Profecia

Profecia S. J. Parris

Resenhas - Profecia

Fabiane Ribeiro 18/05/2013

Resenha: Profecia
“E meu destino é maior que o seu. Adeus, Giordano Bruno”.

Profecia é a continuação do excelente thriller histórico, Heresia, que tem como protagonista a célebre figura de nossa História, o ex-monge Giordano Bruno.
No primeiro livro da série, acompanhamos a fuga de Giordano do mosteiro na Itália e, sete anos depois, sua nova mudança de vida, desta vez para a Inglaterra, novamente fugindo da Inquisição.
Durante suas peregrinações, antes de acabar indo para a Inglaterra, Giordano tornara-se protegido do rei Henrique da França, que fica encantado com suas ideias revolucionárias. Sendo assim, agora no Reino Unido, ele passa a viver na embaixada francesa, sob os cuidados do embaixador Castelnau.
Sempre bem-humorado e repleto de coragem, Giordano é um personagem bem construído e fácil de se apegar.

“– E dizem que você conversa com demônios.
– Ah, o tempo todo. Eles sempre perguntam pelo senhor. Dizem que estão lhe guardando um lugar bem aquecido” (Pág. 49).

Se em Heresia, Giordano mal tem tempo de ficar em Londres, e a história desloca-se toda para Oxford, desta vez, em Profecia, temos a oportunidade de apreciar uma história toda narrada na cidade londrina e conhecer a vida de Giordano Bruno na embaixada francesa.
Ainda a serviço de Walsingham, a mente por trás do serviço de proteção à rainha da Inglaterra, Giordano continua seu trabalho de agente duplo, agora com a missão de relatar a Walsingham os planos e acordos de que tomar conhecimento na embaixada francesa, visto que há uma conspiração sendo elaborada para que a rainha Elizabeth perca o trono, e Maria Stuart seja coroada, levando a Inglaterra de volta ao catolicismo.

“Esta pequena ilha, com suas estranhas manias e as poucas preciosas liberdades que oferece àqueles que, como eu, fizeram de Roma uma inimiga, será arremessada num turbilhão que fará todas aquelas profecias dos panfletos baratos sobre o fim dos tempos parecerem história da carochinha, e quem vai restar para restabelecer a ordem a não ser os poderes da França e Espanha, financiados pelo papa?” (Pág. 264).

Com personagens históricos, esta narrativa ficcional traz elementos interessantes sobre a Reforma Protestante, além de ser uma bela homenagem ao destemido Giordano Bruno e seus trabalhos.
Conforme ele entra mais a fundo em sua espionagem na embaixada francesa, vai descobrindo que tirar o trono de Elizabeth é apenas o início de uma conspiração terrível, que pode levar a Inglaterra à guerra.

“Não existe versão de crença que não possa ser interpretada de acordo com os fins políticos desejados” (Pág. 296).

Há profecias sendo feitas de que uma conjunção planetária seria responsável pelo caos que o país vive e por catástrofes que se iniciariam com a queda de Elizabeth.
Rainha e população temem tais profecias ainda mais quando damas de companhia da soberana são brutalmente assassinadas. Vestígios deixados nos crimes levam a crer que apoiadores do papa estão iniciando seus planos para acabar com a vida da rainha protestante.
Giordano Bruno, novamente, vê-se cercado por crimes e golpes políticos, o que coloca sua própria vida em risco.
Em alguns aspectos, creio que Profecia seja superior ao já ótimo suspense de Heresia. No segundo volume da série, as artimanhas políticas são ainda mais bem elaboradas e a trama toda flui de maneira mais ágil.
O final do livro é muito bem escrito e revela razões que não poderíamos supor.
A saga de Giordano Bruno continua nos próximos volumes, e a certeza que fica é a de cada vez mais encontrarmos o ex-monge e atual filósofo envolvido com conspirações inimagináveis e crimes abomináveis cometidos em nome da busca pelo poder. A religião, aqui, continua a ser um jogo de política e interesses.

Simone de Cássia 06/04/2020

Como esperado, adorei. Essa linha do Giordano Bruno segue mais ou menos a do advogado Matthew do autor C.J.Sansom que eu tbm adoro. Tem assassinatos, tem mistério, mas o foco é sempre a parte histórica real, as conspirações, as intrigas dos reinados e a vulnerabilidade da política do passado. Muito bom!

Ana 22/03/2013

Intrigante!
Leia a resenha em breve no blog Meu Livro na Bolsa http://meulivronabolsa.blogspot.com.br/

Curta a nossa página no Facebook!

Samantha 07/06/2013

Engraçadinho você hein
Assim como o primeiro (Heresia), o destaque do livro é o carisma do protagonista (Giordano Bruno, no caso) e suas piadinhas e quase casos amorosos. Os casos que ele investiga são bem detalhados mas a autora não dá muitas pistas para o leitor e no fim (eu pelo menos) só se descobre o culpado quando ele também descobre, ou está quase descobrindo.
Quanto à "fidelidade histórica" do livro, eu, como não conheço nada da história do real Giordano Bruno, além do que aparece na Wikipédia, não posso julgar. Mas, de todo modo é um bom livro para se gastar algumas horas, sem se preocupar em quebrar a cabeça.

João Victor 15/06/2014

A magia de S.J. Parris
No início do ano letivo, me deparei na escola com um assunto um tanto interessante em Biologia, o Heliocentrismo, cujo o principal criador que no caso foi Copérnico, morreu na fogueira, seu seguidor Giordano Bruno, eu pensei que era mais um dos camaradas queimados na fogueira por cortesia do papa, porém eu estava enganado, além de importante figura histórica, Giordano Bruno de Nola é também o protagonista da saga de livros escritos pela britânica S.J. Parris, que deu um novo olhar sobre a vida do monge dominicano condenado por heresia, que é o título do primeiro livro da série; nessa resenha estaremos abordando o segundo livro dessa maravilhosa saga, intitulado “Profecia”, o livro é considerado um thriller histórico, pois Giordano tem o papel de investigar vários ocorridos ligados ao cristianismo na Inglaterra, em Profecia, Bruno investiga uma série de assassinatos na corte inglesa, os quais muitos são creditados a um plano católico de invadir a Inglaterra, a história se ambienta numa Inglaterra cheia de conflitos políticos e religiosos, numa época em que muitos ingleses ainda eram amigos da antiga fé. S.J. Parris não tem medo de ser detalhista, se percebe que o livro necessitou de uma grande pesquisa por meio da autora, por causa do esse de certos detalhes, que as vezes são algo um pouco complicado para alguns autores.

O legal desse livro é que você vive e aprende um pouco da história real envolta na narrativa, você conhece personagens que realmente existiram e fizeram parte da história, um exemplo é John Dee e Sir Philip Sidney, é um dos livros que realmente vale a pena inserir na lista de leituras.

Diego.Silva 10/03/2016

Profecia de S. J. Parris
É o segundo livro da trilogia, um triller histórico com monge Giordano Bruno como protagonista, como no primeiro o livro é narrado em primeira pessoa, e neste livro, Giordano Bruno, viaja para Londres Inglaterra, a serviço de inteligencia de sua majestade, onde se vê no meio de uma grande conspiração católica, para tirar a Rainha Elizabeth do trono inglês, e colocar a Rainha católica Maria Stuart no seu lugar.

O livro demora um pouco para engrenar em relação ao primeiro, mas mesmo assim, foi uma excelente historia, com assassinatos misteriosos seguindo um padrão determinado, ao desenrolar da historia, Giodarno Bruno, vai juntando as peças de sua investigação, quanto mais a fundo ele seguia na investigação, mais interessante a historia ficava.

Ele como espião, não achei assim excelente, porque sempre que estava investigando algo, havia alguém o perseguindo, e ele não conseguia desvencilhar de seus perseguidores, durante o livro, ele passou por maus lençóis, colocando a sua vida em perigo, mas conseguiu se sobressair.

Para concluir, achei o livro excelente, pelo que pesquisei a trilogia são quatro livros, mas apenas dois lançado aqui no Brasil, este livro como o primeiro, finaliza, frustando os planos dos católicos contra a Igreja Protestante mais uma vez.

Louie 25/12/2021

Me surpreendi
Demorei demais pra ler porque achei o início muito lento, mas no final acabei meio presa na história e me surpreendi muito.

Eduarda Veloso 13/01/2022

Começando pelo segundo
Aqui vamos encontrar uma série de eventos que te prendem na história do começo ao fim: embates entre a rainha Elizabeth da Inglaterra e a rainha Maria Stuart, a vida de agente duplo de Giordano (um cientista perseguido pela Inquisição) e um assassinato dentro do castelo que envolve magia/símbolos de astrologia e etc.

Confesso que eu não sabia que esse era o segundo livro de uma série (em minha defesa, foi presente), mas foi justamente por ter tantas coisas acontecendo ao mesmo tempo que eu simplesmente não consegui desgrudar da história. O final se revelou como um verdadeiro plot twist pois nem um por um momento imaginei quem seria o culpado.

Sinto por não ter lido o primeiro e talvez por isso não tenha finalizado a série.

Wolsey 27/01/2023

No mesmo ritmo do primeiro livro. Gostei!
PROFECIA é praticamente a sequência de HERESIA, mas a leitura do primeiro livro não é essencial, ainda que haja algumas referências.
Pra quem leu o primeiro livro, adianto que há boas novidades sobre a busca do 15° livro de Hermes Trimegisto (praticamente o Santo Graal da saga toda), cuja busca se inicia no primeiro livro.
Além disso, temos a tradicional narrativa e ambientação na sombria e inóspita Inglaterra da Idade Média (se assemelha muito ao excelente O Nome da Rosa, com o perdão da comparação).
Perseguição político/religiosa, suspense, intrigas e reviravoltas. Nada é o que parece.
Eu desconheço um terceiro livro, mas seria muito bom se houvesse uma continuação.