A insustentável leveza do ser

A insustentável leveza do ser Milan Kundera

Resenhas - A Insustentável Leveza do Ser

Indianara.Tercioti 16/02/2024

Não foi o momento certo
Sinto que essa leitura não se encaixou com o meu momento atual. Talvez tenha faltado maturidade da minha parte.
Senti que faltou mais conexões e relações dos personagens, algumas partes ficaram soltas no meio do livro sem uma breve introdução. Talvez eu volte a ler.

Bruna 14/02/2024

Muitas vidas
O livro fala sobre relações humanas e as diferentes formas de nos relacionarmos. Situação que nem sempre ser livre é suportável, e afinal nos leva a pensar no que é um relacionamento livre. Será o que se pode fazer de tudo? Será o que aceita tudo? Será o que prende? Ou o que te solta? Eh com essas perguntas sem respostas que nos deixa esse livro.

Daviferreira 10/02/2024

Dualidade da vida humana
A dualidade da vida humana, o material e o espiritual, apesar de não citar, acho que autor teve uma questão dualista como Platão.

Mas diferente de Platão não demonstra que algo melhor que outro, mas sim uma dualidade, um completo, a vida não deve ser material demais, não deve ter pensamento totalmente naquilo que podemos ver e tocar, mas deve também ter a leveza, ao qual não seja exagerada, pra que não voamos da vida e através de um balão.

Realidade e sonho, podemos viver as duas coisas juntas. E apesar de ser uma obra com propaganda anticomunista, e eu sendo socialista li numa boa, é aquilo ignorante quem lê apenas o que está na ?cartilha?

Sarah.Porfírio 08/02/2024

Talvez eu devesse ter lido esse livro 5meses atrás, acho que ele faria mais sentido na minha cabeça.
A leitura seria mais fluida e mais intensa.

Mas sem duvidas é sim um livro maravilhoso e em certo ponto transformador.

Bruna.Chagas 11/02/2024minha estante
Foi impossível não se emocionar com a despedida. ?

StefAnia.Campos 04/02/2024

Um romance histórico passado no período da Primavera de Praga, que correlaciona pensamentos filosóficos (Parmênides, Nietzsche?) e como essas ideias recaem, também eroticamente, sobre quatro personagens principais.
?o peso, a necessidade e o valor são três noções intrinsecamente ligadas: só é grave aquilo que é necessário, só tem valor aquilo que pesa.?

Drielly Scalzer 04/02/2024

A Insustentável Leveza do Ser
A Insustentável Leveza do Ser é um daqueles livros que alguns amam e outros odeiam. Talvez por ter sido escrito de maneira não convencional, a leitura demora um pouco pra fluir.

O livro não se passa em ordem cronológica. O autor nos mostra aleatoriamente momentos da vida de 4 personagens e como suas vidas se cruzam.

Não foi um livro que me encantou pela beleza da história. A vida dos personagens está longe de ser exemplo. Mas o que encanta no livro são as reflexões que ele faz. A vida não é ensaio.

A leveza está na nossa incapacidade de saber qual a melhor escolha ou caminho a seguir. Mas é ai também que está o peso. O peso de arcar com as consequências dessas escolhas quer sejam boas ou ruins.

site: https://www.instagram.com/leioeconto/

Ighor5 03/02/2024

Não sei por que, mas me lembro da frase de "Notas do subsolo" em que um personagem traz a passagem:

O que é melhor, uma felicidade barata ou um sofrimento elevado?

Gosto dos contrastes do que traz sobre as relações e como traz uma visão sobre o amor. Daria pra relatar muitas outras coisas que de alguma forma me chamou bastante atenção.

eudeferraz 03/02/2024

A insustentável leveza do ser
Esses dias li em algum lugar que "Independete da aparente simplicidade de um ato, ele carrega o legado de inúmeras escolhas passadas". E juntamente com o levantamento do autor de a vida não ter ensaios, de que todas as nossas decisões são feitas pela primeira vez. O impacto da leitura foi tremendo em minha vida.
Me deixou reflexiva, me fez chorar, me fez reavaliar a forma como encaro esses polos opostos de ter uma vida leve ou ter uma vida intensa/pesada.

É uma leitura difícil, que te deixa tenso, pode te perder em alguns momentos e por isso não recomendo esse livro para todo mundo em qualquer hora.

Diacrônico 02/02/2024

Magnífico
(?) O universo está dividido em em duplas de contrários: a luz e a obscuridade, o grosso e o fino, o quente e o frio, o ser e o não-ser. (?)um dos polos da contradição é positivo (o claro, o quente, o fino, o ser) o outro negativo. Essa divisão em polos positivo e negativo pode nos parecer pueril. Menos em um dos casos: o que é positivo, o peso ou a leveza ?

Nessa obra fascinante, o autor nos convida para um baile, uma sinfonia, um enredo milimetricamente costurado e realiza uma especie de panorama transcendental da nossa filosofia básica sobre o sentido da vida em seus mais distintos desdobramentos.O ponto chave é trazido no título da obra, onde é considerado leve, a vida que não possui grandes ambições e entregue muitas das vezes a monotonia, preguiça, depressão, se vê perdida como uma pluma, leve, sem razão, sem circunstâncias. ( já viu a pluma no início do filme FORREST GUMP ? ) Por outro lado, usa a qualidade de peso, para trazer a ideia do ardor, do calvário, da vida dolorosa que se curva aos interesses da conquista, do triunfo pessoal e da persistência.

Em qual desses somos entregues nos mais variados aspectos de nossa plenitude. A narrativa constrói o cenário sobre a vida de quatro pessoas que vivem seus questionamentos, e a dualidade apresentada no livro permeia o tempo inteiro na relação deles entre si.

O livro é um deleite e aborda temas sobressalentes em nossos dias de hoje como, filosofia existencial e questões como a monotonia, depressão, sentido da vida e destino. Aborda fatos históricos presentes no início da segunda guerra mundial, pois em meio ao cenário dos relacionamentos se dá na invasão russa na República Tcheca.

Pra concluir vou deixar mais um citação que achei incrível : ? Os extremos delimitam a fronteira para além da qual a vida termina, e a paixão pelo extremismo, em arte como em política, é um desejo de morte disfarçado.

Alexandre.Iunes 01/02/2024

O que seria insustentável?
No experimento humano que chamamos de vida, temos apenas uma para ser, viver e sentir.

Melhor seria: uma vida leve e tranquila (sem grandes emoções) ou uma vida com peso e intensa (com sofrimentos e grandes momentos). O que seria insustentável?

Narrativa incrivelmente construída num contexto de 1968, em que a Tchecoslováquia era invadida pelos Russos.

Priscilla 01/02/2024

Tinha muitas expectativas sobre esse livro por já ter ouvido muitos comentários favoráveis a ele. O resultado é que me decepcionou um pouco, pois não me encantou tanto nem se tornou meu livro favorito (nem de longe). Talvez eu não tenha captado muita coisa dele.

O que retiro de mais importante nesse livro é a constatação que a vida não permite ensaios, que tudo o que a gente faz e todas as decisões que tomamos são como a "primeira vez", pois não é possível comparar com outra situação vivida (por não ser igual), assim como não é possível tentar de um jeito e depois voltar atrás pra tentar de outro (pois o momento é único e se esvai e a vida segue em frente). A vida é uma grande aposta, um grande jogo de tentativa e erro, não há garantias, não dá pra saber o que vai acontecer lá na frente após a tomada de decisão, mas precisamos tomá-la e pagar pra ver, pagar o preço pelas nossas escolhas e viver a vida como ela se apresenta.

"Não existe meio de verificar qual é a decisão acertada, pois não existe termo de comparação. Tudo é vivido pela primeira vez e sem preparação. Como se um ator entrasse em cena sem nunca ter ensaiado." (p. 14).

"Mas o homem, por ter apenas uma vida, não tem nenhuma possibilidade de verificar a hipótese por meio de experimentos, por isso não saberá nunca se errou ou acertou ao obedecer a seu sentimento" (p. 39).

O livro também me relembrou sobre a sorte de um encontro amoroso, cada encontro é um pequeno milagre, pois decorre de uma série de "acasos", de sorte, de surpresa, do inesperado e de compatibilidade entre as pessoas. "...ele compreendeu subitamente que fora por acaso que Tereza se apaixonara por ele e não por seu amigo Z. Que, fora do seu amor consumado por Tomas, havia no reino das possibilidades um número infinito de amores não consumados por outros homens" (...) "foram necessários seis acasos para levar Tomas até Tereza" (p. 39/40).

Pequeno léxico de frases para refletir:

- "Trair é sair da ordem. Trair é sair da ordem e partir para o desconhecido" (p. 91). - aqui a traição não está necessariamente num sentido amoroso, mas no sentido de trair as expectativas colocadas sobre nós, seja pela família seja pela sociedade. Muitas vezes, essa traição é necessária para que sigamos nosso próprio caminho, para que nos desvinculemos do que não faz mais sentido pra nós e possamos viver uma vida mais livre e mais autêntica.

- "O objetivo que perseguimos é sempre velado. (...) O que dá sentido à nossa conduta sempre é totalmente desconhecido para nós" (p. 122) - não conhecemos o que nos move quando está inserido no nosso inconsciente/subconsciente, daí a importância do autoconhecimento (na medida do possível).

- "Se somos incapazes de amar, talvez seja porque desejamos ser amados, quer dizer, queremos alguma coisa do outro (o amor), em vez de chegar a ele sem reivindicações, desejando apenas sua simples presença" (p. 291).

Após ouvir algumas resenhas, a história me fez refletir sobre a relação peso x leveza, trazido no próprio título do livro que aparece contraditório como a "insustentável leveza" quando partimos do pressuposto de que a leveza é boa, sustentável e desejável, enquanto que o peso não é desejável. Mas o autor, Milan Kundera, traz a reflexão se realmente a leveza é mais desejável que o peso. Nos faz pensar que uma vida leve demais, sem responsabilidades, sem consequências, sem vínculos verdadeiros, sem ter que dar satisfação a alguém, sem precisar abrir mão de algo, sem sofrer por algo importante, é uma vida insustentável. Por outro lado, o peso que pode nos esmagar, nos deixa mais próximos da terra, do chão, da realidade, e confere um certo "peso" de importância à própria vida, dá um sentido, uma direção e um propósito. Uma vida leve demais, sem raízes, sem vínculos, como a que leva Sabina e Tomas (antes de Teresa) é mais desejável que uma vida mais pesada (como a de Teresa, que passou por muitas dificuldades desde jovem)? Talvez não seja necessário escolher um ou outro, mas vivenciar cada momento e fase da vida em que experimentamos mais leveza ou peso.

Me fez refletir sobre o peso de decisões importantes na vida e, depois, a possível leveza (ou peso) em lidar com as consequências; assim como o peso de não poder decidir sobre algo na vida, em contraposição à leveza de poder fluir com o fluxo da vida.

Enfim, traz de volta o ponto principal do livro sobre a relação peso x leveza e o que realmente é mais desejável: uma vida que de tão leve se torna insustentável ou uma vida mais pesada, que nos aproxima da terra e talvez da dor? Ou uma alternância em cada momento, a depender de como lidamos com cada decisão?

"Quanto mais pesado é o fardo, mais próxima da terra está nossa vida, e mais real e verdadeira ela é.
Em compensação, ausência total de fardo leva o ser humano a se tornar mais leve do que o ar, leva-o a voar, a se distanciar da terra, do ser terrestre, a se tornar semirreal, e leva seus movimentos a ser tão livres como insignificantes.
O que escolher, então? O peso ou a leveza?".

Fernanda.Burkert 31/01/2024

Kundera consegue trazer inúmeras reflexões a partir de poucas histórias e pessoas, mas muitos sentimentos. A Insustentável Leveza do Ser, para mim, fala principalmente sobre o amor. Sobre compreender, aceitar e viver o amor. Fala sobre entrega e convivência. Fala sobre escolher entre a leveza e o peso. Com certeza vou reler e tenho certeza que a cada leitura diferentes impressões virão.

Mariana.Munik 31/01/2024

Ser leve é tão pesado assim?
Milan Kundera neste romance me deixou muito reflexiva durante toda a leitura, as vezes confusa e outras com raiva. Esse mix de sentimentos é comum em suas obras.

Gosto muito das reflexões e das frases impactantes que ele proporciona em cada um dos seus romances.

É um livro que eu lerei quando for mais velha pra ver o impacto q isso terá na minha vida.

As duras críticas ao sistema comunista, ao amor, a Fé e o prazer estão presentes nesta obra.