The Perks of Being a Wallflower

The Perks of Being a Wallflower Stephen Chbosky

Resenhas - The Perks of Being a Wallflower

ane 03/01/2024

Dear friend,
Essa é uma releitura. Li esse livro pela primeira vez com 12 anos, em português, e foi um dos primeiros quando comecei a ler de verdade, ter um hábito. Desde então é um dos meus favoritos, e resolvi reler e relembrar no momento certo.
Hoje tenho 15 anos e logo vou estar entrando no ensino médio, que é a experiência do Charlie no livro. Uma coisa é que desde a primeira leitura, sempre vi muito de mim no Charlie e vice versa. Ele sempre foi um personagem muito especial pra mim, importante.
Eu não canso de falar o quanto As Vantagens de ser Invisível é um livro (e filme, e história no geral) extraordinário pra mim, em diversos sentidos. É uma experiência única minha, reler esse livro me lembra e me faz sentir muita coisa. É aquele livro de frases bonitas e honestidade e personagens reais e histórias reais e que vão te prender na leitura até o fim. Pelo menos foi assim pra mim.

Fico muito feliz que eu tenha relido esse livro nessas férias e tenha tido essa experiência. De verdade, essa história é pra mim uma daquelas que eu não vou esquecer e muda alguma coisa na gente, sabe? Mudou antes e muda agora. É importante demais pra mim. É bom demais ter o Charlie pra ler e reler sempre.

?So, if this does end up being my last letter, please believe that things are good with me, and even when they?re not, they will be soon enough.
And I will believe the same about you.
Love always,
Charlie.?

victAria.vaneska 07/12/2023

Simplesmente meu livro favorito
A leitura é fluida, Charlie é um personagem cativante, o livro te prende, traz reflexões e é incrível. Eu comecei a ler esse livro sabendo que ia gostar dele, pois já tinha lido muito a respeito e me agradava o que tinha visto, porém, não sabia que ia amá-lo. O Charlie se tornou uma espécie de amigo meu, mantendo os limites da realidade kkkk, sempre levo o livro comigo e fico relendo, é sempre tão ?tranquilo?. Quando li a primeira vez nunca tinha demorado tanto pra ler um livro tão pequeno, eu enrolei meu máximo simplesmente porque não queria terminar e acabar com a sensação de lê-lo pela primeira vez, mas mesmo agora que isso passou, esse livro ainda não perdeu a magia. Queria poder abraçar todo mundo que se identificou com os personagens.

Recomendo MUITO a leitura.

unawhere 28/11/2023

Eu demorei muito mais do que gostaria pra terminar esse livro porque ele me passava sempre uma sensação de tristeza e reconhecimento que eu não soube lidar muito bem

a leitura é incrível, mesmo depois de todo esse tempo eu não sabia nada sobre a historia, não vi o filme até hoje e acho que isso contribuiu muito pra minha experiência

jade 24/10/2023

Pra mim, esse é um livro que fala de forma muito sensível e humana sobre a vida e sobre como pode ser doloroso viver. ensina que viver e se sentir vivo não é a mesma coisa.

também me trouxe uma forte perspectiva de que livros, filmes, música, arte, amigos, família e o amor podem nos salvar.

foi muito fácil ser cativada por todos os personagens e me solidarizar com o charlie.
a carta final do charlie como adulto, escrito pelo autor recentemente, traz o quê de esperança que a gente precisa.

acredito ser uma leitura que não envelhece nem se direciona a um só público.
Antonia103 24/10/2023minha estante
Só pelo seu comentário já amei o enredo do livro.

Lara1014 14/10/2023

?Aceitamos o amor que achamos que merecemos.?
Esse livro deveria ser uma leitura obrigatória para quem está passando pela transição da adolescência para a fase adulta.

Liliane32 03/10/2023

Inteligente
Sabe aqueles livros bons de ler? Que trazem muitas outras histórias?
Me deu vontade de ler "O sol é para todos" e "The Fountainhead", reler "O Grande Gatsby"e quem sabe estudar literatura :)
Gostei muito.

José Godoi 28/09/2023

Emocionante
A maneira como o escritor cria uma conexão com o Charlie é incrível. Você se sente dentro do que está acontecendo e sendo uma adolescente sente tudo com a mesma intensidade.
É incrivel, é memorável e é muito confortável!

Isis 22/09/2023

A touching and sad story.
The film is one of my favourites since I was a teenager, so this year I decided to read the book. What a wonderful story, the writing is fluid and easy as I had been reading an actual diary written by a lonely teen soul, things that my youngest self could write about sadness and loneliness.

Mips 26/08/2023

Um livro sobre viver de verdade
Eu comecei a ler esse livro apenas para praticar meu inglês e acabei me surpreendendo com o tanto que ele me conquistou. Aprendemos tantas coisas importantes com um livro, sobre a verdadeira amizade ter a ver com a sinceridade, sobre a importância de epxressar nossos sentimentos, de viver de fato e não ser um mero observador. Eu recomendo muito esse livro, tem um inglês bem tranquilo, amei muito.

lizzy 20/08/2023

As vantagens de ser invisível
Esse livro é lindo de várias maneiras, e triste também. ve uma pessoa tão boa quanto o charlie sofrer por coisas sérias como o que é revelado no final, é muito triste. mas eu gosto do jeito que ele leva as coisas, o jeito como ama a família e os amigos principalmente. muitas vezes me vi no charlie e muitas vezes percebi que certas coisas que me identificava com ele não eram certas e não cabem mais na pessoa que eu sou. enfim livro lindo, o filme é maravilhoso tambem! recomendo muitoo para todo mundo

Andriq.Goncalves 11/08/2023

Estou feliz e triste ao mesmo tempo e ainda n sei bem como!
Bem...

Quem me conhece sabe (ou talvez ñ afinal quase ninguém me conhece) que esse livro é meu favorito da vida desde que li e vi o filme lá na adolescencia uns anos atrás e além de que ele foi escrito no ano q nasci (destino eu diria!) E sempre que tenho oportunidado eu dou uma relida e sempre que releio vejo coisas novas no meio....

Como por exemplo, uma coisa que nunca havia notado é como sempre que o Charlie vai narrar cenas familiares todos sempre estão ali em destaque porém sua mãe sempre permanece ali apenas como uma figura silênciosa entre as cenas e a única vez que vemos ela ter um destaque diferenciado é quando vai falar com sua filha sobre o namorado que bateu nela, e isso me intrigou muito do pq ela era assim tão quieta mas é aquelas coisas pra se pensar por ai....

Só queria dizer que esse livro é super minha crise existêncial todinha meu livro conforto que ao mesmo tempo me causa desconforto, a forma como o Charlie crusa essa linha tênue e me faz indentificar com ele em alguns momentos e a forma como ele me faz sentir oq ele sente principalmente quando chega naquel momento de escuridão total e ele é tomado pela agustia de n saber oq ta fazendo aqui e como ele percebe que só está levando e a forma de como n sabe lidar com o fato de ser muito uma esponja e acabar trazendo os probelas de todos a sua volta pra si mesmo, e como isso o quebra em alguns momentos mas ao mesmo tempo faz ele seguir com esse bando desajustado que ele encotra e a forma como ele encontra nas cartas a um desconhecido uma forma de se abrir pra contar sobre tudo principalmente sobre seu maior trauma e como ele se sente perdido e vazio com relação a isso, afinal ele era só mais uma criança que não entendia muito sobre as coisas e cofiava em um ente familiar querido e guardava o segredinho pq é isso que crianças fazem elas tentam ser boas pros outros mas quando isso vem a tona e ele percebe tudo anos depois e entra numa espiral bem que é que eu posso dizer? Hitts diferent and hard.

Ps: sorry pq eu esqueci de pontuar mas fazer oq é que esse livro me deixa sem folêgo ???????
Buendia 11/08/2023minha estante
q bem escrita sua resenha. muito pessoal

Biscoito27 11/08/2023minha estante
Muito boa a resenha, me deu mais vontade de adquirir o livro

Andriq.Goncalves 11/08/2023minha estante
@Buendia Ai é que esse livro eu tomo muito como pessoal mesmo o jeito como eu me ligo a esse personagem em sí é muito forte oq me deixa muito ablublé de sentimental

Andriq.Goncalves 11/08/2023minha estante
@Biscoito27 ai sério leia esse livro é incrivel demais, eu super indico ele acho que todo mundo deveria ler ele uma vez na vida principalmente na fase da adolescia ali quase no EM sabe muito bom (claros que tem gente q acaba n curtindo muito mas por esse eu ponho a mão no fogo kkkkk)

NINAZEN1K 10/08/2023

Porque não há problema em sentir as coisas, ser quem você é
Me surpreende o livro ser considerado um coming of age mesmo com tantos detalhes perturbadores e delicados expostos, ainda que sutilmente. O formato de contação do Charlie permite uma leitura fluída e fácil e a sensibilidade de descrição é o meu ponto favorito da narrativa.

A história é envolvente e muito melancólica, principalmente com o encanto que o Charlie tem pelo mundo a sua volta - e que é sempre tão cruel e permite que ele fique tão sozinho; (e, até o final, ele mantém seu carinho e cuidado pelos outros: "[Penso no] quanto eu queria que minha irmã e meu irmão, e Sam, Patrick e todos fossem felizes").

Em certos momentos a escrita se torna tão expressiva e intensa que transmite essencialmente a ansiedade e overthinking do personagem.

Me pergunto se os livros citados têm alguma relação entre si, e se expandem a mensagem do livro de alguma forma.

O epílogo foi de uma sensibilidade belíssima, não poderia encerrar de modo mais digno:

"Acredite que está tudo bem comigo, e mesmo quando não estiver, ficará bem logo depois.
E eu acredito que seja assim com você também."