Tropicália

Tropicália Carlos Calado

Resenhas - Tropicália

Augusto 17/12/2015

Música, Teatro, Cinema, Televisão...
O livro consegue transmitir com uma grande riqueza de detalhes o movimento tropicalista, desde os seus antecedentes, todos os seus participantes, suas influências, assim como alguns dos eventos que marcam a trajetória do grupo/movimento. Não apenas no aspecto musical, mas também pensando o teatro, o cinema e a televisão da época.
É interessante perceber o quanto o movimento tropicalista teve influência na cultura brasileira logo posterior ao evento até os dias de hoje. Denotando o poder do movimento, que durou apenas um ano e pouco.
Outro detalhe interessante é que a década posterior (anos 70), acabou ficando marcada como uma das décadas mais frutíferas da música no Brasil, com o surgimento de muitos grupos, assim como a consolidação de diversos artistas que surgiram nos festivais. Justamente porque esta, tendo como grande inspiração a tropicália, fundiu os elementos da música brasileira com a música pop, gêneros exteriores.
Transa, Fruto proibido, Acabou Chorare, Clube da Esquina, Secos & Molhados, Falso Brilhante; são alguns dos exemplos de álbuns entre a vasta produção musical da década de 70.

Tate 22/12/2010

Quem gosta de boa música?
Os apreciadores e admiradores da boa música brasileira não podem deixar de ler este livro. Conta a história de cantores e bandas que se destacam até hoje no cenário musical. Gil, Caetano, Rita Lee, a Jovem Guarda, um pouco do Clube da Esquina. Relata a época da ditadura, as aventuras e desventuras desses artistas para continuar seu trabalho, relato de composições de algumas músicas, vários fatos curiosos e interessantes da história musical no nosso país. É um livro muito prazeroso de se ler. Como se costuma brincar, livro pra um sentada...rs