Malasartes Augusto Pessoa

Resenhas - Malasartes

luana.loreto 24/05/2022

Malasartes
peguei o livro na escola e achei ele super divertido e interessante, conta histórias do Pedro em decorrer de suas viagens e seus "golpes" que aplicava em várias pessoas, uma leitura leve e rápida, as histórias são bem contadas e explicadas.
"Essa história acabou.
Mas outra vai começar!
Qual é a arte boa?
Qual é a arte má?
Que Pedro é Malasartes
Insto ninguém vai negar..."
Flavia923 07/07/2023minha estante
E muinto bom mesmo a minha prof de leitura ler eu fico feliz por que e engraçado,legal e iteressante

Carolina CM 02/05/2020

Malandro de bom coração
Esse livro é muito fofo. Conta as aventuras de Pedro Malasartes, um personagem do folclore brasileiro. Na introdução temos uma explicação que esse tipo "pobre, malandro, esperto" não é privilégio do folclore brasileiro, mas que aparece em folclores de diversos países com nomes diferentes. Outros dois personagens bastante famosos da literatura foram inspirados nele: Macunaíma e João Grilo. Essa edição é infanto juvenil, então temos histórias bem bonitinhas e leves. Tem rima, tem ilustração, os contos são bem curtos - excelente edição para quem quer ter um gostinho das armações desse amarelo sabido. Meus preferidos: A Biblioteca de Malasartes, Sopa de Pedra e Malasartes e o Urubu Mágico.

_MM_ 20/07/2023

Maravilhoso
Uma professora me recomendou ele ano passado na escola,e gostei muito.esse ano enquanto eu olhava novos livros para lê,vi ele no meio dos outros livros e me lembrei dele. Recomendo pós além de ter um humor legal,é divertido.

Andréia 31/05/2022

Sinopse:
Segundo Augusto Pessôa, o espertinho com cara de bobo é encontrado na literatura de vários países, da Ásia à Europa, passando pela África, e pode ser comparado ao Scapino ou ao Arlequim da Commedia DellArte. Em Malasartes, Pessôa reuniu doze contos protagonizados pelo matuto personagem, colhidos em suas pesquisas sobre o folclore brasileiro. Na apresentação, ele lembra que Malasartes está presente nos relatos de folcloristas como Câmara Cascudo, Basílio de Magalhães e Sílvio Romero, entre outros, "sempre apresentado com os clichês do típico homem do povo: magro, amarelado, aparentemente fraco e feio". Sua distinção dos heróis tradicionais da literatura é que, ao contrário destes, que têm como meta vencer os poderosos e alcançar a felicidade através do casamento e da fortuna, Malasartes vive de pequenas espertezas e busca apenas seu prazer imediato. "Ludibria os poderosos com sua astúcia não para tomar-lhes o lugar ou a fortuna, mas para conseguir uma soma de dinheiro que garanta sua diversão", diz o autor. E depois de torrar os tostões, ele sai em busca de novas aventuras.

— declarações finais da leitora, Andréia =) que livro bom e engraçado ahaha, uma parte do livro é escrita em cordel e isso é o que diferencia esse livro dos outros — faz ele ser versátil e ser divertido de ler —, cada conto/capítulo é apresentado novos cenários, personagens e aventuras de Malasartes, onde cada um contém uma “esperteza” do protagonista… o livro é pequeno, tem uma escrita bem fácil de entender e é simplesmente perfeito ahaha

Davi 7° B 22/08/2023

A história de Pedro malasartes narra sua vida tanto quanto conturbada porém Pedro compensa toda essa conturbação com sua tamanha astúcia e sabedoria
O livro em si é extremamente fácil de ler e apresentar a figura de linguagem nordestina
O autor Augusto pessôa escreveu o livro no intuito de demonstrar a cultura nordestina de forma legal e divertida assim chamando a atenção do leitor
Em meu ponto de vista o livro foca no público mais jovem, assim enriquecendo os seus leitores com a cultura nordestina.E a frase que mais me marcou no livro foi"essa história acabou mas outra já vai começar qual é a arte boa? Qual é a arte má? Que Pedro é malasartes isto ninguém vai negar..."

Carla 29/10/2020

Adorei as histórias da Sopa de Pedra e do Urubu mágico.

Isabella.Magossi 25/01/2021

Muito leve
Falam q ele engana as pessoaa mas normalmente ele so faz coisas certas, engana quem engana e soluciona coisas desonestas, mas ai tem uma ou outra coisa q ele faz de graça ne, mas no geral ele é bom

Naara.Loyane 20/11/2021

*título legal*
Eu o peguei na biblioteca da minha escola (a bibliotecária de lá me recomendou ;b).

Foi uma leitura daora, o livro é bem pequeno e as histórias dele também, li bem rapidinho e gostei bastante.

Quem quiser ler um cara enganando todo mundo, eu recomendo. Boa leitura! :)

Duda França 18/08/2023

Resumo do livro Malasartes, de Augusto Pessôa
Olá, Guardiões da Leitura ? O resumo de hoje é do livro de Malasartes, escrito pelo autor Augusto Pessôa ?

? Malasartes é uma lenda conhecida por diversos lugares no mundo, é a história de um homem que, usando sua inteligência, consegue lucrar em cima da burrice de diversas pessoas.

? No Brasil, Malasartes é conhecido como um homem que apronta muitas artimanhas, sempre conseguindo fazer um dinheirinho, graças a burrice do povo.

? Enganou uma velha, fez sopa de pedra, cortou rabo do porco, se vestiu de padre e enganou um coronel, enganou até São Pedro, conseguindo fugir do céu.

? Dizem que até hoje ele está por aí, aprontando.

? Malasartes é um livro muito divertido, cheio de piadas e bem legal, recomendo para quem está triste ou desanimado e precisa dar boas risadas... então leia esse livro, não vai se arrepender.

Nicole684 20/08/2023

Pedro foi como sempre apresentado com os clichês do típico homem do povo: magro, amarelado, aparentemente fraco e feio". Sua distinção dos heróis tradicionais da literatura é que, ao contrário destes, que têm como meta vencer os poderosos e alcançar a felicidade através do casamento e da fortuna, Malasartes vive de pequenas espertezas e busca apenas seu prazer imediato. "Ludibria os poderosos com sua astúcia não para tomar-lhes o lugar ou a fortuna, mas para conseguir uma soma de dinheiro que garanta sua diversão", e sempre ir em busca de novas aventuras
"Essa história acabou,
Mas outra vai começar!
Qual é a arte boa? Qual é a arte má?
Que Pedro é Malasartes
Insto ninguém vai negar..."

Ana Júlia_ 04/01/2023

Pedro Malasartes
Este livro me fez questionar porque eu ainda leio. Este foi meu primeiro livro que li com mais de cem páginas e por isso sempre vou recomendar ele para mais pessoas. Ele é engraçado e não é difícil de intender

Stéfanny 16/09/2023

Histórias de um camarada chamado Pedro Malasartes
Achei uma história muito interessante, uma leitura fluída, bem rápida até,com histórias bem humoradas ,se você for ler irá cair nas gargalhadas. Super recomendo,bem engraçado .

Jéssica 24/09/2023

Um livro muito leve, divertido, engraçado e rápido de ler, perfeito para pessoas que estão entrando em ressaca literária!

Lara.Kamili 05/10/2023

Um história divertida
É uma história muito boa e descontraida um ótimo livro para iniciantes, e bom para dar risada. E é muito rápido de ler

Júlio 12/07/2013

Esse livro é ótimo. Tão legal que eu queria ser ele, Pedro Malasartes.