Tropicália

Carlos Calado

Resenhas - Tropicália

Rafaela.Cruz 23/10/2021

Happening.
Esse livro é um deleite. É uma leitura demorada, se você, assim como eu, quiser escutar todas as canções mencionadas na obra. Estou prestes a ler as biografias de Gil e Caetano, e esse livro serviu como uma luva para entender o contexto histórico que eles viveram durante um tempo.

Wallace17 30/07/2021

Somos tropicalistas
" O Tropicalismo quis e conseguiu ser uma chuva de verão que alagasse infinita enquanto durasse." Arnaldo Batista, Caetano Veloso, Capinan, Gal Costa, Gilberto Gil, Guilherme Araújo, Nara Leão, Rita Lee, Rogério Duprat, Sérgio Dias, Tom Zé, Torquato Neto, alguns dos principais expoentes da Tropicália!
Nem Gil e nem Caetano sabiam que tinham inaugurado um novo movimento artístico, do qual eles nem haviam planejado. As coisas foram acontecendo, uma visita no Pernambuco, um filme do Glauber Rocha, uma exposição do Oiticica, Beatles, a Jovem Guarda, a poesia concreta de Décio Pignatari, Haroldo e Augusto de Campos e o Teatro Oficina. Dessa mistura toda é Claro que surgiria algo original! De repente o Brasil foi inundado de bananas! Como toda coisa nova, sofreu oposição e resistência, mas a chuva tropicalista foi avassaladora e mudou para sempre o destino da música popular brasileira!
Amei esse livro! Pra quem gosta da história da música, esse livro é um banquete! Carlos Calado fiz um trabalho excepcional! Essas coisas infelizmente a gente não aprende na escola, esse currículo escolar é uma vergonha!

site: https://www.instagram.com/p/BrXvcKVHST9/

Davi.Dallariva 02/01/2021

Amei!
Uma experiência maravilhosa para quem admira as músicas e os artistas daquele movimento e se interessa por entender melhor como ele ocorreu. Ficar por dentro dos detalhes me fez valorizar ainda mais os tropicalistas. Durante toda a leitura, visualizei tudo na minha mente como se fosse um ótimo filme. Recomendo a todos os amantes da música brasileira, independemente da sua afinidade com a Tropicália em si.

Bruno Sodré 23/09/2020

Incrível!
Leitura, talvez, mais incrível de 2020.
Mergulhar nos detalhes desse movimento é uma experiência e tanto.

Gabriel Varizi 24/04/2020

Ótimo material introdutório
Em uma linguagem direta e muito clara, Carlos Calado faz uma ótima linha temporal sobre a história do movimento tropicalista liderado por Caetano Veloso e Gilberto Gil. Com relatos e informações desde engraçadas até emocionantes, o autor construiu um material introdutório muito bom para entender o tema, instigando a pesquisa por mais fontes, vídeos e fotos da época, como o festival de MPB de 67. Ao final, há uma lista de álbuns da tropicália ideais para serem ouvidos acompanhando a leitura e a evolução da música brasileira no final da década de 60 e início da de 70. Apenas faltou um pouco de descrição do contexto histórico para fazer mais paralelos com esse grande movimento que revolucionou a MPB.

Carlos 17/04/2020

O fator João Gilberto
A forma como Carlos Calado conta a história da Tropicália, partindo da infância dos seus mentores, Gil e Caetano, até chegar no estrondo cultural que o movimento causou, é muito bem articulada através do fio condutor chamado João Gilberto. Exatamente isto: a leitura deste maravilhoso livro deixa a sensação de que o micróbio da tropicália é o pai da bossa nova e o seu violão revolucionário.

Augusto 17/12/2015

Música, Teatro, Cinema, Televisão...
O livro consegue transmitir com uma grande riqueza de detalhes o movimento tropicalista, desde os seus antecedentes, todos os seus participantes, suas influências, assim como alguns dos eventos que marcam a trajetória do grupo/movimento. Não apenas no aspecto musical, mas também pensando o teatro, o cinema e a televisão da época.
É interessante perceber o quanto o movimento tropicalista teve influência na cultura brasileira logo posterior ao evento até os dias de hoje. Denotando o poder do movimento, que durou apenas um ano e pouco.
Outro detalhe interessante é que a década posterior (anos 70), acabou ficando marcada como uma das décadas mais frutíferas da música no Brasil, com o surgimento de muitos grupos, assim como a consolidação de diversos artistas que surgiram nos festivais. Justamente porque esta, tendo como grande inspiração a tropicália, fundiu os elementos da música brasileira com a música pop, gêneros exteriores.
Transa, Fruto proibido, Acabou Chorare, Clube da Esquina, Secos & Molhados, Falso Brilhante; são alguns dos exemplos de álbuns entre a vasta produção musical da década de 70.

Tate 22/12/2010

Quem gosta de boa música?
Os apreciadores e admiradores da boa música brasileira não podem deixar de ler este livro. Conta a história de cantores e bandas que se destacam até hoje no cenário musical. Gil, Caetano, Rita Lee, a Jovem Guarda, um pouco do Clube da Esquina. Relata a época da ditadura, as aventuras e desventuras desses artistas para continuar seu trabalho, relato de composições de algumas músicas, vários fatos curiosos e interessantes da história musical no nosso país. É um livro muito prazeroso de se ler. Como se costuma brincar, livro pra um sentada...rs