The Giver

The Giver Lois Lowry

Resenhas - The Giver

Williams 14/06/2021

Leitura fácil
Um livro que foi indicado para leitura do clube do livro da turma de inglês. Tem uma leitura fácil com o personagem principal bem construído e uma história que atrai a atenção a cada capítulo. Tem um final um tanto decepcionante, pois era esperado um desfecho melhor da história... Talvez tenha um outro livro que dê seguimento. Recomendo para quem quer treinar o inglês. Pois existem palavras de fácil compreensão e tem bastante " food for thoughts".
Enjoy it.
Karoline67 14/06/2021minha estante
É uma trilogia, quero ler tbm

Williams 14/06/2021minha estante
Bem que desconfiei Karol. Vou procurar pelo restante. Obg

Karoline67 14/06/2021minha estante
Nada!! Tomara que gostemos

Layla.Ribeiro 23/03/2022

Para quem gosta de distopias e quer praticar o inglês
Imaginem viver em uma comunidade, na qual você não sente fome, dor, não tem noção de guerra e nem de morte, porém você também é privado de sentimentos bons, de ver as cores e até mesmo de definir seu próprio futuro, nessa comunidade que vive nosso protagonista Jonas, que na cerimônia dos ?Twelves? onde todo o grupo que possui a mesma idade conhecerá qual a profissão que vai ter pelo resto de suas vidas. Jonas será a de recebedor de memórias, onde ele vai ver que nem tudo na sua comunidade é tão bom como aparenta ser. O livro é muito envolvente e você devora a cada capítulo, o que faz ajudar na compreensão e motivação para tentar ler em Inglês, tem muito vocabulários novos, mas que pelo contexto da para deduzir tranquilamente se você estiver no nível intermediário. Mesmo sabendo que os outros livros não são tão bons como este, irei ler mesmo assim porque achei muito curioso a comunidade.

Giovanna Rossetti 06/04/2021

Perfeito!
Eu estava querendo ler um livro pra treinar meu inglês e decidi ler "The giver", me surpreendi muito com a história!
Uma das coisas que eu mais gostei desse livro foi não ter enrolação, muitos livros ficam várias páginas enrolando e "The giver" vai direto ao ponto!
Eu adorei como o personagem Jonas foi construído, as reações dele ao receber as memórias...
A história me prendeu do início ao fim, não ficou cansativa em nenhum momento, pelo contrário, cada vez mais eu ficava mais ansiosa pra saber o que ia acontecer.
A única coisa que me decepcionou um pouco foi o final, eu esperava explicações, acho que o final poderia ter sido mais completo, mas mesmo assim adorei a leitura, recomendo muito!

marcellaesposito 11/05/2021

favoritado <3
foi minha primeira leitura em inglês e não poderia ter sido melhor! a história me prendeu do início ao fim, não conseguia parar de ler e acabei devorando tudo em dois dias. achei o final um pouco aberto, mas nada que incomode. pra mim, o legal do livro foi descobrir como esse mundo funcionava e as diferenças dele com o nosso mundo real. já quero ler os outros três livros!!

Aquela que tá olhando pro céu 19/08/2023

Our burden and our joy
This is a very short, yet exceedingly insightful book. One of a kind, doubtlessly. The story, though brief, carries a strong phylosophical message.

Would you consider living in denial a satisfactory lifestyle? If death were no longer, such as sickness, violence, sadness, poverty, hunger...
Only, humanity would have to pay a price to achieve this state of peacefulness. We would no longer be able to make choices.

Indeed, they're dangerous. By the same token, feelings are. Of course, one can love and feel happiness, kindness, be courageous. But nonetheless, the same love can turn into heartache. Once someone achieves happiness, it would be much harder to deal commoditly with the bare everyday routine.

We should be practical. Feelings are dangerous. Choices cause harm.

In this world of order, peacefulness and duty, he is chosen to be the Receiver. He will discover a whole new and secret universe that has been hidden from him for so long.

Love. Pain. Family. Loneliness. Pleasure. Animals. War. Colors.

And then he will become a human being, in it's totality, as he could never have been before.

Demian 04/05/2020

The Giver é perfeito para aqueles que procuram um livro distópico rápido. A leitura é simples e fluida, sem muita enrolação - neste ponto e devido ao contexto apresentado no livro, o desenvolvimento dos personagens também se da de forma rápida ou simples não ocorre.

gigis 19/04/2021

esse livro é uma ótima opção pra quem tá começando a ler em inglês. o vocabulário é bem fácil de entender e não é nem um pouco maçante, em todos os momentos a leitura é super fluida.

em relação a história, a ideia é boa, mas mal executada perto do final. tem muitos caminhos que a autora podia ter tomado pra explicar o universo do livro e acabou tomando o caminho do ?é assim porque é?. livros legais com finais ruins.

Layla.Ribeiro 23/03/2022minha estante
Acredito que as explicações para a comunidade está nos outros livros da série , ao ler a sinopse dos outro percebi que a autora vai explicar algum ponto que não falou neste

Esther190 28/01/2022

Uma das distopias mais legais que eu já li
O livro conta de uma comunidade que é considerado o mundo perfeito. Lá não tem dor, guerras, medo. Jonas é o personagem principal do livro. Quando ele faz 12 anos ele ganha o trabalho de ser o futuro "The Giver" que é o trabalho de quem ganha todas as memórias que as pessoas da comunidade não tem. Durante o livro você acompanha o Jonas a viver naquele mundo e receber todas aquelas memórias, sendo elas boas ou ruins. O livro é muito bom, gostei muito da escrita da autora e é bem fácil de ler. O livro me fez parecer que eu estava na comunidade do Jonas, a história me prendeu desde da primeira frase até a última. Eu li por causa da escola, mas acabei gostando bastante e virou um dos meus livros favoritos.

Murilo 24/07/2014

Resenha - O Doador
Após ficar intrigado com o trailer do filme, decidi comprar o livro e descobrir mais sobre sua história. Ainda estava nos EUA, então comprei a edição de bolso, obviamente em inglês. O livro é um clássico americano, até foi leitura obrigatória por um tempo para crianças no ensino fundamental.

Lois Lowry contará em terceira pessoa a história de Jonas, um menino de 11 anos que está prestes a participar da cerimonia dos doze, onde receberá seu trabalho/carreira para o resto da vida. A comunidade onde vive é controlada pelas pessoas do conselho, excluindo da população dor, sofrimento, amor e a maioria de outros sentimentos. A vida de Jonas nunca mais será a mesma ao descobrir seu destino na cerimonia dos doze.

O livro pode ser para criança, mas agradará pessoas de todas as idades. A narrativa do autor é gostosa de ler, ele nos introduz muito bem no novo mundo futurístico que criou. O inglês não é dos mais difíceis, é um bom livro para pessoas que fizeram ou estão concluindo um curso de inglês, e querem ler um livro em inglês.

O trailer do filme entrega muitos pontos importantes da história, então se você ainda não viu e pretende ler o livro, continue assim, se assistiu, leia o livro mesmo assim, porque vale a pena. A história começa bem introdutória, então coisas que já sabemos pelo trailer ou até pela sinopse do livro vão demorar para acontecer no decorrer do livro, tudo porque o autor quer mostrar para os leitores a vida do personagem e ter a certeza que entendemos como as coisas funcionam nesse mundo novo.

O autor vai construindo sua história por páginas e mais páginas, quando fui me deparar que não haviam muitas mais para narrar o final da história. O clímax demorou para acontecer, mas isso não foi o problema, porque a narrativa do autor nos conduz muito bem até o momento, mas quando acontece, o desfecho passa muito rápido. Tive uma relação de amor e ódio no final do livro.

O livro faz parte de uma série chamada "Quarteto O Doador" com outros três livros (ainda não lançados no Brasil) que se passam no mesmo futuro, então não sei exatamente se é uma sequência para o livro. Digamos que a historia deixa meio vago se acabou ali ou se tem mais. Pelo trailer do filme, já percebi algumas alterações foram feitas, mas quero muito conferir o filme que estreia dia 14 de Agosto nos cinemas. Assim que assistir, irei comentar sobre os dois.

Recomendo muito este livro, é uma leitura gostosa. Quem gosta de distopia irá gostar do livro, principalmente se está cansado de ter sempre uma personagem principal feminina. "O Doador" tem seus problemas de desenvolvimento mas agrada os leitores.

site: http://booksalloveryou.blogspot.com.br

Nath @biscoito.esperto 17/04/2022

"We really have to protect people from wrong choices."
É uma ideia muito comum que, para superar a dor da existência, o homem deveria se livrar de seus desejos e individualidade, buscando a iluminação através da comunhão com o próximo e da destruição do ego. Quem disse isso foi Jesus, não eu. E Buda. E muitos outros.

Apesar de "The Giver" (ou "O Doador de Memórias", na tradução brasileira) ser um livro infantojuvenil, a autora não teve piedade dos seus jovens leitores.

Jonas, nosso protagonista, vive em uma sociedade perfeita. Toda família tem um pai, uma mãe e um casal de irmãos cuidadosamente escolhidos pelos anciãos. Todas as crianças têm comida, abrigo e acesso à educação, e elas passam por cerimônias anuais para participarem cada vez mais da vida em comunidade. Jonas, prestes a completar 12 anos, descobrirá que profissão lhe será designada para exercer durante toda a sua vida. Ele está muito animado.

Enquanto Jonas espera pela cerimônia dos doze anos, ele conta ao leitor sobre sua vida nesse mundo tão ideal. Conforme o protagonista revela seu universo para o leitor, não podemos deixar de notar duas coisas: 01) tudo realmente é maravilhoso, ninguém sofre e a sociedade funciona perfeitamente; 02) algum preço muito sombrio foi pago para que as coisas pudessem existir dessa forma.

Ao mesmo tempo em que eu ache ótimo que existam livros distópicos e de ficção especulativa escritos para jovens entre 10 e 15 anos, também acho que "The Giver" sofreu um pouco com as limitações da faixa etária dos leitores. O livro nunca se aprofunda em nenhum aspecto, seja na construção do mundo ou no desenvolvimento dos personagens.

O livro tenta disputar a ideia comum de que "a ignorância é uma bênção", revelando aos poucos o preço pago para a obtenção desta sociedade perfeita. Apesar de ter me divertido com a leitura e gostado do livro, também acho que a ideia dele é melhor que a história em si. Os temas da história são fortes e importantes, mas tive a impressão de que não atingiram seu potencial completo. A autoria escreveu mais três livros no mesmo universo, mas acho que vou ficar só no primeiro mesmo.

site: www.nathlambert.blogspot.com

Bine04 29/07/2021

Gostei muito
Livro muito bom!! Achei que o final poderia ter sido um pouco melhor, mas foi uma leitura muito envolvente e de fácil entendimento (muito bom pra quem quer começar a ler em inglês)

Thai 01/09/2021

O final é simplesmente "????", eu não entendi oq esse livros quis passar. Achei Ruim, mas se você quiser ler livros sobre pessoas sem escolhas, pode começar por ele.

Isabela 13/02/2022

Seria 5 estrelas se o final fosse melhor trabalhado
O começo é ótimo, constrói um cenário para uma distopia memorável, mas em determinado momento da história ele começa a correr e parece q ficou com preguiça de desenvolver mais e fazer um final melhor. E olha que geralmente eu tendo a achar os livros muito prolixos, maiores do que deveriam, mas este foi ao contrário.