A insustentável leveza do ser

A insustentável leveza do ser Milan Kundera

Resenhas - A Insustentável Leveza do Ser

Wanessa Ribeiro 25/03/2024

Mediano
Eu tinha altas expectativas com o livro e o autor em si por conta das avaliações, mas confesso que me decepcionei. Não me conectei com a narrativa de forma alguma, achei as reflexões confusas e fracas (com excessão de algumas frases que considerei marcantes), não pretendo ler mais nada do autor.

Mariana113 25/03/2024

Humano.
O livro faz a gente entender tão profundamente algumas incertezas e complexidades humanas que, quando menos esperamos, somos capazes de perdoar coisas que jamais imaginaríamos perdoar. Com certeza vou ler mais vezes.

Rafaela 25/03/2024

Uma filosófica reflexão
Lido para a maratona "Volta ao Mundo em 500 Dias", desafio da Tchéquia, o livo é uma reflexão bem filosófica sobre a vida, a sociedade, as pessoas e as relações.

vertisus 24/03/2024

Um livro que exige vida da gente. vida vivida. e o tempo cronológico disso é único pra cada um. se sentir, leia um dia.

KadidjaK 23/03/2024

Reflexão sobre a complexidade da vida humana e seus questionamentos sobre felicidade, amor, fidelidade, liberdade, guerra e controle.

Tai.Sueð 22/03/2024

Esperava mais....
Gostei do livro, gostei de várias passagens, mas não consegui me conectar com a história o tempo todo, tinha momentos que eu só queria que o casal principal morresse logo.

Leticia2513 20/03/2024

Darei mais uma chance no futuro
Acho que não li esse livro no momento certo, talvez releia um dia.
Não foi uma leitura que me prendeu, mas foi legal ler algo do autor.

Amanda Aranttes 19/03/2024

Uma vez não conta. Uma vez é nunca.
O autor utiliza da vida das personagens para fazer uma reflexão sobre as dualidades existentes no mundo e como dois polos podem ter suas vantagens e desvantagens. Fidelidade e traição, confiança e desconfiança, liberdade e repressão, etc. Estamos sempre envoltos por uma infinidade de possibilidades, sem poder saber com certeza qual seria a melhor opção, pois só temos uma vida a ser vivida. O resto é especulação do que poderia ter sido.
Gostei muito de algumas partes, de outras nem tanto. Mas com certeza vale a pena por toda a filosofia que atravessa o livro, todas as divagações e reflexões são excelentes.

YsllaC. 19/03/2024

Entendi nada e perdi meu tempo
Da página 1 a 312 parece que li palavras soltas que em nada se conversam. História sem pé nem cabeça. Personagens fraquíssimos e suas relações piores ainda.

Lana 18/03/2024

Complexo
O livro trata da história de vida de quatro personagens, alguns bem interessantes como a Sabina e outros beiram o insuportável. A leitura é bem filosófica e está entranhada em fatos históricos que, na minha opinião, deixaram a obra pesada e travada. Até a metade eu achei bem fluido, depois fica bem maçante. Um bom livro mas, sem dúvida, não é para todos.

Jess 16/03/2024

Es mub sein
Um livro profundo e visceral, um livro humano, que retrata a jornada de 4 pessoas com uma invasão de pano de fundo.
O livro trouxe muitas reflexões para mim, principalmente as que tratam sobre a vida ser uma só, sobre a gente não saber se uma escolha é certa pois não há com o que se comparar.
É um livro que merece uma releitura daqui uns anos.

Marcela.Abtibol 16/03/2024

Embora eu tenha demorado um pouco mais que o habitual nessa leitura, gostei do livro. Prendeu a minha atenção pelo contexto no qual está inserido, muito me agrada livros que trazem também reflexões sobre o contexto histórico/político e esse é um deles. Recomendo!

Monique355 12/03/2024

Sai bastante da minha zona de conforto nessa leitura e isso foi uma coisa boa. Penso que esse livro é daquele pra ser lido aos pouquinhos, degustando cada trecho. Amei a filosofia presente na narrativa, as frases tão cruas e reais, e a forma como o autor descreveu os personagens. Não gostava de forma alguma de Tomas e não fui a maior fã de Tereza, mas achei muito interessante a forma como o autor dispôs a relação. O contexto político presente na obra também é interessantíssimo! Guardarei algumas das frases ali presentes por muito tempo. Apesar de não ter sido uma leitora que eu amei, foi um livro que gostei bastante de ter lido!

gvazzz 12/03/2024

Chatooooooooooooooooooo
Começou tão bom, tão filosófico
Mas depois só torcia para acabar logo
Senhor do céu!