The Perks of Being a Wallflower

The Perks of Being a Wallflower Stephen Chbosky

Resenhas - The Perks of Being a Wallflower

resendecoms 22/10/2020

Pra nunca mais esquecer
A melhor memória desse livro que tenho é que foi o primeiro que li todo em inglês. Mas além disso, tudo sobre ele é incrível! Eu amo todo tipo de história que tem o pé no chão, que eu consigo imaginar acontecendo de verdade. E essa é definitivamente uma delas.

Thays 13/10/2020

Nós somos infinitos
Charles é um adolescente muito especial. Ele tem uma pureza em ver as coisas, a vida, as pessoas. Mesmo sendo um adolescente cheio de traumas (que ele mesmo não entende até certo momento). E depois de tudo que passou ainda encontra forças pra seguir em frente.

A escrita em forma de cartas foi bem diferente, mas me fez sentir como se eu fosse o destinatário (acho que devia ser a intenção do autor...talvez)

Fiquei tocada com essa leitura, de forma tão simples nos ensina muito.

"Então, eu acho que somos quem somos por várias razões. E talvez nunca conheçamos a maior parte delas. Mas mesmo que não tenhamos o poder de escolher quem vamos ser, ainda podemos escolher aonde iremos a partir daqui. Ainda podemos fazer coisas. E podemos tentar ficar bem com elas."

Vero 23/09/2020

Charlie é um adolescente diferente, ele tem traumas que nem ele mesmo entende e isso faz com que as pessoas mesmo que sem a menor intenção usem ele. Ele não sente que deveria falar não as vezes e por isso se coloca em algumas situações que ele não sabe como sair. E as pessoas não percebem que ele é sensível e sente demais as coisas, só tratam ele como se tudo estivesse bem e ele não estivesse com mil coisas na cabeça. Acredito que a forma que o livro foi escrita foi o que me motivou a ler tão rápido. Queria saber o que aconteceu em certo dia ou semana.
Os assuntos são abordados de forma sutil e deixa bem claro que Charlie as vezes não se sente no direto de se meter.

Bea 17/09/2020

E eu realmente estava lá...
Gostei bastante do formato em carta, me fazia pensar que eu era a receptora delas. Além disso, o Charlie é um personagem o qual me encantou tanto por ver o mundo sem preconceitos. Por fim, achei muito boa a abordagem de questões sociais neste livro

Vinijgc12 07/08/2020

I honestly love this book more than I love anything else
This book is literally the first book that got my attention. I wasn't used to reading. I've never felt so related to characters before. It mostly feels like I've lived what all characters have lived in a certain point of my life and this makes me so happy. I've read this so many times, in 3 languages so far

Jubraga 17/07/2020

Perfeito
Instagram: @livrosdajuba / Um dos melhores livros que já li. Mesmo sendo de linguagem simples, do ponto de vista de um adolescente, as mensagens e aprendizados são imensos. Recomendo à qualquer pessoa de qualquer idade (acima de... 15 anos?)

Kimo 27/06/2020

And in that moment, I swear we were infinite
Não sei muito bem como organizar meus pensamentos aqui, mas não é como se em algum momento eu tenha sucedido em fazer isso.
Legitimamente não esperei gostar tanto desse livro; Charlie, o protagonista, fez um ótimo através de sua narrativa em primeira pessoa - o fator imersão was on point! - e me fez sentir próxima, como uma confidente.

André Milhorança 25/06/2020

Se eu tivesse lido esse livro na minha adolescência, talvez hoje eu seria um alguém que sentisse as coisas de maneira ainda mais intensa. Quando Charlie começa escrever suas cartas e, na medida que ganha intimidade, vai contando mais fatos de sua vida, eu sentia cada vez mais vontade de abraça-lo.
Depois de perder seu melhor amigo, Charlie ainda precisa encarar o tão temido high school. De suas amizades saem grandes aventuras. Eu fiquei encantado como Charlie consegue contar a sua história como uma grande obra, influenciada por grandes leituras e belas trilhas sonoras. Se você não conhece os livros que o protagonista lê, você passa a querer lê-los. O mesmo acontece com as músicas.
Já aconteceu muita coisa com o Charlie, sabe? Mas, na companhia da Sam e do Patrick, ele vai ganhando uma nova perspectiva, construindo um fio de esperança e encontrando uma maneira de encarar as coisas. Vivemos procurando por situações e momentos que façam nos sentir infinitos. Afinal, nós aceitamos o amor que pensamos merecer.
A cada carta de Charlie, eu me sentia com a mão mais atada a ele. Achei um livro pesado para o público adolescente, mas achei sutil a maneira de apresentar a superação de traumas. Muito sincero e escancarado! Vai fundo.

Fab 28/05/2020

Vale a pena
Já havia visto o filme duas vezes, mas não lembrava direito. Um livro "inocente", que mostra o mundo à visão do protagonista, seus medos, desejos, ansiedade, e é tudo lindo. A revelação final dá agonia, ao mesmo tempo, faz tudo ter sentido.

Joyce.Sarmento 19/05/2020

Fantástico
A leitura é tão gostosa que consegui ler inteiro (em inglês) sem consultar o dicionário. Charlie é o personagem mais sensível e que exprime pensamentos tão incomuns (de se ver nos livros) que parecia que eu estava lendo minha própria mente. Simplesmente o melhor livro que já li!

bru 19/05/2020

É um livro que aborda tópicos sensíveis de forma delicada e real. Gostaria de saber quem era o destinatário das cartas, mas entendo que isso é o que torna a história mais intrigante.

Ju 21/04/2020

Eu realmente não tenho palavras pra esse livro... A escrita é de uma delicadeza incrível, daquelas que falam à alma. O mesmo sentimento de quando eu li pela primeira vez, mas 10 anos depois, incrível.

@renatavarelaescreve 20/04/2020

Demorei pra ler, mas...
Não imaginei que ia gostar tanto do livro. Devorei em poucas horas, com a ajuda do audiobook, que me fez ficar ainda mais imersa na história. Senti como se o Charlie fosse um amigo próximo e estivesse me mandando aquelas cartas pessoalmente.
Muito bom.

Cleydson 27/03/2020

Dear friend,
Nota: Sempre tive bastante carinho por este livro e agora, relendo, oficialmente o elejo ao posto de “Um dos favoritos ever”, portanto, talvez todo este texto seja enviesado por isso...

***
As vantagens de ser invisível nos presenteia com Charlie, um garoto tímido saindo do fundamental para ter suas primeiras experiências no Ensino médio. O livro é todo escrito em formato de correspondência, onde Charlie escreve cartas por meio das quais nós, como destinatário, podemos conhecê-lo melhor. Enquanto nos relata sobre os acontecimentos atuais em sua vida, o garoto, tal qual escritor que um dia deseja se tornar, faz um excelente trabalho conectando tais acontecimentos a episódios passados, nos levando a conhecer outros momentos de sua vida para uma maior compreensão do personagem.

Através de uma narração feita de forma bastante pessoal e em tom de confidência, o escritor consegue criar uma ligação bastante empática entre o personagem e o leitor – Sério, gente! Eu até respondia as cartas na minha cabeça... “ Vai dar tudo certo, Charlie. Tamo junto! ”, “ Me chama pro rolê na próxima” – Além de passar também um grande sentimento de nostalgia a medida que vemos o Charlie desenvolver suas primeiras “Amizades verdadeiras”, seu primeiro amor, suas perdas...

As vantagens de ser invisível, ao decorrer de suas 263 páginas, aborda vários assuntos sérios que podem ser tidos como gatilhos e, apesar de a abordagem ser realizada com bastante sensibilidade e delicadeza, os tapas na cara não são mais leves e o baque que causa não é menor por causa disso. A escrita e a forma que a narrativa se conecta e se desenvolve é fenomenal e surpreendente, nos passando diversas reflexões sobre a vida de uma forma geral, sendo uma delas a de que:

Haverá momentos onde nos sentiremos no topo e momentos extremamente difíceis, portanto, estando cientes disso, devemos todos vivermos nossa verdade, nossos momentos. Agarrarmos cada segundo desses curtos sentimentos de infinidade e aproveitá-lo ao máximo... seja a companhia de uma pessoa, um momento consigo mesmo, um livro, filme ou série que te deixe com quentinho lá dentro do peito, ou te faça chorar, tal qual o livro que motivou esse texto.
Enfim, aceitar nossa efemeridade e valorizar o que nos torna infinito, pois, como é citado na obra, as coisas mudam, amigos se vão. E a vida não para para ninguém.

Love always,

Cley

Sarah 29/02/2020

"And in that moment, I swear we were infinite."
o eterno sentimento de me sentir infinita depois desse livro. apenas perfeito.