Trocada

Trocada Amanda Hocking

Resenhas - Trocada

exilemindedness 27/01/2021

Sensacional!!!!
Como já o tinha lido anteriormente, me foi de suma importância ter novamente esse contato com a história de Wendy, uma garota, até então normal, que vive uma vida de ?changeling? por cerca de 16 anos, sofrendo com o convívio pesado de sua mãe, tia e irmão adotivos. É estranho pensar em toda a sua trajetória do início ao fim, no entanto, chega a ser reconfortante que, já ao final, ela encontra a quem ama e finalmente encontra sua mãe biológica, a qual sabia que a garota percorria perigo e não tinha ciência de quando e onde seria. Os Trylle possuem uma rivalidade enorme com os Vittra, ambos possuem poderes que jamais pude ver em outro livro e me confortou o coração ter um universo novo e totalmente original para amar em demasia. Li pela primeira vez em 2015, ainda muito noviça na literatura fantástica.

SaraFranAa 28/05/2015

Resenha – Trocada.
Sinceramente, esse livro me decepcionou em muitos sentidos. Esperava mais e não consegui me identificar com nenhum personagem, o que é uma pena.

A protagonista Wendy sempre se achou diferente, até que descobriu o que de diferente ela tinha. Um dia, em sua festa de 6 anos, sua mãe tenta assassiná-la afirmando ser ela um monstro. O irmão de Wendy, Matt, a salva de ser morta pela própria mãe. Isso muda a vida dos dois irmãos.

"Que tipo de criança você é, Wendy?- Ela caminhava vagarosamente pela cozinha, vindo em minha direção. A faca em sua mão parecia bem mais ameaçadora do que alguns segundos antes.
– Você certamente não é minha filha. O que você é Wendy?"

Wendy, após ter sido expulsa de vários colégios, decide que irá se adaptar a essa nova escola para dar algum sossego a sua tia e a seu irmão. E é nessa escola que a moça passa a conviver com Finn Holmes.

Wendy percebe que o rapaz não tira os olhos de cima dela e isso a irrita demais. Decide confrontá-lo para saber qual é o problema dele com ela.

E é depois desse confronto que Wendy descobre que viveu 17 anos de uma vida que não era sua. A pergunta é: Quem é Wendy? E qual é sua verdadeira origem?

Acho, em minha opinião, que o livro levantou muitas perguntas e não houve respostas para a maioria. Mesmo sendo uma série achei o primeiro livro muito fraco.

Wendy se mostrou uma moça sem opinião forte. Ela sabe o que precisa dizer, mas prefere adiar o confronto e o resultado é que nunca fala nada.

Amanda Hocking nos apresenta no início do livro a uma protagonista de personalidade forte e que do nada, puft, some. Cadê a garota impetuosa e voluntariosa? Virou abobora antes do badalar da meia noite. Sobrou uma caricatura, isso sim. Ri de raiva em muitos momentos durante a leitura. Melhor rir que chorar.

Também achei o romance fraco e nem sei se posso dizer que houve realmente um grande romance. Esse dito cujo só resolveu aparecer quase no fim do livro. Não que ele precisasse ser o foco do livro, mas ficou uma promessa de que ia acontecer e não aconteceu, como muitas coisas na verdade.

Não pensem que só existem Wendy e Finn nesse livro, mas é que os personagens não foram carismáticos para mim e não ficaram gravados em minha cabeça. Salvo Rhys que é um fofo adorei ele, mas como o moço não é o “mocinho” ele não teve um foco tão grande assim.

Quando Wendy é atacada pelos Vittra, a situação fica complicada. Agora, eu até entendo porque eles a querem. Mas não ficou claro o motivo dos ataques. Isso poderia ter sido melhor trabalhado ou aproveitado não sei, mas para mim esse livro deixou a desejar.

Enfim não amei, mas recomendo sim o livro porque a série tem potencial e espero que as muitas questões levantadas sejam esclarecidas.

O livro é para todas as idades não vou especificar uma idade, pois qualquer pessoa pode ler e gostar, ou não, vale a tentativa.

site: http://nosleitoras.com/resenha-trocada/

Thalita.Carile 29/08/2022

Infantil
Bem bom se vc é um pré adolescente, começando a aprender gostar de ler, personagens rasos, história óbvia...sem plot...li até a segunda edição....mas minha compulsão vai me fazer terminar a estória afinal...mesmo ruim Não consigo deixar as estórias pela metade??

Pam 07/06/2020

No início não senti que iria gostar muito do livro e da personagem , mas a história foi evoluindo e tô curiosa pela sequência.

adrielle 23/07/2021

eu gostei da historia, eu ja tinha lido o segundo livro da trilogia pq ganhei e não nem sabia a ordem e faz muito tempo, então e bom entender a história do começo

Camille 29/04/2013

Trocada fala sobre Wendy, uma menina teimosa aparentemente normal. Exceto os fatos que colocam em cheque ela ser uma pessoa sortuda. Aos seis anos, exatamente no dia do seu aniversário, sua mãe tentou matá-la – como se o fato dela não ser amorosa não fosse o suficiente.

Não para por aí: já foi expulsa de diversas escolas e, se ela teve um amigo em alguma delas, ela não se lembra; Finn aparece apenas para dizer que ela é uma Trylle e que precisa ir para casa (seja lá o que isso for) e o único garoto que parece estar interessado nela diz que é tudo apenas parte do trabalho.

Sorte. Principalmente se acrescentarmos aquela sensação de estar sendo insistentemente vigiada sabe-se lá por quem e por quê. Em meio a uma confusão de fatos que moldaram sua personalidade, uma situação a leva diretamente para onde ela não queria ir.

Entendendo que ser Trylle é ser troll, e que trolls não são nem um pouco parecidos com tudo que ela tinha em mente, ela é pega de surpresa por uma situação ainda pior. Pelo que parece, as coisas que ela não sabe são exatamente as mesmas que estão determinando sua vida.

Amanda Hocking conquista o leitor logo nas primeiras páginas, ainda que não estejamos prontos para entender nem parte da história. Trocada não é apenas uma história de fantasia, ou amor e muito menos se prende somente à descoberta da vida por uma adolescente. É tudo isso junto e ainda mais.

Envolvidos por previsões do futuro não esclarecidas, uma cidade de trolls com um sistema duvidoso e escolhas que foram tomadas e que não poderão ser realizadas, é difícil sentir as páginas sendo viradas, ficar com sono enquanto está lendo ou não querer acompanhar o resto de perto.

É interessante ir entendendo aos poucos toda a situação, e só então ser capaz de tomar partido e começar a torcer por um “lado”. Ao mesmo tempo, é complicado aceitar tudo que acaba sendo imposto à Wendy, cujo nome foi realmente inspirado na história de Peter Pan.

Eu não compararia a história com O Diário da Princesa ou Crepúsculo, coisa que o New York Times faz. Para mim, mesmo sendo fantasiosa, ela é diferente de qualquer livro do mesmo gênero, inclusive quando é obrigada a ter pontos em comum. Amanda é, acima de tudo, criativa.

E talvez seja isso que realmente tenha me conquistado, porque isso possibilita tudo: personagens bem desenvolvidos, narrativa que prende a atenção, pontos soltos somente quando precisam estar. Admito, entretanto, que ia ficar mais feliz se o final também se diferenciasse em vez de cair em uma situação tão comum.

Loira 16/11/2021

Eu amei esse livro, a leitura me prendeu do começo ao fim. É uma história de extrema fantasia e romance, uma leitura super tranquila de ler e bem rapidinha.

@bonecaliteraria 09/08/2022

Gostei.
Para o primeiro livro está bom, acho que deveria ter colocado mais algumas informações que são necessárias neste primeiro, mas acredito que será melhor explicada no segundo (eu espero).
O casal me deixou um pouco irritada, não sei se vou gostar muito deles. Espero suprir Minhas expectativas nos próximos volumes.

Barb 02/07/2021

Uma (pouco conhecida) maravilhosa saga de fantasia
O começo do livro não me prendeu. Achei a narração e a escrita da autora muito rápidas e com falta de aprofundamento. Mas fico feliz de ter dado mais uma chance para esse livro e recomendo para aqueles que amam fantasia. Com um tema inédito, pelo menos para mim, os trolls me encantaram. Me encantei pelos personagens e a história ficava cada vez mais interessante e até viciante. Tem um romance, um mocinho com senso de dever, a protagonista é gente como a gente e as respostas parecem que nunca chegam. Se você gosta de fantasia, super recomendo.

César L. Gomes 27/02/2014

Trocada (Amanda Hocking): Cliché, meloso e previsível.
Em minha curta vida como um leitor compulsivo (bookaholic) sempre tive a total noção que ao longo do meu caminho iria depara-me com todo o tipo de leituras, daquelas simplesmente “magníficas” até aquelas “não tão” boas como de costume. Bom, tenho certeza que essa obra literária pode enquadrar-se na segunda categoria. O livro intitulado “Trocada” (Switched no original) lançado no Brasil em 2013 pela Editora Rocco. Originalmente foi publicado no ano de 2010, e escrito pela autora americana Amanda Hocking. A obra conseguiu a proeza de praticamente lançar a sua autora no mercado literário.

A obra conta a história de jovem adolescente de dezesseis anos Wendy Everly, que desde que seu pai “misteriosamente morreu” e sua mãe internada em uma casa de repouso, vive uma confortável vida com seu irmão mais velho, superprotetor, Matt e sua tia Maggie. Todavia, em um determinado dia sua normal e pacata vida transforma-se tragicamente quando um estranho chamado Finn a procura afirmando que ela não é um ser humano normal, é um ser sobrenatural. E que na verdade ela é uma changeling, uma criança trocada ao nascer. E que tinha sido colocada naquela família para cumprir uma determinada missão e, assim, “beneficiar o seu próprio povo”.

_________ citação _____
(...) "Isso é um começo", Finn permitiu. Ele respirou profundamente, e eu nervosa puxei um fio do meu cabelo e observei-o. Quase timidamente, ele disse "Você é um changeling". Ele olhou para mim com expectativa, esperando por algum tipo de reação dramática.
"Eu nem sei o que é" Eu dei de ombros. "Não é como um filme com Angelina
Jolie ou algo assim?”Eu balancei minha cabeça. "Eu não sei o que isso significa."
"Você não sabe o que é?" Finn sorriu. "É claro que você não sabe o que é. Além disso, tornaria tudo muito fácil se você tivesse mesmo a menor inclinação sobre o que está acontecendo."
"Seria não seria?", Eu concordei sarcasticamente.
"Um changeling é uma criança que tenha sido secretamente trocada por outra”. Finn explicou devagar.
____________________________________

Não sei nem por onde começar. Inicialmente, conheci essa trilogia de forma um pouco inesperada. Eu nunca ouvi falar da autora, nem muito menos da história. Mas soube que o livro seria lançado no Brasil. Achei as capas lindas, e a sinopse parecia prodigiosa. A leitura tinha tudo para dá certo. Então, por um acaso do destino (Meu Computador tinha acabado de quebrar, outra vez), resolvi fazer uma maratona um pouco “intensiva” de leitura, especificamente pela falta de algo melhor para fazer. E um dos livros selecionados era “Trocada”, o primeiro livro da trilogia Trylle. E foi algo tipo... Decepcionante. Bom, serei curto e grosso. Não gostei do livro, não gostei da história, não gostei dos personagens e nem tão pouco da mitologia que ele aborda. Resumindo, a leitura não foi muito produtiva.

Por muitos considerada uma versão estrangeira e feminina de Paulo Coelho, autora Amanda Hocking é super conhecida nos Estados Unidos por escrever livros (particularmente e-books) de romances relacionados ao mundo sobrenatural (entre algumas sagas escrita pela a autora destaca Watersong, The Hollows e entre outras). Ela já escreveu sobre sereias, zumbis, vampiros e bruxas. E agora, a onda da vez, é o povo das fadas, mas exclusivamente Trolls. Sim leitor você não leu errado, Ela usou o conceito de changeling com os Trolls.
Para quem não é muito familiarizado, os Trolls são um tipo de criaturas presentes em lendas e mitos dos povos escandinavos.

Normalmente são descritos tanto como gigantes horrendos – como ogros – ou como pequenas criaturas semelhantes à goblins. Diz-se que vivem em cavernas ou grutas subterrâneas. No entanto, algo em comum nas descrições é que os trolls são criaturas extremamente feias. Já em trocada, no entanto, eles são apresentados como tivesse uma aparência semelhante à de um humano, sendo que mais forte. Eles também vivem em comunidades hierarquicamente dividida, afastada do resto da humanidade, localizada em Minnesota, ao longo do rio Mississippi. Mas regulamente realizam algumas “trocas” entre crianças humanas por crianças trolls – recém-nascidas de preferência – para que determinado objetivo seja alcançado.

A história não me cativou (sim, sou chato). Achei-a em muitos momentos, durante a leitura, melosa e maçante, tirando os estereótipos clichês que são gritantes. A justificada da troca entre as crianças não me convenceu muito. Sinceramente, eu esperava algo mais planejado, elaborado. Algo apocalíptico mesmo. Mas não, o motivo é banal e mesquinho. É tão fútil que se torna besta. Achei o romance entre Wendy e Finn muito fraco. Na verdade tive a impressão que foi muito forçado. Personagens antagonistas como a verdadeira mãe de Wendy não me convenceu também, pareceu uma tentativa de imitar a madrasta da Branca de Neve. Até a superproteção de Matt, o irmão adotivo de Wendy, também pareceu ser forçado. Creio que as únicas coisas que realmente escaparam foram a partes estéticas do livro (Como a capa, tradução, revisão e diagramação) que estavam muito boas.

Em suma, Trocada pode ser considerado um típico livro adolescente: Cheio de clichês, romance e muitas conspirações. Eu não o recomendo. Particularmente ele não funcionou muito bem comigo, pois eu esperava mais dele. Mas isso não quer dizer que ele não venha funcionar com outros tipos de leitores que gostem e preferiam especificamente esse tipo de narrativa. Vale ressaltar que o terceiro e último volume que compõe a trilogia – intitulado Ascend – será lançado pela a Editora Rocco em algum momento desse ano de 2014. A saga – supostamente- teve em fevereiro de 2011 os seus diretos comprados para a produção de uma provável adaptação, cujo roteiro “ficará” sob a responsabilidade de Terri Tatchell (roteirista do filme District 9 -2009).

site: http://www.perdidoempalavras.com/resenha-trocada-trylle-1-amanda-hocking/

Ana Luiza 20/03/2024

Trocada
Livro perfeito, uma história de fantasia maravilhosa. Gostei muito da leitura, prende a concentração e é muito fácil imaginar.

Liachristo 08/07/2014

Trocada - Trilogia Trylle - Amanda Hocking - Editora Rocco
Wendy Everly não é uma menina comum. Ela quase não toca comida, e metade do que ela faz ou come, ela despreza. Quando ela tinha seis anos de idade, sua mãe tentou matá-la, porque estava convencida que Wendy não era a sua filha, era uma monstra e que fora trocada no nascimento.

Por mais estranho que pareça, sua mãe resolveu trancar-se em um asilo onde ela fique em segurança e não possa mais tentar prejudicar Wendy, mas continua acreditando que Wendy não é sua filha verdadeira.

À medida que ela cresce, Wendy fica cada vez mais convencida de que sua mãe poderia ter dito a verdade. Ela tem uma estranha capacidade de influenciar as decisões de outras pessoas, e embora isso aconteça acidentalmente, ainda é perigoso e muito estranho.

Quando Finn um lindo jovem aparece em sua janela uma noite, dizendo-lhe que ela é de fato um troll, o pior pesadelo de Wendy se torna realidade. Sua mãe estava certa o tempo todo: ela não é humana. Pior do que isso: ela é um troll.
Na lista gigante de criaturas sobrenaturais que você conheçe, trolls não são os seres mais comuns e nem com padrão de aceitação dos mais elevados.

Depois de escapar de um ataque do mal, Finn leva Wendy para um mundo secreto, a terra dos trolls, para seu total desgosto. Lá Wendy encontra sua verdadeira mãe, que passa a ser a Rainha dos Trolls. Não só sua mãe não demostra nenhuma emoção por ela, como parece que ninguém por lá está propenso a muitas emoções.

Wendy se esforça para se adaptar ao seu novo estilo de vida como uma princesa, a ser vigiada dia e noite e ser presa no meio de uma guerra acontecendo entre duas tribos de Troll que são rivais. E no meio de tudo isso, ela também consegue se apaixonar ...

Quando vi o livro Trocada pela primeira vez, confesso que o que me atraiu logo de cara foi a sua linda capa. É sou dessas que compram livros pela capa. kkk
Em seguida ao ler a sinopse, fiquei imediatamente intrigada, já que nunca tinha lido nada envolvendo Trolls. Depois de pesquisar um pouco sobre a autora, descobri que Amanda Hocking , é considerada a rainha da auto-publicação, uma autora que conseguiu vender mais de um milhão de cópias de seus livros ... por conta própria. Claro que eu tinha de lê-lo e ver o porque de tanto sucesso.

Este livro não me decepcionou, mas achei que a história poderia ter rendido muito mais. Com trolls como as principais espécies de interesse sobrenaturais, fui imediatamente atraída pelo inédito e diferente. Definitivamente o universo YA não está inundado de livros que envolvam personagens trolls. Wendy é uma personagem principal simpática, especialmente porque ela tem um monte de manias divertidas que revelam sua verdadeira herança, mas acho que poderia ter sido melhor desenvolvida. O livro é contado em primeira pessoa, pela personagem.

Eu também gostei de Finn. Ele tem vida própria dentro da história. Ele é misterioso, perigoso, escuro e sedutor. Ele também faz fronteira com ser um perseguidor, pois ele guarda Wendy praticamente dia e noite, de uma forma até obsessiva, mas pelo menos ele tem um motivo para isso.

Neste livro não temos muita ação. Acumula-se a tensão para o que está por vir, e nos introduz ao mundo de trolls, os personagens e suas dinâmicas. O que compensa essa falta de ação, porém, é o estilo de escrita envolvente de Amanda Hocking e seu senso de humor. Eu ri em voz alta várias vezes durante este livro, o que é uma ótima coisa. Eu amei alguns dos comentários de Wendy, e Finn joga seu sarcasmo muito bem. O humor realmente é um ponto adicional para este romance.

O romance que rola entre os personagens principais está incrível. O vínculo entre Wendy e Finn é claro desde o início e, apesar de várias vezes eles parecerem se desentender, é óbvio que eles compartilham uma conexão real. Quando eles se beijam, a paixão praticamente sai das páginas.

A Editora Rocco fez um belo trabaho de revisão. A diagramação, a cor das páginas, as fontes escolhidas proporcionam uma boa leitura. Amei a capa. Achei linda.

Trocada é definitivamente um livro diferente e um começo interessante para a série. Se você é um fã de YA, gosta de fantasia e gostaria de conhecer o inexplorado mundo dos trolls, então esta é uma excelente escolha.
Bjus

site: http;//www.docesletras.com.br