Os Filhos do Capitão Grant

Os Filhos do Capitão Grant Júlio Verne

Resenhas - Os Filhos do Capitão Grant

@jana450 15/04/2024

Ameeei muito meu lindo box
Conheça as incríveis aventuras de Júlio Verne com os livros: Da Terra à Lua, A ilha misteriosa, Cinco semanas em um balão, Vinte Mil Léguas Submarinas, A Volta ao Mundo em 80 Dias e Viagem ao Centro da Terra. O autor antecipou as tecnologias do século XX em suas histórias e é considerado um dos grandes nomes da ficção científica.

Krishna.Nunes 17/02/2024

Nem precisava existir
Este é o segundo livro de uma trilogia de histórias de aventuras sobre os filhos do Capitão Grant: Na América do Sul, Na Austrália e No Pacífico. Pelo que entendi, era para ser um romance único, que acabou ficando muito longo e foi dividido em três volumes.

Aconteceu com esse livro o que acontece com muitos volumes do meio de uma trilogia: ele foi artificialmente alongado para se tornar uma obra grande o suficiente, e acabou virando uma ponte entre o volume um e o volume três.

Não acontece quase nada nesse volume, e só nos dois últimos capítulos existe algum drama. Tudo até aí é meramente descritivo e não tem enredo. Tudo o que está nesse livro poderia ser resumido em dois ou três capítulos adicionados no fim do volume anterior ou no início do volume seguinte, enquanto o do meio poderia totalmente descartado.

É o pior de todos os livros do autor que eu já li. Além de ser uma continuação de uma história que já não é grande coisa, tornou-se uma continuação desnecessária.

Lucas 10/10/2023

Antagônico
A experiência de ler esse livro foi muito boa e ruim ao mesmo tempo.

A história no geral, traz muitos detalhes sobre o trajeto deles em busca do capitão Grant, ao mesmo tempo que essa busca nunca leva a lugar nenhum realmente ou tem algum propósito por trás.

Os livros do Verne sempre tem mais sentido, no final do livro. Nesse aqui, o único sentido dado, foi a contínua busca pelo capitão Grant que nunca acaba.

É um livro legalzinho, mas, uma leitura entediante em quase todo o livro.

Lorena Almeida 04/05/2023

Cheio de aventuras
O livro é bem fácil de ler e e sempre tem alguma coisa acontecendo na leitura, eu só fiquei decepcionada que contém uma continuação

Lorena Almeida 04/05/2023

Inesperado
Acho que foi uma boa finalzação da trilogia, finalmente saber o que acontecia no final foi muito bom,uma boa leitura

Gabriel2732 18/03/2023

Mais uma boa aventura.
Um livro bastante divertido que narra a aventura de uma equipe de busca na América do Sul. Já acostumado a escrita de Verne, não me surpreendeu que narre uma jornada aventureira. Sem dúvidas o que eu mais gostei nessa história são os personagens e a dinâmica entre eles. Esse livro faz parte de uma triologia, que por sinal estou ansioso pra saber como termina. No final não tenho muito a dizer sobre, quem conhece Verne sabe o que esperar desse livro. Esse livro tem o mérito de ter um dos melhores personagens das histórias dele (na minha opinião), pelo menos por agora. Se continuar os mesmos personagens nos próximos dois livros já deve ser uma boa história.

Américo 27/02/2023

Desfecho merecido
Essa terceira e última parte da história recupera o fôlego da primeira, e traz um desfecho merecido. As descrições detalhadas continuam aqui, mas a história é mais dinâmica. Vou ficar com saudades do Paganel.

Américo 19/02/2023

Segundo de três livros, não tão empolgante
Dando continuidade à saga em busca do capitão Grant, o livro começa de forma bastante promissora, mas acho que se torna menos interessante que o anterior, por conta de suas extensas descrições geográficas e não muitos eventos memoráveis. Agora resta esperar pelo desfecho do terceiro livro. Tenho esperanças de que a leitura do terceiro irá valer a pena.

Américo 16/02/2023

O primeiro de três livros
O começo de uma saga que se inicia na America do Sul, passa pela Austrália e segue até o Oceano Pacífico.

Gostei bastante do livro, exceto por algumas descrições geográficas que se tornam um pouco excessivas, mas nada que prejudique de fato a fluidez da leitura.

Não sei como essa saga irá se desenvolver até o final do terceiro livro, mas de cara já simpatizei bastante com os personagens e com as aventuras, dignas do mestre Jules Verne.

Thales44 31/01/2023

Completamente perdido! Kkkkkkkk
Achei esse livro em um sebo o que me chamou muito a atenção por ser da edição Hetzel e resolvi comprar, gosto muito das histórias e aventuras de Júlio Verne só fiquei um pouco perdido no livro e acabei descobrindo que esse é o terceiro da triologia kkkkkkk  paciência agora ler os outros para entender algumas coisas que ficaram soltas.

Bom apesar de eu estar perdido na história rsrsrs é uma narrativa rica em detalhes, Júlio Verne consegue ser incrivelmente detalhista nos seus cenários, em meio a reviravoltas em que os filhos do capitão Grant passam nessa aventura para resgatar seus amigos perdidos.

É nítido a vontade que Júlio Verne tem de não deixar nada passar batido, até com seus personagens ele coloca esse nível de detalhe como Paganel o geógrafo que explora bem esse contexto de explicar e detalhar plantas, animais e a geografia. Realmente eu tenho que ler os outros para ter uma opinião mais completa sobre a obra, mas em geral gostei do livro.

Myy 30/06/2022

Mais uma aventura maravilhosa.
Mais uma história de exploração do Verne. O início da história já bem tradicional de Verne completamente bizarro inspirados em alguma aventura com algum achado. Clássico dessa escrita maravilhosa.

Krishna.Nunes 16/09/2021

Aventura com gostinho de infância
Como várias das narrativas de Júlio Verne, esta é uma história de aventura e exploração.

Motivados por uma mensagem em uma garrafa encontrada no estômago de um tubarão abatido na costa da Grã Bretanha, um Lord escocês e seus acompanhantes partem para uma missão de resgate na América do Sul. Para encontrar seus conterrâneos perdidos na região da Patagônia, esse grupo viaja até a costa do Chile, cruza a cordilheira dos Andes e os pampas argentinos, enfrentando todo tipo de perigos. Entre outras adversidades, os exploradores sobrevivem ao frio, tremores de terra, calor intenso, inundações e tempestades de raios.

Apesar de muito detalhista nas descrições do cenário, da geografia, da história e até das espécies de plantas e animais encontradas pela jornada, a narrativa é ágil e pontilhada de reviravoltas. Já os personagens não são desenvolvidos, suas personalidades são apenas superficiais e todos os homens são dados a atitudes heroicas e altruístas. As mulheres, por outro lado, apesar de grandes incentivadoras, nobres, caridosas e até inteligentes, na hora da aventura é preciso que fiquem aguardando num lugar seguro até que os homens resolvam tudo.

Mas ainda que o livro seja cheio de anacronismos e seja possível perceber o machismo e racismo estrutural (afinal, ele foi escrito em 1865), a jornada é realmente didática. Lendo com atenção e pesquisando os termos, os locais, os animais e os personagens históricos, é possível aprender bastante com ela.

Verne era um erudito que gostava de esbanjar seu conhecimento de geografia e ciências naturais em suas aventuras e fazia isso bem. Porém era um conhecimento baseado em livros e relatos, já que ele mesmo não viajou para conhecer o mundo. Por isso, uma coisa comum em seus livros são certas distorções e exageros para encaixar elementos do cenário nas necessidades da narrativa. Por exemplo, na falta de outras feras que pudessem atacar os viajantes no meio dos pampas, ele inventou uma matilha de lobos-guará sanguinários, algo que definitivamente não existe na natureza. Mesmo assim, como eu não lia um livro de Júlio Verne desde a adolescência, esse aqui foi agradável e teve sabor de infância.

Evelize Volpi 11/06/2021

Júlio Verne quem lê esse autor maravilhoso, aprende um pouco de tudo de Geografia, Botânica, Navegação, História, Mecânica entre tantas coisas.
Realizei a leitura desse livro devagar, pausando de vez em quando...
Mas sempre voltando, amo esse autor.
Me pegou no coração com 20.000 léguas submarinas, leitura inesquecível..
Salve Júlio Verne!