No Escuro

No Escuro Elizabeth Haynes

Resenhas - No Escuro

Luiza.Matos 16/03/2019minha estante
Estou lendo esse livro e estou gostando muito

Bell 30/11/2021

#Lido
Uau! sabe aquele livro que vc pega e não consegue largar? Então, esse é assim.
Um thriller psicológico tenso do início ao fim.

"No Escuro" é um livro que retrata todo horror de um relacionamento abusivo, o ciclo do abuso psicológico e físico, o desespero da vítima e as consequências de tanta crueldade.
Com certeza não é uma leitura pra qualquer um!

A narrativa é em primeira pessoa, e intercala passado e presente, nem sempre gosto desse tipo de divisão, mas neste livro funcionou muito bem, fez com que eu mergulhasse na história de forma impressionante.

Cathy é uma personagem muito bem construída, a escrita de Haynes é crua e direta, sem exageros, porém mantendo um clima de desconforto psicológico do início ao fim.

Acompanhar Cathy se apaixonando, sendo seduzida, depois sofrendo pouco a pouco com todo tipo de abuso, hoovering gaslighting, triangulação, jogos mentais, perseguição, e muita, muita violência, é, no mínimo, perturbador.

O que mais mexeu comigo,foi que eu sei que história de Cathy não se restringe a ficção, muitas mulheres estão passando, ou já passaram por algo parecido, ou até pior. Isso torna a leitura ainda mais pesada.

Não recomendo este livro pra todo mundo, mas aos que se interessam pelo tema, fica a dica. Gostei da escrita de Haynes, ela conseguiu manter o ritmo durante todo o livro e entregou um desfecho bastante satisfatório.

"Hoje vai ser o começo da minha resistência, eu decidi, como decido todos os dias, até ele aparecer na minha casa, entrar sem pedir licença e passar a controlar tudo."
Bruna Gomes 28/12/2021minha estante
descreveu muito bem o que senti "desconforto psicológico do início ao fim" do livro

Fabricio~Raito 01/11/2013

Falta de ar, no escuro
Extremamente tenso e sufocante, No Escuro é um livro denso com uma trama excruciante. Cada vez mais sugado pelas páginas, você sente o peso que as escolhas dos personagens exercem no desenrolar da história, resultando em atos e medidas desesperadas e que te colocam em um lugar de impotência, apenas assistindo tudo de camarote.
Catherine sempre gostou de aproveitar a vida curtir a noite com suas amigas mais próximas. E foi em uma destas noites de diversão que ela conheceu Lee, misterioso e sedutor, loiro e de olhos azuis, o homem de desejo de quase toda mulher. Logo Catherine se lança nesta paixão, se sentindo cada vez mais entrelaçada em Lee. Mas com o passar do tempo, ela percebe que Lee não é o homem perfeito que mostrou ser: ele começa a cercar Catherine, tomando sua privacidade, espaço e agenda. Controlando todos os seus passos, Catherine percebe que estava em um caminho com apenas duas saídas: a iminente morte ou uma fuga desesperada.
A escrita de Elizabeth Haynes é densa. O livro não contêm muitas páginas, mas é uma leitura longa, profunda, e você sente que passou mais tempo lendo do que imaginava. A maneira como ela construiu a trama foi perfeita: ela intercala capítulos do presente, e do passado, onde descreve a história de Catherine e Lee. Logo o leitor junta as peças e vai elaborando que tudo o que Catherine vive no presente são reflexos daquilo que você encontra nos capítulos do "passado". Quando Catherine pensa que conseguirá viver sua vida livre e feliz novamente, agora que começa a ficar próxima de seu vizinho Stuart, um telefonema muda seu destino para sempre.
Depois do trauma, Catherine desenvolve um comportamento obsessivo-compulsivo (e TOC), onde passa horas conferindo portas e janelas de seu apartamento. É sofredor você acompanhá-la na rotina diária, com horas e minutos rigidamente estipulados, verificar a tranca da porta uma, duas, três, quatro, cinco, seis vezes. Verificar cada fresta, cada posição das cortinas, das janelas, dos talheres nas gavetas da cozinha. Você fica irritado, fica com pena, sente o ar faltando e parece até desenvolver uma cisma (efeito colateral?) durante a leitura, de tão envolvente e eficaz que é a descrição da autora. É uma ótima fonte para conhecimento deste transtorno.
A capa é singular, causa certa estranheza no início, mas quando se toma conhecimento da história, tudo encaixa perfeitamente. A revisão da Intrinseca está ótima, não me recordo de erros durante a leitura. É um livro que eu gostaria imensamente que fosse adaptado para as telonas!
Anônimo 22/11/2013minha estante
Legal sua resenha Fabrício. Seria interessante mesmo um filme, mas com certeza não teria a intensidade que só o livro pode proporcionar, mergulhando na mente dos personagens e nos transmitindo seus medos de forma quase sádica.

Carla Sol 08/05/2020

Decepção define!
Acho que fui com muita expectativa, com muita sede ao pote em relação a esse livro e terminei por me decepcionar além da conta.

A história é cansativa, arrastada, repetitiva, gira em torno do relato de um relacionamento abusivo que não traz qualquer surpresa ao final. Do jeito que começa, se continuar a ler, vai terminar exatamente como se imagina.

A princípio, acreditava que seria um super thriller psicológico com reviravoltas instigantes e me deparei com um drama sobre violência doméstica arrastado e mega previsível. Não recomendo.
Fer 08/05/2020minha estante
Eu tenho esse livro, li um tanto mas não lembro se li tudo. Pra vc ver como a história é chata mesmo, hahahaah

ValGouveia 10/11/2014

Amedrontador
Já havia lido outros livros da autora e sabia que a escrita dela era cheia de suspense, de cenas macabras, personagens perturbados, que sofriam algum tipo de psicopatia. Porém, não estava preparada para me sentir tão abalada como me senti lendo No Escuro.

Catherine leva uma vida cheia de liberdade, sai com as amigas, visitando vários pubs em uma só noite, transando com estranhos, até o momento que conhece Lee, o cara perfeito, cheio de carisma e super gentil com ela e suas amigas. Lee cozinha pra Catherine, a trata como uma rainha, porém, guarda total segredo sobre seu trabalho. E no ínicio do relacionamento tudo é perfeito. Até o momento em que Lee passa a controlar todos os passos de Catherine.

Desse momento em diante, Catherine passa a viver momentos de terror.

A história é narrada por Catherine, intercalando momentos do passado e do presente. Ela revive de forma intensa seu relacionamento com Lee. Catherine se torna uma pessoa obsessiva, tem TOC, tem transtorno de estresse pós traumático, vive isolada, não consegue se relacionar de forma normal com as pessoas e passa a maior parte do tempo, conferindo trancas de portas, janelas, disposição de objetos dentro de gavetas, janelas, e todos os dias, faz caminhos diferentes quando está voltando para casa, após sair do trabalho.

A forma como Catherine conta a história, à medida que vamos descobrindo o que Lee fez com elaNOSSA! Me senti aterrorizada. Já havia lido livros de terror mesmo, ou com psicopatas de mentes doentias, assisto seriados do gênero, mas nada mexeu tanto comigo como esse livro. Depois de terminar de ler, não conseguia dormir e não sei se acabei me colocando no lugar de Catherine, mas senti medo. O mesmo medo que ela sentia, quando percebia que as disposições de objetos em sua casa, estavam de forma diferente do que ela havia deixado ao sair.

A autora foi perfeita na elaboração da trama. Esse medo que senti, essa coisa de me transportar e me sentir no lugar da personagem, é sensacional. E No Escuro é assim, mexe com a gente, nos tira da zona de conforto. Tem suspense, ação, romance, drama, personagens fortes. O livro é sombrio, denso e intenso.

Recomendo muito a leitura.

site: http://valgouveia.com.br/
Silvana 25/02/2015minha estante
Confesso que esse livro também me abalou bastante! Quando acabei de ler dei um grande suspiro, uma respirada profunda. Fiquei cansada, parecia que eu tinha lutado o tempo todo!! Muito bom!!! Realmente amedrontador, sufocante!!! Valeu cada página da leitura!

Só Sobre Livros 06/07/2013

Marcada pelo passado
Confira resenha no blog http://sosobrelivros.blogspot.com.br/2013/07/marcada-pelo-passado-renata-lima.html
Kelly 09/07/2013minha estante
QUERO LER

Thai 24/01/2019

Sigam meu Instagram de resenhas @estantedaresenha
Bom dia faz tempo que não trago resenhas mas hoje eu vim falar da minha leitura de janeiro.
No Escuro da Elizabeth Haynes não é um livro qualquer pois assunto abordado nele é a violência doméstica de uma forma direta e detalhista.

O livro, se trata de thriller psicológico podendo ser angustiante em várias partes, principalmente pelos transtornos que a personagem sofre em varios momentos da história.

O livro conta a história de Catherine, no passado quando ela era solteira e feliz e então ela conheceu Lee um policial que trabalhava as vezes de segurança em baladas, no qual acabaram se conhecendo e começaram um relacionamento, e ele viraria seu agressor, e no presente em uma mulher que Cathy se tornou com transtornos psicológicos, entre eles o TOC (transtorno obsessivo-compulsivo), resultados das agressões e violência que passou, a catherine conta a sua história e descreve tudo que passa com tanta perfeição que conseguimos entender a personagem e como é difícil e desgastante para ela lidar com esses transtornos.

Lee é o tipo de homem muito manipulador pois no passado ele consegue convencer a todas as amiga de Catherine que ela estava ficando louca e inventando história, e claro que todas acredito pois ele era o tipo de homem perfeito que todas as amigas dela queira um namorando assim e jamais imaginaria o tipo de monstro tinha por trás dele, lee conseguiu com que todas as amigas dela se afastassem e cortassem contato com ela.

O livro No Escuro é maravilhosa fala sobre superação e principalmente sobre o medo, que nós torna prisioneiros da nossa própria mente e apenas nós podemos mudar isso.

A personagem Cathy, faz a gente refletir que no mundo pode existir muitas como ela, e todas devem acreditar em dias melhores e superar tudo oque já foi eu sei não é fácil mas também não é impossível.
Thais 26/01/2019minha estante
S2

Bruna 14/09/2015minha estante
Amo esse livro

Tata 24/11/2016

Incrível
O primeiro livro que li dessa autora foi Restos Humanos, que acabei vendendo mais tarde em função de não ter gostado da história, mas vi uma resenha deste livro no youtube e desde então fiquei obcecada por ele! Não tenho e não consegui achar pra comprar facilmente, então quando vi na estante de uma amiga enlouqueci e pedi emprestado hehehe
A leitura fluiu muito rápido, em menos de cinco dias li o livro todo. A história é muito envolvente, o sofrimento de Catharine e a obsessão maluca de Lee me prenderam no livro de forma absurda, não queria largar nunca. O livro é narrado em primeira pessoa alternando entre os anos de 2003 e 2007, mostrando o período antes e depois do relacionamento abusivo entre os dois personagens.
Um livro que aborda de maneira bem explícita a violência contra a mulher, mostrando o quanto é difícil se reerguer após situações dolorosas, mas que no fim das contas, nada é impossível.
Amei, amei, amei e já quero na minha estante!
Vivi 24/11/2016minha estante
Com esta resenha, miga, vou ter q ler pra ontem! Kkkk

Victoria 06/01/2024

Achei o desenvolvimento um pouco morno, em alguns momentos a alternância entre passado e futuro (a qual costumo gostar muito) foi chata e arrastada, com os fatos sendo revelados lá pro final. é uma história pesada e admito que a minha curiosidade me fez terminar a leitura mas não achei que foi bem desenvolvida. a protagonista é legalzinha mas não cativou tanto, esperava um plot maior. contém gatilhos de relacionamento abusivo e violência sexual.
Brena.Siqueira 18/03/2024minha estante
Concordo. Não tinha necessidade de ser tão arrastado.

Carol FS 04/05/2015

Esse livro vai tirar seu sono.
''Catherine aproveitou a vida de solteira por tempo suficiente para reconhecer um excelente partido quando o encontra: lindo, carismático, espontâneo... Lee parece bom demais para ser verdade. Suas amigas concordam plenamente e, uma por uma, todas se deixam conquistar por ele.

Com o tempo, porém, o homem louro de olhos azuis, que parece o sonho de qualquer mulher, revela-se extremamente controlador e faz com que Catherine se sinta isolada. Amedrontada pelo jeito cada vez mais estranho de Lee, ela tenta terminar o relacionamento, mas, ao pedir ajuda aos amigos, descobre que ninguém acredita nela. Sentindo-se no escuro, ela planeja meticulosamente como escapar dele.

Quatro anos mais tarde, Lee está na prisão e Catherine, agora Cathy, tenta reconstruir a vida em outra cidade. Apesar de seu corpo estar curado, ela agora é uma pessoa bastante diferente. Obsessivo-compulsiva, sempre tentando se esconder, vive com medo e insegura. Seu novo vizinho, Stuart Richardson, a incentiva a enfrentar seus temores. Com sua ajuda, Cathy começa a acreditar que ainda é possível levar uma vida normal. Até que um telefonema inesperado muda tudo.''

Essa é minha primeira experiência com thriller, e devo dizer que sou muito boba por não ter lido nada do tipo antes. Esse é um livro que vai te trazer diversas emoções: raiva, angustia, medo, alivio e por fim... angustia novamente. Ele narra a história da Catherine, inicialmente, uma mulher independente e que adora uma farra com as amigas, até que em uma noite dessas farras, ela conhece o Lee. Ele é o cara perfeito, e parece conquistar todos ao seu redor. Porém, com o tempo Lee mostra a sua verdadeira face e desesperada, Catharine procura por ajuda, porém agora ninguém acredita nela.

O livro começa quatro anos depois, com Lee preso e Catharine, que agora chama - se Cathy, tentando reconstruir a vida. Afastou -se da vida antiga e hoje sofre de um transtorno obsessivo compulsivo, conhecido como TOC. Esse transtorno faz com que ela confira várias vezes se trancou a porta, se os talheres e cortinas estão do jeito que ela deixou, se a janela está como ela deixou e isso às vezes faz com que ela perca muito tempo. Então, ela conhece Stuart que é o seu novo vizinho, que por sinal é psicólogo e as coisas começam a mudar. Mas calma! As coisas não mudam de uma hora para outra, e isso é o mais legal. A autora soube trabalhar o problema de Cathy e intercalar isso com um romance bem fofinho.Tudo vai bem até que Cathy recebe um telefonema. E o problema que antes estava encaminhando - se para resolução, volta a estaca zero. No fim, você fica surpresa, embasbacado.

Por vezes eu tive que me controlar e encontrar força de vontade e parar de ler pra ir dormir, mas ainda assim terminei o livro em 2 dias. Com toda certeza pode ser lido em 24 horas, porque ele te prende do começo ao fim e não possui muitas páginas. A história é maravilhosa, e o que é melhor: é extremamente realista. Confesso que fiquei conferindo minha janela a cada 2 minutos enquanto lia, sou extremamente medrosa e sempre leio a noite, então, me ferrei.

Estou apaixonada pelo gênero e já estou caçando outros livros da autora para ler. O livro merece 5 estrelas sem sombra de dúvidas.

site: http://onlyloveandfeelings.blogspot.com.br/
raissa.pinto.9 19/07/2015minha estante
Tua resenha me fez comprar esse livro! Talvez comece hoje! :)

Wash 22/08/2017

Aterrorisante por ser real
Com certeza No Escuro é um livro muito mais tenso e apavorante para mulheres. m certo ponto da história eu mal conseguia passar as páginas devido a ansiedade e o mal desenfreado que sempre se soube que voltaria, mas o momento que aconteceria
me fez prender a respiração diversas vezes. É um livro chocante e que abre a cabeça
das pessoas sobre uma questão importante. Ninguém jamais pode julgar um relacionamento olhando de fora. Provavelmente um dos melhores livros que li no ano. Já to com a língua coçando para indicar pra todo mundo.
@BiaGiacomin 11/03/2023minha estante
Um conjunto de ansiedade, agonia, medo e raiva a cada página.

laah_eugenio 11/02/2022

um dos livros mais aterrorizantes que já li
esse é um dos melhores thrillers psicológicos que já li (e olha que me considero experiente nessa área literária porque já li muita coisa do gênero). foi um livro que eu definitivamente devorei e não conseguia largar de forma alguma. o que é muito impressionante porque ele aborda um dos temas que me trazem mais gatilhos emocionais e que em muitas partes da leitura tive que deixar um pouco de lado, respirar e só depois retornar. chegando lá na metade eu lia um capítulo e entrava no twitter pra minha cabeça não entrar em curto circuito (não é exagero gente).

aqui a autora aborda sobre relacionamento abusivo em quase todas as facetas possíveis. ela escreve de uma forma que eu me sentia na pele da personagem e sofria junto com ela (claro que num grau muito menor porque nunca passei por essa experiência ? e espero nunca passar). ela vai construindo essa relação de uma forma que parece que caímos em um livro de romance (com uma pegada mais hot), mas aos poucos, e com várias sutilezas e pequenos indícios de que aquilo ali tá longe de ser um relacionamento ideal, ela vai ambientando a história e nos mostrando o porquê daquele ser um livro de suspense. arrisco a dizer que esse é um livro quase que de terror/horror com as coisas que eu senti lendo. sem dúvida alguma foi um dos livros que mais me deixou apavorada e com medo na vida.

"no escuro" é dividido em capítulos narrando acontecimentos passados e os do presente. no passado temos a descrição de todo o relacionamento que a nossa protagonista, catherine (ou cathy), passa com o sujeito em questão (não vou nem mencionar nome porque tenho nojo só de lembrar). são nesses capítulos que moraram grande parte do meu pânico. precisava sempre parar um pouquinho de ler pra retomar a história. a autora escreve de uma forma tão crua (e por vezes real) que você se sente sem saída assim como a catherine. intercalando com eles temos capítulos ambientados 3 anos após os acontecimentos do passado mostrando nossa mocinha tentando levar a vida depois dos eventos traumáticos. é muito agoniante ver as duas catherines desse livro. a do presente sofre de TOC derivado do estresse pós traumático e vive praticamente uma vida de reclusão e obsessão saindo apenas para o trabalho e vivendo cada dia uma luta interna consigo mesma e com os monstros que a pertubam ainda na sua cabeça (e fora dela).

já deixo avisado que o livro contém muitas cenas gráficas de violência contra a mulher e estupro. cenas essas que se você não se sente bem em ler recomendo que passe longe desse livro. é brutal, mas infelizmente real e acontece. uma coisa que muito me impressiona é que catherine tinha noção que ela estava em um relacionamento abusivo e violento (ela até mesmo chega a comentar sobre casos de mulheres na mesma situação que ela), mas não consegue se livrar como, por exemplo, num estalar de dedos. o que mais me impressionou (no pior sentido da palavra) e me fez passar nervoso demais foi o fato das próprias amigas não acreditarem no que ela dizia porque o "namorado" manipulava de uma forma tão opressora que todos caíam na lábia dele. eu quase jogava o kindle na parede com esses supostos "amigos" da personagem. entrava em desespero junto porque ela percebia que não tinha escapatória e era só ela e ele. como fugir?

os acontecimentos do presente no começo do livro são um pouquinho chatos eu admito, mas servem pra estruturar a catherine depois de tudo isso e criar uma personagem que a gente não sabe se pode inteiramente confiar (assumo que em muitas partes do livro fiquei me perguntando se a autora não tava querendo dar uma de inteligente pra cima do leitor). mas chega em uma parte do livro que é leitura desenfreada até acabar a história. não tem como largar. os últimos capítulos, quando meio que o presente e passado se encontram (ou ao menos se relacionam) é o grande clímax da história e eu como uma pessoa cardíaca estava prestes a ter um ataque se aquilo não acabasse bem. não irei dar spoilers do final, mas tem uma cena meio pertubadora nas últimas páginas (elizabeth haynes o que é isso)

esqueci de mencionar que o livro todo é narrado em primeira pessoa contado pela perspectiva da catherine (e por isso pode vir a questão do desconfiar que mencionei antes ? ratos de thrillers pertubados irão me entender)

no geral, achei uma ótima construção de personagem e narrativa e nem vou falar sobre a construção aos poucos do clima de suspense na história porque foi chef kiss. não é um livro pra todo mundo deixo mais uma vez aqui o alerta (saúde mental em primeiro lugar galera)!

quem estiver atrás de um bom thriller psicológico recomendo muito esse (o universo sabe como eu nunca mais tinha encontrado um bom)
menroduda 11/02/2022minha estante
Onde você comprou?

Lari 31/07/2016

(A partir do 3° parágrafo da resenha há spoilers)
É um ótimo livro para quem tem interesse em psicologia, pois faz um bom retrato da história de uma mulher que ficou traumatizada e teve sua vida totalmente modificada devido a um relacionamento extremamente abusivo.

"No escuro" mostra como é a vida de muitas mulheres que sofrem ou já sofreram violência doméstica, apresentando a dificuldade que é sair de relacionamentos ruins e provando que não devemos julgar precipitadamente as pessoas que vivem neles, além de provar a importância de investigarmos quando há suspeitas de abuso no relacionamento de algum conhecido, incentivando-nos a não ignorar pedidos de ajuda.

Meu único questionamento para com o enredo do livro é o destino que toma o violentador da história. O livro consegue, de certa forma, mostrar a importância de um psicólogo e como seu trabalho pode melhorar a vida das pessoas, no entanto essa questão poderia ser melhor explorada se houvesse a presença desse profissional durante o segundo julgamente de Lee (o criminoso da história), pois o trabalho do psicólogo, nessa situação, seria apresentar uma diferente concepção do personagem, considerando questões psicológicas, o que ajudaria a tomar medidas mais eficazes do que apenas enviá-lo à prisão (porém, sabe-se que o livro também retratou de modo que acontece na realidade, pois essas medidas não são realmente tão presentes). Fica claro que o personagem, através de suas atitudes, não é psicologicamente saudável, por isso apenas levá-lo à prisão não é a medida mais eficaz. Logo, incluir um psicólogo no SEGUNDO julgamento seria interessante para mostrar que a prisão, na primeira situação, só serviu para manter Lee afastado por um tempo, antes que ele voltasse a procurar Cathy (vítima) e tomar atitudes absurdas.
Lari 31/07/2016minha estante

Ano Original de Lançamento: 2011
Nº de Páginas: 333
Comprar Online: Saraiva / Submarino

Sinopse:
Catherine é uma jovem descolada, tem um emprego bacana, amigas que a adoram e com quem curte sair para festas sempre que possível.
E é em um dos clubes que visita numa noite que conhece Lee: um segurança bonitão e boa pinta. Os dois começam a namorar e apesar dele não contar muito sobre o que faz para viver, ela não vê problemas em seguir com o relacionamento.
Até que o namoro dos dois se transforma em algo doentio.
Algo muito grave acontece e Lee vai parar nos tribunais.

Quatro anos depois, Cathy mudou-se de Lancaster para Londres e ainda não consegue lidar bem com todas as feridas decorrentes do péssimo relacionamento que manteve com Lee.
Ela desenvolveu um sério transtorno obsessivo compulsivo e enxerga o ex-namorado por toda parte.
As coisas realmente pioram, entretanto, quando descobre que ele sairá da prisão. Mesmo tendo Stuart, o novo vizinho gato, para ajudá-la, não será fácil encarar essa nova realidade com Lee à solta.

O que eu achei do livro:
Bom.

Não é possível falar desse livro sem mencionar o quanto sua leitura é perturbadora e intensa. E não em um sentido muito bom. A história realmente me tirou dos eixos, me deu dor de cabeça (literal mesmo - toda vez que penso no livro ou falo dele sinto minha cabeça doer) - mexeu profundamente comigo.
Ainda assim afirmo que o livro é bom.

A escrita de Elizabeth Haynes é viciante. A autora não só escreve muito bem - tem uma leveza na narrativa que compensa a densidade da história que conta - como também soube escolher perfeitamente o enredo e contá-lo de forma magnífica.

A narrativa não é dividida em capítulos, mas em dias. E atenção às datas - porque ela vai intercalando passado (quando Catherine começou a namorar Lee) e presente (no qual Cathy sofre com o TOC).
Esses pseudocapítulos são bem curtos e prendem de forma inescapável o leitor - mesmo que a leitura seja extremamente pesada. Não pela escrita em si, que é bem fluida e suave, mas pelo conteúdo da história.

Os personagens são um presente. Todos extremamente bem delineados - não só em suas aparições no passado, mas também no presente. A escritora não apenas os caracterizou muito bem - com personalidades contundentes e complexas - como ainda fez com que o passado deles tivesse peso significativo em suas atitudes - o que os tornou ainda mais verdadeiros.
Achei fantástica a forma como a autora modifica a forma como sua protagonista é chamada no passado e no presente - uma maneira de mostrar como as duas mulheres são diferentes (embora, não entenda mal, sejam a mesma pessoa) e também uma forma de fazer com que o leitor não se perca durante a leitura.

Na mesma medida que os personagens são um presente, entretanto, o enredo é um chute no peito.
Isso mesmo - a metáfora está certa, por mais estranha que possa parecer e vou explicá-la.
A trama do livro vai fazer seu coração se apertar, doer, vai te dar dor de cabeça e fazer com que queira largar o livro. Mas você não vai fazer isso, porque Elizabeth Haynes foi habilidosa o suficiente para prender seu leitor com mistérios que vão se revelando aos pouquinhos e se mostrando muito intrigantes.

A parte que conta o passado é terrível - fala de um relacionamento doentio, possessivo e também da incapacidade de Catherine se desvencilhar daquilo tudo, por mais que esteja se sentindo mal com a situação. Uma das partes que mais gostei é quando ela comenta que sempre estranhou que as mulheres que não largavam os maridos violentos não fizessem nada para mudar essa situação, mas agora ela se via em um relacionamento que já não fazia bem a ele e entendia perfeitamente o problema de tais pessoas, pois também estava de mãos atadas.

O presente não é menos perturbador. Porque é terrível acompanhar a rotina de Cathy. O TOC é simplesmente insuportável.
Acho que eu nunca havia lido nenhuma história que relatasse de forma tão profunda e tão próxima o problema. Eu me senti na pele da protagonista - sofri com ela tendo que verificar cada canto da casa um determinado número de vezes e em uma sequência pré-definida e ter que refazer tudo de novo caso alguma dúvida inexplicável (e miníma) ficasse para trás. Todo dia. Cada vez que saía ou chegava em casa, mesmo que isso significasse se atrasar para o trabalho ou não ter tempo para mais nada.
Simplesmente porque não é possível não fazer.
E se já foi terrível ler sobre um personagem que tem a doença, fiquei imaginando como deve ser limitador sofrer com tal distúrbio.

Honestamente é angustiante. Ambas histórias são terríveis - e ao mesmo tempo muito gostosas - de se ler.

Eu não sei como Elizabeth Haynes fez isso, mas ela fez. Porque eu odeio esse livro (ele realmente me deixou com dor de cabeça por conta de ser tão pesado) e o adoro ao mesmo tempo.
Recomendo muito para quem gosta de policiais ou está curioso quanto a esse história tão singular..

Nota: 7

Leia mais resenhas no Nanie's World: www.naniesworld.com
Fernanda 04/04/2017minha estante
Nossa você definiu perfeitamente o que sinto em relação ao livro. Eu amo e odeio ao mesmo tempo. Pelos mesmos motivos. O livro é muito pesado, e ao mesmo tempo, é perfeito do jeito que é. Pois é muito necessário para contar a estória que temos que vê, ouvir e ler a respeito. E tem tantos fatores que tornam ele únicos, a violência abusiva, física e psicológica contra a Cathy. O TOC, o TEPT, e logico o suspense terrível que a autora criar. Além de falar de todos esses temas super atuais, que é a violencia contra a mulher, os relacionamentos abusivos, e a psicopatia.