Papéis avulsos

Machado de Assis

Resenhas - Papéis Avulsos

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Andressa 18/05/2010

Este é um livro que transcreve a realidade social através de contos.
Os que mais me chamaram atenção foram:

1º O Alienista: A meu ver este é um exemplo de nosso cotidiano, onde costumes são passados de geração a geração, exercidos por alguns e desafiado por outros. A crença no imaginário, folclore, permite que se criem justificativas próprias para acontecimentos que fogem a razão de determinadas pessoas. Isto, nesse conto, é considerado loucura por Simião Bacamarte, médico que após trancar quase toda uma cidade num manicômio, Casa Verde, solta-los como curados e ser elogiado arduamente pelo Padre, interna-se para servi de cobaia a seus próprios estudos pois era o único que reunia a “teoria e a prática”.

2º A Sereníssima República: Neste conto consigo enxergar claramente que todo governo é corrupto. Que sempre haverá algo que impeça que este ocorra com real fluidez. No conto o empecilho expressa-se através de um saco que serve de sorteio para os cargos públicos.

Rômulo Carvalho 12/05/2009

Fascinante
Livro do grande gênio, um pouco diferente dos outros , que relata a vida da sociedade da época muito bem. Tem-se também uma opinião a frente daquela de sua época no conto " A sereníssima República " , um livro escrito no Brasil Império, e que demonstra a atual democracia brasileira. Sem contar os outros contos como " o Alienista " , " Uma visita de Alcebíades "e " a Chinela Turca " , que são surpreendentes !!!

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6