Trocada

Trocada Amanda Hocking

Resenhas - Trocada

Gabi 15/03/2022

Trocada
Mas, quando uma coisa é muito importante para você, você se certifica de que ela está em segurança.
? PÁG. 236

Trocada, em inglês ?Switched?, é o primeiro livro da trilogia Trylle. O que, apesar de possuir uma nota de 3,7 estrelas no Skoob, a leitura foi agradável o suficiente para eu avaliar com todas as estrelinhas.

O que achei do livro?

A narrativa é fluida e com várias ocasiões cômicas. Apesar de ser uma história fácil de ler, ou seja, clara e objetiva, o desenrolar de mistérios e segredos são demorados para serem revelados. Tudo contribui para aquela sensação de não ter avançado nada na leitura enquanto já se passavam por volta de cem páginas.

O SONHADO LAR DE WENDY

?Eu não estava nem de longe tão animada quanto ela, ainda assim não pude deixar de torcer para que ela estivesse certa. Seria bom me sentir em casa em algum lugar.?
? PÁG. 29

Wendy já havia se mudado de casa diversas vezes ao longo da sua existência, mas nunca se sentiu confortável ou que pertencia a algum lugar durante todo esse tempo, o que é compreensível. Assim, como o título do livro já revela, a protagonista foi trocada na maternidade, e, na tentativa de pentercer a um lar, ela se esforçou ao máximo para agradar a sua mãe biológica, Elora, ainda mais depois da péssima experiência que passou com a mulher que se recusou a chamá-la de filha.

Finn Holmes

Com toda a certeza, Finn Holmes não é o meu personagem favorito da trilogia Trylle, mas, por outro lado, ele é alguém que tem o direito de ser mencionado, afinal o seu caráter é bem construído e a sua aparência é bem atraente. Finn, durante toda a narrativa, está travando uma luta interna entre a razão e a emoção. Ele não é alguém neutro, só está perdido entre os caminhos em que deve ou não seguir.

***

A história dá a entender que Finn e Wendy é o casal pelo qual devemos torcer, mas, na minha opinião, os dois são incompatíveis juntos. Enquanto um não luta pelos seus sentimentos, o outro espera exatamente por isso.

PONTOS POSITIVOS

? A mitologia do livro é diferente de todas as histórias que li, pois o enredo é sobre os trolls, o que se distancia da gama fantástica de anjos, vampiros e lobisomens.
? A leitura é rápida e muito divertida.
? Os personagens são bem diferentes uns dos outros, o que torna algo descomplicado reconhê-los no decorrer das páginas.
? Os detalhes de como funciona cada um dos poderes dos trylle é realmente surpreendente. O poder da precognição através da pintura de quadros foi, com certeza, o mais criativo.
? A capa e a diagramação estão bem encantadoras.

PONTOS NEGATIVOS

? O significado de Rhys, Rhiannon e outros habitantes serem mänskligs foi previsível, porque a narrativa fez tanto mistério e demorou tanto para a revelação que já liguei os pontos com algumas pistas.
? Os capítulos longos contribuíram para a sensação de uma leitura que não avançava, apesar da escrita da autora ser simples e sem floreios.
? Há pouquíssimos erros de revisão, porém eles podem incomodar.

AMOR À PRIMEIRA VISTA POR FINN

?Não conseguia entender o que sentia por Finn. Ele quase sempre parecia estranho, mesmo assustador.?
? PÁG. 40

O amor à primeira vista não é cientificamente comprovado, porém a chance de acontecer é maior para aqueles que acreditam. É como um efeito placebo dos apaixonados. Wendy não se sente atraída por Finn assim de imediato e até mesmo o vê como alguém esquisito a princípio, mas os sentimentos de ambos personagens evoluem um tanto apressados. Afinal, uma paixão ?instantânea? é totalmente possível.

Kamy 12/01/2022

No geral, achei o enredo bem ok, mas a escrita bem envolvente. Fiquei muito curiosa pra saber o que iria acontecer.
Achei algumas partes bem chatinhas, o casal desse livro não é muito cativante, mas até que gostei de como algumas coisas se desenrolaram e como acabou. Estou curiosa pra saber como será o segundo livro.

Loira 16/11/2021

Eu amei esse livro, a leitura me prendeu do começo ao fim. É uma história de extrema fantasia e romance, uma leitura super tranquila de ler e bem rapidinha.

rani 01/10/2021

Uma leitura razoável
Vou citar duas coisas que me incomodaram: o fato desse romance acontecer meio rápido, isso dela ter se apaixonado em um instante. Talvez tenha sido por conta da ligação que eles tem ou não. E o segundo motivo, ele ter 20 anos e ela 17 anos.... isso me deixou agoniada, acho que se ela tivesse 18 ou 19 seria até mais tranquilo para mim.

Agora falando do livro em si, eu até que gostei dele. Achei diferente e ao mesmo tempo igual? A parte dos "trolls" é algo novo, e particularmente foi interessante. E as outras partes já estou acostumada por ter em muitos livros. Porém, no começo tive a sensação de que foi fraco, teve alguns acontecimentos também. Diria que foi razoável, por mais que tenha lido em 2 ou 3 dias.

Enfim, vou continuar agora com o segundo livro. Estou curiosa sobre algumas coisas e quero saber se será melhor que esse.

Amanda Souza 09/08/2021

Meu primeiro contato com esse livro foi a muitos anos, contribuiu bastante para que eu desse continuidade no mundo dos livros. Agora lendo com outros olhos , posso dizer que a escrita da autora é impecável, fluiu muito bem, não é cansativa e o desenrolar da história é bem legal, um tema muito gostoso de ler, romance, drama, ação, tudo misturado, isso nos impulsiona a querer continuar. Os personagens são cativantes e bem construídos.
O final foi tudo, estou ansiosa para finalmente depois de tantos anos ler as continuações.

adrielle 23/07/2021

eu gostei da historia, eu ja tinha lido o segundo livro da trilogia pq ganhei e não nem sabia a ordem e faz muito tempo, então e bom entender a história do começo

Vitória 23/07/2021

Incrível!
É um livro que te prende do começo ao fim. Tem toda uma expectativa sobre o que e quem a protagonista vai escolher ao saber da verdade de sua vida, se ela vai ou não assumir seu lugar nesse novo mundo. Achei incrível a história do livro. Super recomendo!

Vic 08/07/2021

Me surpreendeu
O livro é incrível, e tenho que confessar que de início eu pensei que seria ruim, julguei um pouco pela capa, mas realmente me surpreendeu MUITO.
A história é bem contada, os personagens são muito bons, e a narrativa não é cansativa.
????,5/5 + ?

Barb 02/07/2021

Uma (pouco conhecida) maravilhosa saga de fantasia
O começo do livro não me prendeu. Achei a narração e a escrita da autora muito rápidas e com falta de aprofundamento. Mas fico feliz de ter dado mais uma chance para esse livro e recomendo para aqueles que amam fantasia. Com um tema inédito, pelo menos para mim, os trolls me encantaram. Me encantei pelos personagens e a história ficava cada vez mais interessante e até viciante. Tem um romance, um mocinho com senso de dever, a protagonista é gente como a gente e as respostas parecem que nunca chegam. Se você gosta de fantasia, super recomendo.

Paah 18/06/2021

TROCADA
Começa a história de 2 meninas que foi trocada na maternidade e descobrir um segredo muito chocada que ela fica sem reação....... vem descobrir esse aventura