A mulher que escreveu a Bíblia

A mulher que escreveu a Bíblia Moacyr Scliar

Resenhas - A Mulher que Escreveu a Bíblia

Lucas1429 16/05/2021

Uma longa introdução para um curto - mas excelente - livro
O livro possui duas introduções. A primeira um relato de nosso tempo que já te diz de maneira sutil tudo o que acontecerá no restante do livro. A segunda ocorre já na história propriamente dita. Páginas e mais páginas até que a personagem se aproxime de escrever a Bíblia propriamente dita. Essa segunda introdução não é exatamente ruim, mas é tão inferior ao restante do livro que no final da leitura faz você se perguntar porque ela está ali.
O livro, porém, é excelente. Choca um pouco pela centralidade do sexo e a maneira explícita como ele aparece no texto, mas isso talvez diga mais sobre os leitores do que sobre o autor. Quer dizer, sexo não é mesmo uma parte relevante da vida? Na minha humilde opinião, um pouco mais de sutileza nesse ponto ajudaria a prosa a se focar no que é realmente o ponto forte do livro: o humor. O livro brinca com muito com o judaísmo no qual o autor cresceu e com o cristianismo por tabela. É sem dúvida o ponto forte do livro, instiga muita reflexão sobre o próprio ser humano, sobre a história do Ocidente e sobre as duas religiões.

Teru 14/05/2021

Que cabeça criativa
Pra conseguir desenvolver uma história assim acho que o autor precisa:
1) ter sido cristão, ou ser cristão católico e ler as histórias da Bíblia (?)
2) ter muita criatividade mesmo
Em últimas palavras, me surpreendeu a vibe Rèsistence do romance (talvez por não estar familiarizado com autor, my bad).
Recomendo pra abrir a cabeça pra novas histórias. ?

Carol 25/04/2021

Uma narrativa extremamente interessante, um psicólogo consegue regredir a vidas passadas e é procurado por uma mulher que foi no passado uma das esposas de salomão, a mais feia porém a mais inteligente.
Foi incumbida de escrever um livro contando sobre os feitos daquela época e principalmente sobre o trabalho do Rei Salomão.
O livro é dotado de contexto histórico e muito bom humor.

Tayná 16/04/2021

Minha expectativa com relação a esse livro não foi satisfeita. Vi resenhas com vários elogios à obra, mas não me conquistou tanto assim. Alguns trechos foram sim divertidos, mas num cenário geral achei a narrativa um tanto enrolada, a leitura pra mim demorou engatar e o final me passou a sensação de que faltou algo, um desfecho mais interessante.

Sophia1534 11/04/2021

Por que Deus e não Deusa?
Escrita deliciosa, sagaz, um fluxo de ideias ininterruptas, uma mais inteligente que a outra. Uma história divertida, feminina e sarcástica. Perfeita para um fim de semana.

Lívia Berci 02/04/2021

Divertido e instigante
Uma mistura de um humor ácido com uma destreza em contar histórias. Scliar foi brilhante na construção da narrativa. Quem ama a Bíblia precisará ler o livro desprendido de julgamentos, caso contrário irá mais passar raiva do que se divertir. Achei um livro super leve e com muita fluidez e me instigou a querer ler mais coisas dele.
Agora importante dizer que o livro deveria ter censura para maiores de 18 anos hehehe. Moacyr Scliar não foi nada contido no uso de palavras e expressões e detalhes em cenas mais ?calientes?.

Emerson Souza 31/03/2021

Me surpreendeu!
No primeiro momento o que me atraiu para esse livro foi a sua premissa. Achei que ia encontrar uma sátira, sarcástica, mas acabei encontrando mais que isso. Tem uma certa alma, não é só piada. A protagonista é muito engraçada, mas ela tem muitas camadas a mais.
Uma grata surpresa.

Dani Pontes 20/03/2021

Uma ode à feiura
Uma mulher a frente do seu tempo mas tudo q ela queria era dar umazinha...
Divertido e inspirado e uma delicia de ler!!

Luiza.Andrade 14/03/2021

A feia
Uma mulher descobre na terapia de vidas passadas, que foi uma das 700 esposas de Salomão. A mais rejeitada fisicamente por ser feia, mas também a mais apreciada intelectualmente por saber ler e escrever. Recebe uma missão especial de Salomão, escrever um livro, contando a história da humanidade, que ela desenvolve com maestria e uma linguagem que vai do teológico ao erótico.

romulorocha 04/03/2021

A mulher que escreveu a biblia, de Moacyr Scliar- Nota 9/10
Li este livro junto com @andressazap é preciso dizer, antes de mais nada, que esse é um livro muito interessante para ler em conjunto, você dá muitas risadas. Não é para menos que com este romance, Scliar venceu o prêmio Jabuti de 2000.
Em A mulher que escreveu a Bíblia, somos apresentados de início a um ?terapeuta de vidas passadas? que, dentre muitas de suas experiências icônicas com seus pacientes, é surpreendido com um livro/relato de uma mulher que se diz ajudada por ele a conhecer sua verdadeira história. Esta mulher, sem um nome específico, rememora sua vida nos tempos de Salomão, sendo filha de um patriarca e sofrendo a rejeição por sua aparência. Por um lance do ?destino?, ela acaba sendo escolhida para o harém do rei. Neste lugar, ao invés de deixar-se abater pelo infortúnio de sua beleza, será sua inteligência e capacidade de lutar pelo que acredita que fará sua jornada surpreendente.
A leitura é super fluida e contagiante. Meu único receio foi sobre a linguagem. Talvez deveria ter uma classificação para ?maiores de 18?, rsrs. Por outro lado, achei super criativa a forma como o autor construiu uma narrativa interessante, animada e descontraída com uma história já existente e conhecida. Eu super indico a leitura, com a ressalva para estar preparado para uma linguagem ?adulta? em muitos momentos.

Analu 01/03/2021

Divertido e interessante.
Desde o início me prendeu a atenção pela escrita leve, tão fácil de concentrar e principalmente autêntica e engraçada. O livro é pequeno e de leitura rápida. A trama histórica é uma das mais criativas que já li. É narrado em primeira pessoa e a personagem é uma das 700 esposas do Rei Salomão - a mais feia e, no entanto, a única que sabia ler - atributo bastante raro e exótico para a época. Com esse enredo, a narradora - traumatizada pela feiura, trás de forma bastante engraçada e natural situações cotidianas com seu marido e as demais esposas. Muito bom! Recomendo!!

Silvio 20/02/2021

Há zilhões de livros por aí, porém nem tantos originais. Muitos são cópias uns dos outros, bases para outros ainda; alguns são misturas de outros e assim por diante. Este me pareceu ser bem original, nunca li nada semelhante.
O autor mexe com vários segmentos da sociedade, tais como amor, amizade, preconceito, falso moralismo. A sociedade valoriza a beleza física feminina, não a cultura, a inteligência e outras qualidades tais. A protagonista - feia em demasia, coitada!!, embora soubesse ler e escrever, coisa muito rara na época e impossível às mulheres, era desprezada por todos, inclusive por outra mulheres. Tão feia que fez o grande, poderoso e sábio rei broxar (nesse momento "quamurridirri".
Ela até tenta implantar a "democracia petista" (ou seria comunismo?) sexual; as mulheres do rei deveriam ter direito a número mínimo de fodas; as que não atingissem tal número teriam direito a um cruzeiro pelo Caribe ... ahahahahah....Chegou a pensar que, talvez, o rei fosse montar um harém em um paraíso fiscal... putz....ahahahahah...

Moacyr Scliar faz uma crítica/sátira à Bíblia, mais especificamente ao Velho Testamento e ao grande e sábio Rei Salomão. Se um fanático religioso ler esse livro, irá até o túmulo do autor para "rematá-lo".
Ótimo livro, recomendo, mas não para religiosos fanáticos.

Cris.Aguiar 20/02/2021

Bom livro
Título murcho não é mesmo?
Essa foi minha sensação com o livro, mas a culpa é minha.
Li muitos comentários a respeito do livro, e muitos diziam que era hilário, engraçado, sensacional. E embora seja uma história muito bem contada, não chega a ser tanto assim. Salvo se você acha graça apenas por uma personagem da época de Salomão usar expressões da periferia do século XXI.

O livro foi bem elaborado, e a história é legal. Um pouco feminista, um pouco politicamente discutível, o que torna partes do livro bem sínicas e algumas irônicas e eu curto isso, e claro, uma ótima demonstração de conhecimento histórico cristão.

Não ganhou o livro do mês, mas ainda é bem legal de se ler. É uma leitura rápida, descomplicada e perfeita para aquele sábado sem nada para fazer.

"Por que precisavas te meter a besta? Já não bastava tua feiura, tinhas de bancar a inteligente?"

Recomendo a aquisição por sua conta e risco ;)