Mensalão

Mensalão Merval Pereira

Resenhas - Mensalão

Fer 31/05/2023

O livro é uma coletânea de reportagens publicadas sobre o mensalao na época que este estava sendo julgado.
É interessante ver como no momento a opinião era que crimes do tipo não aconteceriam mais, que a partir deste julgamento os poderosos teriam mais medo de roubar o dinheiro do povo.
Mal sabiam eles que nenhum dos condenados cumpririam inteiramente o que foram condenados e poucos anos depois surgiria outro escândalo de corrupção, do qual, pasmem! Nenhum condenado resta preso até hoje, inclusive um deles virou presidente.

Zeki 01/04/2022

Livro muito bom
O livro não tem leitura cansativa, com excessivos termos técnicos, a leitura é de fácil compreensão. A leitura revela toda a sujeira que perdurou por anos, durante a era PT.

Gabi 08/10/2013

Ao Digníssimo Merval Pereira
Para todos aqueles que têm o hábito de ler jornal várias vezes por dia, como eu, indico este livro para que tenham um conhecimento aprofundado sobre a ação penal nº470, ou popularmente, MENSALÃO.
Muitas vezes, parei a leitura para fazer uma auto interrogação e crítica sobre a justiça do país, que ao comparada com as potências econômica, tais como EUA, Inglaterra e outros, mostram-nos o tempo em que famílias aguardam por uma resolução, inocentes são condenados e, muitas vezes, não conseguem um resultado satisfatório em todo o julgamento, ou seja, aguardam por vários dias, meses, anos e até décadas para depois serem ou não libertos, e culpados são inocentados por possuírem bens ou cargos dando-lhes um poder acima àqueles que não os possuem.
O Mensalão, de Merval Pereira, relata o processo no ano de 2012 ao início de 2013, detalhando sobre as penas dos principais julgados, como José Genoíno, José Dirceu, os presidentes do Banco Rural, entre outros, e possibilita-nos uma visão crítica que a mídia e os outros diversos meios de comunicação não nos proporcionam.
Recomendo a todos os curiosos sobre a política nacional a leitura sobre este livro.