La Meta

La Meta Eliyahu M. Goldratt

Resenhas - La Meta

Betega 10/06/2021

Eliminando gargalos
A Teoria das Restrições explicada em modo de narração. Parece estranho no primeiro momento, afinal sempre esperamos livros dissertativos para aprender sobre algo, mas funciona bem.
La Meta conta a história de um gerente de planta com problemas no trabalho e na família. Os problemas no trabalho fazem com que ele passe tempo demais na fábrica, o que, por sua vez agrava os problemas familiares. No entanto, ficar mais em casa pode ocasionar sua demissão, o que não parece ajudar muito a resolver situação nenhuma.
Alex Rogo, o protagonista, precisa encontrar uma solução para os atrasos recorrentes nas entregas de sua planta. Precisa também, entender porque, mesmo sendo uma das mais rentáveis, a fábrica sob seu comando apresenta resultados insatisfatórios de acordo com a métrica da empresa. E principalmente, resolver isso.
O interessante do livro ser uma narração, é que é possível acompanhar o passo a passo para a descoberta dos problemas e de suas soluções. Claro que numa dissertação também é possível falar 1/5 da verdade, depois mais 1/5 e assim sucessivamente, para dar tempo ao leitor de absorver uma informação antes de receber outra, mas é extremamente desagradável ler um livro assim. E a narração se mostra uma excelente solução para esse problema.
No início, Rogo tenta os métodos mais tradicionais para encontrar soluções e não as encontra. Consegue engajar os demais gestores, mas sem chegar a grandes conclusões. Tudo muda quando, em um evento no qual é obrigado a participar, encontra Jonah, seu ex-professor de física, que se tornou um guru da administração.
Ele aceita ajudar seu ex-aluno a resolver seu problema. No entanto, jamais lhe dá respostas. Ao contrário: lhe faz perguntas cada vez mais complexas, de modo que seu novo pupilo consiga chegar nas respostar por si mesmo. "Se eu te der as respostas prontas, você resolve o problema agora, mas no futuro vai precisar de ajuda para que essa situação atual não se repita. Você tem que aprender.". Essa é a justificativa de Jonah, conforme eu lembro, não é o texto literal.
Com isso, o leitor segue o passo a passo das descobertas, com foco nos gargalos e em como descobrir os verdadeiros gargalos e como lidar com eles. Isso é interessante do ponto de vista intelectual, porque ajuda a entender profundamente o que está acontecendo, desde o que leva as empresas a criar os problemas até como resolvê-los e preveni-los. E, pelo lado da ficção, cria a "emoção" ou "angústia" de acompanhar o personagem em busca das soluções, seguindo a 'jornada do herói'.
Assim, o livro segue numa velocidade adequada, atingindo bem seu objetivo de não ser rápido demais, mas também não sendo lento demais. E dá um entendimento bastante sólido, ainda que introdutório, à teoria das restrições.
Quanto à ficção, é bem escrita, gostosa de ler e engaja o suficiente. Não é uma obra prima da ficção, mas é realmente agradável de ler. E sobre a solução dos problemas conjugais, vou deixar para os futuros leitores acompanharem, uma vez que o foco mesmo é a solução dos problemas no trabalho. Recomendo muito a leitura, não só para administradores e gestores em geral, mas também para empregados técnicos que tem muitas vezes que se posicionar sobre o andamento do seu trabalho com um olhar para o que ele representa no todo.