A Incrível Viagem De Shackleton

A Incrível Viagem De Shackleton Alfred Lansing...

Resenhas - A Incrível Viagem De Shackleton

Rosangela Max 04/04/2023

Um drama real com muita aventura e perigo.
Foi incrível acompanhar esta história de luta pela sobrevivência.
Pelos relatos, o que manteve estes homens vivos (além da vontade divina) foi a perseverança e o forte espírito de trabalho em equipe.
Não havia espaço para lamentação, individualismo e vitimização. E, mesmo nos momentos de maior desespero, a ordem e o companheirismo foram mantidos. O que desmistifica aquele ditado de ?cada um por si e Deus por todos?.
Escrita fluída e envolvente.
Recomendo a leitura.
Claudia.Correia 04/04/2023minha estante
Esse livro me marcou muito.

Biafort.Meireles 08/04/2023minha estante
Obrigada pela dica, vou ler ?

Regis 09/11/2022

Superação após superação...
Shackleton o homem que cultivou a ideia de atravessar o continente antártico a pé.
Que se viu preso com seus 27 homens em meio ao frio gelado da Antártida e que conseguiu sobreviver e retornar a civilização.

O autor detalha desde a minúcia da construção do navio endurence até os pormenores da arrecadação de investimentos para a expedição no início do livro. E esse início lento não nos prepara para o suspense que nos envolve no momento em que o navio Endurance se vê cercado de gelo. A partir daí a história proporciona uma constante apreensão permeada de pequenas vitórias e momentos de alívio mas com a tensão sempre prestes a se instalar novamente.

A escrita do autor é envolvente e os  trechos dos diários com os comentários de quem esteve lá vivenciando cada momento de angústia ou de alegria tornam o livro uma janela através da qual, nós leitores, conseguimos não apenas observar mas compartilhar os sentimentos de cada integrante dessa aventura.

O livro é intenso e mesmo nos momentos em que o autor está narrando a espera da eminência de um acontecimento você se sente puxado para a banquisa fria e incerta que flutua os aproximando da terra firme ou da morte. É um suspense tremendo que te deixa com os dentes trincados sentindo a fome, o frio e a incerteza na mesma intensidade que os homens à deriva, à mercê dos ventos que esperam os aproximar do mar aberto para lançarem os barcos e remar em busca de terra firme em meio ao mar de Wenddell.

Há um momento muito triste que envolve os cachorros levados para puxar os trenós através do continente antártico que me trouxe lágrimas aos olhos.

Essa foi uma ótima leitura que me deixou o tempo todo tensa e esperançosa aguardando o momento em que Ernest Shackleton e seus 27 homens iriam estar à salvo em terra firme longe da inconstância do clima, do mar e do gelo antártico.

Recomendo muitíssimo essa maravilhosa leitura.
Valesca.Castelani 10/11/2022minha estante
Pronto mais um pra lista

É uma ótima leitura. ??

Valesca.Castelani 10/11/2022minha estante
Pois é me interessou muito

Max 10/11/2022minha estante
Li o livro como você, Régis, em um suspiro só! ?

Alex 10/11/2022minha estante
Uma leitura na velocidade da luz. Com a intensidade das agruras vividas pela tripulação. O mais impressionante dessa história, foi a capacidade de Shackleton, manter todos otimistas, mesmo à beira da morte. Ótima resenha, que bom que gostou!

Regis 10/11/2022minha estante
Foi difícil parar, Max. ?

Regis 10/11/2022minha estante
Gostei muito, Alex. Obrigada pela dica. ??

Gente que leitura boa
Essa que vc fica sem fôlego

Regis 10/11/2022minha estante
Sim, é o pior que é tão descritivo que senti frio em alguns momentos. É uma ótima leitura. ?

Adoro um livro descritivo
Por isso mesmo que amo ler King
O que pra alguns se torna uma leitura cansativa

Regis 10/11/2022minha estante
Concordo com você que os livros descritivos que desenvolvem bem os personagens como os livro do King, são os melhores, Valenca.Castelani. ??

Valesca.Castelani 10/11/2022minha estante
Eu amo, por que eu preciso sempre criar um vínculo com os personagens
E sempre saber o porquê das coisas

Regis 10/11/2022minha estante
Eu também! Eu me apego e me importo tanto que sinto tudo que o personagem vivencia. E se não for assim nem quero. Rsrsrs

Valesca.Castelani 10/11/2022minha estante
Verdade faço minhas as palavras
Foi assim com Billy summers
Não superei até hoje

HenryClerval 11/11/2022minha estante
Régis, você tem noção do quanto desperta meu desejo de ler tudo que indica com o jeito que narra sua experiência de leitura?
Você é maravilhosa! ????

Valesca.Castelani 11/11/2022minha estante
Verdade Henry
Falou tudo

Paulo 07/09/2020

Grande aventura
Alguém já deve ter lido esse livro e pensado que todas essas provações e sacrifícios foram desnecessários já que tudo isso foi consequência de uma expedição praticamente sem sentido: a de cruzar um continente de gelo pela simples vontade de obter o provável status social que isso traria aos expedicionários, sem nem se preocupar muito com um pretexto lucrativo ou científico para a realização da empreitada. Eu também pensei nisso em certos momentos, mas mesmo assim pessoas como Shackleton me admiram.

Parece que existem pessoas que nascem para a realização de grandes coisas, pessoas que não se satisfazem com a mera rotina do dia a dia e nem com afazeres ordinários, pessoas que sentem agonia em saber que vivem em um mundo tão vasto mas que não poderão conhecer sequer uma fração dele no curto espaço de vida que possuem. E entendo essas pessoas por pensar eu mesmo nessas coisas. E digo mais: pessoas assim, ao meu ver, são a essência do Homo sapiens, pois foi esse tipo mesmo de gente que desbravou todos os rincões do nosso planeta e agora pensam em explorar o que existe fora dele, foi esse tipo de ser humano que fez a espécie prosperar - seja isso bom ou ruim. E qual a razão de toda essa exploração humana? Talvez nenhuma. É apenas a curiosidade inerente da nossa espécie, e o desejo de conhecimento e aventuras.

O que levou Shackleton aos confins do mundo pouco me importa. O que me é admirável é o espírito de aventura que ele possuía e transmitia aos seus companheiro de viagem. Uma vez li uma frase que diz "nasci tarde demais para explorar o mundo e cedo demais para explorar o universo"; talvez Ernest Shackleton teria aproveitado melhor a vida se tivesse nascido nas eras das grandes navegações do passado, ou nas futuras explorações espaciais as quais nem nós mesmos estaremos aqui para assistir. Uma coisa é certa: ele buscou explorar o mundo na época em que lhe coube explorar, e sempre haverá quem se arrisque a provações e sacrifícios pela simples desejo de conhecer lugares onde um ser humano pouco ou nada viu.

A leitura em si é cheia de detalhes o que é ótimo, mas por vezes isso pode deixar o livro um pouco entediante - sendo que até mesmo alguns dias dos próprios náufragos eram tomados pelo tédio do dia a dia no gelo sem poderem fazer nenhum progresso. Mas quem gosta de histórias de aventuras, que nem eu, vai ler esse livro até o fim sem problemas.
Rolf.Silva 27/01/2021minha estante
Uau, concordo com suas reflexões. Ernest Shackleton nasceu com esse espírito, tanto é que os capitães noruegueses lhes renderam vistosa admiração.

O livro é bem detalhista e eu percebi que podemos acompanhar a navegação pelo Google earth através das coordenadas e das observações. Pra quem gosta de geoprocessamento e georreferenciamento como eu esse livro é ótimo hahaha.

Thamaha 17/12/2021minha estante
Vale muito a pena??

Will 03/04/2022minha estante
Acredito que a exploração seja inerente ao ser humano. Em toda nossa história conquistamos e fomos conquistados por outros povos. Isso inclui as terras até então desconhecidas pela humanidade, bem como fazemos hoje no espaço. De acordo com cientistas de hoje, a expedição de Shackleton foi, sem dúvidas, fundamental para mapeamento do clima na região e melhor entendimento do traiçoeiro Mar de Weddell.

Craotchky 30/05/2023

Uma daquelas histórias quase inacreditáveis
"[...] Wild fazia o animal sentar-se na neve, segurava o focinho com a mão esquerda e aproximava o cano de seu revólver da cabeça do cão. A morte era instantânea."

(O que segue baixo é praticamente um grande resumo do livro, feito sobretudo para organização pessoal. Se servir para alguém como estímulo, tanto melhor.)

Em 1914, quando a Primeira Grande Guerra mal se insinuava, o Endurance (navio com apenas 44 metros de comprimento), sob o comando de Sir Ernest Shackleton, partiu em direção à Antártica (saiba o motivo de eu deliberadamente optar pelo termo AntártiCa ao final, na seção CURIOSIDADES) com uma tripulação de 27 homens (um novo membro clandestino se juntaria a eles mais tarde) e mais de 60 cães. O objetivo da expedição era cruzar o continente gelado de um lado ao outro passando pelo Polo Sul. Eis a Expedição Imperial Transatlântica.

Porém, antes mesmo de alcançarem a costa da Antártica, o navio ficou preso pelo gelo no mar de Weddell. Permaneceriam presos ali por 10 meses na esperança que com o degelo o navio pudesse ganhar liberdade para o retorno de todos para casa. No entanto, com o passar do tempo, o navio não resistiu a enorme pressão dos imensos blocos de gelo, cedeu e naufragou. (O Endurance foi encontrado em março de 2022, 107 anos após o naufrágio. Seu estado de preservação é surpreendente).

Após o naufrágio a tripulação ficou como que ilhada sobre uma banquisa de gelo flutuante, à mercê das correntes oceânicas. Sobreviviam dos suprimentos que haviam retirado do navio e de animais caçados por ali, principalmente pinguins e focas. Sobre a banquisa permaneceram aproximadamente quatro meses, enfrentando inúmeros desafios, sobretudo o frio intenso, com as rajadas de vento comuns na região. Tinham três botes que haviam desprendido do Endurance, mas como estavam cercados de gelo, a navegação não era uma possibilidade.

Durante os quatro meses, a deriva da banquisa os levou em direção ao norte até que as condições meteorológicas permitiram uma abertura no mar suficiente para navegação. Empreenderam então a tentativa de chegar à ilha Elephant. Levaram dias a bordo dos três pequenos botes (o maior deles media 6,85m por 1,93m em seu ponto mais largo) para atingir a ilha ("ilha" por falta de termo melhor: é basicamente rocha e gelo, praticamente destituída de vegetação. Pesquise imagens no Google...).

Dali resolvem formar um grupo para tentar chegar à ilha Geórgia do Sul, há 1.300km! de distância, passando pelo estreito de Drake, talvez o pior lugar para se navegar no planeta devido suas condições oceânicas e atmosféricas. O grupo parte em busca de resgate, enquanto os demais ficam na ilha Elephant. O grupo chega na Geórgia do Sul após 17 dias confinados em um bote pequeno, permanentemente molhados, dormindo pouco e muito mal. Demoraram ainda mais de 3 meses para conseguirem resgatar os companheiros que ficaram esperando na ilha Elephant. Em resumo é isso.

Assim, mais uma leitura de expedição chega ao fim. Lógico que esse resumo acima não transmite verdadeiramente as dificuldades quase inacreditáveis que esses homens enfrentaram: viver praticamente com a mesma roupa por quase dois anos; as limitadas opções de dieta; sacrificar mais de 60 cães para reduzir o consumo de suprimentos; acomodações extremamente precárias e insalubres; ausência de recursos medicinais para tratar ferimentos (um deles precisou ser amputado e outro desenvolveu um abscesso que, quando drenado, liberou mais de um litro de líquido); e os óbvios mas inimagináveis desafios meteorológicos como nevasca, frio, períodos de noite perene, ventos fortíssimos constantes... Sem contar as implicações psicológicas, como por exemplo, ficar meses na ilha Elephant esperançando um resgate que nem sabiam se viria, uma vez que as chances do grupo de resgate morrer no mar, em algum ponto dos 1.300km do caminho, eram enormes...

CURIOSIDADES:
• Como foi dito, o lendário Endurance foi encontrado ano passado. Você pode ver imagens do navio na reportagem do Fantástico no link https://g1.globo.com/fantastico/noticia/2022/03/13/cientistas-encontram-navio-endurance-107-anos-depois-de-ter-afundado-na-antartica.ghtml
• Antártica ou Antártida? Ao pesquisar sobre, descobri a origem do termo "Antártica". A palavra parece ter origem grega e significa "anti-ártica". Como o Polo Sul é oposto ao Ártico, isto é, lhe é de certa maneira, contrário, é então anti-ártico. Daí Antártica. (De agora em diante será sempre AntártiCa para mim!)
• Acredite, em 1921, cinco anos após a milagrosa aventura do Endurance, Shackleton embarcou em Londres para mais uma expedição à Antártica.
Juliana-- 30/05/2023minha estante
Interessante!

Craotchky 30/05/2023minha estante

Nath 30/05/2023minha estante
Eu vi essa matéria ano passado sobre a descoberta desse navio naufragado, lembrei de vc quando vi aliás ?
ALIÁS (2), interessante q o naufrágio do Endurance foi SUPER próximo da data do naufrágio do Titanic ?

ALIÁS (3), falando em navio naufragado, vc já assistiu o documentário do James Cameron (diretor do Titanic) chamado Deepsea Challenge? Esse doc ele fez para mostrar a descida dele numa cápsula submarina de alta tecnologia numa das partes mais profundas do oceano nas fossas Marianas, quebrando todos os recordes de maior profundidade já alcança pelo ser humano. Ele até comparou essa experiência dele nessa profundidade absurda do oceano, igual ao ambiente lunar. Se não assistiu esse doc, assista! Acho q tem no YouTube

Craotchky 30/05/2023minha estante
Não lembro se assisti a esse exatamente. Vou me informar

Nath 30/05/2023minha estante

Rosália Salvatore 29/05/2021

Esse livro é um divisor de águas na minha vida, com ele entendi que livros biograficos podem ser excelentes leituras, assim como também pude ter uma boa experiencia com um audiolivros.
Eu aprendi a ter uma grande admiração por cada um dos homens dessa expedição, terem conseguidos se manterem vivos nas situações extremas em que passaram não é para qualquer um, em vários momentos eu me perguntava se eu teria sido forte o suficiente para ter aguentado tudo isso, provavelmente não.

Eu quero parabenizar ao escritor do livro, após os primeiros capítulos que são um pouco chatos por serem cheios de termos desconhecidos a maior parte dos leitores, e todos os preparativos da viagem, mas quando a expedição se inicia o livro se transforma em algo viciante, me envolvi tanto que as vezes até me esquecia que aquelas pessoas sobre a qual eu estava lendo eram reais

Valesi 08/03/2024

Resiliência sobre-humana
Ganhei este livro de presente, e serei sempre grato a quem me deu.
A história do Endurance é talvez o maior caso de perseverança da humanidade - enfrentando condições muito além do termo inóspito, a tripulação de Sir Ernest Shackleton mostrou uma capacidade de sobrevivência incrível, que não tem como deixar de ser inspiradora.
O livro é bem escrito e, apesar de se basear em relatos pessoais de quem esteve lá e diários escritos durante aquele período, usa uma linguagem fácil de acompanhar, empolgante e realmente imersiva - confesso que cheguei a sentir frio e fome enquanto lia.
Alfred Lansing vai direto ao ponto - os preparativos para a viagem e a escolha da tripulação estão lá, mas a história de verdade, que começa quando o navio encalha no gelo eterno da Antártida, chega rápido e daí, meu amigo, você não consegue mais parar de ler.
É um daqueles livros que misturam a vontade de saber logo o fim e o desejo de que nunca acabem, além de te fazer buscar mais informações quando termina de ler.
Não tenho como recomendar mais essa leitura.

Fer 13/10/2021

Como demorei tanto para ler?
Comecei a leitura com um pouco de dificuldade. Afinal, sou totalmente leiga em termos "técnicos" náuticos. Mas no decorrer do texto, a história envolvente e emocionante me prendeu de uma maneira que não conseguia para de ler. Até sonhar com passagens do livro sonhei. Que história fantástica!!

Adilson Souza 29/03/2021

História incrível, superação, determinação e lealdade a seus companheiros e fidelidade a suas promessas de salvação a seus companheiros. Mas...... Todo esse sofrimento não precisava ter acontecido, pois a viagem foi mais para obter um status do que realmente necessária. Mas o enredo e a escrita fazem-nos parecer estar dentro da viagem e sentir a agonia e os sentimentos de todos. Uma leitura ótima a se fazer!

anna v. 24/05/2011

Incrível, fantástico, extraordinário
A graça de um bom livro de não-ficção é que, quando ele é mesmo bom, você se agarra à história como se pudesse houver alguma surpresa no desfecho - quando na verdade você já sabe perfeitamente bem o que vai acontecer, afinal a história é real e conhecida.

Grandes relatos e reportagens sobre eventos extraordinários são um dos meus gêneros favoritos de leitura. Enquanto leio, fico obcecada pelo assunto, falando a respeito com todo mundo, sem parar (Marido sofre...), pesquisando na internet etc. Foi assim com A longa viagem da biblioteca dos reis, da Lilia Schwarcz, sobre a vinda da biblioteca real portuguesa para o Brasil em 1808/9, dando origem ao que hoje é a Biblioteca Nacional. Foi assim com os meus livros favoritos sobre a Segunda Guerra, Stalingrado do Anthony Beevor, e Cinco dias em Londres, do John Lukacs. Foi assim com No coração do mar, de Nathaniel Philbrick, a história real que deu origem a Moby Dick (sobre um baleeiro atacado por uma imensa baleia louca, que foi a pique deixando a tripulação no meio do nada no Pacífico, na década de 1820, em botes salva-vidas).

O último dessa coleção foi o excelente A incrível viagem de Shackleton, de Alfred Lansing, publicado originalmente em 1959. Posso garantir que o subtítulo, A mais extraordinária aventura de todos os tempos, não é exagero. A história é mesmo impressionante, mas Lansing tem o imenso mérito de transformá-la num verdadeiro "page-turner", levando a reportagem ao estado de arte.

Sem medo de spoilers, porque afinal a história é real, a quarta capa do livro nos conta:

"No verão de 1914, Sir Ernest Shackleton parte a bordo do Endurance em direção ao Atlântico Sul. O objetivo de sua expedição era cruzar o continente antártico, passando pelo Polo Sul. Mas, a apenas um dia do ponto de desembarque planejado, o Endurance fica aprisionado num banco de gelo no mar de Weddell e acaba sendo destruído.
Por quase seis meses, Shackleton e sua tripulação sobrevivem em placas de gelo em uma das mais inóspitas regiões do mundo, até que conseguem iniciar sua tentativa de retorno à civilização nos botes salva-vidas.
Através dos diários e entrevistas com alguns membros da tripulação, Alfred Lansing reconstrói as dificuldades que a tripulação do Endurance enfrentou. Em uma narrativa fascinante, Lansing descreve como Shackleton conseguiu que, após quase dois anos do início da viagem, todos retornassem com vida."

Está aí contado o início e o final da história: Shackleton e sua trupe viajam para a Antártica, tudo dá errado, mas no fim todos sobrevivem. Mas entre o início e o final... quanta coisa incrível acontece. E aí entra o talento de narrador de Lansing. A primeira frase já te prende de forma irremediável: "A ordem de abandonar o navio foi dada às cinco da tarde".

O Endurance era um super navio, fabricado especialmente para enfrentar os mares polares, todo reforçado para suportar a pressão do gelo etc. E no entanto, naquele inverno especialmente rigoroso, nada disso foi suficiente. O navio ficou preso no gelo, e aos poucos as imensas placas de gelo passaram a pressionar o casco contra o continente antártico. Foi uma morte lenta, a do Endurance. A tripulação começou a ouvir os estalos, mais e mais frequentes, até que as vigas começaram a abaular.

"O barulho no interior do navio era indescritível. O compartimento meio vazio funcionava como uma gigantesca câmara de ressonância, amplificando cada estalido de tábua e o som de cada viga que se partia. Estavam apenas a poucos metros de distância dos costados do navio e podia ouvir os golpes que o gelo assestava contra o lado externo do casco, tentando abrir caminho à força."

Passaram nove meses entre o dia em que o navio ficou preso e o dia em que efetivamente afundou e foi engolido pelo gelo. A situação era ridiculamente dramática: abandonar o navio no meio do gelo, pegar todas as provisões possíveis, os botes salva-vidas, os trenós e os cachorros que os puxavam. Não tinham rádio nem qualquer espécie de comunicação. Levantaram acampamento numa imensa banquisa de gelo, e lá ficaram durante cinco meses, inclusive durante o inverno, quando não há luz do sol.

Depois de muito tempo, já experts em caçar focas e pinguins para comer, Shackleton e seus 27 subordinados concluíram que era preciso tentar sair dali de alguma forma. E começam uma longa caminhada, pelo gelo e neve, puxando barcos e provisões. Os cachorros foram sacrificados, porque a comida escasseou e não era mais possível alimentá-los.

Havia poucas razões para otimismo. A temperatura permanecia em torno do ponto de congelamento, de modo que durante o dia a superfície das banquisas se transformava num verdadeiro lodaçal. Eram obrigados a andar enfiando as pernas até os joelhos na mistura de água com neve e gelo, e muitas vezes os homens afundavam até a cintura num buraco invisível. Assim, suas roupas estavam permanentemente encharcadas, e seu único consolo era enfiar-se na umidade comparativamente suportável de seus sacos de dormir a cada noite.

Há passagens inacreditáveis, com as banquisas de gelo diminuindo de tamanho, se partindo, as pessoas caindo de repente na água gelada e sendo resgatadas pelos companheiros, e o vento inclemente, que parecia soprar sempre na direção contrária à desejada.

O vento aliás é personagem fundamental dessa história, pois era ele que decidia para que lado iam as placas de gelo onde estavam os 28 desventurados. A certa altura as placas de gelo se tornam impraticáveis, e eles precisam abandonar boa parte da bagagem, embarcar nos três pequenos botes salva-vidas e rumar para a ilha mais próxima.

"O curso que seguiam ficava bem de frente para a direção em que as vagas se deslocavam e em poucos minutos estavam subindo uma montanha de água com uma encosta de quase um quilômetro de comprimento. Quando chegaram ao cume, o vento uivava, soprando a espuma em franjas delgadas e finíssimas. Depois começaram a descer, uma descida lenta mas íngreme, rumo ao vale que os levaria até a próxima onda. O ciclo se repetiu vezes sem conta. (...)
Era como se tivessem emergido subitamente em pleno infinito. Tinham o oceano à sua volta, uma vastidão hostil e deserta."

Em parte por perícia, em parte por sorte, depois de uma viagem de alguns dias num mar impossível, conseguem todos chegar à ilha Elephant, um lugar totalmente inóspito onde nenhum homem jamais havia pisado até então. Lá novamente levantam acampamento, e depois de alguns dias, Shackleton decide partir, no maior dos botes, com outros 5 tripulantes, para tentar chegar à ilha Geórgia do Sul, estação baleeira e último posto onde o Endurance havia atracado antes de sua viagem final. Os outros 22 (incluindo um marinheiro que teve um ataque cardíaco quando desembarcou, e outro cujo pé gangrenou) ficam na ilha Elephant, numa cabana precária, improvisada com os outros dois barquinhos emborcados, comendo carne de foca e bebendo água de degelo. Nesse grupo estão dois médicos, um fotógrafo, um geólogo, um físico e outros marinheiros.

Outros destinos, como o Cabo Horn, na Patagônia, ou as ilhas Malvinas, eram mais próximos da ilha Elephant. Mas o vento, mais uma vez ele, soprava sempre para o leste, e por isso escolheram a Geórgia do Sul como destino. Essa viagem, da ilha Elephant até a Geórgia do Sul, é um drama só. São 16 dias no mar mais inóspito do planeta, enfrentando ventos, nevascas, baleias, e praticamente sem comida.

Quando finalmente conseguem desembarcar em segurança na ilha, estão no lado oposto de onde havia civilização. E aí, por incrível que pareça, Shackleton decide que 3 homens ficarão com o
barco na praia onde desembarcaram, e ele e mais 2 atravessarão a ilha. A pé.

Sei que estou me repetindo e já usei as palavras inacreditável e incrível mais vezes do que seria razoável para um texto só, mas não tem como ser diferente. Basta olhar para a foto abaixo, que mostra a paisagem da Geórgia do Sul.

Agora, como deve ter sido subir e descer essas montanhas de neve, sem equipamento de alpinismo, sem mapa, com comida para um par de dias, sabendo que 28 vidas dependem do seu sucesso na empreitada? A parada é tão sinistra que, nas últimas décadas, muitas equipes tentaram refazer a travessia da Geórgia do Sul, e poucos conseguiram (mas com equipamento, comida, GPS etc.). Um exemplo neste site.

O momento em que finalmente chegam à pequena estação baleeira é arrepiante. Três homens imundos e barbados vão bater à porta do chefe da estação.

"Quando viu os três homens, deu um passo atrás e uma expressão de incredulidade tomou seu rosto. Passou um longo momento chocado e calado, antes de conseguir falar.
-- Mas quem diabos são vocês? -- disse afinal.
O homem do centro deu um passo à frente.
-- Meu nome é Shackleton -- respondeu em voz baixa.
Novamente fez-se silêncio. Há quem diga que Sorlle virou o rosto e chorou."

Ninguém podia acreditar naquilo. Fazia um ano e meio que o Endurance tinha zarpado dali para sua expedição antártica -- e desde então ninguém nunca mais tinha ouvido falar deles.

"Quatro veteranos comandantes noruegueses, de cabelos brancos, se adiantaram. Seu porta-voz, falando norueguês, traduzido por Sorlle, disse que navegavam pelo Atlântico havia 40 anos e que queriam apertar as mãos dos homens que conseguiram trazer um barco aberto de 22 pés da ilha Elephant até a Geórgia do Sul, através da passagem de Drake.
Depois, todos os homens que se encontravam na sala se levantaram, e os quatro velhos comandantes apertaram as mãos de Shackleton, Worsley e Crean, cumprimentando-os pelo que haviam feito."

Mas calma, o perrengue ainda não acabou. Shackleton consegue rapidamente um rebocador para dar a volta à ilha e pegar os 3 companheiros que haviam ficado no lado não habitado da Geórgia do Sul. O problema era voltar para pegar os 22 que ficaram na ilha Elephant. Foram mais de três meses tentando chegar lá, mas o banco de gelo que cercava a ilha parecia determinado a não deixar ninguém passar. Um desesperado Shackleton implorava aos governos do Chile e do Uruguai navios maiores que pudessem vencer o gelo, mas a cada tentativa as embarcações voltavam avariadas. Finalmente em 30 de agosto de 1916, quatro meses depois que Shackleton partiu da ilha Elephant em busca de ajuda, os náufragos -- que até então não sabiam sequer se Shackleton tinha sobrevivido ao primeiro dia no mar -- foram resgatados.

A história da expedição malograda de Shackleton é bastante conhecida. Parece que o Amir Klink é um dos que falam muito dele em seus livros, que eu desgraçadamente nunca li. Mais do que um bom homem do mar, Shackleton é considerado um exemplo de liderança, por ter conseguido manter elevado o moral dos tripulantes do Endurance durante muito tempo. De fato, pelos diários que servem de fonte a este livro, as pessoas demoraram muito, mas muito mesmo, para se dar conta de que estavam numa situação absolutamente desfavorável. Que sua chance de sobrevivência era irrisória. Tudo isso graças à impressão de tranquilidade e normalidade que o Shackleton passava a todos.

A incrível viagem de Shackleton é um livraço de aventura. Só lamento que a edição brasileira não traga as fotos da expedição, que, pasmem, foram preservadas. Mas elas podem ser vistas neste site, por exemplo. O fotógrafo e membro da expedição era Frank Hurley.

Sandra C. 24/08/2011minha estante
Achei a sua resenha sensacional! Não vejo a hora de ler este livro. Tb gostei mto das dicas de livros não-ficção no segundo parágrafo! =) Abraços

Caetano 20/11/2011minha estante
Acabei de ler Stalingrado e este vai ser meu próximo livro. Se for tão bom quanto a resenha vai valer a pena!

ramonsegundo 31/05/2012minha estante
Anna, qual a Amyr, comece lendo 100 dias sobre o céu e o mar. Você vai adorar. Dá vontade de ler do início ao fim, sem parar.
Quanto a este livro (de shackleton), estou quase no final, e é realmente fantastico!

Sheila 09/12/2014minha estante
Adorei sua resenha!! Estava em dúvida qual dos livros sobre Shackleton ler e depois dela, esse será o meu escolhido, pelo menos como primeiro sobre a história!

Helio 12/08/2018minha estante
Incrível história! Incrível aventura! Grandes lições de vida e caráter! Um dos melhores livros que já li. Já presenteei 2 amigos com este livro que relata uma incrível história.

Bianca.Herr 30/01/2022

Incrível
Com certeza um dos livros mais incríveis que já li na vida. Uma mistura de angústia pungente com a alegria das coisas mais insignificantes, porém preciosas.
Um mergulho profundo nas altas latitudes medidas no sextante, na escassez de tudo, mas na abundância de liderança de um bom mestre.
Banquisas de gelo, pinguins, trenós, gordura de foca, bolinhos de pemmican e muita - muita mesmo - esperança.
Poderia descrever A Incrível Viagem de Shackleton como o pico de ansiedade, a tensão última antes do alívio, da morte, do gozo. A chegada no cume para deparar-se com um precipício, mas voltando as costas para o vento de popa e deixando-se levar às cegas junto ao desconhecido.
Barbudos, sujos e exaustos:
- Vocês estão bem?
- Todos bem - responderam.

Mizael 06/06/2020

Uma Viagem de superação
O feito da expedição imperial transatlântica e desses que ficam para a história, e senão bastasse Alfred Lansing descreveu cada detalhe de forma envolvente e interessantíssima mesmo quando tudo que os homens tinha que fazer era esperar.
Recomendo a todos que gostam de aventuras e que mostram que o ser humano mesmo quando parece que não existe mais esperança se continuar trabalhando e insistindo pode obter resultados incríveis.

Yvan 25/09/2022

Verdadeira aventura
Incrível como esses homens conseguiram tamanha proeza. Parte final foi bem instigante, verdadeira aventura.

O lado negativo do livro foi os termos técnicos de navegação e afins que deixou a leitura mais pesada.

Daniel Lucca 19/05/2021

Realmente incrível
A história de Shackleton é impressionante a todo momento você tem a certeza de que não é possível sobreviver as circunstâncias em que se encontram... Uma verdadeira história de companheirismo, amizade, confiança e liderança... Shackleton, Worsley, McCarthy, Crean e todos os outros homens merecem todo o respeito aos entusiastas de trilhas, escaladas ou qualquer outro tipo de aventura outdoor.

"Fiquei no convés para ver a ilha Elephant desaparecendo na distância... Eu ainda podia ver o meu casaco sendo batido pelo vento no alto das pedras - e ele vai ficar batendo por lá, para espanto das gaivotas e dos pinguins, até que um dos nossos [vendavais] familiares o reduza a frangalhos."

isadora.borsato 02/05/2022

Viagem extraordinária para o leitor, mas certamente foi de terror indescritível para os tripulantes daquela expedição.
Comandados pelo grande Shackleton - e não é título demasiado para o homem que convenceu os outros de atravessar a Antártica a pé - tinha a ambição de explorar o continente gelado, de ponta a ponta. Contudo, seus planos acabaram sendo frustrados pelos vastos percalços que surgiram e que o forçaram a mudança de seu objetivo principal, substituindo por uma meta mais urgente: a sobrevivência.
Diante de tantos infortúnios, aqueles homens conseguiram perseverar sob a liderança firme e clara de Shackleton, a qual, inegavelmente, foi essencial para mantença da sanidade de todos aqueles que ficaram presos no gelo por meses, em situações precárias.
Shackleton foi um verdadeiro líder, cuja confiança e lealdade eram indubitáveis, fato afirmado, inclusive, por seus próprios homens que lhe confiaram a vida.
Uma história que parece fantasia e que, em situações normais, diriam que é impossível, mas há indivíduos no mundo que são capazes de fazer o inimaginável e, melhor ainda, conseguem compelir que outros também executem tal façanha, sendo Sir Ernest Shackleton um desses indivíduos.
02/05/2022minha estante
Tenho esse livro faz anos e ainda não li ele... Preciso começar urgente pelo jeito ?

isadora.borsato 02/05/2022minha estante
Simm, vale a pena, até chorei no final ahaah