, ninguém sofre e a sociedade funciona perfeitamente; 02) algum preço muito sombrio foi pago para que as coisas pudessem existir dessa forma.

Ao mesmo tempo em que eu ache ótimo que existam livros distópicos e de ficção especulativa escritos para jovens entre 10 e 15 anos, também acho que "The Giver" sofreu um pouco com as limitações da faixa etária dos leitores. O livro nunca se aprofunda em nenhum aspecto, seja na construção do mundo ou no desenvolvimento dos personagens.

O livro tenta disputar a ideia comum de que "a ignorância é uma bênção", revelando aos poucos o preço pago para a obtenção desta sociedade perfeita. Apesar de ter me divertido com a leitura e gostado do livro, também acho que a ideia dele é melhor que a história em si. Os temas da história são fortes e importantes, mas tive a impressão de que não atingiram seu potencial completo. A autoria escreveu mais três livros no mesmo universo, mas acho que vou ficar só no primeiro mesmo.

site: www.nathlambert.blogspot.com

Catharina27 06/04/2022

Historia boa, com lições de vida muito importantes mas a leitura é cansativa e demora para ficar interresante