Um bom professor faz toda a diferença

Um bom professor faz toda a diferença Taylor Mali

Resenhas - Um bom professor faz toda a diferença

Mari 31/12/2023

Todos os professores deveriam ler
O livro é uma inspiração para professores. Gostei muito de acompanhar as histórias, sempre tem algo que podemos aplicar na sala de aula.

VitAria675 11/04/2023

Pra quem pensa em ser professor!
É um livro bom, o começo foi bem animador mas do meio pro final foi meio genérico eu achei que sairia inspirada mas na verdade não sai ?

Felipe.Camargo 15/02/2022

Bem mais ou menos...
Vou começar com uma falácia da hominem: o autor fala tanto da importância de ser professor, mas assim que teve a oportunidade, saiu da sala de aula para ser palestrante de professores. Pode ser errôneo da minha sorte, mas isso já me deixou ressabiado ao longo do livro.

Em relação a escrita, Taylor Mali apresenta a partir de um poema seu que viralizou, diversas experiências pedagógicas que teve na década de 90, em escolas estadunidenses.

Tem algumas dicas interessantes, algumas obsoletas e tradicionalistas, mas para mim, o que mais valeu foi entender (claro que em graus diferentes) que o sistema educacional americano lembra muito o daqui. Uma educação para as classes elitizadas enquanto as classes inferiores sucumbem diante de novos projetos, que nunca se encerram...

Enfim, é isso...

Solangeeoliv 30/09/2021

Interessante!
Sempre achei o dom de ensinar muito glorioso, mas nunca tinha lido um professor escrever sobre a profissão.

Eu não sou professora, mas uma grande admiradora e me peguei pensando muitas vezes o quão essa profissão deveria ser mais valorizada.

É livro curto, bem simples e interessante!

Fê Rodrigues 26/07/2014

[Resenha] Um bom professor faz toda a diferença, de Taylor Mali
Você já parou para pensar o que os professores fazem?! Como você se sentiria ao ouvir quase a todo instante e em todos os lugares que as pessoas são loucas ao escolher a profissão que você escolheu? Um bom professor faz toda a diferença, de Taylor Mali, nasceu justamente destas reflexões.

O que me levou a comprar este livro foi justamente o fato de já ter passado pela mesma situação de desdém vivida por Mali. A obra nasceu certo dia, depois de um churrasco em que o autor esteve. Lá, ele ouviu a seguinte afirmação de um advogado: "Os professores são tão explorados e desrespeitados que qualquer pessoa que escolha essa profissão hoje deve ter sua inteligência questionada e, portanto, não poderia nem mesmo ser autorizada a ensinar". É claro que Mali ficou mal com isso e a forma que encontrou para desabafar foi escrevendo um poema sobre o valor dos professores. Seus versos logo se tornaram um viral, espalhando-se na internet, tamanha a identificação do sentimento que ele despertara não apenas nos docentes, mas também em admiradores da profissão.

Partindo do que ouvira no churrasco e da surpresa pelo alcance de seu poema ao redor do globo, Mali escreveu Um bom professor faz toda a diferença em que compartilha suas experiências de sala de aula de forma poética e bem-humorada. Ao longo do livro, os capítulos explicam praticamente todos os versos de "What teachers make", com os exemplos das relações estabelecidas entre Mali e seus alunos. Sendo professora, é incrível ler um livro com tantas histórias permeadas pela dificuldade da profissão, sendo contadas de maneira tão inspiradoras. Taylor Mali vê a escola como um espaço de oportunidades, que deve ser vivo e intenso - repleto da felicidade que é o processo de descoberta do novo conhecimento.

Ao ler esta obra, os novos professores percebem que sim, eles fizeram a escolha certa e que sim, devem lutar pelos seus direitos para garantir condições de trabalho e de remuneração mais dignas. Já os docentes veteranos se lembram do quanto a fagulha do conhecimento é mágica e incrível e do quanto a experiência acumulada por eles é importante para quem está chegando à profissão (ela pode e deve ser compartilhada com os novatos!). Além disso, os exemplos dos projetos que ele desenvolveu com seus alunos nos desperta para ideias de ações que nós, professores, podemos desenvolver com os nossos.

Mas e se você for um leitor que não é professor? Certamente você mudará a visão negativa de uma carreira que é tão desvalorizada tanto aqui no Brasil, como nos EUA. Esta mudança de visão se deve ao próprio pensamento defendido pelo autor em toda a sua obra, que afirma que a função do professor é fazer "os alunos trabalharem mais duro do que eles imaginam ser possível" - uma vez que esta dureza vai além de fixar o conteúdo das disciplinas, mas no aprendizado dos valores de amizade, trabalho em equipe, justiça, cooperação, empatia, respeito, cordialidade e tantos outros. Afinal, são todos eles que dão sentido à vida.

site: http://nossocdl.blogspot.com/2014/07/resenha-um-bom-professor-faz-toda.html

Milla 04/07/2013

Toda a diferença!
Vocês já perceberam que quando ensinamos algo a alguém ou ajudamos nos sentimos satisfeitos?

Uma vez, um advogado criticou a profissão professor na frente de Taylor Mali e perguntou a ele o que os professores fazem. A partir daí Taylor escreveu a poesia What teachers maker. A poesia teve grande repercussão e incentivou várias pessoas a optarem pelo magistério. Mais de dez anos depois surgiu o livro (homônimo) e que chega ao Brasil com o título Um bom professor faz toda a diferença.

Esse livro não é auto ajuda! Ele não diz “Assim é melhor, façam” ou “Eu fiz desse jeito, imitem”. Taylor relata de uma forma breve e descontraída, diversas experiências em sala de aula – ou fora dela – e mostra os ricos momentos que vivenciou e o quanto ele defende e apoia a classe dos professores. E, infelizmente, não é só por aqui que esse profissional é desvalorizado.

Entre situações engraçadas e outras tocantes, vemos a importância de um professor pelo olhar de um professor que atuou em sala de aula, com crianças, sim.

Solicitei esse livro porque minha mãe é professora e eu acompanho de perto a luta diária dela. Além de trabalhar em outra cidade e de viver em constantes conflitos com os prefeitos dessa cidade, ela trabalha numa escola pública de periferia – sem preconceitos da minha parte no que vou dizer, é apenas realidade: – e isso influência nas vivências que os alunos trazem de casa, na falta de participação dos pais, nas famílias que são desestruturadas, na falta de interesse das crianças.

Muitos pais acreditam que é obrigação do professor educar seus filhos. Taylor Mali fala sobre isso em seu livro, algumas vezes acontece do professor passar mais tempo com a criança dos que os próprios pais. Mas educação (+ respeito, + comportamento) deve vir de casa, é responsabilidade dos pais.

Ele também fala da importância do bom ensino nos anos iniciais e que é fundamental que o professor se dedique, que o governo invista. E é verdade: minha mãe trabalha com o 1º ano do ensino fundamental [antiga alfabetização] e ela sempre tem como objetivo ensinar todos os seus alunos a lerem e conhecerem as letras – escrever vem com o tempo.

Comparando realidades nos EUA e aqui, vemos que a situação não é tão diferente. Existe descaso, falta de investimento, falta de participação familiar. Ele menciona que muitas pessoas desistem da carreira nos primeiros cinco anos porque o trabalho é cansativo – professor não trabalha só dentro da sala de aula! – e o retorno – sim, eu estou falando de dinheiro, salário, remuneração, mas também de valorização e respeito – é muito baixo. E também que outros profissionais menosprezam os professores – que absurdo!

Mas o mais especial nesse livro é quando ele fala que os professores ensinam os alunos a sempre darem o melhor de si, a sempre superarem suas dificuldades, enfrentarem seus obstáculos. Os professores compartilham e – acima de tudo ­- facilitam conhecimentos. Professores abrem portas na imaginação, na cognição, na memória, na afetividade. E os professores se satisfazem em proporcionarem conquistas aos outros - existe coisa mais bela?

Eu realmente acredito que existem excelentes profissionais – ei, minha mãe ama o que faz e se dedica muito a cada um dos seus pirralhos malcriados, teimosos, agitados – e também existem os maus, claro, mas que eles não representam a classe. Um bom professor marca seus alunos, deixa registrada a sua importância na memória, fica guardado na lembrança.

O livro é bem pequeno – só 128 páginas – mas cabe tudo isso e mais. Recomendo!

site: www.amorporclassico.com
Fabio.Miranda 25/07/2016minha estante
E porque 3 estrelas?

Capella 27/09/2017minha estante
Exatamente. Por que só três estrelas? kk