Em busca de um final feliz

Em busca de um final feliz Katherine Boo

Resenhas - Em Busca de um Final Feliz

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Alan kleber 12/08/2023

Merece ser lido e discutido
Os personagens que encontramos nesse livro são pessoas reais, com desejos e sonhos genuínos, enfrentando adversidades que muitos de nós talvez nunca tenham experimentado. As histórias de Abdul, Asha, Manju e outros moradores de Annawadi não são contos de heróis épicos, mas de indivíduos comuns enfrentando situações extraordinárias. Através da lente das vidas desses personagens, fui desafiado a refletir sobre a natureza da justiça, as limitações da oportunidade e a importância da empatia.

"Em Busca de um Final Feliz", escrito por Katherine Boo, é um mergulho angustiante e comovente nas vidas de pessoas que, apesar de estarem nas margens da sociedade, lutam por dignidade, esperança e uma chance de encontrar o seu próprio "final feliz". Nesse trabalho literário meticulosamente construído, Boo nos convida a testemunhar as vidas dos moradores de Annawadi, um bairro de favela nos arredores de Mumbai.

Através das palavras de Boo, cada personagem se torna uma voz vibrante, clamando por reconhecimento e validação em meio a uma realidade implacável. A autora habilmente evita estereótipos fáceis, oferecendo uma visão profundamente humana das complexidades e contradições de cada pessoa. É como se, ao ler essas páginas, estivéssemos olhando para um espelho da nossa própria humanidade compartilhada, independente de nossos contextos.

Ao examinar as lutas diárias desses indivíduos à margem, Boo nos desafia a repensar as noções tradicionais de mérito e oportunidade. Ela nos lembra que o destino é muitas vezes determinado por circunstâncias além do nosso controle. Através de uma lente filosófica, o livro nos incentiva a questionar a interseção complexa entre destino e livre-arbítrio, e como a sociedade muitas vezes influencia esses fatores de maneiras profundas e injustas.

A narrativa de Boo transcende o mero relato jornalístico e se transforma em uma meditação sobre as disparidades sociais, a busca por significado em meio à adversidade e a resiliência inerente à condição humana. Através dessas histórias, somos confrontados com perguntas essenciais sobre o papel da empatia, responsabilidade social e privilégio em nossas vidas.

"Em Busca de um Final Feliz" não é uma leitura fácil, mas é uma leitura necessária. Katherine Boo nos desafia a examinar nossa própria posição no mundo, a considerar como nossas ações ou inações podem impactar aqueles que estão em desvantagem, e a refletir sobre o verdadeiro significado de um "final feliz". Nesse livro, encontramos a capacidade de conectar-nos com o coração humano e uma provocação intelectual que permanece conosco muito depois de fecharmos suas páginas.

Ayumi.kimura 01/06/2023

Choque de realidade
O livro nos desperta sentimentos de empatia e muito sofrimento dos personagens que vive uma vida de pobreza onde cada dia é uma grande luta pra se manterem vivos. A realidade dessa comunidade de Mumbai, não chega ser muito diferente das comunidades mais pobres do nosso país. Um livro que faz doer nosso coração.

bernadete.dalla 27/04/2023

A autora relata o cotidiano de três personagens Abdul, Fátima e Asha, moradores da favela de Annawadi, em Mumbai, na Índia.

@umapaixaochamadalivrosblog 12/10/2022

Doloroso
Olá, leitores.
Este #livro estava na minha lista de desejados há muito tempo e consegui comprá-lo em um sebo esse ano.
É um livro de #nãoficção, escrito pela autora através da rotina de Annawadi, uma favela localizada na Índia, em Mumbai. Não difere muito das nossas próprias comunidades. Quarto de despejo me veio à memória. A diferença é que aqui quem conta a história é uma jornalista imigrante e não a própria protagonista da história. Um país com uma gigantesca população e que na era capitalista, torna a desigualdade social imensa. É doloroso perceber que os personagens reais estão apenas tentando sobreviver. É difícil sonhar e ser ético quando se está com fome e medo o tempo inteiro. Um aeroporto ao lado contrasta com o cenário de miséria, descaso e injustiça. Eles temes perder sua moradia para o governo todo o tempo. Se mantém através da reciclagem. A corrupção é colossal. Pagamento de propina é corriqueiro. É um livro triste e real.

#embuscadeumfinalfeliz #historia #india #literaturaestrangeira #katherineboo

Beijos e até logo.

Renata Almeida 24/02/2022

"Histórias dos esquecidos de Mumbai."
Renomada autora Katherine Boo viaja para a Índia para ouvir os relatos dos moradores da favela de Mumbai, sobre o descaso, a situação de pobreza extrema e a marginalização, por serem considerados de uma casta inferior, excluídas pela sociedade e as autoridades, mas que apesar de todas as dificuldades ainda existem a esperança e solidariedade entre si. Relatos emocionantes, e que não difere da realidade das favelas espalhadas pelo mundo.

adjalina.menezes 27/01/2022

Vida, pobreza e corrupção na Índia
Mais um livro cujo título não corresponde ao conteúdo. Não há felicidade nem esperança nesse livro, é um retrato duro e cruel da vida numa favela em Mumbai, Índia.
Focado principalmente em mulheres e crianças o que temos aqui é um ensaio de Katherine Boo sobre a pobreza nas favelas e a carência oportunidades para que tenham condições de vida dignas.
Os personagens reais dessa história estão lutando para sobreviver diariamente. É um livro tocante, perturbador, mas extremamente necessário que essa realidade indiana seja mostrada para além das notícias de crescimento do país.
É um bom livro vale a leitura e estranhamente semelhante com a realidade brasileira. Por outro lado é desolador e não é uma leitura pra divertir.

Glaucio.Oliveira 19/01/2022

Resenha publicada originalmente em 25/05/2013
Resgatei algumas resenhas antigas que redigi anos atrás.
Confira no saudoso blog Brilho das Estrelas. Link abaixo:

site: http://brihodasestrelas.blogspot.com/2013/05/em-busca-de-um-final-feliz.html

Fernanda.Avila 10/01/2021

Para se perceber privilegiado
Antes de mais nada quero dizer que COM CERTEZA o prêmio Pulitzer foi acertado.
O livro é excelente e a realidade que ele mostra, de um favela da Índia, é tão surreal, que em alguns momentos a gente esquece que está lendo um livro jornalístico e parece que é uma ficção. Parece que é impossível aquilo ter acontecido. Em vários momentos o choque de realidade é tão grande que a gente precisa parar de ler para refletir.
Super importante para tirar a gente da zona de conforto, para criar repertório e exercitar nossa empatia.
Ler esse livro te faz, a cada página, se sentir privilegiado por levar a vida que você leva

Marcelo 05/10/2020

Realidade
Me interessei por esse livro pq ele estava numa lista de 10 indicados por Bill Gates. Mas com isso quebrei minha promessa de não ler mais livros que relatam os infortúnios que esse pessoal da Índia, Paquistão, Afeganistão sofrem, principalmente mulheres e crianças. Já tinha lido A cidade do Sol, O pomar das almas perdidas, Cabul no inverno, O livreiro de cabul e A Costureira de Khair Khana e em todos esses as mulheres e crianças sofrem muito. E o, Em busca de um final feliz, não foi diferente só que agora a história é real (acho q A costureira e o livreiro tb são) e inclusive os nomes dos personagens são os nomes originais e com isso pode se achar na net a figura real de cada um. A leitura flui muito bem, tanto que li essas 300 pgs em um dia. Katherine Boo soube segurar a atenção do leitor, até pq depois de conviver tanto tempo numa favela acompanhando a luta de um povo em meio ao lixo, esgoto, violênciae corrupção, não faltou a Katherine fatos a relatar. De qualquer maneira não quero mais ler esse tipo de livro, pq se tem a plena certeza que todas as agruras que essas pessoas passaram continuam nos dias de hj e ter isso em mente na hora que as lê não é legal. Boa sorte pra quem vai ler e que Deus abençoe enormemente a vida de Manju, Abdul, Sunil e alivie o espírito de Meena e de Fátima.

Gabi Ruggin 11/08/2020

India
Chega a ser desumano as diferenças que existem na India, ler esse livro me fez ver o quão priveligiado somos. Desigualdade absurda e injusta.

Giulendo 07/06/2020

Envolvente e, ao mesmo tempo, inteligente
Sem sombra de dúvida um dos melhores livros que já li na vida. A narrativa não é arrastada (longe disso!) e nós sentimos uma proximidade absurda de todos os personagens (que, inclusive, são reais, o que torna tudo muito mais legal). Aprendi mais com esse livro do que todas as pesquisas sobre a Índia que já fiz no Google... Afinal, só vendo que se aprende. E é um livro tão bem escrito que é como se você estivesse vendo, logo ali, ao lado do Abdul, tudo que acontece em Annawadi.
Não precisa ter vontade de conhecer sobre a Índia pra ler este livro: precisa ter vontade de conhecer sobre a vida.
Katherine Boo ganhou uma fã. Ficar 4 anos em um país estrangeiro, ainda mais numa favela, não é pra qualquer um. Um trabalho impecável que me enche de inspiração pra ser uma boa jornalista.

juliapassos14 30/04/2020

História de indivíduos invisíveis e reflexões sobre justiça
O livro traz um enredo muito detalhado e comovente sobre uma favela em Mumbai, focando na história de crianças e mulheres vítimas dessa sociedade, que estão constantemente improvisando para encontrar novas possibilidades econômicas e sobreviver. A história real relatada pelo olhar sincero e atento de Katherine Boo nos faz pensar nossa indiferença a muitas situações. Por trás de uma ambientalização literalmente suja e repleta de lixo, o livro nos faz refletir sobre justiça e esperança, de uma forma muito pura.

Barbara Andrade de Oliveira 19/12/2019

Melhor livro da vida
Esse livro nos transporta para uma realidade diferente, uma favela na Índia, em que muitos personagens demostram não só uma pobreza de finanças, mas também pobreza de alma e de caráter. Porém, quando paramos para analisar seu comportamento se assemelha ao que encontramos em nossa realidade. Livro brilhante! A autora passou 2 anos numa favela para poder escrever tal obra!

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6