Alquimia da pedra

Alquimia da pedra Ekaterina Sedia

Resenhas - Alquimia da pedra

Danizio0 07/03/2021

Livro que prova o poder do escritor russo
Esse livro nós conta a história da cidade chamada Ayona, onde as duas principais guildas da cidade, os mecânicos e os alquimistas, lutam pelo controle político da mesma, e no meio desse jogo político, estão as gárgulas, as fundadoras da cidade, tentando escapar de uma terrível maldição que os afligem, e eles vêem a sua última esperança na jovem automota Mattie.

O livro começa com os gárgulas pedindo para Mattie, se ela como alquimista não teria alguma forma de quebrar a maldição que os liga a pedra, e com o passar dos anos, fazem eles virarem uma estátua completa, ficando  com a mente presa a pedra até o fim dos tempos, mais isso é uma coisa muito difícil e que ninguém jamais conseguiu fazer, pra isso ela vai precisar da ajuda dos mais estranhos e diversos personagens, como o fantasma da última alquimista que tentou, o fumante das almas, um homem que vive atormentado pelos fantasmas que vivem dentro dele, Niobe uma alquimista vinda de outras terras que conhece a intrigante alquimia de sangue, e Sebastian um mecânico que foi por algum motivo exilado da guilda, e expulso da cidade, mais que ainda vivia  escondido nela, e essa missão de Mattie vai mudar todo o destino dessa cidade pra sempre.

Uma das coisa que eu achei mais incríveis desse livro, foi a sua capacidade de falar dos mais diversos assuntos e contextualizar tudo isso para um mundo de fantasia, o livro aborda vários outros temas, como discriminação sexual, racismo, luta de classes, e um dos mais constantes durante todo o livro que é o relacionamento abusivo, todos os temas retratados pelos mais diversos personagens que estão presentes na obra.

No fim esse livro é algo bem diferente de tudo que eu já tinha lido, e foi uma surpresa muito boa, uma pena a editora que o publicou ter falido, mais se você vir esse livro em algum sebo não deixe passar, essa abra é realmente incrível pra todo fã de fantasia e universos steampunk.

Andarilho® 23/12/2018

Incrível e Decepcionante
Incrível e Decepcionante

Alquimia de Pedra conseguiu a façanha de possivelmente se enquadrar, ao mesmo tempo, na minha lista de melhores livros que li em 2018 e na minha lista de piores livros que li em 2018.

Temos um livro de fantasia urbano envolvendo gárgulas, fumantes de almas, steampunk, alquimia, política e cuja protagonista é uma mulher automata emancipada. COMO ISSO PODERIA NÃO SER INCRÍVEL?!?!?

Capítulo a capítulo somos apresentados a cidade de Mattie, a protagonista, seus elementos fantásticos e suas correlações com o nosso mundo. A autora conseguiu criar uma sensação vivida da existência de várias histórias que se entrelaçam formando a teia que compõe a cidade.

Como mantemos o ponto de vista de Mattie (e ocasionalmente das gárgulas), nunca temos acesso a história como um todo, apenas pontas soltas aqui e ali e indícios de como elas vão se conectar em algum ponto.

Isso continua até o capítulo XV

Por tudo isso o livro figuraria facilmente na minha lista de melhores leituras.

E, também por isso, o livro também termina sendo uma das minhas piores leituras.

A partir do capítulo XV a história muda de ritmo, muitas das histórias que acompanhamos nascer no início do livro começar a florescer e frutificar e seu gosto é bem amargo. Não se trata apenas do final ser feliz ou triste, mas como a própria Mattie diz em um certo ponto é como se as coisas simplesmente acontecessem independente das ações e desejos dos personagens e, principalmente, da protagonista. Isso, e a forma como a história termina por conta disso, é muito frustrante.

Mesmo assim, eu recomendo o livro (se não o recomendasse nem me daria ao trabalho de escrever essa resenha) e quero ler outras histórias da autora. Se possível, no mesmo universo desta.

Por fim, minha avaliação é 3 estrelas. Eu dou 4 estrelas até o capítulo XV (por conta de alguns pequenos erros e falhas de ritmo) e 2 estrelas daí em diante.

Fernanda 13/07/2014

Impressionante!!!
Não sei o que me chamou a atenção para ler este livro, se foi o título ou a capa bem feita, ou até mesmo o nome da autora... Não importa! Fico feliz que o tenha feito, pois foi um dos melhores livros que já li.
Realmente não tenho palavras pra descrever, uma história com um tom leve, mas tão surpreendentemente densa, discutindo assuntos tão pertinentes como fé, sexualidade e política, mas de forma tão sutil.
Me senti tragada pela história, imaginando cada detalhe da cidade, das gárgulas, dos autômatos, e principalmente, me vi sob a pele de metal de Mattie.

Alan 17/01/2014

Realista com pano de fundo fantasioso.
O romance faz uma critica social ao preconceito contra a mulher e ao racismo. Sem querer soar machista o livro parece ser mais voltado ao público feminino, pois enfatiza problemas “de mulher”. Como ter que lidar com um namorado dominador ou o desafio de se destacar em uma sociedade que não a valoriza. Antes de comprar o romance eu torci o bico quando soube que ele falava sobre racismo, pois presumi que seria de um jeito clichê ou moralista. Mas não, a história do personagem Sebastian cumpre bem esse papel. Apesar de se passar em um mundo totalmente fantástico não tem como não enxergar sua jornada de vida acontecendo no mundo real. A escritora do livro é russa, parece que ela pôs no papel o preconceito sofrido pelos imigrantes quando chegam à Europa. Eu ao menos enxerguei bem isso.

site: http://www.almhpg.com/tolkienmetal/?p=1946#more-1946

João Beraldo 11/11/2013

Resenha> Alquimia da pedra
(...) Esbarrei com a versão brasileira do romance (publicado pela editora Tarja) durante uma das Bagunças Literárias organizadas pelas editoras ‘indie’ Tarja, Draco, Estronho entre outras. Ando bastante interessado no New Weird, até porque estou na (espero eu) última revisão do meu próprio livro New Weird antes de enviá-lo para o editor (um dia falo mais sobre isso). Bom, resolvi comprar.

Alquimia da Pedra é descrito na Wikipedia (en inglês) como um “romance steampunk sobre sexismo e conflito de classes”. Paradoxalmente o sexismo foi o ponto forte e fraco do livro. Calma! Vou explicar. (...)

site: http://www.jmberaldo.com/2013/06/resenha-alquimia-da-pedra-ekaterina.html