Trocada Amanda Hocking

Resenhas - Trocada

Nichele 07/09/2022

Eu adorei, não é um grande enredo, mas eu fiquei apaixonada por essa história. É bem leve, bom para se divertir, leitura super rápida. Me lembra até um filme de sessão da tarde. Recomendo para quem quer algo leve, adolescente, sem grandes reviravoltas. Uma ótima leitura.

Gabi 15/03/2022

Trocada
Mas, quando uma coisa é muito importante para você, você se certifica de que ela está em segurança.
? PÁG. 236

Trocada, em inglês ?Switched?, é o primeiro livro da trilogia Trylle. O que, apesar de possuir uma nota de 3,7 estrelas no Skoob, a leitura foi agradável o suficiente para eu avaliar com todas as estrelinhas.

O que achei do livro?

A narrativa é fluida e com várias ocasiões cômicas. Apesar de ser uma história fácil de ler, ou seja, clara e objetiva, o desenrolar de mistérios e segredos são demorados para serem revelados. Tudo contribui para aquela sensação de não ter avançado nada na leitura enquanto já se passavam por volta de cem páginas.

O SONHADO LAR DE WENDY

?Eu não estava nem de longe tão animada quanto ela, ainda assim não pude deixar de torcer para que ela estivesse certa. Seria bom me sentir em casa em algum lugar.?
? PÁG. 29

Wendy já havia se mudado de casa diversas vezes ao longo da sua existência, mas nunca se sentiu confortável ou que pertencia a algum lugar durante todo esse tempo, o que é compreensível. Assim, como o título do livro já revela, a protagonista foi trocada na maternidade, e, na tentativa de pentercer a um lar, ela se esforçou ao máximo para agradar a sua mãe biológica, Elora, ainda mais depois da péssima experiência que passou com a mulher que se recusou a chamá-la de filha.

Finn Holmes

Com toda a certeza, Finn Holmes não é o meu personagem favorito da trilogia Trylle, mas, por outro lado, ele é alguém que tem o direito de ser mencionado, afinal o seu caráter é bem construído e a sua aparência é bem atraente. Finn, durante toda a narrativa, está travando uma luta interna entre a razão e a emoção. Ele não é alguém neutro, só está perdido entre os caminhos em que deve ou não seguir.

***

A história dá a entender que Finn e Wendy é o casal pelo qual devemos torcer, mas, na minha opinião, os dois são incompatíveis juntos. Enquanto um não luta pelos seus sentimentos, o outro espera exatamente por isso.

PONTOS POSITIVOS

? A mitologia do livro é diferente de todas as histórias que li, pois o enredo é sobre os trolls, o que se distancia da gama fantástica de anjos, vampiros e lobisomens.
? A leitura é rápida e muito divertida.
? Os personagens são bem diferentes uns dos outros, o que torna algo descomplicado reconhê-los no decorrer das páginas.
? Os detalhes de como funciona cada um dos poderes dos trylle é realmente surpreendente. O poder da precognição através da pintura de quadros foi, com certeza, o mais criativo.
? A capa e a diagramação estão bem encantadoras.

PONTOS NEGATIVOS

? O significado de Rhys, Rhiannon e outros habitantes serem mänskligs foi previsível, porque a narrativa fez tanto mistério e demorou tanto para a revelação que já liguei os pontos com algumas pistas.
? Os capítulos longos contribuíram para a sensação de uma leitura que não avançava, apesar da escrita da autora ser simples e sem floreios.
? Há pouquíssimos erros de revisão, porém eles podem incomodar.

AMOR À PRIMEIRA VISTA POR FINN

?Não conseguia entender o que sentia por Finn. Ele quase sempre parecia estranho, mesmo assustador.?
? PÁG. 40

O amor à primeira vista não é cientificamente comprovado, porém a chance de acontecer é maior para aqueles que acreditam. É como um efeito placebo dos apaixonados. Wendy não se sente atraída por Finn assim de imediato e até mesmo o vê como alguém esquisito a princípio, mas os sentimentos de ambos personagens evoluem um tanto apressados. Afinal, uma paixão ?instantânea? é totalmente possível.

guigagirl 18/07/2020

Série boazinha YA. Vale a pena para uma leitura leve e fácil. Não te agrega muito, mas diverte.

Sha 08/06/2021

Uma história sobre trolls de uma forma bem diferente. Cada página te instiga a saber mais sobre a história de Wendy quando nem mesmo ela sabe qual é. Ainda mais sem saber como é ser amada pelo que é.

nina 06/05/2014

Diferente, Confuso e Igual
Trocada, o primeiro volume da saga Trylle, conta a história de Wendy Everly, uma garota de dezessete anos aparentemente comum, mas com uma personalidade difícil, como é descrita nos primeiros capítulos do livro. Ela não tem amigos, é teimosa e já foi expulsa várias vezes de escolas, e por isso vive se mudando. É atormentada pela lembrança de seu aniversário de seis anos, quando sua mãe tentou matá-la, acusando-a de ter matado seu verdadeiro filho e de ter pego seu lugar. Após a mãe ir parar em um hospital psiquiátrico, ela passa a viver com o irmão mais velho super protetor e a tia.

Na nova escola a única coisa diferente é o garoto que não deixa de observá-la, Finn Holmes. Ele logo acaba revelando que ela é diferente e foi trocada ao nascer. Explica que sua missão é levá-la para sua "casa", onde mora sua verdadeira família. Após um ataque que sofre, ela concorda e parte para conhecer o lugar onde pertence.

O livro me prendeu bastante no início, me deixando a tarde toda lendo sem parar. Mas perto da metade eu acabei me cansando um pouco. O começo te deixa louco para saber o que Wendy é (coisa que não é revelada nas orelhas nem na contracapa do livro) e o que vai acontecer com ela. Até a parte onde brevemente essas perguntas são reveladas conseguimos ficar bem presos à história. Depois disso, a história começa a ficar parada, com algumas breves explicações e partes desinteressantes.

Um dos pontos que não me agradou no livro foi a protagonista. No começo do livro ela é descrita como teimosa e dá a entender que é briguenta, pois vive sendo expulsa das escolas. Mas no desenrolar do livro não vemos quase nada disso. As partes retratadas na escola não mostram nada que ela fez que seria motivo de uma suspensão ou advertência. E no resto do livro ela parece aceitar (quase) tudo que a dizem, mesmo que não concorde; age como uma perfeita menina, apesar de curiosa, o que é certo, já que não a contam quase nada. Também é descrita como solitária, mas ao ir para "casa" faz várias amizades e muito rápido para alguém que não tinha amigos.

Além disso, ela parece ser bastante bipolar. Nos primeiros capítulos ela adjetiva Finn Holmes de esquito e afirma que não se sente atraída pelo mesmo, mas após poucos capítulos ela se diz apaixonada por ele e vive procurando-o, onde quer que vá. Há também o momento após sua mãe explicar que a trocou no berço de propósito; ela fica com raiva e triste pois os motivos não parecem razoáveis em nenhum momento (pelo menos não para mim e sei que mais gente pensa assim), mas horas depois ela parece nem lembrar-se disso. Ao longo do livro ela descreve a saudade que sente de casa e de sua família, mas, em nhum momento, parece pensar em mandar uma carta para casa explicando tudo ou ir embora.

É dito que ela é muito importante para sua comunidade, mas, mesmo após o ataque que sofreu, não são descritos seguranças que a protegem, exceto Finn, que desaparece em vários momentos da história, e costuma chegar atrasado quando sua proteção é necessária. Além disso, colocar apenas um garoto de vinte e poucos anos como segurança para alguém que, tecnicamente, é muito importante não parece o suficiente, sendo que, mesmo com seu treinamento, poderia encontrar dificuldade em protegê-la se fosse enviado um grande grupo para atacar, não?

O ambiente no qual sua "espécie" vive não agrada muito, não como em várias outras sagas como Harry Potter, onde o leitor sente desejo de visitar. Parece apenas um condomínio rico comum, sem detalhes diferenciados.

Alguns personagens, como Rhys e Tove, dão uma animada na história e costumam ter um certo carinho entre os leitores, mas os demais parecem não ter nada de muito especial.

Acho que podia ser mais bem explorado o universo onde a história se passa. Mesmo com o tema diferenciado das história dos dias de hoje, ainda foi pouco descoberto, sendo que sua espécie só diferencia da nossa em alguns hábitos e em apresentar alguns poderes.

Não foi um livro que me agradou muito, mas ainda vou comprar os próximos dois volumes para descobrir se esse universo será mais bem explicado e se a história apresentará alguma reviravolta surpreendente.

site: http://ninagulli.blogspot.com.br/
Jeah 21/07/2016minha estante
Concordo completamente com sua resenha. A personagem principal é um porre. A teimosia que me foi prometida no início do livro? Só sei que tô achando essa menina um saco de batatas.

Agatha73 07/01/2023

Esperava bem menos
Comecei esse livro achando que seria uma leitura de qualidade duvidosa, mas que me tiraria da ressaca literária então tava ótimo. Eu consegui ler depois de um ano sem ler nada, então a segunda parte foi atingida, mas o livro é bem mais que uma historinha meia boca que passa despercebida. A história dos Trylle é confusa e intrigante, me desperta interesse a cada página e eu preciso muito ler o segundo pra ter as respostas que eu queria. A protagonista podia ser um pouco menos irritante, mas eu relevo pq a história é boa. Senti um pouco de falta de um background do que estava acontecendo com a família humana quando ela foi pra família troll, mas isso pode ser revertido no segundo livro, então bora pra mais um ?

exilemindedness 27/01/2021

Sensacional!!!!
Como já o tinha lido anteriormente, me foi de suma importância ter novamente esse contato com a história de Wendy, uma garota, até então normal, que vive uma vida de ?changeling? por cerca de 16 anos, sofrendo com o convívio pesado de sua mãe, tia e irmão adotivos. É estranho pensar em toda a sua trajetória do início ao fim, no entanto, chega a ser reconfortante que, já ao final, ela encontra a quem ama e finalmente encontra sua mãe biológica, a qual sabia que a garota percorria perigo e não tinha ciência de quando e onde seria. Os Trylle possuem uma rivalidade enorme com os Vittra, ambos possuem poderes que jamais pude ver em outro livro e me confortou o coração ter um universo novo e totalmente original para amar em demasia. Li pela primeira vez em 2015, ainda muito noviça na literatura fantástica.

rani 01/10/2021

Uma leitura razoável
Vou citar duas coisas que me incomodaram: o fato desse romance acontecer meio rápido, isso dela ter se apaixonado em um instante. Talvez tenha sido por conta da ligação que eles tem ou não. E o segundo motivo, ele ter 20 anos e ela 17 anos.... isso me deixou agoniada, acho que se ela tivesse 18 ou 19 seria até mais tranquilo para mim.

Agora falando do livro em si, eu até que gostei dele. Achei diferente e ao mesmo tempo igual? A parte dos "trolls" é algo novo, e particularmente foi interessante. E as outras partes já estou acostumada por ter em muitos livros. Porém, no começo tive a sensação de que foi fraco, teve alguns acontecimentos também. Diria que foi razoável, por mais que tenha lido em 2 ou 3 dias.

Enfim, vou continuar agora com o segundo livro. Estou curiosa sobre algumas coisas e quero saber se será melhor que esse.

SaraFranAa 28/05/2015

Resenha – Trocada.
Sinceramente, esse livro me decepcionou em muitos sentidos. Esperava mais e não consegui me identificar com nenhum personagem, o que é uma pena.

A protagonista Wendy sempre se achou diferente, até que descobriu o que de diferente ela tinha. Um dia, em sua festa de 6 anos, sua mãe tenta assassiná-la afirmando ser ela um monstro. O irmão de Wendy, Matt, a salva de ser morta pela própria mãe. Isso muda a vida dos dois irmãos.

"Que tipo de criança você é, Wendy?- Ela caminhava vagarosamente pela cozinha, vindo em minha direção. A faca em sua mão parecia bem mais ameaçadora do que alguns segundos antes.
– Você certamente não é minha filha. O que você é Wendy?"

Wendy, após ter sido expulsa de vários colégios, decide que irá se adaptar a essa nova escola para dar algum sossego a sua tia e a seu irmão. E é nessa escola que a moça passa a conviver com Finn Holmes.

Wendy percebe que o rapaz não tira os olhos de cima dela e isso a irrita demais. Decide confrontá-lo para saber qual é o problema dele com ela.

E é depois desse confronto que Wendy descobre que viveu 17 anos de uma vida que não era sua. A pergunta é: Quem é Wendy? E qual é sua verdadeira origem?

Acho, em minha opinião, que o livro levantou muitas perguntas e não houve respostas para a maioria. Mesmo sendo uma série achei o primeiro livro muito fraco.

Wendy se mostrou uma moça sem opinião forte. Ela sabe o que precisa dizer, mas prefere adiar o confronto e o resultado é que nunca fala nada.

Amanda Hocking nos apresenta no início do livro a uma protagonista de personalidade forte e que do nada, puft, some. Cadê a garota impetuosa e voluntariosa? Virou abobora antes do badalar da meia noite. Sobrou uma caricatura, isso sim. Ri de raiva em muitos momentos durante a leitura. Melhor rir que chorar.

Também achei o romance fraco e nem sei se posso dizer que houve realmente um grande romance. Esse dito cujo só resolveu aparecer quase no fim do livro. Não que ele precisasse ser o foco do livro, mas ficou uma promessa de que ia acontecer e não aconteceu, como muitas coisas na verdade.

Não pensem que só existem Wendy e Finn nesse livro, mas é que os personagens não foram carismáticos para mim e não ficaram gravados em minha cabeça. Salvo Rhys que é um fofo adorei ele, mas como o moço não é o “mocinho” ele não teve um foco tão grande assim.

Quando Wendy é atacada pelos Vittra, a situação fica complicada. Agora, eu até entendo porque eles a querem. Mas não ficou claro o motivo dos ataques. Isso poderia ter sido melhor trabalhado ou aproveitado não sei, mas para mim esse livro deixou a desejar.

Enfim não amei, mas recomendo sim o livro porque a série tem potencial e espero que as muitas questões levantadas sejam esclarecidas.

O livro é para todas as idades não vou especificar uma idade, pois qualquer pessoa pode ler e gostar, ou não, vale a tentativa.

site: http://nosleitoras.com/resenha-trocada/

Capricho Literário 24/02/2020

Não curti muito...
Achei o livro todo meio depre, mas em certo ponto começamos até a gostar da evolução da personagem, contudo cai de novo, quem sabe na continuação melhore...

*Day* 22/06/2020

Um ótimo passatempo
Gostei...

Acho que tenho problemas, ou gosto da maioria das coisas que leio porquê sinceramente não entendo o porquê de ter visto algumas pessoas falarem tão mal desse livro.
Tudo bem que não é tão maravilhoso assim, mas é uma história divertida e apesar de ser o primeiro livro de uma trilogia(o que eu só soube depois de comprar o livro) é bem direta em sua apresentação (tirando é claro algumas partes), mas mesmo assim é interessante e fiquei tão imersa na leitura que não quis largar o livro até até terminar.
O fato da Wendy ser uma changeling que foi trocada ao nascer (uma criança por outra) é uma coisa que achei extremamente interessante e toda a mitologia em volta também
Sem dúvida alguma um ótimo passatempo ^_^

PS: Agora vou ter que ler os outros 2 livros da série(que já baixei em e-book) pq sem dúvida quero ver como termina

Camila 13/03/2013

Trocada
A protagonista do livro, Wendy Everly, é uma garota de 17 anos problemática que já perdeu a conta de quantas vezes já foi expulsa de escolas. Sua tia e seu irmão fazem de tudo para tornar a vida de Wendy mais fácil, mas a garota parece simplesmente não se encaixar em lugar nenhum. Bom, não deve ser fácil ser uma pessoa normal quando seu pai morre quando você é muito pequena e sua mãe tenta te matar quando você tem seis anos. O que sobra é uma mãe no hospício, uma tia e um irmão se virando nos trinta e uma garota com sérios problemas de autoestima e de relacionamento. Não importa para onde Wendy vá, as pessoas ao seu redor parecem simplesmente não gostar dela, não importa o que ela faça. É por isso que, quando Finn Holmes, um sujeito misterioso e estranho, começa a observá-la, Wendy fica extremamente abalada. Aos poucos Wendy começa a se interessar por Finn, até que ele revela o segredo mais importante da vida de Wendy: ela é uma changeling e ele veio buscá-la para levá-la de volta à sua família e ao seu mundo. Ao chegar lá, Wendy descobre que, além de uma Trylle, ela é a princesa do reino e que precisa aprender a se portar como tal. Muito embora o livro tenha vários elementos que eu goste muito, o livro me decepcionou um pouco. Esperava um pouco mais de explicação sobre quem ou o que são os Trylle. Me senti tão perdida quanto a Wendy. As explicações sempre foram ficando para depois e nunca que apareceram... Apesar disso, gostei da narrativa e do romance proibido. Já começo a imaginar o que vem por aí no próximo volume.

www.leitoracompulsiva.com.br