Trocada Amanda Hocking

Resenhas - Trocada

Kamy 12/01/2022

No geral, achei o enredo bem ok, mas a escrita bem envolvente. Fiquei muito curiosa pra saber o que iria acontecer.
Achei algumas partes bem chatinhas, o casal desse livro não é muito cativante, mas até que gostei de como algumas coisas se desenrolaram e como acabou. Estou curiosa pra saber como será o segundo livro.

Psychobooks 18/03/2013

Classificado como 2,5 estrelas no Psychobooks

www.psychobooks.com.br

- Premissa. Onde já vi isso?

Romances sobrenaturais nos quais a mocinha cresce sem saber bem o que é e descobre de forma abrupta mais à frente já estão mais do que batidos, né?!

Não foi o que Amanda Hocking achou quando resolveu escrever sua série "Trylle", que chega amanhã aqui no Brasil como lançamento da Editora Rocco e que já tem adaptação para as telonas confirmada.

A premissa é bem "mais do mesmo". Todos os clichês estão presentes e a fórmula do gênero jovem-adulto sobrenatural é utilizada ao pé da letra, e vamos a ela.

Conhecemos Wendy no momento em que sua mãe, numa crise de loucura - ou extrema honestidade - a acusa de ser uma farsante (isso com a menina tendo apenas 6 anos!) e a ataca com uma faca de cozinha. O início do texto é fluído e a leitura promete.

Começamos a partir daí a conhecer Wendy e sua história passa a se desenrolar. Aí Amanda Hocking se atropela. Explico mais em:

- Alguém avisa essa moça pra pisar no freio, por favor?!

A narrativa, ao contrário de sua apresentação, começa então a mostrar a que veio (ou não mostrar).

Voltamos a Wendy já com seus 16 anos e chegando de mudança em uma cidade nova, numa escola nova com tudo novo. A personagem - a narrativa é em primeira pessoa - não nos explica exatamente porque tem o gênio tão difícil ao ponto de ser expulsa constantemente e pior, não nos MOSTRA em suas ações nada que a caracterize dessa forma. Já nesse ponto perdemos completamente a conexão com a história. Nos são apresentados a tia de Wendy, Maggie, bem com seu irmão, Matt. Os personagens então surgem na narrativa como se já o conhecêssemos e soubéssemos o que esperar deles, o que causa uma estranheza absurda.

O enredo começa a se desenrolar aos trancos - literalmente. Há um acontecimento, ele é barrado de forma abrupta e, sem muita conexão, acontece um outro embate mais à frente onde não ficam claros os motivos dos envolvidos. E assim sucessivamente.

Há, claro, a estrutura própria desse tipo de enredo. Já falei aqui muitas vezes da "jornada do herói" e ela se repete no livro de Amanda Hocking. Lembram? Três partes distintas da narrativa onde podemos visualizar bem as intenções do autor. São elas:

- Separação, Iniciação e Retorno

Claro que Wendy é um ser sobrenatural. Não vou revelar aqui em minha resenha exatamente o que ela é porque foi exatamente esse ponto que me deixou mais feliz com a história, apesar da apresentação da autora no que se refere à mitologia do enredo ter ficado bem aquém do que eu esperava.

Wendy passa por todas essas fases citadas acima, mas sem grandes emoções. Há em seu novo mundo novas pessoas e explicações para o que ela é capaz de fazer, mas tudo fica ainda muito difuso, com Amanda Hocking focando muito nas possibilidades românticas entre Wendy e Finn (personagem masculino que rouba o coração da mocinha e ZZZZzzzzzzzzzzz) e se perde na construção do enredo como um todo.

Algo que me incomoda muito nesse tipo de narrativa é a afirmação contínua que a personagem principal é de suma importância para o bem da comunidade sobrenatural e sua existência, mas ao mesmo tempo ninguém conta nada para ela e a deixa envolta em uma aura de mistério que chega a ser risível. Sempre grito com os livros (sim, eu converso com meus livros) quando há alguma situação que considero implausível. "Trocada" recebeu muitas broncas em seu desenrolar.

- O que o livro agrega?

Em minha opinião o livro é uma colcha de retalhos de muitas outras obras do gênero que já trilharam sua estrada e são sucesso de vendas. A autora "bebe" das fontes, emprestando - em minha opinião - características até mesmo de personalidade de alguns personagens. Finn é um arremedo do Dimka, de "Academia de Vampiros", da Richelle Mead. Ele tenta criar o ar de mistério e até mesmo a segurança desmedida, mas tropeça no caminho. Era para ser o personagem mais chamativo e foi o que me deixou mais descontente.

Tive algumas surpresas boas com alguns personagens, entre eles Rhys, que aparece apenas na segunda fase da vida de Wendy. Eu esperava a sua aparição desde o início, mas a autora não me decepcionou com sua construção. Foi uma das gratas surpresas que tive na leitura.

- Conclusão

Não me conectei com a leitura. A personagem é descrita como criadora de caso, independente, voluntariosa e mimada. O que li foi uma protagonista fraca, sem personalidade e que teve pulso firme em raras ocasiões.

A construção do plano de fundo da obra é fraca e pouco chamativa. Não fiquei nem um pouco encantada pelo mundo criado. A magia de criar-se um mundo sobrenatural que vive ao lado do mundo real ao ponto dos dois se fundirem, é essa magia transcender as páginas e nos fazer ansiar por conhecer os seres que nela vivem. Tudo é jogado tão a esmo, as coisas acontecem de forma tão desconectadas que não há essa transferência com a leitura.

Não acredito que esse livro se encaixe apenas na minha falta de gosto momentânea pelo gênero. Já falei algumas vezes que ando cansada de obras com esse mote, mas não sinto que meu gosto atrapalhou na avaliação. Faltou a mão de um editor para que a autora encontrasse a verdade de sua história e com isso conquistasse seus leitores.

Não tenho curiosidade em saber que fim levou Wendy, apesar de o final ter me surpreendido um pouco.

FaleMadu 17/04/2021

Trocada
Adorei o livro e a mocinha.
Gostei de ser introduzida a um novo ambiente, nunca havia lido um livro sobre eles.

Marina 01/11/2022

Não é tudo isso, mas é muito fluido e gostosinho
Merece 4 estrelas só pela fluidez, li o livro em 2 dias, mas teria lido em 1 só
A história é muito envolvente porque voce quer saber o que ta acontecendo e porque td mundo é taaao misterioso
Os pontos fracos sao q a principal é MUITO CHATA kk sério que odio e que falta desenvolvimento de mundo e das regras mágicas, vc só tem uma explicação la no final e bem meia boca
Mas recomendo pra quem quer um livro rapido e gostosinho de ler

Lizia.Yohanna 12/08/2020

Não esperava muito desse livro, mais fiquei apaixonada pelos personagens e muito envolvida com todas as reviravoltatô anciosa pra começar o próximo livro e saber logo tudo que vai acontecer.

Bruna 19/07/2022

Apaixonada por este universo!
Confesso que a primeira vez que li este livro não dei muito valor e cheguei a achar meio sem graça, mas desta vez foi bem diferente!

Comecei a ler e não conseguia parar mais, ficava ansiosa pra saber o que ia acontecer e acabei me identificando com a protagonista (o que acredito que tenha sido a intenção da escritora).

Todo esse clima de reino, princesa desajeitada, rastreador indecifrável porém depende, deu uma cara de fic que simplesmente amei!!

Fiquei triste quando descobri que era uma coleção de apenas 3 livros, pois este é um universo que eu adoraria explorar mais e mais!

Yasmin 10/03/2013

Mitologia inovadora, universo e personagens fortes

Quando vi o título cadastrado entre os futuros lançamentos da editora Rocco fiquei bastante animada porque desde soube que Amanda Hocking estourou o mercado de livros digitais com mais de um milhão de cópias fiquei curiosa para ler a trilogia que causou tantas mudanças e que teve tanto sucesso em tão pouco tempo. Hocking construiu um universo interessante com elementos da mitologia nórdica e uma trama de conflitos promissora que promete render bastante.

Wendy nunca se encaixou nos colégios em que estudava, nunca fez amizades normais e suas manias sempre foram um problema. Ela carrega uma cicatriz que a faz lembrar constantemente das palavras da mãe. Quando tinha seis anos em plena festa de aniversário sua mãe a atacou e se não fosse por seu irmão Matt ela teria morrido. Desde então vive com a tia Maggie e com Matt. Seus problemas nas escolas os fizeram mudar bastante durante toda sua vida. Para Matt isso é culpa do trauma e ela ser diferente não significa que ela seja má pessoa. Porém quando o misterioso Finn começa a frequentar a escola Wendy fica desconfiada. Já não bastasse o estranho poder de convencer as pessoas a fazer o que ela quer Wendy ainda tem que lidar com a constante sensação de que está sendo observada. É quando Finn despeja sobre ela toda a verdade. Sobre ela ser um changeling, uma criança Trylle, trocada ao nascer para ser criada entre os humanos. E ele veio buscá-la. Está na hora de voltar para casa, seus poderes despertaram mais cedo e está na hora de ela assumir sua verdadeira vida. Wendy reluta, mas após um ataque os Vittra ela aceita sua falta de opção. No entanto chegando a Förening Wendy encontra um ambiente totalmente diferente do que imaginou. Logo a pressão em torno de Wendy a deixa tão deslocada quanto antes, porém com problemas e perigos maiores.

A premissa basicamente é essa, Wendy retornando para a comunidade dos Trylle depois de ter uma vida estranha e atribulada. Amanda Hocking inova ao trazer os "changelings" como centro da história e ao construir toda uma mitologia em torno deles, que apesar de aparecem em diversas culturas são pouco vistos na literatura. As descrições são sempre pontuais deixando a ambientação bastante vívida e sensorial. O ritmo é constante e a narração em terceira pessoa de Wendy funciona muito bem visto que também são as primeiras impressões dela neste mundo novo que se abre.

Os personagens secundários são outro ponto forte da história. Desde Elora, rainha dos Trylle a diversos outros habitantes de Förening. Rhys, Tove e o próprio Finn. Wendy pode passar a impressão errada ao leitor no começo, mas no decorrer dos capítulos a personagem ganha força e as diversas perguntas e mistérios tornam a trama instigante, prendendo a atenção a todos os detalhes. Afinal o que eles estão escondendo de Wendy?

O mais irritante do livro é o fato das perguntas de Wendy nunca serem propriamente respondidas. A quantidade de "não se preocupe com isso" é imensa e diversas vezes a curiosidade de Wendy era a mesma dos leitores. A autora poderia ter dosado melhor o que dizer e o que não dizer... O ponto que me deixou mais curiosa foi a trama com os Vittra que apesar da virada no final não deixou mais do que insinuações no ar. E a culpa dessa curiosidade é o conto que vem no final da história. Ponto para a editora, já que o conto é um complemento forte para a trama. Ele não teria a mesma força se tivesse sido lançado separado em e-book.

Leitura instigante e agradável. Wendy é uma protagonista forte, com personalidade questionadora e pelo final podemos afirmar que ela não vai aceitar ser conduzida feito uma marionete por Elora. Uma verdadeira caixa de surpresas que deixa uma sensação de imprevisibilidade rara em juvenis. A edição da Rocco (...)

Termine o último parágrafo em: http://www.cultivandoaleitura.com/2013/03/resenha-trocada.html

Rafaella86 18/04/2023

Bem divertido!
Vi a indicação deste livro e gostei da narrativa sobre changelings, mas confesso que não era o que eu esperava, você consegue saber exatamente o que vai acontecer a seguir sem grandes surpresas. A história flui em um romance adolescente clichê. Mas, apesar disto, terminarei a trilogia.

AndradeFS.Ju 08/10/2023

Adolescentes sendo adolescentes, decisões estúpidas, falta de diálogo e um pouquinho de fantasia. Misture isso tudo e este livro será o resultado. É ruim? Não. Ele é interessante. Mas a protagonista não ver o óbvio na frente dela e achar que o que ela fez no final é seguro e legal, pelo amor de Deus, é o ápice da burrice. Porém é adolescente, então tenho que perdoar.

BrunaNasc 02/08/2023

Razoável
Achei a escrita e narrativa da autora muito boa, livro super fluido e fácil de ler.
Passei a leitura toda tentando engolir a Wendy, pense em uma menina chatinha.
De todos os personagens masculinos, o único que achei razoável até o momento foi o Tove, queria que ele ficasse com a Wendy.

Amanda Souza 09/08/2021

Meu primeiro contato com esse livro foi a muitos anos, contribuiu bastante para que eu desse continuidade no mundo dos livros. Agora lendo com outros olhos , posso dizer que a escrita da autora é impecável, fluiu muito bem, não é cansativa e o desenrolar da história é bem legal, um tema muito gostoso de ler, romance, drama, ação, tudo misturado, isso nos impulsiona a querer continuar. Os personagens são cativantes e bem construídos.
O final foi tudo, estou ansiosa para finalmente depois de tantos anos ler as continuações.

Paah 18/06/2021

TROCADA
Começa a história de 2 meninas que foi trocada na maternidade e descobrir um segredo muito chocada que ela fica sem reação....... vem descobrir esse aventura

Nichele 07/09/2022

Eu adorei, não é um grande enredo, mas eu fiquei apaixonada por essa história. É bem leve, bom para se divertir, leitura super rápida. Me lembra até um filme de sessão da tarde. Recomendo para quem quer algo leve, adolescente, sem grandes reviravoltas. Uma ótima leitura.

Suanne.Camile 26/09/2023

Trocada
Não é bom. Achei um livro muito sem graça. A protagonista é uma chata, o romance é insosso, as situações/cenas são bem "genéricas" mesmo (como li em uma resenha).

Enfim, já tinha esse livro há um bom tempo na minha estante e talvez tenha me arrependido de ter comprado ele. Esperava algo mais divertido, mas não, recebi uma protagonista mimada, insuportável, um bando de personagem que não explica absolutamente nada, uma "guerra" que nem explicam direito o motivo, só que "querem ela", mas nem dos poderes falam tanto. Li arrastado e nossa, bate até um alívio de ter terminado.