A insustentável leveza do ser

A insustentável leveza do ser Milan Kundera

Resenhas - A Insustentável Leveza do Ser

Jean Bernard 01/09/2023

Romance Filosófico
Milan Kundera nos faz pensar em questões profundas nos contando uma história simples de amor, desejo, traição e reconciliação. O peso se nossa escolhas, a hipocrisia do mundo, as ideologias políticas, o corpo e a alma, o sexo e o desejo são temas profundos que Kundera trata com leveza. Um dos melhores livros que li no ano.

jonathanrausch 11/05/2020

Co-sentimento
Esta é uma obra diferente de qualquer outra que já li, posso até dizer que é um gênero isolado, que se faz uso do romance, mas coloca todas as cartas na mesa nas primeiras 50 páginas, e todo o resto é apenas baseado nas regras iniciais e na evoluções dessas.

Há menções principalmente a Nietzsche e Freud, mas também a Kafka. Menções que são as regras e, no senso de humor do escritor, a própria libertação das personagens.

Os filósofos aqui mencionados são debatidos, mas não para negar as suas reflexões, mas para a confirmação destas.

Sobre o amor das personagens, a singularidades destas, é totalmente irreal, e há beleza envolta dos sentimentos e da quebra de tempo que Kundera faz alusão. Você se põe em êxtase, se irrita, odeia as mudanças, mas percebe que são elas que hão de fazer valer a pena a vida. Embora, em contra partida, as crenças são as ruínas, ao mesmo tempo que as crenças é a repetição, repetição que está de encontro com o cotidiano, cotidiano este que entre duas pessoas acaba por se tornar a paixão em amor ou o amor na sua própria confirmação de necessidade.

hyril 04/06/2020

leitura válida!
escrita simples, porém, justamente por isso, achei envolvente. admiro e adoro essa característica!
eu adoro temas reflexivos, um papo filosófico, comportamental... acho mt interessante ver as coisas do dia a dia, questionamentos e problemas pessoais, num livro, é como se vc estivesse vendo as coisas bem de fora msm. achei um drama mt real, kundera trouxe o leitor pra perto, pra vida real. ele mostrou, ao meu ver, que nossas relações e nossos problemas influenciam em todo o resto, em vários âmbitos da nossa vida. acho que ficou claro que o problema de relacionamentos extraconjugais dizem mt sobre si msm, o problema é interno e a comunicação é td! também achei que ele mostrou o amor de várias formas. eu adorei a cena da execução! não sei dizer se foi sonho ou não, mas se encontrar diante de um precipício é bem assustador.
tbm adorei a abordagem sobre política e aquela coisa de kitsch.
eu vi mt vida real no livro. me identifiquei com algumas emoções, com algumas opiniões e pensamentos, eu sorri, eu senti tristeza, pena... um bom livro!

Luisa 18/06/2021

No meu primeiro histórico de leitura escrevi o seguinte:

"A leitura é fluida, o contexto histórico é rico e o toque filósofo dos questionamentos sobre a vida são interessantes. O autor apresenta logo de cara, situações cotidianas vividas pelos personagens e as escreve como são: reais, e por isso, angustiantes.

É um romance que passa longe dos romances utópicos comuns. Nos convida a ter um olhar verdadeiro para as relações humanas. Tem me exigido estômago pra digerir o peso (ou a insustentável leveza) da realidade que Milan nos apresenta.

Curiosa pra ler o desenrolar dessa história"

Acontece que o desenrolar dessa história é um emaranhado de situações cotidianas dos personagens. Que tinham tudo para serem normais e entediantes. Mas a forma como Milan as escreve, é simplesmente sensacional. Nos faz entrar em contato de forma quase visceral com nossa humanidade.

É brilhante e insustentavelmente leve, ao mesmo tempo. E a escolha do título faz todo sentido.
Camila 18/06/2021minha estante
Adorei tua resenha! Esse tá na minha lista de quero ler :)

Conça 22/11/2020

Minhas impressões, opniões e sentimentos
Fiz questão de pesquisar sobre o autor depois da descoberta dessa obra que me deixou em êxtase. Milan Kundera nasceu em 1 de abril de 1929 é um escritor checo-francês, conhecido principalmente por esse livro: A Insustentável Leveza do Ser de 1982. Antes dessa obra, escreveu poemas e seu primeiro romance foi ?A brincadeira? e seguiu com outras livros como: O livro do riso e do esquecimento e A imortalidade.
O que mais me chamou atenção em Kundera é que ele escreve os seus romances em francês e não permite que outra pessoa, a não ser ele próprio, traduza as obras para checo.

A insustentável leveza do ser é dividido em 7 capítulos que aborda temáticas como: filosofia, política e metafísica em sessões intercaladas bem impactantes.

Enredo: Quatro protagonistas: Tereza e Tomas, Sabina e Franz. Por força de suas escolhas ou por interferência do acaso, cada um deles experimenta, à sua maneira, o peso insustentável que baliza a vida, esse permanente exercício de reconhecer a opressão e de tentar amenizá-la.

Aspectos relevantes: Costumo dizer que todo livro me encanta por esclarecer e transformar minhas formas/pensamentos, com a riqueza dessa obra nao foi diferente. A narrativa é envolvente e os personagens são profundos no que diz respeito ao ser humano, alma, corpo, Deus e o mundo. Fui transportada para dentro desse universo fazendo comparações com o meu cotidiano e o quanto ainda é preciso me desafiar e me submeter a novas experiências. Um outro aspecto fascinante é a entrada inesperada do autor no livro falando de si mesmo. Gente, o que é ISSO?????

Principais pontos: Tive sensações desastrosas ao imaginar que seria um romance trivial entre casais, daqueles que estamos acostumados a ler, esse é puro realismo, lembrei muito de Kafka e foi muito além das minhas expectativas. A qualidade desse evento deixando impressões, opniões e sentimentos diversos na pertinência do tema foi surpreendente. Ele não era nada do que eu imaginava, foi muito além da minha previsão.

Tomas, Tereza e Karenin me fizeram entrar em lágrimas e me levou a vários questionamentos pessoais e interpessoais. É de extrema importância se declarar culpada, entender que não dependemos da aprovação do outro. Saber o momento da renúncia, compreender e aceitar os enganos que cometemos, o que é correto? Agir bem ou agir como queria? No contexto político, entender os verdadeiros motivos das guerras e suas consequências é devastador.

Ah, tudo nesta obra vai além do meu entendimento e das minhas experiências. Para se aproximar de uma análise mais crítica do que Kundera quis dizer, é preciso ser um erudito, e, estou longe de chegar perto.

Enquanto isso, vou dando um espetáculo da ignorância.

Enfim, recomendo a obra porque a vida é uma só, porque a controvérsia entre a leveza e o peso como positivo e negativo, porque é instigante a teoria dos filósofos.

liviapf 01/03/2022

Não consigo definir bem o que achei desse livro. Meu sentimento é majoritariamente positivo, é um livro que traz muitas reflexões acerca da vida, das relações humanas e também políticas. Esse aspecto é muito interessante e sem dúvidas o melhor do livro, uma vez que o enredo é frágil. Alem disso, o plano de fundo do contexto da Primavera de Praga de 68 é enriquecidor. O enredo fraco as vezes me deu a sensação de que era uma coletânea de frases fortes apenas, tanto é que a leitura deve ser feita com um lápis ao lado, pois muitas marcações se destacam.

É um bom livro, mas entendo que é fácil também não gostar dele. Acredito que em cada fase da vida o aproveitamento da leitura seja bem diferente e a identificação com os personagens também.

Estela.Mayra 08/09/2023

Recomendo
Sensacional! Por meio da trama e das histórias de vida dos personagens o autor nos leva a refletir sobre diferentes formar de encarar a vida, com peso ou leveza. Parece óbvio, mas será que temos claro o modo como encaramos a vida? Será que não colocamos peso demais nas coisas?

Recomendo muito essa leitura!

Aline 30/08/2022

Me decepcionou!
Sempre escutei falar muito bem desse livro, e confesso que comecei a ler com muitas expectativas!
Mas achei o livro maçante, chato mesmo! Apesar de te levar a várias reflexões, é extremamente repetitivo e muito confuso em alguns momentos!
Talvez em outro momento da vida eu possa ler e aproveitar o livro, mas por hora foi uma leitura frustrante!
Madeira 30/08/2022minha estante
Até pela nota média de avaliações dele, não tem como a gente não criar boas expectativas?
Mas segue o baile, até se decepcionar com livros ? de alguma forma nos faz bem?

paulaferrazp 24/01/2022

?Os personages de meu romance são minhas próprias possibilidades, que não foram realizadas. É o que me faz amá-los, todos, e ao mesmo tempo a todos temer. Uns e outros atravessaram uma fronteira que me limitei apenas a contornar. O que me atrai é essa
fronteira que eles atravessaram (fronteira além da qual termina o meu eu). E é somente do outro lado que começa o mistério que o romance interroga. O romance não é uma confissão do autor, mas uma exploração do que é a vida humana na armadilha que se tornou o mundo.?

Portilho 03/01/2024

Romance Filosófico.
Eu não diria que o livro é exatamente um romance...está mais para a filosofia, especificamente a filosofia existencialista. De uma forma simplista poderíamos resumir sua reflexão em torno da frase: "cada escolha uma renúncia", mas este não é um livro simples. Você pode se comprometer com ele e por um tempo lamentar a decisão de arrastar este fardo até o final, ou pode optar por outros fardos, mais leves ou mais pesados. Fato é que, sempre teremos um fardo e é da natureza humana buscar um fardo que dê sentido a sua vida em um determinado contexto. Assim, não é possível sermos completamente livres, sem que nossas decisões e relações pesem sobre nós em algum momento. Embora tentadora, a total leveza do ser é insustentável.

Siane 15/10/2021

Fora da zona de conforto
A insustentável leveza do ser é um livro que aborda a história de dois casais Thereza-Tomas, Sabina-Franz, além da abordagem em relação aos conflitos dos casais, traz ainda relatos dos conflitos políticos da época, e ainda o próprio tece comentários em alguns momentos. No geral é um livro bom, mas não é para todo mundo, afinal é um clássico, em alguns momentos a história ficou confusa para mim, e confesso que algumas reflexões acabei não compreendo complementamente. É importante ressaltar que o autor abordar muito bem as questões políticas, religiosas, filosóficas e temáticas inerentes a natureza humana como a traição, dependência emocional, o impacto que a infância traz a vida adulta. A leitura me refez repensar alguns conceitos importantes. É bom, mas recomendo ser lido com calma e com a consciência de que talvez não seja um livro tão empolgante, mas que com certeza irá agregar em muitos quesitos.

Tatta 12/08/2021

independente de qualquer coisa, o título é lindo
mas talvez minhas expectativas tenham ficado muito altas por causa disso. imaginei que seria um favorito daqueles. e essa história bem que me atrai... algo mais filosófico com um romance disfuncional no meio.

apesar disso, não gostei. anticlimático, somos transportados do nada para lugar nenhum. por algum motivo esse livro me pareceu um pouco o nowegian wood, mas sem carisma.

leiturasdaursula 18/03/2022

Muitas reflexões e frases de impacto
O livro é meio que um reflexo das frustrações e convicções do autor. É importante entender o contexto de quando o livro foi escrito e sobre a época em que retrata. Milan Kundera foi exilado de sua terrra natal por conflitos políticos e escreve esse livro na França. Então há algumas opiniões políticas, sociais e filosóficas aqui. A narrativa é em terceira pessoa, porém foca em 4 personagens. Eu gostei mais das frases e ideias do autor, porém não conseguir me apegar aos personagens. Isso por que senti que o autor entrega mais fragmentos de personagens do que um todo, porém isso é uma opinião bem pessoal e eu realmente acho que vale uma releitura!

Zé Vinicius 08/03/2023

Em busca do que é leve
Um livro que me comoveu, me fez rir e principalmente me fez questionar o que é o amor e o peso de se apegar a ele. A história conta sobre a vida do casal Tereza e Tomas e Franz e Sabina e suas respectivas infidelidades, amarguras e ilusões. Ambientada num Praga invadida pela união soviética, o livro nos mostra várias facetas e discussões que o autor tem com seu público, assuntos como religião, política e história contemporânea, não posso me dá a liberdade de contar mais coisas sobre o livro pois vai te fazer perder o encanto mas posso dizer com sinceridade, tentei ler este livro mais de três vezes e todas falharam, agradeço a mim por ter tentado mais uma vez e assim ter mergulhado numa das mais profundas e filosóficas obras que eu já li.

oicintia_ 09/05/2023

Definitivamente entrou para o meu rol dos livros favoritos da vida! não sabia absolutamente nada do q se tratava, achei q era algo de filosofia e realmente tem muito sobre isso, mas esse livro tem muitas camadas e contextos com todas reflexões possíveis, desde fidelidade, amor, religião, relação e consumo de animais, política e etc. me surpreendi logo de início por achar muito parecido com um dos meus filmes favoritos da vida, q é Closer, o qual descobri q foi inspirado nesse livro, a semelhança é apenas quanto a disposição dos personagens e não atrapalhou em nada a minha leitura mesmo depois de ter assistido ao filme infinitas vezes, visto que o desenrolar da história é diferente. PQP EU AMEI MUITO, e já tô esperando passar um ano até q eu esqueça da história e possa reler ?como a primeira vez?