No Escuro Elizabeth Haynes

Resenhas - No Escuro

Jane.Deus 31/03/2024

Angustiante
Faz tempo que um livro não me prende tanto! Aquela leitura tensa, que te deixa com palpitações.... maravilhoso!
Contém gatilhos...

Aline 24/12/2013

Marcante
Este é um livro eletrizante, lia até as 3 horas da manhã. E quando acabou me deixou por vários dias com um vazio...rsrs

Anônimo 12/04/2013

Angustiante, mas irresistível.
Alguém aqui já assistiu Dormindo com o inimigo? Gostou? Pois imagine a intensidade dessa história elevada à décima potência. E desdobrada como um leque de emoções. Assim é No escuro. Se na sinopse o livro promete um ótimo suspense psicológico e um drama de perseguição, quando mergulhamos na leitura encontramos algo muito mais refinado do que isso.
A trama intercala duas épocas da vida da personagem. Uma é a causa a outra a consequência.
Às vezes chegam a parecer duas histórias diferentes e às vezes chegamos a confundir ambas.
Na narrativa do passado, vemos uma Catherine ainda inocente, apesar de sozinha no mundo, órfã de pai e mãe. Acompanhamos suas ilusões, a promessa de um relacionamento maravilhoso com um homem perfeito surgir e se desfazer lentamente. Com muita sutileza, a autora vai arrancando a fantasia do príncipe encantado e mostrando o monstro que se esconde por trás de tanto charme e mistério. Acompanhamos a lenta deterioração do relacionamento ( lenta, mas nunca tediosa), até que, a verdade surge tarde demais.
No presente conhecemos a rotina de um portador de TOC e somos lançados no tormento que é conviver com essa doença. Uma escravidão mental cuja pior tortura é ter conhecimento do quão absurdos são os rituais a que nos submetemos, e não termos força para abandoná-los. Cathy conta com a ajuda de um psicólogo, com quem tem um envolvimento amoroso e é comovente cada passo que dá em direção à cura.
Em dado momento a autora abandona o passado e então trama toma um ritmo alucinante, desembocando num final habilidosamente escrito, sem deixar nenhuma ponta solta.
Sobre a escrita de Elizabeth, esta me lembrou muito a de Patrícia Higsmith. Só que com uma trama bem mais consistente que a maioria dos livros da falecida escritora.
Há muito tempo que ão encontrava um livro tão envolvente.

Marcia 02/10/2014

No Escuro
Trata-se da história de Cathy, uma moça que fora vítima de violência doméstica no passado e busca refazer sua vida poucos anos depois em outra cidade. Porém, após todo o sofrimento, ela desenvolve um alto grau de TOC. Com a chegada de um novo vizinho no andar de cima, sua vida começa a entrar nos eixos e com ele, ela consegue relaxar um pouco.

A forma como o livro é contado é diferente, cada capítulo trata do passado e depois do presente, depois volta pro passado e aí pro presente, etc.

A obra tem a capacidade de prender muito fácil, mas a partir de um determinado momento, essa narrativa do passado passa a ficar massante.

Porém, o desenrolar de uma parte importante de seu passado, simplesmente não foi narrada no livro. E os capítulos do passado de Cathy simplesmente desaparecem justamente quando queria saber o que aconteceu logo em seguida.

O final achei meio a desejar, foi meio previsível.

É um ótimo livro, adorei o casal formado pela Cathy e Stuart, e toda a forma que ele utilizou para ajudá-la a encarar e a superar o TOC e seus fantasmas do passado.

Mari 30/09/2014

Magnifico
Nossa esse livro é muito bom. Você sente o medo junto com a personagem, a ansiedade, tudo. Super indico para quem gosta de suspense!

Anderson 22/09/2014

Sinopse:
Catherine aproveitou a vida de solteira por tempo suficiente para reconhecer um excelente partido quando o encontra: lindo, carismático, espontâneo Lee parece bom demais para ser verdade. Suas amigas concordam plenamente e, uma por uma, todas se deixam conquistar por ele. Com o tempo, porém, o homem louro de olhos azuis, que parece o sonho de qualquer mulher, revela-se extremamente controlador e faz com que Catherine se sinta isolada. Amedrontada pelo jeito cada vez mais estranho de Lee, Catherine tenta terminar o relacionamento, mas, ao pedir ajuda aos amigos, descobre que ninguém acredita nela. Sentindo-se no escuro, ela planeja meticulosamente como escapar dele. Quatro anos mais tarde, Lee está na prisão e Catherine, agora Cathy, tenta reconstruir a vida em outra cidade. Apesar de seu corpo estar curado, ela tornou-se uma pessoa bastante diferente. Obsessivo-compulsiva, vive com medo e insegura. Seu novo vizinho, Stuart Richardson, a incentiva a enfrentar seus temores. Com sua ajuda, Cathy começar a acreditar que ainda exista a chance de uma vida normal. Até que um telefonema inesperado muda tudo. Ousado e poderoso, convincente ao extremo em seu retrato da obsessão, No escuro é um thriller arrebatador.

Elizabeth Haynes trabalha como consultora para o serviço de informações confidenciais da polícia e desde pequena demonstrou interesse pela leitura. A sua primeira obra Into the Darkest Corner conhecida no Brasil como No Escuro foi publicada em 2011 e conquistou o prêmio de melhor livro da Amazon do Reino Unido. O sucesso é tanto que o livro já foi publicado em mais de trinta países e traduzido para vinte idiomas.

No Escuro conta a história de Catherine Bailey, uma mulher que tenta lutar contra os traumas do passado. Foi assim que ela aprendeu a ser uma sobrevivente. Sua rotina é sempre a mesma, principalmente pelo fato de ela ser portadora de Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) e Estresse Pós-Traumático (EPT). Ao recomeçar a sua vida em Londres, Catherine prometeu que não cometeria os mesmos erros de antigamente. Tentava ser exemplar no trabalho e mantinha distância de amizades ou relacionamentos. Sua mente ainda guardava memórias do inferno que a sua vida era quando o conheceu.

Tudo mudou há três anos, quando Cathy vivia em Lancaster e era uma jovem baladeira que não se importava com as consequências de seus atos. Ir para cama com estranhos e acordar em lugares desconhecidos se tornou algo comum em sua rotina. Quando ela decidiu visitar uma boate com suas amigas, conheceu o misterioso Lee. O tipo de homem que faria qualquer mulher cometer loucuras por ele. Assim que o conheceu, Cathy sabia que os seus casos de uma noite estavam prestes a acabar. Lee possuía todas as características do homem perfeito, sendo sedutor, inteligente e romântico. Ele prometeu que a adorável Cathy viveria um relacionamento dos sonhos, com encontros em lugares fantásticos e momentos surpreendentes. Entretanto, Lee evitava comentar sobre o seu passado ou sua profissão que o fazia sumir por dias. Após alguns meses, ele passou a controlar a vida de sua amada, seguindo os seus passos e a punindo quando não o obedecia. Os segredos do passado aos poucos estavam sendo revelados.

Narrado em primeira pessoa, No Escuro é um thriller que possui o lado da cruel realidade dos relacionamentos abusivos. O passado e o presente são alternados em capítulos, sendo o passado entre os anos de 2003/2004, e o presente entre os anos de 2007/2008. Os primeiros anos relatam o que fez com que a protagonista ficasse tão fria e distante da sociedade. Como uma jovem divertida e cheia de vida se tornou uma mulher vazia e sem esperança de um mundo melhor.A autora conseguiu construir personagens com características que dominam a narrativa. A descrição dos acontecimentos é direta e objetiva, não poupando o leitor. O conto de fadas de tantas tramas é substituído por situações chocantes, intensas e cruéis. Os malvados são punidos, mas se possuem poder, logo são liberados de suas sentenças. As vítimas, por outro lado, buscam apenas a sobrevivência dentro de um mundo de falsas promessas. A esperança, neste caso, fica de escanteio.

No geral gostei muito do livro, e principalmente da escrita da autora, to louco por outros livros da mesma, não é cansativa, a leitura nos prende, sem mais, indico a qualquer um que gosta de um romance mais ''apimentado'' de todas as formas...rs

site: comandoliterario1.blogspot.com

Duan Baptista 01/09/2014

Um ótimo Thriller!
Eu esperava um livro diferente do que realmente foi "No escuro". Mas a personagem é tão palpável, tão verossímil que seus mais simples medos criaram uma tensão que me prendeu até o fim. Foi um pouco estranho ler da forma que a autora apresentou a história, alternando antes e depois do ocorrido que deixou a personagem num estado obsessivo-compulsiva, mas depois isso não foi problema.

Luciana 29/08/2014

Vontade de ler tudo de uma única vez
Simplesmente surpreendente, a autora consegue desenrolar cada capítulo de forma que ao final de cada um deles você queria ler mais e mais.
Estou adorando a leitura, recomendo muito.

Maressa 19/10/2013

No Escuro - Elizabeth Haynes
"No Escuro" é um livro de Elizabeth Haynes lançado no Brasil pela Editora Intrínseca. A narrativa em primeira pessoa conta a história de Catherine Bailey - uma jovem que saiu de um relacionamento traumático e ainda carrega consigo os efeitos dessas experiência. Atormentada pelo TOC e alimentando o temor de que um dia seu ex-companheiro Lee volte para torturá-la, Catherine busca forças Stuart - psicólogo e também seu vizinho do apartamento de cima. Conforme o tempo passa, os sintomas de Catherine vão ficando cada vez mais fortes e o fantasma daquele relacionamento obsessivo e violento parece voltar a fazer parte de seus pesadelos.

Sem fazer nenhum esforço é possível classificar "No escuro" como totalmente perturbador. Isso porque a autora desenvolveu um tipo de narrativa em que passado e presente são narrados simultaneamente. Assim, em dado momento da história o leitor fica prestes a descobrir qual será o destino de Catherine, ao mesmo tempo em que desvenda a origem da compulsão da mulher por verificar portas, janelas, objetos e gavetas.

A narrativa ganha um tom assustador nas próprias palavras de Cathy e é impossível não sentir asco nas cenas de tortura e abuso. Numa outra perspectiva, o livro é interessante também porque responde a muitas perguntas feitas em relação à violência doméstica. Por isso, se o leitor quiser entender porque muitas mulheres vítimas de violência não conseguem simplesmente se livrar de seu companheiro e agressor basta ler este relato impressionante.

"No escuro" é o tipo de narrativa que oferece a oportunidade de enxergar como é se sentir vítima da crueldade de um homem violento e como se desenvolvem os transtornos e traumas causados por esse tipo de experiência. Um livro excelente e absolutamente preciso.

site: http://desconstruindoaspalavras.blogspot.com.br/2013/10/resenha-no-escuro.html

Eli Coelho 18/12/2013

Tenso, verossimil e inteligente. Um acerto exagerado que não pareceu caricato.
Tratar de TOC,TEPT e panico no mesmo personagem a chance de "errar a mão" e tudo parecer exagerado ou caricato eram enormes, especialmente a escritora não sendo da área de saúde mental. A autora Elizabeth Haynes ousou isso em seu primeiro livro e felizmente acertou em cheio.

O drama da personagem Catherine/Cathy é verossimil e pertubador. Intercalar capitulos entre flashback e presente foi muito acertado, pois não cansam o leitor com a piração da personagem e criam o clima de suspense do que vai acontecer em seguida no passado dela.

Incrivelmente bem narrado e inteligente a maneira de criar uma curva ascendente do drama e da personalidade dos personagens centrais. Se Lee no inicio parece o homem que toda mulher sonha (bonito, atraente, simpático, inteligente, romantico, etc), só mesmo convivendo com ele pra perceber que o principe encantado é um sapo disfarçado, um amor obsessivo e psicopata.

Pessoalmente, eu sendo da área da psicologia, só posso tirar o chapéu para a trama dessa escritora. Está de parabéns e certamente acompanharei futuras publicações dela.

skuser02844 07/08/2014

Que livro Incrível
Ainda estou sob efeito dos último capítulos.
Que livro maravilhoso, incrível, genial,
Os personagens são tão reais que precisava me lembrar o tempo todo que estava lendo uma ficção e que apesar da adrenalina dos acontecimentos, nada era real, mas sim uma incrível história elaborada por uma escritora espetacularmente competente.
Pra quem adora romance com uma pitada de suspense e mistério, esse livro é perfeito.

Bárbara 06/08/2014

Fantástico!
Ao começar a leitura, fiquei impressionada como a escritora Elizabeth Haynes abordava um assunto bastante comum: As agressões a mulher. E mesmo assim, não perdia a sutileza do tema.

Ela conta a história de Catherine(Cathy), uma mulher de 24 anos que adora sair com as amigas para balada, namorar, beber, enfim... curtir a vida como qualquer outra pessoa. Até que conhece um homem lindo por acaso que acaba se interessando por ela e eles engatam um namoro. Pronto. E daí que a vida dela muda radicalmente.

A escritora conseguiu deixar a história no passado e no presente ao mesmo tempo sem deixar confuso, como por exemplo, chamar a mesma pessoa de "Catherine" a de 24 anos e a "Cathy" a de alguns anos depois. Conseguiu ser concisa ao falar sobre o TOC de Cathy e todos os demais sintomas que a personagem tinha depois de sofrer os abusos de seu ex-namorado.

Um livro que eu diria forte, sem contradições, e que faz você passar mal e querer saber o desfecho de toda a história. Um final surpreendente em minha opinião e recomendo.

cheledrum 07/11/2013

Ótimo
Gostei muito deste livro.
Claro que você vai matando o que pode ocorrer no livro mas isto não tira o brilho pois o drama psicológico sofrido pela protagonista realmente te deixa agoniado.
No meio eu achei um pouco enfadonho mas logo a autora retomou o ritmo, e o final... fechei um livro com um brilho no olho.

Super recomendado.

Karine 13/05/2013

No Escuro

Até onde vai o amor? Até onde vai a obsessão de alguém? O quanto uma pessoa pode viver na escuridão?

Catherine vive uma vida agitada e normal. Até conhecê-lo. Ele é o tipo de cara que é sonho do toda garota. Cuidadoso, atencioso, fofo, preocupado e superprotetor. Mas, como dizem, tudo em excesso faz mal. Lee é perfeito, até demais. Só que toda essa perfeição não passa de um rótulo, já que, a partir de um determinado momento, ele começa a demonstrar seu verdadeiro eu: paranoico, ciumento e controlador. Assim, Lee começa a controlar a vida de Catherine.Segue-a pelas ruas, controla seus horários, controla o que ela faz ou deixar de fazer e controla até mesmo as roupas que a moça usa.

À medida que Catherine fica mais tempo com Lee, mais presa a ele permanec, com mais dificuldade de se retirar da relação. O pior de tudo é que Catherine está sozinha nessa, nem com as suas amigas pode contar mais.

Paralelamente à narrativa de Catherine sobre seu relacionamento com Lee, existe uma protagonista que vive o presente, onde Lee está preso. Não vou contar aqui os motivos e o que o leva a ser preso, isso já seria spoiler. Só que é claro que o relacionamento absurdo que ela tinha com Lee apenas poderia deixar péssimos rastros para trás. E é o que acontece, por causa do vilão, Catherine desenvolve TOC (Transtorno obesessivo compulsivo), uma doença que a faz desenvolver a obsessão de, por exemplo, verificar todas as trancas da casa e se está tudo realmente fechado.

Em meio à rotina de TOC, a personagem conhece Stuart, o seu novo vizinho. Assim, eles começam a desenvolver uma amizade, na medida do possível, visto que Catherine nunca mais será a mesma após seu relacionamento com Lee.

Em fragmentos, Catherine vai nos contando sobre seu relacionamento com Stuart, com Lee, sobre sua vida, e sobre o seu passado. Duas realidades diferentes que paulatinamente vão se encontrando.

"Sempre achei que mulheres que continuavam levando adiante um relacionamento violento e abusivo só podiam ser umas idiotas. Afinal, em algum momento elas deveriam ter percebido que as coisas tinham saído errado e que, de repente, haviam passado a sentir medo do parceiro — e, sem dúvida, era este o momento de terminar a relação. Deixá-lo sem pensar duas vezes, foi o que sempre pensei. Que motivo elas teriam para continuar? E eu já vira mulheres na televisão ou em revistas dizendo coisas como “Não é tão simples assim”, e eu sempre pensava, claro que é, é simples, sim—apenas vá embora, afaste-se dele.
Somando-se a esse momento de percepção, um momento pelo qual eu já passara, notei que se afastar não era uma alternativa simples, afinal de contas."

O livro é um relato explícito e fiel sobre a vida de alguém com TOC e sobre a vida de alguém que sofreu muito nas mãos de outra pessoa. Não o leia se você não tiver estômago forte para isso. A leitura tenta nos passar uma ideia da realidade da vida de pessoas com esse tipo de trauma. E acredite, a vida delas não é nada fácil, muito menos a história que carregam consigo. A narrativa é sombria, densa, instigante e pertubadora.

O final do livro pode deixar a desejar para alguns. Eu, por exemplo, me dei por satisfeita com ele. E acho que foi um bom final, além de que o condiz demasiadamente com o estilo do livro. Acho que não poderia ter sido diferente.

Mari 13/05/2013

Favoritíssimo!!!
No Escuro conta a história de Catherine Bailey, uma jovem batalhadora e carismática que aproveitava intensamente a sua vida de solteira frequentando as baladas londrinas ao lado das amigas. Ela não estava a fim de investir num relacionamento sério e por isso teve casos rápidos e passageiros com alguns caras que conheceu nas festas que frequentava todas as noites. Um belo dia, ela conheceu o enigmático e charmoso Lee Brightman que trabalhava como segurança em uma das boates da cidade. Eles começaram a sair juntos e logo engataram um romance intenso e avassalador. Ele parecia ser o homem dos sonhos de toda mulher e inclusive as suas amigas ficaram encantadas com o novo namorado de Cathy, todas concordavam que ela era uma mulher de sorte. Entretanto, o relacionamento começou a ficar mais sério, a ponto de Lee ter o livre acesso a casa dela quantas vezes desejasse, já que possuía a chave de sua casa e dormia com bastante frequência no local. Ambos estavam praticamente morando juntos. Lee passava alguns dias fora por causa do seu trabalho, o que gerou preocupação para ela que estava se acostumando com a convivência, sentindo-se extremamente solitária naquela grande casa. Quando ele retornava, surpreendia Cathy em seu estado de embriaguez com temperamento explosivo, revelando-se um homem extremamente controlador e imprevisível com o passar do tempo. Sempre evitava entrar em detalhes sobre a sua atividade profissional, mas acabou precisando revelar mais detalhes de sua vida pessoal após Cathy ter presenciando uma situação em que ele precisou entrar em ação. Cathy aos poucos foi se dando conta de que Lee pretendia ter o controle da sua vida, dando opiniões sobre o que ela deveria vestir, como deveria se portar em público, o que deveria fazer, e sobretudo seguia de perto os seus passos, causando-lhe medo por tamanha invasão que atingia diretamente a sua liberdade de escolha e direito de ir e vir.

Cathy estava determinada a terminar o relacionamento o quanto antes, mas nem mesmo conseguiu obter o apoio de suas amigas, que enalteciam as qualidades de Lee por considerá-lo o melhor partido para ela. Uma relação de amor doentio nunca acaba bem, pois a postura irracional de um dos envolvidos sempre faz acionar o alarme para um possível desfecho desastroso. Ela precisava arrumar uma maneira de terminar de uma vez por todas com aquela relação conturbada e tentar superar a dor causada pela decepção amorosa. Ela o amava muito, mas ainda não estava pronta para constituir uma família ao lado dele e a convivência diária proporcionou que tudo acontecesse muito rápido, sem dar a chance um ao outro de estabelecer aos poucos uma relação saudável pautada na confiança e respeito mútuo. O que ela não esperava era que o seu plano de fuga desse errado, culminando em mais uma reação de fúria que a tornou refém dos abusos com vigilância total de suas ações e agressões físicas que só não resultaram em tragédia, porque a vizinha dela procurou ajuda a tempo. Não fosse isso, Cathy teria morrido e teria sido incluída nas estatísticas de vítimas da violência doméstica do distrito de Lancaster.

Quatro anos se passaram, com Lee na prisão cumprindo a pena determinada pela Justiça, Cathy tentava levar uma vida normal em Londres com um novo emprego, uma nova chance de reconstruir a sua vida. Os ferimentos em seu corpo já estavam cicatrizados, mas o efeito foi ainda mais devastador para a sua saúde mental, pois passou a ter crises de pânico e apresentava sinais de que sofria de transtorno obsessivo-compulsivo e transtorno de estresse pós-traumático. Ela passou a evitar ficar muito tempo em lugares com grande aglomeração de pessoas, não saia do apartamento sem verificar as trancas das portas, janelas de todos os cômodos, incluindo o portão que dava acesso ao prédio onde morava num ritual rigoroso e repetitivo que passou a regular o seu bem-estar dia após dia. Se ela deixasse de se certificar que uma das janelas estava bem trancada, precisaria tornar a fazer tudo novamente até que realmente se sentisse segura e protegida. A nossa própria casa é o local em que temos aquela sensação de que nada de ruim poderá nos acontecer e Cathy precisava estar convicta de que seu apartamento era como uma fortaleza que a manteria a salvo, pois o instinto de sobrevivência falava mais alto.

O novo vizinho dela, Stuart Richardson, apareceu em sua vida determinado a ajudá-la a superar os seus medos e logo ela passou a acreditar que era a chance de livrar-se de uma vez dos fantasmas do passado que passaram a assumir o controle da sua vida. Definitivamente, estava cansada da rotina que impôs a si mesma de verificar se ninguém havia entrado fortuitamente em sua casa durante a sua ausência. Lee tinha o costume de entrar em sua casa quando ela menos esperava, mudando os seus pertences de lugar, deixando pistas de que estava por toda parte aonde quer que ela estivesse, o que a deixou vulnerável e traumatizada. Stuart era psicólogo e mais do que ninguém sabia que Cathy precisava buscar uma ajuda especializada para tratar a doença, mas ao mesmo tempo achou melhor não se envolver diretamente porque seus sentimentos por ela poderiam atrapalhar no processo.

Cathy estava começando a mostrar sinais de melhora, mas um telefonema inesperado a deixou completamente transtornada. Os sintomas voltaram com mais intensidade e não havia um homem que ela não pensasse que fosse Lee por menor que fosse a semelhança entre eles. Mesmo distante, ainda era capaz de transformar a sua vida num inferno.
Será que algum dia ela se sentiria segura e preparada para investir num novo relacionamento? Stuart conseguiria transpor as barreiras que dificultavam a sua aproximação, apesar de saber que ela correspondia aos seus sentimentos? O que Cathy fez quando se deu conta de que Lee estava prestes a ser solto e que haveria a possibilidade de um reencontro? Só lendo mesmo o livro para descobrir! Garanto que irão se surpreender até a última página!!

O livro é narrado em primeira pessoa, sob o ponto de vista da protagonista e o mais assustador é que eu acabei me deixando envolver pela intensidade dos fatos que a sensação chegou a ser quase palpável. Era como se eu estivesse na pele de Cathy, atenta a qualquer movimento fortuito nas sombras, um ruído de algo caindo no chão já era o bastante para deixar o meu coração acelerado! Não existe capítulos, apenas as datas representavam o período em que os fatos aconteceram, entre o passado e o presente, de 2001 à 2010. No começo foi um pouco estranho acompanhar o ritmo, mas aos poucos acabei me acostumando com a forma que a autora utilizou para dividir as partes da história. Assim, o leitor terá a oportunidade de conhecer melhor a fase pré-traumática e pós-traumática, digamos assim, da personagem e sua luta para superar os seus temores para obter uma melhor qualidade de vida, a esperança de um recomeço. Isso proporciona uma visão geral da história sob dois pontos de vistas diferentes, um deles pela Catherine destemida e extrovertida, o outro pela Catherine reservada e temerosa. Eu fui contemplada pelo ótimo fluxo narrativo e estilo de escrita da autora, que me deixou cada vez mais ansiosa em descobrir os mistérios por trás do estranho comportamento de Lee, entre outros eventos bem suspeitos no decorrer da trama, tornando uma tarefa impossível desgrudar das suas mais de 300 páginas.
Os personagens foram muito bem construídos, foi simplesmente viciante me deixar levar por uma série de acontecimentos passados que determinaram o presente em uma trama intensa que narra a trajetória de uma mulher que só queria resgatar a liberdade e a esperança de um futuro melhor para si.