Sete Ossos e Uma Maldição Rosa Amanda Strausz

Resenhas - Sete Ossos e Uma Maldição

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Sthephanie.Schulz 11/11/2012

Sete Ossos e Uma Maldição
A obra "Sete Ossos e uma Maldição" da escritora brasileira Rosa Amanda Strausz traz uma coletânea de onze contos de terror juvenis. A edição é da Rocco e foi lançada em 2006, com 118 páginas e ilustrações de Ricardo Cunha Lima.

A leitura entretém e está adequada ao público alvo a que se direciona. O livro não é aterrorizante e não fará você sentir MEDO quando as luzes se apagarem. Entretanto, não chega a ser uma obra ruim. As situações de terror são construídas de forma sutis e a leitura flui de forma agradável. Os mistérios apresentados não são solucionados, o que deixa um ar de "lenda urbana" aos contos do livro. O ponto alto dos contos não é o final em si, mas a forma como a atmosfera de cada um é atingida. Nesse aspecto, é notável o talento de Strausz: sua descrição dos ambientes aflora no leitor as emoções vividas pelos personagens.

Destaque para os contos "Dentes tão Brancos" (uma boa ideia que poderia se estender além de um conto) e o "O Fruto da Figueira Velha" (o melhor conto, que apesar de se utilizar de algumas premissas velhas, tem um final muito interessante).

Pontos para a edição do livro, a capa é muito bonita, além de cada capítulo ter uma gravura pequena na folha inicial do conto. Pequenos detalhes que agradam aos leitores-colecionadores como eu.
Rafa 20/01/2018minha estante
Concordo, "O fruto da figueira velha" é sem duvida o melhor conto do livro,apesar de "Dentes tão brancos" ser bem interessante. Esse livro pode ser lido antes de dormir que vc não vai se aterrorizar. Tem um premissa interessante porém a maioria dos contos deixa a desejar.

Rubibent 02/07/2022minha estante
Nossa, quando li a primeira vez, por volta dos meus 11, 12 anos...pensa no cagaço O.O Ainda mais porque lia na volta da escola, pra casa, e ficava sozinha a tarde quase toda...até hoje tenho na memória a imagem das crianças sem olhos, e do ruivo de dentes tão brancos..

eitaaaaamanda 19/08/2023minha estante
Também li esse livro quando tinha uns 12 anos , a história do ruivo de dentes tão brancos me marcou até hoje, até hoje tenho pesadelos em que a escovar os dentes pela manha caia algum dente kkk maravilhosa essa obra!

dronningdeb 24/03/2023

Revisitando meus 11 anos
Esse livro foi um dos preferidos na minha infância. Lembro que peguei ele na biblioteca da escola e li em uma tarde de tão empolgante que era. Nessa releitura, depois de tantos anos, a empolgação já não reinou como outrora. Os contos não são aterrorizantes e não tem um final. Eles simplesmente acabam e te deixam querendo um desfecho, uma explicação.

O meu conto preferido é o "A procissão". Conta a história de quatro amigos que estão em uma rua deserta no meio da noite e apenas um deles consegue ver uma estranha procissão de mulheres, todas adornadas, cada uma, com um véu preto. O resto é história...

FerTheus 31/05/2021

Li por causa do colégio
Minha escola sempre nao sabendo escolher livro??
Parece que o livro eh pra crianca de 5 anos, pq tudo descrito eh muito superficial, nada detalhado, alem de deixarem muitos pontos abertos e os finais sem pé nem cabeça
emy. 31/05/2021minha estante
amei lenda

FerTheus 31/05/2021minha estante
ai mds esses fãs

Juliana 31/05/2021minha estante
mas o livro e pra criança, nao ta vendo q a escola pediu pra VC ler

FerTheus 31/05/2021minha estante
Pediu p vc tb otaria

Tassio9 24/01/2022minha estante
Que capa estranha?

Okaywinx 01/04/2021

Final aberto
Livro de contos, todos possuem final aberto e sinceramente? Amo esse tipo de história, eu crio diversos cenários e possibilidades na minha cabeça e isso é muito louco! Eu li esse livro em conjunto com algumas pessoas e, caraca, era muito bom ver diferentes tipos de interpretação e finais que se complementavam

Renata 02/02/2010

Gostei, mas nem tanto.
Não é um livro assustador... Parece mais como um livro do tipo '' coleção de lendas urbanas '' sabe? Depende da pessoa, tem gente que ama esses tipos de leitura... Outros não ( como eu ), eu não sou muito de ler esses tipos de coisas, minha primeira experiência foi com esse livro, não gostei tantos das histórias, mas me deu vontade de ler mais... De ler até outros tipos de livros, desse estilo.
Para mim, foi bem interessante... Porque como foi o primeiro que li, eu tive mais ou menos um ponto de vista de agora, que antes não tinha sobre esses livros.
Não posso falar que odiei ou amei, porque cada um tem a sua opinião... Então vou falar pra você, da mesma forma como sempre falo: Leia, e terá sua própria opinião. A leitura é tranquila, dá pra ler em 3 horas... Ou até antes. ;)

Arthur Peixoto 28/02/2021

Histórias de terror...
Este livro traz algumas histórias de terror, mas um terror mais psicológico e imaginário. A vantagem são que os contos são curtos, tornando a leitura mais fluida. A desvantagem é que pra mim a autora tem muita dificuldade de finalizar a trama. Algumas histórias tinham um potencial enorme, mas terminam muito ruins. Seguem notas dos contos:

- Crianças à venda. Tratar aqui - 2
- Morte na estrada - 2
- O elevador - 1

Jamilly.Genuino 21/04/2022

Interessante
A temática do livro é muito interessante, mas a construção das histórias deixa a desejar.
Você lê com a sensação de que ainda falta algo.

Blog MDL 20/10/2015

Dizem que a emoção mais forte e mais antiga do mundo é o medo, precisamente o medo do desconhecido. Assombrações, demônios, entidades... Cada um a sua maneira , tentando retirar tudo de bom que você sente, seduzindo você a um caminho sem escapatória. Onde todos têm uma coisa em comum:acabar com a sua felicidade. Para sempre.

O livro da autora brasileira Rosa Amanda Strausz vai trazer o leitor para uma atmosfera aterrorizante, deixando-o com o coração acelerado e a respiração entrecortada. Nenhum cenário repleto de sangue espirrando, miolos por todos os lados... Ainda bem, porque eu sou bastante fraca para esse tipo de coisa. Pelo contrario, com cenários muito bem elaborados, a intenção principal é levar o leitor a usar sua imaginação por cada sugestão implícita no texto, fazendo-o formar as mais diversas cenas macabras.

E macabra é a palavra correta para definir os contos presentes nesse livro. O conto que abre o livro é pra lá de sinistro. “Crianças à venda. Tratar aqui.” Conta a história de uma mãe oportunista que, por viver na miséria, põe seus filhos a venda em busca de melhoria tanto na sua vida como na vida das crianças. Uma a uma foi sendo comprada até que só sobrou um a venda. Quando Fabiojunio foi vendido a um casal estranho, a filha mais velha, Simara, ficou desconfiada dos compradores e depois que chegam fotos de Fabiojunio na nova casa, a menina acha estranha a expressão do menino. Sabendo que algo está errado, resolve investigar e o que a garota descobre é bastante aterrorizador.

Eu realmente fiquei assustada com o desfecho desse conto. Na verdade, quando escolhi esse livro para ler, achei que seria algo para crianças e, depois de ler o primeiro conto, já mudei totalmente a minha primeira impressão. Achei-os bastante semelhante a alguns contos dos irmãos Grimm já que a maioria deles têm como personagens principais crianças e o modo como são narrados, embora os contos dos irmãos Grimm terem uma lição a ser dada, mesmo que seja da pior maneira possível, sendo consequência de atos dos mesmos e, os personagens dos contos de “Sete Ossos e Uma Maldição” têm desfechos inimagináveis porém, na maioria das vezes, eles não vão em busca de algo errado ou proibido, simplesmente acontece. Também só tinha visto tamanha crueldade e horror para “crianças” em livros dos mesmos, o que me deixou bastante surpresa ver uma autora brasileira conseguir trazer a ideia para seu livro. O que todos esses contos têm em comum é que não existe um final feliz.

O fim do caminho está repleto de medo e trevas, onde não há escapatória. Dentre esses 10 contos que o livro trás, podemos citar como um dos mais assustadores “O fruto da figueira velha”, onde um casal recém-casado compra uma casa “mal-assombrada” e a reforma, imaginando criar os vários filhos que desejam ter. Depois de pronta, o casal se muda logo após a lua de mel e faz um piquenique. Depois de comer um fruto de uma figueira frondosa que tem na propriedade, Denise recebe a visita do diabo em sua cama na mesma noite, cobrando-a pelo fruto que lhe foi tirado do pé. Após um tempo, em que Denise fica grávida, o demônio volta para buscar o fruto do seu ventre, assim como ela fez com a figueira. O desfecho dessa história não seria outro, se não lúgubre.

Repleto de contos que fazem referências a grandes histórias como “Dentes tão brancos” que remete a um ser semelhante à Frankenstein ou “Devolva a minha aliança” que nos faz lembrar o filme “A noiva cadáver”, este é um livro para quem tem nervos fortes. São simples tanto na escrita, como na narrativa e no enredo em geral. Mas não achem simplicidade um sinônimo de baixa qualidade, muito pelo contrário. Esse foi um dos pontos fortes do livro no geral, adicionados ao terror de sua história. Aproveitem a leitura e esteja a postos para caso algum ser venha visitá-los no meio da noite.

site: http://www.mundodoslivros.com/2015/10/resenha-sete-ossos-e-uma-maldicao-por.html
asisoynara 02/12/2022minha estante
Comentário mais coerente que li sobre esse livro. Meu livro de contos de terror favorito, sem dúvidas.

Lima 21/04/2022

Bom mas simples
Um livro simples quase infantil, ótimas ideias de histórias mas com uma construção rasa detalhamento extenso demais em momentos de ação e por vezes falta de um final, deixando a sensação de que tem a parte dois explicando o fim e a história. Cria mais clima de tensão do que de medo exatamente.

Ayeka 01/02/2010

Bom, mas nem tanto.
Algumas histórias são bem interessantes, outras nem tanto.
Para quem está acostumada a títulos que envolvem suspense e terror, este livro vai ser considerado bem fraco. (Eu achei...)
Mas, dá para passar o tempo lendo numa boa.

Guih Tube 10/04/2021

Gostei muito,são história bem macabras,uma leitura muito rápida!
Super recomendo pra quem gosta de terror
Nota:8/10

Isabella (ig:@druidaliterária) 29/04/2019

O primeiro livro "macabro" que li na vida
Li esse livro quando tinha 14 anos, catei ele na biblioteca da escola pura e simplesmente por curiosidade do título sugestivo. Ele é um compilado de contos, uns são bem legais outros nem tanto, lembro que um em particular me deixou apavorada, contava a história de um pé de figo amaldiçoado. Depois que li fui passando pra galera da sala e foi criado um mito de que todos que liam ficava doente, o livro era amaldiçoado! Kkkkk

Miguel.Antonietti 22/03/2023

Muito bom!
Esse livro é para um trabalho da escola, li e achei muito bom. Todas as histórias te prendem e qualquer um consegue ler. A minha preferida foi a primeira: A da mãe que vende os filhos

ana julia 12/10/2021

Interessante
A escrita da autora te cativa muito, alguns contos dão arrepios, outros não, vale a pena pela experiência.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6