Diário de dois viajantes

Diário de dois viajantes Flávio Henrique Pinheiro da Costa

Resenhas - Diário de dois viajantes

Conchego das Letras 25/08/2015

Resenha Completa
Olá pessoal, hoje o Conchego das letras vai trazer a obra de um autor brasileiro desconhecido. Ele escreveu apenas um livro e não se sabe quando ou se haverá um segundo livro. A resenha está grande, mas por favor, leiam toda ou, ao menos, a parte do projeto Ensinando a Pescar porque essa, meus leitores queridos, é uma resenha sobre uma obra que muda a vida de muitas crianças.

Como toda resenha grande, vou dividir em tópicos.

A Resenha em si

O Diário de dois viajantes é, como o próprio nome diz, um diário de dois viajantes (oh!, descobri a pólvora e contei a novidade do século!). Mas, sem zoação, essa é mesmo a melhor descrição já que cada capítulo tem como título o dia de viagem que o autor irá relatar. É a história da viagem que ele e a esposa fizeram, pela Europa, entre 2006 e 2007. Tudo que é relatado no livro, por mais absurdo que possa parecer, aconteceu; e eu "garanto", porque conheço o autor.

O livro foi lançado em 2011, é todo narrado em primeira pessoa, como se fosse um diálogo do autor com o leitor (exatamente o diálogo do escritor com seu diário). É dividido em duas partes:

Primeira parte: Dicas de como se planejar bem para uma viagem

Aqui o leitor encontrará informações sobre passaporte, importância de se pesquisar o preço de passagens aéreas (com dicas de sites), hospedagem, transportes extra como translado e sistema de transporte público local, seguro viagem, o que fazer se o passaporte foi roubado... (aproveitando para dar dica de português: tanto translado quanto traslado são palavras existentes, sinônimas e corretas no português). Dicas muito úteis não apenas para ir para a Europa como para qualquer tipo de viagem.

"Eu levei, na bagagem de mão, uma pasta de plástico com o xerox de todos os documentos que nós estávamos portando (...) e até mesmo o do cartão de crédito e do banco, com os respectivos números de emergência em caso de perda ou roubo. Essa pasta continha todo o nosso roteiro (...) e tudo o mais que pudesse facilitar a nossa viagem"

As dicas sobre malas são ótimas. Melhor ainda relê-las, após ter lido o livro, e lembrar dos apertos que eles passaram justamente por não terem seguido aquelas dicas e, consequentemente, sendo assim que aprenderam e o motivo de terem optado por inseri-las e orientar os leitores.

"Outra prática bastante comum entre pessoas que viajam juntas é ter roupas de ambos em todas as malas. Desta feita, há a garantia de que haverá roupas de ambos na chegada ao destino, mesmo se houver extravio de alguma bagagem."

Sim, extravio de bagagem acontece em tudo quanto é lugar, até mesmo na Europa e, claro, a mala deles "tinha que" extraviar, né!? Se não, qual é a graça!?

"Gelei por dentro: as roupas de nossos amigos! E as malas nem eram nossas! Eram pertences pessoais... de outrem!!!!"

Segunda parte: Relato dos 18 dias de viagem

Essa é ainda melhor. Ri de chorar com o relato da sunga na mochila e a cena do cara do metrô! "Saí do Rio para ser assaltado na Europa"... Como ri!

O livro nos transporta, de forma leve, descontraída e divertida para uma Europa real, com suas belezas e suas loucuras, suas qualidades e falhas. Sentimo-nos viajando com eles, conhecendo aqueles lugares e, melhor de tudo, rindo da "desgraça alheia".

Como se apenas isso não bastasse para gostar da obra, que é até curtinha se considerarmos a gama de informação que fornece - e que a viagem teve 18 dias -, ela ainda ajuda financeiramente o Projeto Ensinando a Pescar.

Projeto Ensinando a Pescar:

Nos anos de 2011 e 2012 Flávio foi, à trabalho, para o Congo. Lá conheceu muito dos habitantes e culturas locais da cidade onde ficou, Kinshasa (capital e maior cidade da República Democrática do Congo). No subúrbio de Kinshasa, encontraram uma escola que lutava, com imensa dificuldade, alfabetizar as crianças locais. Ele e seus companheiros de trabalho passaram então a fazer doações para a escola, ajudando-os nessa árdua tarefa.

O projeto Ensinando a Pescar, originalmente, consistia na construção da escola propriamente dita, criando salas de aula, instalando painéis solares para geração de energia elétrica, etc. Durante sua permanência em Kinshasa, conseguiram realmente finalizar a parte física da instituição de ensino, e as crianças puderam iniciar os estudos em uma instalação ao menos minimamente aceitável.

O desafio agora tem sido conseguir manter a escola em funcionamento, já que as despesas cotidianas nunca cessam. E é por isso que toda a verba da venda do livro é revertida para o Projeto Ensinando a Pescar, além deles continuarem fazendo doações e aceitarem doações de terceiros também. Todos os valores são depositados na conta de um brasileiro que trabalha na embaixada de lá e repassados ao diretor da escolar para a manutenção da mesma.

Atualmente, a escola atende aproximadamente 100 crianças, na idade entre 5 e 12 anos, formando-os no nosso equivalente Ensino Fundamental.

Custo do livro e envio:

Para quem quiser comprar o livro, se divertir com essa história e ainda ajudar uma bela causa social, basta enviar um email para fhc0890@gmail.com. O pagamento pode ser feito através de PagSeguro ou Paypal e o livro físico irá para a sua casa assim que a confirmação for recebida. Conforto total!

O Livro custa 30 reais, com frete incluso para todo o território nacional. Para os moradores da cidade do Rio de Janeiro, há a possibilidade de retirar o livro em mãos, dependendo da localidade. Nesse caso, o valor do livro será de 25 reais.

Para quem quiser fazer uma doação ao projeto, pode entrar em contato com o mesmo email, colocando no título QUERO FAZER UMA DOAÇÃO PARA O ENSINANDO A PESCAR.

Gostou dessa resenha, feita por Mari Ramos? Quer ver as imagens ou ler outras resenhas? Então entre em nosso Blog!

site: http://conchegodasletras.blogspot.com.br/2015/08/resenha-diario-de-dois-viajantes.html#more

Mirela 25/08/2015

Totalmente indicado
O título não estava mentindo e realmente é um diário, bastante detalhado da viagem à Europa do casal Flavio Henrique e Anna Carina. Para quem nunca fez uma viagem internacional é um apanhado de dicas extremamente úteis que vão desde o básico (documentação, visto, cuidados essenciais, passagens, sites com dicas e trechos de passeios, Hotel – engraçado ter que citar que o banheiro precisa ser com chuveiro, algo tão normal aqui no Brasil.

Quando começa a história propriamente dita com os lugares visitados e passeios realizados traz diversos fatos interessantes sobre o local, e eu achei muito útil e ficava toda hora pensando: “ah neste lugar vou querer ir” ou o contrário: “ah isso acho que vou passar”. E isso é realmente útil quando se viaja com o dinheiro contado e o tempo curto – o que certamente será o meu caso. Perder um dia inteiro em um passeio desinteressante é um grande prejuízo.

“- Como assim? Você não vai ao Coliseu??, perguntei.
– Ah, cho que não…inclusive, minhas pilhas da máquina estão descarregadas, e aqui em Roma, um par de pilhas deve custar a volta ao Brasil…
– Que é isso! Vir a Roma e não ir ao Coliseu é a mesma coisa que ir ao Rio e não ser assaltado!!! – eu disse.”

Durante a viagem eles passaram por Madrid, Roma, Londres, Berlim, Praga e Paris, e dicas valiosíssimas nos foram presenteadas, histórias hilárias narradas e também várias não tão hilárias que certamente lembrarei quando chegar a minha vez de conhecer o Velho Mundo.

Este livro ainda ajuda financeiramente o Projeto Ensinando a Pescar.

Conheça o Projeto:

IMG_2346
SAM_0339
SAM_0340

Custo do livro e envio:

site: https://cincogarotasexemplares.wordpress.com/2015/08/21/resenha-diario-de-dois-viajantes/