The Virgin Suicides

The Virgin Suicides Jeffrey Eugenides

Resenhas - The Virgin Suicides

milene 14/03/2024

É um dos livros mais peculiares que já li, mas que traz um tópico bem interessante a ser discutido.
Eu fiquei bem curiosa para ler porque eu assisti o filme (que inclusive, é muito fiel ao livro), e ele traz umas análises geniais, simplesmente um clássico.
Foi um pouco difícil de ler pois a escrita é um pouco monótona e arrastada - na minha opinião, mas com muita fé, consegui terminar.
Enfim, vale a pena ler.

Camila Da Rós 08/03/2024

Cecília was the first to go?
Que livro maravilhoso!!! É muito interessante conhecer um pouco das meninas e descobrir o que gerou esse trágico acontecimento. Achei muito interessante que a visão do livro é dos meninos, vizinhos delas, o que mostra claramente uma diferença do que é real e o que é coisa da cabeça deles. Amei muito

Vitoria 29/01/2024

Sofia Coppola arrasou quando adaptou esse
Estava em uma obsessão em assistir todos os filmes da Sofia Coppola e me deparei com a obra de arte que é esse filme (um dos poucos que gostei dela, mas isso é um comentário para outra rede), e quando descobri que era baseado em um livro eu sabia o que precisava fazer.

Devo admitir que gostei mais do filme do que do livro, um raro acontecimento. Acho que a adaptação foi extremamente fiel, e as mudanças fizeram pouca diferença no impacto geral da história. Porem, gostei bastante di livro também!

No início do livro tive alguma dificuldade em engatar na leitura, não sei se foi poe estava a um tempo sem ler em inglês ou se simplesmente achei a escrita um pouco complicada, mas de qualquer forma não achei fluido meu processo lendo esse livro.

A história em si não tem muito o que falar, sensacional, apesar de que em alguns momentos ela fica um pouco repetitiva! Os personagens são densos e complexos, e quase entendemos a obsessão dos meninas pelas meninas Lisbon.

Dito isso, recomendo o filme rs

Julia 23/01/2024

Muito arrastado. O livro começa bem, e logo nos 10% já tem a morte da primeira irmã. O resto só morre nos 87%. Muito detalhe fazendo o livro ficar meio entediante, mas certas cenas são muito boas, q fazem vc pensar, como por exemplo, o aquelas que mostram que as meninas estavam pedindo ajuda para os meninos da vizinhança mas eles nn percebiam, pois as viam somente como objetos, e as sensualizando.

bruno 15/09/2023

Obviously,doctor, you've never been a thirteen-year-old girl
Os suicídios das irmãs Lisbon deixaram marcas indeléveis no bairro em que moravam, mesmo anos terem passado a memória das meninas permaneceu intacta nesse grupo de garotos: tudo que elas foram e não foram, suas peculiaridades e o efeito que tinham nos antigos moradores do bairro. Assim eles decidem se juntar para achar um motivo para as cinco garotas Lisbon terem tirado a própria vida.

Desde a primeira página notamos que ninguém conhece as meninas de verdade, nós sabemos tanto quanto eles. Tudo que eles sabem sobre elas são idealizações deturpadas e uma aura sacra criada em torno delas. Estava me incomodando o fato de, além da Lux, nenhuma irmã ter um grande desenvolvimento, porém ficou claro para mim que isso foi proposital par que passasse a ideia de que elas eram vistas como uma só entidade, pois era descrito que para muita gente elas eram a mesma pessoa, que não conseguia diferenciá-las.

Toda essa veneração me fez questionar o quanto eles se importam de verdade com elas, o que me fez concluir eles se importam de verdade com a ideia criada das meninas, tudo que elas representam. Para mim ficou bem claro depois do breve relacionamento da Lux e do Trip, que depois que eles ficaram ele falou que se cansou dela, que foi basicamente onde ele percebeu que ela era só uma garota comum e todas as suas obsessão e idealizações por ela se esvairam. Isto explica, também, o fato dos garotos terem demorado tanto para tentar ajudá-las, eles só conseguiram manter a imagem delas imaculada enquanto estivessem distantes, a partir do momento em que adentrassem a casa elas se tornariam reais e a fachada da perfeição desapareceria.

Simplesmente amei a escrita, a forma como o autor conseguir criar uma atmosfera nostálgica nos fazendo sentir parte desse grupo de meninos ficando obcecado pela meninas Lisbon, mesmo as descrições das meninas serem bastante vagas são precisas e complementam perfeitamente a história. Um grande ponto pra mim foi a criação da casa como personagem como se ela também estivesse passando por tudo que as meninas estavam passando, se deteriorando mais e mais a cada acontecimento.

Os garotos verem os suicidos como algo egoísta só evidencia o quanto eles não as entendiam e nunca conseguirão entendê-las. Eu senti como se as cinco meninas fossem coadjuvante de suas próprias vidas onde tinham que viver em cárcere em um lar negligenciado e abusivo. No final, não é uma história sobre as garotas e sim sobre os meninos que se apaixonaram pela ideia delas, onde nunca encontraremos as peças para montá-las outra vez.

"We could never understand why the girls cared so much about being mature, or why they felt compelled to compliment each other, but sometimes, after one of us had read a long portion of the diary out loud, we had to fight back the urge to hug one another or to tell each other how pretty we were. We felt the imprisonment of being a girl, the way it made your mind active and dreamy, and how you ended up knowing which colors went together. We knew that the girls were our twins, that we all existed in space like animals with identical skins, and that they knew everything about us though we couldn't fathom them at all. We knew, finally , that the girls were really women in disguise, that they understood love and even death, and that our job was merely to create the noise that seemed to fascinate them."

skuser02844 15/09/2023minha estante
O LACRE O FECHO

Isa 18/08/2023

Esse livro vai ficar marcado na minha vida pra sempre, que misto de emoções foi ler ele. O enredo do livro é exatamente o título. Cinco irmãs, que por motivos que ninguém entende, cometem suicídio.
Foi uma experiência muito interessante de ler.
É muito possível você entender e enxergar o motivo e significados do porque elas chegaram a esse ponto, mas como o livro é pelo ponto de vista masculino, de meninos que endeusavam elas, tratando muito mais como objetos a serem adorados, talvez alguns não entendam. E esse é exatamente o ponto do livro.
Como é difícil ser mulher, como é difícil entender o que passa na nossa cabeça, e como as vezes um comportamento visto como bobo por quem tá de fora (na maioria das vezes, por homens), na verdade tem sempre algo mais profundo por trás.
Não acho que conseguiria colocar em palavras o tanto que me senti apegada as irmãs Lisbon. É um livro forte, com uma narrativa forte, que já começa pesado.
O filme da Sofia Coppola, que ouso dizer, é uma das minhas diretoras favoritas, foi muito bem feito, e passa as mesmas sensações de quem tá lendo o livro.
É uma leitura que alguns podem achar maçante, por não ter reviravoltas, plots, mas ainda assim, é poético, é beleza, é ser mulher e entender o que passa na cabeça das irmãs. É um favorito da vida e vou levar sempre comigo!

sardinha5 08/08/2023

I do know how it was like to be a 13 year old white girl.
Eu vi o adjetivo frustrante sendo utilizado algumas vezes para classificar essa história, discordo plenamente. O livro define o suicídio das irmãs Lisbon como algo fadado a acontecer, entretanto essa é uma narrativa de homens, novos na época dos acontecimentos, que deixam claro para um bom leitor que nunca realmente conheceram as meninas. Assim, outra questão que pode ser considerada frustrante é exatamente essa visão dos garotos, que acreditam piamente conhecer as motivações e sofrimentos das irmãs, além de pensarem ter algo a ver com as escolhas delas, porém pensando bem, existe algo mais esperado?

Minha maior resolução com o livro é reconhecer que nós não entendemos as irmãs Lisbon e nunca descobrimos as pessoas que elas são em face dos traumas que elas vivem. Spoiler abaixo de um parágrafo que resume o caráter do livro.

SPOILER
It didn?t matter in the end how old they had been, or that they were girls, but only that we had loved them (PQP), and that they hadn?t heard us calling, still do not hear us, up here in the tree-house, with our thinning hair and soft bellies, calling them out of those rooms where they went to be alone for all time, alone in suicide, which is deeper than death, and where we will never find the pieces to put them back together.

_cardosinho 28/07/2023

Apenas meninas
Eu tô tão chocada em como tudo aconteceu que é até difícil conseguir expressar tudo aqui. Na minha opinião é um retrato muito claro da visão masculina perante os problemas femininos, eles tinham uma imagem delas completamente inventada e imaginada mas também não acho que seja justo exigir que eles pudessem fazer algo pra salva-las, eles eram crianças. Não sei se alguém seria capaz de salvar essas meninas, o que me lembra outro ponto no livro, as vezes a vida é só injusta mesmo e não tem muito o que fazer. Elas sofreram demais e a situação que estavam vivendo era inaceitável, nós sabemos como o mundo é cruel e mesmo se o final fosse diferente elas ainda sofreriam muito. É extremamente dolorido e sensível principalmente pra quem entende de forma pessoal uma situação assim. Não é um livro que indicaria por ser extremamente pesado.

Gustavo 24/07/2023

Don?t even waste your time
I think this is probably the worst book i have ever read. If you want to know about the history just watch the movie, seriously? hated it!

Mariana 04/07/2023

Rip Lux, vc teria amado Lana Del Rey
Uma das melhores e mais desconfortáveis leituras pra mim, que eu acho que todos os pais deveriam ter pra entender como a superproteção e religiosidade exagerada pode ser aprisionante, especialmente para garotas adolescentes.
Ademais, demonstra como a visão masculina é nojenta pelo modo em que os garotos eram obcecados pela versão completamente mistificada que criaram das irmãs, e assim ignorando seus pedidos de ajuda até que fosse tarde demais.
Apesar de, tanto no livro quanto no filme, a causa da morte ser um mistério já que é narrada por pessoas de fora, consegui entender perfeitamente por que elas fariam isso, a forma como estar aprisionada e morrer era a mesma coisa na percepção delas.
No final das contas, as garotas Lisbon só queriam viver, mas ninguém deixava-as.