A insustentável leveza do ser

A insustentável leveza do ser Milan Kundera

Resenhas - A Insustentável Leveza do Ser

Marcela.Abtibol 16/03/2024

Embora eu tenha demorado um pouco mais que o habitual nessa leitura, gostei do livro. Prendeu a minha atenção pelo contexto no qual está inserido, muito me agrada livros que trazem também reflexões sobre o contexto histórico/político e esse é um deles. Recomendo!

Monique355 12/03/2024

Sai bastante da minha zona de conforto nessa leitura e isso foi uma coisa boa. Penso que esse livro é daquele pra ser lido aos pouquinhos, degustando cada trecho. Amei a filosofia presente na narrativa, as frases tão cruas e reais, e a forma como o autor descreveu os personagens. Não gostava de forma alguma de Tomas e não fui a maior fã de Tereza, mas achei muito interessante a forma como o autor dispôs a relação. O contexto político presente na obra também é interessantíssimo! Guardarei algumas das frases ali presentes por muito tempo. Apesar de não ter sido uma leitora que eu amei, foi um livro que gostei bastante de ter lido!

gvazzz 12/03/2024

Chatooooooooooooooooooo
Começou tão bom, tão filosófico
Mas depois só torcia para acabar logo
Senhor do céu!

Gabriella.Kramer 12/03/2024

Complicado
O livro conta a história de 4 pessoas, todavia tem uma narrativa em um viés bem filosófico, confesso que foi um livro difícil de terminar, já que era pesado em questão de leitura, todavia ele é muito bom, recomendo fazer uma resenha ao final dele pra você mesmo, se como eu teve dificuldade na leitura, ajuda a entender alguns pontos.

p_tavares 05/03/2024

Insustentável
Esperava grandes coisas desse livro, sua história não é ruim e os personagens tem boas construções, especialmente Tereza e Sabina, mas me decepcionei.
Existem sim reflexões interessantes no texto como o relacionamento de Tomas e Tereza, que é poligâmico apenas para Tomas, o que tem consequências devastadoras para ambos, além do peso da leveza, que é tema principal do livro e é ilustrado por Sabina. Porém essas qualidades não são o suficente para que eu ignore que em grande, se não em maior parte, a obra é composta por frases de efeito e anticomunismo.
Por fim, o livro não é ruim, mas não sou parte do público para o qual ele é destinado.

Hellena14 03/03/2024

O que escolher então, o peso ou a leveza?
Simplesmente lindo. Num contexto doloroso de uma guerra política, Milan traz o questionamento do peso das decisões. Como saber como seria se tivéssemos escolhido B invés de A? A vida é uma constante roleta russa, onde não tem como provar se uma decisão foi boa ou ruim, ou se poderia ter sido melhor. Pois num contexto onde se é mudada apenas uma palavra, todo o texto pode ter outro sentido e outra finalidade, tendo a mesma probabilidade de ser bom ou ruim. Dito isto, temos também o extremo poder dos sentimentos, que é o que vai controlar essas atitudes, levando em conta emoções como amor, raiva, felicidade, medo, tesão, ciúme e etc. O mundo se tornou uma armadilha para o que deveria ser a vida humana. A gente é feito pra ser leve, e acaba tendo o peso do mundo entranhado no nosso ser. Essa possibilidade que não foi escolhida acaba sendo um peso que não deveria ser. O fardo de saber e sentir algumas coisas é tão pesado e insustentável quanto a leveza da consciência sobre elas. Como escolher não saber e não sentir quando o prazer e existencialismo humano está intrinsecamente ligado ao saber e o sentir?

Rebeca 03/03/2024

Romance filosófico, que se passa no final dos anos 60 e durante os anos 70. O livro aborda uma profunda reflexão sobre os relacionamentos humanos, os conflitos e a individualidade de cada ser humano. Os capítulos são curtos, bastante fluídos, que giram em torno de quatro personagens, expondo relacionamentos difíceis, problemáticos e questionáveis vividos por cada um deles. Além disso, o livro aborda temas complexos, cenas sobre sexualidade, erotismo e violência. Por isso, não é um livro recomendado para menores de 18 anos.

Todo um contexto político é trazido no livro, se passando em Praga, em um momento pós guerra, sob o domínio político da União Soviética. O próprio autor Milan Kundera, foi um dos exilados após apoiar a Primavera de Praga, tendo escrito “A Insustentável Leveza do Ser” durante o exílio na França. Seus personagens, porém, permaneceram presos na Tchecoslováquia e o livro descreve sobre esses momentos no cotidiano de cada um, interferindo em suas decisões.

gabi_rp 03/03/2024

Primeiro livro que li de Milan Kundera, e amei. De grande sensibilidade, tem como pano de fundo um momento histórico de muita repressão, levando a refletir sobre o que realmente é leveza na vida de cada um. Muito lindo!

nay.gba 29/02/2024

É insustentável ter certezas
Daquelas leituras ambivalentes, que ousam surpreender despretensiosamente.
A única certeza de A Insustentável Leveza do Ser é que nada está garantido.

Pra quem gosta de romance histórico, fará ótimo aproveito do contexto sócio-político da Primavera de Praga.
Confesso que achei cansativo, mas não deixa de ser uma crítica inteligente e oportuna. É uma discussão atemporal.

O viés filosófico de Milan é muito marcante.
As divagações não chegam, necessariamente, a algum lugar, são recortes para a colcha da vida.

A leveza finalmente é sentida quando o nosso olhar se volta para a natureza.
Os animais dão aula na arte sutil de amar.
Os humanos são apenas humanos. Para que o romance não virasse uma fábula, a gente tem de engolir S. T. ou K.

Por fim, agora tenho apenas uma certeza: tudo que precisamos é amor e um cão.

Leitura Recomendada.

Danielle.Nasser 29/02/2024

Foi um livro que demorei para ler, demorei lendo, mas ainda assim amei. Confesso que não me apeguei aos personagens e por isso a leitura nem sempre foi confortável, mas as reflexões, o modo que o autor aborda determinados temas, o contexto por trás dos sentimentos e ações, fiquei encantada. Vale muito a leitura!

Pedro.Malini 27/02/2024

Acho que não é pra mim
A questão do peso e da leveza, fora outras contradições é bem discutida, é bem explicada, mas é preciso pensar sobre as contradições durante a história também. Ponto positivo para o livro.

Não entendi muito bem a relevância das relações sexuais para o livro. Se você for sensível e muito fechamento com a monogamia, este livro não é para você!!

Creio que preciso reler este livro um dia para entender mais profundamente o que o autor quer passar para o leitor de fato. Não consegui achar alguma discussão central para a história. É diferente.

duda maia 27/02/2024

Acho que li no momento errado.
um livro muito bonito, filosófico, que apresenta muitas reflexões. personagens bastantes interessantes, mas alguns (um em específico) insuportáveis de chatos, daqueles que faz você querer que passe mais rápido pra não ter que ouvir ele.
mas é muito interessante, como fala da dinâmica de relacionamentos realíssimos, que são cheios de defeitos e desafios. gosto muito de Sabina e de como fala da individualidade e do prazer de de ser só - mas nem sempre.
sinto que precisarei ler novamente num futuro, por enquanto foi apenas uma leitura curiosa.

Dhiully0 26/02/2024

Um obra de arte
Uma das escritas mais lindas que já li, a forma como as palavras vão sendo desenhadas nesse livro é surpreendente linda.
Acredito que seja possível tirar várias reflexões, olhar de forma diferente para coisas que sempre temos como certo.