O Corvo

O Corvo Edgar Allan Poe

Resenhas - Edgar Allan Poe † O Corvo

Elly_ 22/04/2024

Coisa linda!!!
Minha mãe tinha me perguntado sobre o livro, desde então tive interesse nele. Me arrependo de ter demorado a ler, pois amei a escrita.?

Jamillikkj 17/03/2024

O corvo
Craa, quando procurei pelo poema "O Corvo" de Edgar Allan Poe, me deparei com as traduções de Machado de Assis e Fernando Pessoa ( fui totalmente inocente, até mesmo achei que fosse livro) As nuances e diferenças entre as duas traduções, além de outras disponíveis na internet, tornaram a escolha da versão mais adequada um desafio. Acabei optando pela tradução de Fernando Pessoa, devido ao seu estilo único e sua habilidade em capturar a essência do original. No entanto, reconheço que ambas as traduções têm seus méritos e oferecem uma perspectiva interessante sobre a obra de Poe.

?E o corvo, na noite infinda, está ainda, está ainda No alvo busto de Atena que há por sobre os meus umbrais. Seu olhar tem a medonha cor de um demónio que sonha, E a luz lança-lhe a tristonha sombra no chão há mais e mais, E a minh'alma dessa sombra, que no chão há mais e mais, Libertar-se-á... nunca mais?

luvleylre 10/02/2024

Caramba?
Tá bom, confesso que não esperava que fosse tão bom assim. Edgar Allan Poe com só uma obra conseguiu se tornar um dos meus autores favoritos. A forma como ele mistura melancolia com poesia na sua narrativa é simplesmente fantástica, você não sente vontade de parar de ler. A leitura é tranquila, mas ao mesmo tempo apaixonante. Uma relíquia da literatura, apenas. Eu estou encantada.

Saturnotemanéis 29/01/2024

Peguei na tradução do Machado de Assis, o que dá um outro brilhantismo, mas acho que Edgar Allan Poe realmente não é pra mim.

Dylan.Bilye 30/12/2023

É realmente muito bom, um poema interessante e que me entreteve bastante, li umas 7 vezes, três tradutores diferentes e o em inglês.

Hátilla Peres 20/12/2023

Nevermore!
O primeiro poema de Edgar Alan Poe que li na vida, e que sempre quis ler. Apesar de já ter ouvido algumas das histórias e sobre seu aspecto dramático e melancólico, entre outras coisas, que são características que amo.

O poema é incrível por sua musicalidade, escolha de palavras e pela forma como evoca uma sensação de terror psicológico.

"O Corvo" é uma uma obra-prima literária que explora as profundezas da alma humana em seu luto desolador. E é incrível como você consegue sentir a atmosfera envolvente e sombria durante a leitura da obra.
fez uma

Josiastds 17/12/2023

Nunca mais...
De uma profundidade, mesmo sendo um poema simples de ser interpretado com a mais alta construção filosófica pra mim, esse poema é lindo demais, Charles Baudelaire representando na continuação e divulgação, é tão profundo a parte "Ave ou demônio que negrejas! Profeta, ou o que quer que sejas!" Talento é o que não faltava nas décadas anteriores.

gijo0 21/10/2023

Edgar allan poe pode ser considerado clássico? se sim, ele tá sendo meu primeiro clássico que eu tô gostando de ler??? e o primeiro que eu consigo entender o que ele escreve também ????

Stephanie214 21/10/2023

Melancolia e Perda
Um dos poemas mais famosos da história da literatura e da obra do poeta Edgar Allan Poe trás um ar melancólico e dramático com versos que falam sobre a perda e desejo de modo que faz o leitor prestar atenção na história.
Aqui temos um homem quase pegando no sono quando ouve leves batidas na sua porta, mais como estava quase dormindo ele acorda e percebe que na verdade a batida vem da janela invés da porta. Então adentra ao cômodo um corvo hierático e soberbo que pousa em cima do busto da escultura de Minerva e assim permanece.
Ao longo do conto vemos a interação do homem com o corvo que se resume a falar apenas 'nunca mais' a cada palavra ou frase proferida pelo homem. A conversa não vai muito longe e também não parece uma conversa lá muito feliz, pois trás a tona a perda, tristeza, luto e arrependimento que faz com que o clima fique tenso e pra baixo.
Essa foi minha primeira leitura de um livro do autor e fiquei curiosa para conhecer seus demais trabalhos.

Lety Valadares 06/10/2023

Sombrio
Esse é um poema que aborda um conflito humano de morte e solidão. Lembrar ou esquecer?
Um corvo aparece na janela do homem que perdeu sua esposa e o homem começa a fazer perguntas a ele?
Adorei!

galaxnity 10/09/2023

Nossa... eu acho que nunca mais serei a mesma, esse poema eh incrível, eu amei, se tornou um dos meus favoritos, eu lia e parecia que foi escrito pra mim, eu acabei de terminar de ler e tudo oq eu li parecia que era pra mim, se encaixou perfeitamente na minha situação, ate a cor da cortina eh a mesma... mudou tanto a minha percepção, eu recomendo muito

books.da.tai 20/08/2023

Nunca mais
Primeiro contato com Edgar Allan Poe. Sinceramente, esperava um pouco mais e tive uma crise existencial por terminar de ler e ver que deixei de comprar Anne Frank por isso ( e pelo mesmo preço, 10 reais, importante frisar ?). Comprei uma edição bilíngue , no SaliPi, cuja parte em inglês ignorei completamente pois só o português já me enrolou demais. Finalmente, sobre a narrativa em si, bem confusa, tive que reler várias vezes a mesma estrofe pra entender o que se passava (coisa que não me é comum em leituras). As imagens da edição que comprei deixaram o material mais interessante, porém, não deixo de estar meio arrependida da compra.
Ficaram alguns enigmas...
O homem morreu no final? O corvo era só uma assombração ou real?

Enfim, a única certeza é que "Nunca mais" vou esquecer.

Ps: só acentuou minha fobia de corvos.

Luiza3234 29/07/2023

Que coisa perfeita estou sem palavras
Poemas que tiraram minha atenção do mundo, so conseguia prestar atenção no livro e nada mais. Ao falar de Edgar Allan Poe, so esperamos o melhor, e é o que eu tenho a dizer desse livro, é curto mais perfeito, levei poucos minutos para ler, mas foram poucos minutos muito bem gastos. Recomendo pra todos que querem ler uma boa poesia.

Cakichi 16/07/2023

Esperava mais