O Fio

O Fio Victoria Hislop

Resenhas - O Fio

Carlos Padilha 24/02/2024

Bem intencionado, mas fraco
A trama é interessante e a tentativa de incorporar a vida dos personagens a um período turbulento e triste da história da Grécia é válida. Entretanto, a escrita é pobre e a narrativa dos fatos históricos deixa muito a desejar. Como em A ilha, a autora adota uma visão demasiadamente adocicada de situações que sabemos terem sido bem mais graves e trágicas.
PS - até agora tentando identificar o "fio" do título...

Queren Hapuque 19/07/2023

MAGNIFICENT
O fio
Eu acredito que até hoje, com certeza esse é meu livro favorito.
A forma como a autora Victoria Hislop descreve a vida não só do casal em questão, mas como ela faz você se importar com os outros personagens. Atravessar fatos históricos , contando como eles afetaram uma cidade e a sua população ,foi sensacional.
Uma história que te envolve e emociona. Quando percebe leu mais de 60 anos de uma família.
Foi uma experiência única ler esse livro, e mais única ainda chegar ao seu final e perceber que o verdadeiro protagonista é a cidade de Tessalônica.

Fernanda.Masiero 13/12/2022

INCRÍVEL!!!
Eu fiquei chocada porque o livro foi muito diferente do que eu esperava. Não sabia da existência da Tessalônica antes de ler o livro e adorei como a autora retratou os conflitos da Grécia antigamente. Em alguns momentos fiquei confusa com a passagem de tempo porque a autora não foca muito em datas. No início eu agarrei no livro, demorei muito pra continuar, mas depois da página 70 a história fica muito mais interessante. Com toda certeza 5 estrelas!!!

Larissa.Manucci 29/12/2021

O livro é escrito por Victoria Hislop, uma escritora e jornalista inglesa e tem mais dois livros famosos, A Ilha e O Retorno.
A história (que é uma ficção, mas poderia muito bem ser real) se passa através dos avós contando sobre o passado para o neto.
Tudo começa em Tessalônica (segunda maior cidade da Grécia) no ano de 1917, o ano de nascimento de Dimitri, que foi também o ano que aconteceu um grande incêndio que tomou conta da cidade e fez a vida dos personagens dar uma volta, é ai que conhecemos a rua Irini, todas as pessoas simpáticas e hospitaleiras e também a pluralidade social e cultural.
Paralelo a isso acontece também um grande marco da história da Grécia e Turquia que foi a separação dessas populações (gregos voltando para a Grécia e os muçulmanos indo para a Turquia) e é nesse meio tempo que a personagem Keterina também entra em cena, depois de um grande mal entendido, a menininha acaba indo parar na rua Irini.
O livro então aborda todas as relações entre as pessoas e como elas se conectam entre si, tudo remetendo ao grande dom de Katerina com a costura.
Além disso, o contexto histórico é muito importante, passamos pela primeira e segunda guerra, por todo o sofrimento judeu e, posteriormente, pela guerra civil na Grécia, a luta entre esquerda e direita e também os periodos de ditadura.
A história é muito bem construida com a maestria de uma costureira de talento que sabe unir muito bem os pontos. Os personagens tem características muito marcantes e é possível se sentir no lugar deles, além de toda a imersão cultural (um parte muito interessante pra mim foi a conexão com a música, os personagens citam a Rebetika, a música popular do país, e foi muito interessante poder escutar um pouco do ritmo e realmente me sentir dentro da história e da cultura).
Eu recomendo muito a leitura pra quem gosta de conhecer novas culturas, ter uma experiência diferente e entender também o impacto histórico e político em um país que não é tão comum pra nós (pelo menos não depois dos filósofos e toda a história antiga)!

Thaís 10/12/2021

Livro incrível. Romance que se desenrola tendo a história política da Grécia como pano de fundo. Foi muito enriquecedor aprender sobre esse período. Não sabia q a Alemanha havia invadido a Grécia durante a segunda guerra e nem q eles sofreram com a barbarie do antissemitismo. Achei legal conseguir traçar um paralelo com o q vivemos hoje no Brasil, com o crescimento do ultranacionalismo, usando como pauta principal o fantasma do comunismo.
Quanto ao romance, a construção das personagens femininas foi incrível. Mulheres fortes, resilientes, q apesar de precisarem se adequar às normas patriarcais inerentes ao período, resistiram com muita bravura.
Gostaria q o final da Olga tivesse sido diferente.
E achei legal o final do Mitsos, q fechou o ciclo da família. O Dimitri lutou pela Grécia e sonhava em voltar para sua cidade. Seus filhos foram obrigados a estudar fora e se afastar da Grécia por causa do golpe militar e não retornaram. E o Mitsos retorna à Grécia, para colher os frutos dos muitos anos de luta dos avós e viver o país na sua melhor e mais plena forma.
Gostei muito.

Fernanda 26/07/2021

Maravilhoso
A história se inicia no ano de 2007, quando Dimitri e Katerina Komninos contam ao neto Mitsos como começou a história da sua família e porque têm um laço de afeto tão profundo pelo lugar onde construíram suas vidas.
A narrativa conduz o leitor ao ano de 1917, na cidade de Tessalônica, onde judeus, mulçumanos e cristãos viviam em relativa harmonia, apesar do cenário que tomava forma Europa afora. É o ano do nascimento de Dimitri e também a época em que um terrível incêndio devastou a cidade. Como a mansão dos pais de Dimitri é atingida pelo incêndio, a família se muda para a antiga casa da mãe do menino, um lugar bastante modesto no qual o pai, Konstantinos, não consegue se encaixar.
Em 1922, conflitos entre gregos e turcos obrigam a família da pequena Katerina, de cinco anos, a fugir da Turquia. Um grande tumulto no cais faz com que ela se perca da mãe e acabe embarcando para Tessalônica, sendo acolhida por uma mulher que viaja com as filhas gêmeas.
A partir de então a vida de Dimitri e Katerina se cruza e um laço de afeto é construído ao longo de uma história que segue paralelamente a diversos acontecimentos político-sociais que afetam a vida de toda a cidade.

Os personagens são muito bem construídos e a autora consegue adicionar à trama fatos históricos bem embasados, tornando a obra, para além de mero romance, um pedaço da história da Grécia.
A narrativa é fluida e cativante, deixando os leitores imersos na história, à espera dos próximos acontecimentos.

Li esse livro há alguns anos e ele está na lista dos que pretendo reler. Na mesma época li também A Ilha, outra obra maravilhosa da autora.
CPF1964 26/07/2021minha estante
Muito obrigado pela dica. Em breve terei que pagar pela curadoria.....

Fernanda 26/07/2021minha estante
Rsrsrs. Estou tentando atualizar as resenhas aqui no Skoob, estavam espalhadas no drive, e-mail,, documentos no PC... Pode anotar também o outro livro da autora, A Ilha. É muito bom!

CPF1964 26/07/2021minha estante
Já vi a bibliografia dela.

Tnan 27/01/2021

Leitura Obrigatória (LO)
A esperança que sobrevém nos momentos de dificuldade conduz aos momentos felizes.

Fico extasiado quando fico em contato com histórias que recontam os dramas humanos ante à confluência de acontecimentos, de outros, que acabam por interferir significativamente na vida particular. Não focando na dificuldade em si, antes na persistência em seguir, que oblitera o gigante medo do que pode ou não acontecer.

Em "O Fio" Victoria Hislop contextualiza o drama de duas famílias nas dificuldades vivenciadas na Grécia do século XX, passando por conflitos e guerras. No romance, Katerina e Dimitri narram para seu neto, como se deu a história de sua família desde sua infância, quando Katerina se mudou para Tessalônia, a segunda cidade mais importante do país, após um conflito entre Grécia e Turquia. Ambos narram os acontecimentos que alimentaram seu profundo apego com a cidade, repassando ao descendente o porquê de não se verem estando em outro lugar que não aquele.

É uma história lindíssima adaptada a um contexto histórico real. A autora é filelena e guarda uma admiração singular pela Grécia desde que sua mãe a levou a passeio, em sua adolescência, para a ilha de Creta. Desde então tem se imergido na história e cultura gregas, fazendo do lugar palco para vários de seus romances. Ampla divulgadora da história e cultura da Grécia moderna, Hislop recebeu em 2020 o título de Cidadã Honorária da Grécia e diz amar "a Grécia com seus problemas e suas dificuldades, não apenas por sua beleza".

Vale a pena se afundar nas páginas deste romance e descobrir o que o título tem a ver com o drama narrado.

Gabriel 02/11/2020

Historicamente falando, o livro é maravilhoso! Não sabia nada sobre a Grécia no século XX e nessas 300 páginas, temos a narração resumida de praticamente tudo que aconteceu em tal século

Como romance, achei o desenrolar apressado . De qualquer forma, recomendo!

Fabi 11/03/2020

Sofrimento
Muito triste os acontecimentos durante a leitura do livro. Dimitri e Katerina passaram muito tempo separados e cheios de percalços devido à guerra. Desespera-me quando usurpam a sua história, lembranças, bens materiais das pessoas.

Su 12/11/2018

Após ler O retorno os demais livros da Victoria entraram para a minha lista de futuras leituras, dentre eles O fio. A escrita da Victoria é bastante fluída e a estrutura dos seus livros é, basicamente, a mesma, pelo menos dos dois que li até agora, mesclando presente e passado.
No prólogo, vemos o inicio da manhã em Tessalônica, Grécia, onde as atividades dos idosos se mesclam com a dos mais jovens. Um jovem voltando para casa e um casal de idosos indo tomar o café da manhã têm em comum o parentesco. O casal de idosos são Dimitri e Katerina Komninos, já o jovem, se trata do neto deles, Mitsos. Ao avista-lo, Katerina não consegue se conter e o convida a se juntar a eles.
Mitsos está em Tessalônica para cursar o metrado na Universidade local. Porém, como os funcionários públicos estão em greve, ele não tem nada mais a fazer do que explorar a cidade. Quando encontra seus avós, no café Assos, Mitsos estava voltando de algum bar, no qual passou a noite. Ele foi criado em Londres, no entanto, visitava com frequência seus avós paternos na Grécia. Apesar disso, não entendia porquê eles, já com noventa anos, não aceitavam ir morar com seus pais em Londres, ou com sua tia em Boston.
Os idosos começam a lhe contar que foi necessário, na época, enviar os filhos para estudarem fora. Mas, eles acreditavam que, posteriormente, eles voltariam. A única coisa que Mitsos sabe é que o motivo pelo qual os seus avós enviaram seus filhos para longe tem algo a ver com a guerra civil grega. É justamente, essa história que Dimitri e Katerina irão lhe contar.
É incrível ver a capacidade que a Victoria têm para mesclar presente e passado. No caso desse livro, ela, praticamente, nos conta a vida inteira do casal principal, Dimitri e Katerina, antes e durante o período da Guerra Civil na Grécia. Muito mais do que um romance, esse livro tem um pano de fundo histórico muito bem construído, além de todos os personagens e acontecimentos serem relevantes para a história. Só posso dizer que a autora me surpreendeu positivamente, mais uma vez.

“— Nem que nos dessem tantos diamantes quanto as gotas que há neste oceano, nada nos
faria partir! — disse ela, chegando mais perto do neto e pegando a mão dele. — Ficaremos em Tessalônica até morrermos.
A força das palavras pegou o rapaz totalmente desprevenido. Por um momento, os olhos
dela se inflamaram e depois ficaram marejados, mas não da forma como os olhos dos velhos às vezes parecem lacrimejar sem motivo aparente. Eram lágrimas de paixão que lhe escorriam pelas faces.”

Dhessy 23/01/2017

Antes de qualquer coisa, sou um pouco suspeita para falar sobre qualquer livro que se passe na Grécia. Mesmo não tendo nenhuma descendência grega conhecida, minha família é grande o bastante para não se ter certeza sobre algo do tipo, e muito menos nunca tendo colocado meus pés em solo grego, sou apaixonada por esse país e sua cultura. Confesso que não conheço muito sobre a história dele como gostaria, mas procuro sempre pesquisar e tentar entender um pouco mais sobre ela e esse livro me chamou a atenção exatamente por isso.
O livro se inicia mostrando um pouco da Tessalônica, segunda maior cidade da Grécia, do ano de 2007 onde o jovem Mitsos após se encontrar com os avós que insistem em continuar vivendo na Grécia ao invés de ir morar em Londres com ele, acaba se tornando o ouvinte da história dos avós.
Nesse ponto a história recua no tempo, para o ano de 1917, ano em que a cidade de Tessalônica acaba sofrendo um enorme incêndio que quase a destruiu completamente e é neste cenário o avô de Mitsos acaba de nascer. Nesse meio tempo, no ano de 1922, explode a guerra entre Grécia contra a Turquia, obrigando gregos a se retirarem da cidade de Esmirna, na Turquia. Enquanto isso em meio a confusão Katerina, sua avó, de cinco anos acaba se perdendo da mãe e da irmã ficando para trás, sendo salva por um soldado grego e é embarcada para destino desconhecido.
Ficando sob a proteção de Kyria Eugenia Karayanidis e suas duas filhas gêmeas, a jovem pensa que vai para Atenas, mas acaba desembarcando em Tessalônica uma cidade repleta de diversidade cultural.
A partir desses acontecimentos a história do livro começa a ser costurado de maneira a ligar a história de Katerina e Dimitri aos acontecimentos históricos que modificaria a cidade de Tessalônica para sempre.
Victoria consegue conquistar o leitor desde a primeira página. Praticamente não dá para se sentir as páginas passando enquanto acompanha a história, graças a narrativa inebriante, viciante e deliciosa.
Os personagens são vivido a ponto de você crer que pode encontrá-los a cada esquina tamanha a humanidade de cada um deles. Nenhum é perfeito, eles têm sonhos, anseios, medos e obrigações. A história é simplesmente visceral, mesmo sabendo pela própria autora personagens e nomes de ruas e locações são ficção.
Hislop aborda a ocupação alemã, as lutas, os comunistas, temas de grande polêmica com graça e com leveza, mesmo esses sendo temas não tão leves assim.
Este é um livro que comecei com aquela desconfiança de seria ou não uma boa leitura e terminou sendo um livro que arrebatou meu coração, me levando a torcer a cada página por seus personagens, Dimitri e Katerina.
Para aqueles que esperam um livro lento e maçante, pode ter a certeza que O fio é tudo menos isso. Com sua história dinâmica e delicioso a cada página. Sem dúvida, um livro impossível de esquecer.
Um prato cheio para aquele que adoram história e principalmente, a Grécia.

site: http://anjosdanoitedark.blogspot.com.br/2017/01/dica-de-livro-o-fio-de-victoria-hislop.html
Jessica Franca @versoecontroversia 20/06/2018minha estante
undefined

Queren.Hapuque 01/03/2016

O fio
Eu acredito que até hoje, com certeza esse é meu livro favorito.

Adrielle 01/12/2015

Indico
Livro super interessante que conta um romance durante a guerra da Grecia, os fatos ocorrem em Tessalonica e prende vc entre o real sobre a guerra e o imaginario sobre o romance de Katerina e Dimitri.

day 03/10/2015

maravilhoso^^
O Fio é um livro maravilhoso^^ um romance recheado de realismo e esperança.
O Fio fala da Grécia em tempos de guerras,em tempos mais remotos e em tempos mais modernos.
A saga das Famílias gregas,Judias e mulçulmanas dividas pelas guerras.
Me encantei com os judeus marranos gregos,a tradição do Ladino e os costumes judaicos.
Enfim,a história é fascinante ,Katerina e Dimitri ,personagens principais do livro,nos deixam emocionados e cheios de curiosidade pelo próximo passo...capítulo...destino...
Super recomendo a leitura!!
Melhor não poderia ser.