Adeus, Por Enquanto

Adeus, Por Enquanto Laurie Frankel

Resenhas - Adeus, por enquanto

Keven_Willian_0 10/03/2023

Longo, curioso e triste
Quanto a forma de escrita, podemos dizer que é um livro grande (400+ paginas) disfarçado, pois, devido à forma com que a autora dispõe as falas, o espaço nas páginas é melhor aproveitado. Caso fosse estruturado no formato convencional, o livro teria bem mais páginas.

Com relação à história, eu fiquei satisfeito. Ela desenvolveu bem o relacionamento entre os protagonistas. Ele atingiu estágios de intimidade muito rápido, mas isso é explicado dentro da obra.

Mercia50 13/08/2022

Adeus
Confesso que não li nada sobre o livro antes de lê-lo, nem mesmo a contracapa, esperava achar uma história sobrenatural, mas achei uma discussão extremamente relevante sobre o mundo tecnológico.
Eu sou engenheira de software, então talvez esse seja o motivo de eu ter me incomodado com alguns estereótipos e algumas colocações, o livro toca em um assunto extremamente importante nos dias de hoje e senti falta de algo mais explorado nesse sentido.
Ele tem partes bem paradas e demora um pouco a engatar e acho que ele poderia ter sido melhor explorado, mas fora isso, é um bom livro pra começar a refletir sobre a tecnologia e as relações humanas.

Elisabete.Costa 10/04/2022

Um livro interessante, com uma leitura leve e agradável.
Mostra-nos a necessidade de em todos os momentos estarmos e sermos presentes para com quem vivemos e nos rodeia. A morte como tema de separação e o "elogio" da IA para o estabelecimento ou manutenção de relações.

BananaBook 16/01/2021

Poderia ser menor
O livro demora muito em acontecimentos que poderiam ser mais rápidos e tudo acontece realmente à partir da página 200, é ali que mora o plot e depois tudo começa a correr. O final é uma maratona que poderia ser muito melhor representada. Ainda assim nem muitas pensamentos lindos sobre a morte e o luto.

Mizoca 30/12/2020

É um romance, mas não é um romance.
Eu tinha esse livro fazia anos na minha estante e só agora tomei vergonha na cara pra ler. Comprei ele pela capa (linda demais, inclusive) e quando vi a avaliação aqui no skoob, isso meio que me abalou (pois poxa, 3.7... em um livro que promete tanto). Deixei todas esses números de lado e iniciei a leitura.
No aspecto de escrita, foi um pouco difícil me conectar a história, achei ela bastante... chata? pesada? adulta? acho que "adulta" seria o mais apropriado. Não no sentido erótico, claro, mas no sentido de amadurecimento.
Esse livro não é pra qualquer um, não é um livro qualquer sobre romance clichê. É sobre um romance/amor maduro. Não tem joguinhos, mentiras, enganação, drama (um pouquinho, vai). É o amor mais bem construído, posso dizer que é o qual chega mais próximo da realidade.
Apesar de ter esse romance mais maduro e compreensivo o livro tem seu foco na morte e no seu respectivo luto.
Entendo porque a avaliação aqui no skoob não é uma das melhores, pois é porque a leitura não é gostosa e tão pouco divertida (apesar de eu ter soltado alguns sorrisos em determinados momentos) mas a leitura é triste, amarga, cruel.
Ela mexe com você no ponto mais difícil (caso você perdeu alguém) que é o luto. A saudade de alguém que se foi. A dor que ficou e as lembranças que você nunca vai esquecer.
O livro pode ser um pouco chato de se ler, pode ser cansativo, mas o final é gratificante. Eu só choro com finais muito bons e nesse livro, eu chorei bastante.

Carolina165 13/10/2020

Triste mas bonito
Sam é engenheiro de software e trabalha para uma empresa especializada em namoro online. Até que um dia ele desenvolve o software perfeito capaz de literalmente juntar as pessoas com sua alma gêmea. Mas o que gera lucro para a empresa é as pessoas acreditarem que vão encontrar o amor da sua vida mas sem encontrá-lo de fato. E o software perfeito de Sam passa então a causar prejuízo para a empresa, o que o leva a ser demitido. Mas isso não é tão ruim, pois graças à sua invenção ele mesmo encontra o amor de sua vida: Meredith.
Sam passa a ser autônomo e desenvolve um software capaz de gerar "projeções" de pessoas que morreram. Baseadas nas conversas que essas pessoas tinham quando vivos, seja por vídeo, email, etc. as projeções sabem exatamente o que a pessoa falaria caso estivesse viva. E assim seus entes queridos podem acessar essas projeções e conversar com elas sempre que quiserem. A princípio Sam desenvolve essa tecnologia para ajudar Meredith que não consegue superar a morte da avó, mas com o tempo o negócio alavanca e se torna o meio de sustento de Sam, Meredith e Dash (primo de Meredith).
O que Sam não esperava é que de repente ele mesmo precisaria se tornar usuário de sua própria invenção.

Pontos negativos:
O livro não é alto astral, 90% dele é sobre morte.
A narrativa é lenta, sendo maçante em alguns momentos.

Pontos positivos:
O relacionamento de Sam e Meredith é lindo de se ver, é sublime, cheio de companheirismo e aconchego.

É uma leitura que vale a pena, mas não é para qualquer gosto.

Shirlei 11/09/2020

Imagine se vc pudesse falar com um.ente querido que se foi? Um amigo, pai,mãe, avó, marido, qq um que vc ama e faleceu. Vc gostaria disso?
Essa e a proposta do livro, uma história onde criam um aplicativo onde pode falar com que já morreu usando as msgs trocadas durante a vida.
É fofo, é triste, eu até chorei em umas partes,mas recomendo a leitura!

Sabrina 30/08/2020

Dramático
A história é um pouco triste, afinal a morte é sempre um tema complicado. Sam é um nerd da T.I. que vai fazer você questionar os limites entre a vida e a morte.

Andrea 22/08/2020

Bom, minha meta pra 2020 era classificar e resenhar e todos (os muitos!) livros que pretendia ler durante o ano, mas aí veio o CORONA VAIRUS (!!!) e 2020 virou um ano mucho loco, que ninguém sabe o que fazer, como se comportar e bem, eu meio que surtei também. ¯\_(:/)_/¯ Passei por várias crises literárias, não lia nada, ou lia um livro todo em um dia; gostava, mas depois pensava bem e não gostava mais... Quem conseguiu ficar bem da cabeça nesses últimos meses, não é mesmo?

Mas bem, a questão é: eu li algumas coisas, abandonei outras XD, e resolvi que vou voltar a resenhar tudo pra deixar registrado minhas impressões. O certo seria fazer isso assim que terminava a leitura, mas como uma boa pessoa enrolada que já era antes do CAOS DE 2020, isso vai acontecer quando me der na veneta mesmo (o que no caso, foi agora). Vou aproveitar os históricos de leitura, até porque o app do Skoob só mostra histórico quando o livro está marcado como “lendo”.

Pois bem, comecei esse livro aqui em maio de 2019. Estava totalmente animada porque queria lê-lo há bastante tempo e colocava fé demais na leitura. Mas aí, uns 10 dias depois, eu desisti porque né, 2019 estava pesado (hahaha, santa inocência =/). O Brasil já vinha me tomando a vontade de ler desde então. :(

Então, eis que em fevereiro desse ano, eu decido (sei lá porque), tentar lê-lo novamente. (E dessa vez, foi! Mas só porque li antes do corona.) Acabei relendo o início porque mesmo tenho lido umas 50 páginas, nem lembrava.

De acordo com o que já tinha lido e com o subtítulo do livro, as reviews na contra-capa e o que lembrava da sinopse, SABIA que ia dar merda, mas né, a gente insiste. Daí, fiz muitos históricos de leitura porque surtei demais enquanto lia.

Como estudante e trabalhadora da área de TI (não tanto por gosto, em ambos os casos ¯\_(:/)_/¯), eu ainda fico horrorizada com a evolução da tecnologia (as deepfakes não me deixam mentir) e isso é só o começo. Não lembrava muito da sinopse e não quis lê-la de novo pra não perder o elemento surpresa, mas eu já esperava merda, não tinha como não dar (e tem uns leves spoilers sobre isso no meio da narrativa mesmo). Sem contar que o plot desse livro lembra demais MINOR SPOILER aqueleepisódiodeBackMirroroBeRightBack FIM DO MINOR SPOILER.

Fiquei muito angustiada durante a leitura, lá pela metade eu já tava: HAHAHAHA PUTA MERDA PUTA MERDA! Acho que até fiquei um pouco histérica. Quando terminei, não sabia o que pensar, o que sentir, só olhar pro teclado... (Nunca perco a oportunidade de usar esse meme. XD)

Eu dei uma surtadinha porque tipo, eu sabia que ia acontecer merda, eu vinha dizendo isso pra mim desde o começo da leitura, mas sei lá... A coisa nem aconteceu, mas estava na cara que ia; só que não acontece e a gente pensa, “ufa, ainda bem, foi só um pressentimento errado” E ENTÃO ACONTECE!! Não soube lidar com isso. Tanto que eu parei a leitura no meio de uma frase no meio de um parágrafo. Eu simplesmente parei de ler, guardei o livro e trouxe pra casa.

Mas, o melhor de tudo, é que o livro, pelo menos pra mim, trouxe à tona novamente a questão do “O QUE FAZ CADA UM SER CADA UM”? Não sei vocês, mas eu costumo pensar nisso e aí lembro do paradoxo do navio do Teseu (tive que pesquisar essa para saber o nome certinho): se o navio de Teseu trocar de peças ao longo de uma viagem, ainda será o mesmo? Uma projeção, como a do livro, é a pessoa? Uma extensão dela? Apenas um fragmento? Um robô com as minhas memória, continua sendo eu? Cirurgia de cérebros, quando forem possíveis, geram uma outra pessoa ou elas continuam as mesmas?? Tantas questões, tantas implicações que a minha mente mediana não consegue raciocinar...

Mas voltando ao livro, é uma história um pouco triste, mas que traz uma mensagem muito positiva, de crescimento, superação e né gente, todos vamos passar por isso, dos dois lados, só não sei se gostaria de ter disponível a tecnologia mostrada. Sei lá, me preocupa isso.

[Período de leitura aproximado: 20 a 22/02/2020]
Bruna 23/08/2020minha estante
Resenha maravilhosa. As always. Quero ler (ter) esse livro! E a culpa é sua.
Diário de uma quarentena.
Querido diário,
Preciso fazer algo da minha vida além de gastar meu pobre dinheiro com livros e álcool gel.
Querido diário,
Descobri que álcool spray é maravilhoso. Existem tantos livros bons, vamos aproveitar enquanto eles não são taxados, não é mesmo?

Andrea 23/08/2020minha estante
HAHAHA, meu deus, esse diário. XD

Eu tenho o livro, só não te mando porque, como já peguei de troca, ele tá velhinho. =/

Bruna 23/08/2020minha estante
Amiga, melhor. Pra vc me mandar teria que ir aos correios, e vamos evitar esse tipo de coisa =)

@paulaademello 27/03/2020

Simplesmente a melhor leitura da minha vida!
Do começo, ao fim. Eu senti absolutamente todas as palavras. Fui impactada por todas as situações. Eu me desmanchei e me reconstrui em cima de um livro. Nenhuma experiência literária foi tão profunda.

Ruh Dias (Perplexidade e Silêncio) 26/11/2019

Sugestão de leitura
Laurie Frankel faz parte de uma instituição chamada Seattle7Writers, que é um grupo de escritores que se reúnem para levantar doações, criar bibliotecas em abrigos comunitários, prisões e orfanatos.

"Adeus, por Enquanto", publicado em 2012, tem como protagonista o engenheiro de software Sam Elling. Ele trabalha desenvolvendo um aplicativo de encontros e cria um algoritmo que consegue fazer com que as pessoas, de fato, encontrem suas almas gêmeas. Através de seu próprio aplicativo, Sam conhece o amor de sua vida, uma colega de trabalho chamada Meredith, mas também é demitido quando a empresa começa a perder clientes.

Quando a avó de Meredith, Livvie, morre repentinamente, Sam usa seu amplo tempo livre como desempregado para criar um programa de computador que permitirá a Meredith ter uma última conversa com a avó. Garimpando toda a correspondência digital entre Livvie e Meredith (e-mail, Facebook, Skype, Twitter), Sam constrói uma simulação em computador de Livvie que pode responder a e-mails ou bate-papos por vídeo, como se ainda estivesse viva. Não é nada sobrenatural, é pura ciência da computação.

Assim, nasce a empresa RePose, com a ajuda de Dash, primo de Meredith (uma personagem incrível que deveria ter sido melhor explorada). Quando esta empresa aparece na trama, fica claro que Frankel está tentando mostrar ao leitor a abrangência da idéia de Sam, a partir dos mais variados clientes, histórias de morte e formas de elaborar o luto. Sam fica surpreso ao presenciar as mais diversas combinações em sua empresa, refletindo os sentimentos do leitor.

O fato do livro basear-se em uma tecnologia possível e lógica foi algo que me deixou bastante interessada na leitura. A trama quase pode ser qualificada como ficção científica, mas o que me mais me agradou foi o caráter de ficção especulativa que Frankel propõe. Ao longo de todo o livro, ela traz as consequências e os desdobramentos desta tecnologia inventada por Sam, não apenas no nível particular (Meredith), mas também na sociedade como um todo e na simbologia do luto.

O relacionamento entre Sam e Meredith foi muito bem escrito e é possível sentir a química que existe entre eles. Frankel conseguiu fazer com que o relacionamento deles parecesse real, mesmo em meio aos absurdos em que eles estão expostos. Os diálogos entre eles são deliciosos de se ler. Tanto Meredith quanto Sam são muito carismáticos e parecem verdadeiros, autênticos. E esta construção fez toda a diferença quando o enredo encontra o ápice de sua tragédia.

Mas, para mim, foi muito difícil terminar a leitura. Achei o livro muito triste, MUITO, num nível que me deixava angustiada por dias e dias, e eu evitava continuar lendo. Demorei mais do que o normal para chegar ao fim da leitura. Frankel descreve a morte e o luto em um nível de detalhes e de sinceridade que eu nunca tinha visto antes e isso me incomodou, pois me colocou em contato com pensamentos que eu não queria identificar e com sentimentos que eu não sabia lidar. Não quero dar spoilers mas, a parte do meio para o final acabou comigo, e fiquei tão arrasada quanto Sam.
Por causa disso, quase decidi sequer resenhar este livro. Mas os dias foram passando, deixei a mensagem principal de Frankel assentar um pouco dentro de mim e percebi que "Adeus, por Enquanto" é um livro muito marcante. As reflexões que ele traz ficaram na minha cabeça, apesar da enorme tristeza.
Por isso, é uma leitura que recomendo.

site: https://perplexidadesilencio.blogspot.com/2019/11/sugestao-de-leitura-adeus-por-enquanto.html

Luiz Fernando 02/04/2017

Sobre "Adeus, por enquanto"
Sam é um programador de mão cheia que depois de criar um algorítimo se apaixona por Meredith uma colega de escritório. Logo que Livvie avó de Meredith morre Sam na tentativa de cessar a saudade e a dor da perda da sua namorada pela avó cria um algorítimo, um programa capaz de projetar a imagem da avó falecida; isso é possível depois
que Sam tem acesso à emails e vídeos trocados por elas ao longo de suas vidas. O primo de Meredith, Dash acha o programa genial e logo propõem que Sam e Meredith lancem o programa no mercado o que os rende muitos usuários que querem viver a experiência de rever os entes falecidos graças a ciência da computação. Apesar do software gerar certa paz de espírito aos usuários dos entes queridos falecidos também trás discussões por parte da imprensa e dá igreja que acredita que o programa desenvolvido por Sam é um desrespeito aos mortos. Logo o programador vai virar refém do seu próprio software.

Nanda 08/04/2016

Quando você ama alguém, você quer que esta pessoa esteja sempre ao seu lado. Porém, a vida acontece e com ela a morte. É assim que Meredith se sente quando sua avó falece. Seu namorado Sam desenvolve um software para que ela possa superar, onde ela consegue conversar com a avó por meio de e-mails e chamadas no Skype. Mas o destino às vezes prega peças e Sam precisa se tornar um usuário do próprio programa.

Faz muito tempo que li esse livro e recentemente peguei para ler de novo. Lembro que quando comecei muitos disseram que eu ia chorar. E chorei, muito. Adeus, por enquanto não é uma história que segue os padrões convencionais. Cada página era uma surpresa para mim e foi um tanto doloroso acompanhar a história de Sam e Meredith.

A história tem um quê bem nerd, com todas as programações e softwares. Mas o foco mesmo é a dificuldade que todos nós temos de dizer adeus. É difícil se despedir de alguém que esteve ao seu lado desde que nasceu, como foi com Meredith. E é igualmente difícil quando se trata de alguém com quem você construiu uma vida, como foi com Sam. Porque, afinal, quem gosta de despedidas?

Sejam elas longas ou um breve até logo, dependendo da profundidade da relação é duro, é dolorido e é difícil de superar. E isso que me deixou apaixonada pela história. As pessoas que passaram a utilizar o programa da RePose queriam muito superar ou apenas pedir desculpas por não estarem presentes quando o outro precisou. E ainda manter viva a lembrança de quem é especial para nós. O medo de esquecer coisas que podem parecer insignificantes é enorme.

A narrativa é bem poética, com a inserção de cartas e e-mails trocados pelo casal. Sem contar a quantidade infinita de quotes maravilhosos que ela proporciona. Ela ensina sobre o tempo e como devemos fazer com que cada milésimo de segundo valha a pena. Porque quando nos dermos conta, ele já passou e talvez tenhamos perdido a oportunidade de fazer algo memorável.

Apesar da morte estar presente no livro, ele também fala muito sobre a vida. E como nós tendemos a esquecer da vida real, ficando apenas no mundo online. Fica clara essa dependência da tecnologia e como a vida passa por nós e muitas vezes não percebemos. É uma crítica ao mundo moderno e o que ele fez com as pessoas. Ao mesmo tempo é uma reflexão.

Adeus, por enquanto é uma história preciosa, sobre como o amor pode vencer barreiras e como nós temos que superar, não importe quando ou como. É um livro que vai fazer você chorar, isso é fato, mas é uma história linda.

site: http://www.entrelinhascasuais.com/2015/05/resenha-adeus-por-enquanto-laurie.html

Anderson 22/03/2016

Desde que li a sinopse desse livro algo me interessou, a abordagem da perda do seu grande amor ( que apesar de ser um tema batido, rende histórias maravilhosas). Apesar de uma premissa incrível, "Adeus por enquanto" decepciona. Para começar esse livro não é sobre um casal como tudo indica, esse livro fala sobre RePose, um serviço virtual criado pelo protagonistas para pessoas de luto se comunicarem com seus entes queridos falecidos através de projeções. Quando comecei "Adeus, por enquanto" criei a expectativa (baseado no título e na sinopse) de que a autora desenvolveria uma grande história de amor e o quão foi decepcionante o casal desse livro: totalmente sem graça. Se você espera um romance envolvente e/ou água com açúcar: esse não é o seu livro. O casal protagonista não funciona e em nenhum momento conseguiram me cativar . A verdade é que os protagonistas são pequenos diante dos destaques do livro: os coadjuvantes. Eles salvam o enredo e conseguem manter o mínimo interesse pra você querer continuar (ou pelo menos não desistir). A narrativa é boa, fluida na maioria das vezes, o que se torna outro ponto positivo.
O final é satisfatório, mas assim como tudo nesse livro, não marca e fica na mesmice.
Quando acabei esse livro fiquei a sensação de que perdi um pouco de tempo, já que em nada me acrescentou (e nem tão divertido foi).
E foi com a sensação de alívio que eu me despedi de "Adeus, por enquanto " com satisfação
Jade 10/01/2017minha estante
Comecei ler hj, mas gostei da sua sinceridade na resenha! Quando eu terminar venho comentar oq achei