No Escuro

No Escuro Elizabeth Haynes

Resenhas - No Escuro

Naty 18/03/2013

www.meninadabahia.com.br

Novamente, ouvi meu mantra surgir indesejavelmente na minha cabeça:
Isso não é normal. Não é assim que as pessoas normais pensam.
Mas que se dane afinal, o que é ser normal?
Pág. 26

Imagine que você é solteira, tem 24 anos, adora namorar e ir à baladas com as amigas. Numa dessas baladas você vê o homem mais lindo da sua vida e ele está lhe encarando. Imagine que dias depois você esbarra nele e... ele está lhe convidando para sair. Depois você percebe na sua sorte grande: o cara lindo e atencioso está caidinho por você. Você começa a leva-lo para onde mora, lhe dá copias da chave do apartamento, entre outras coisas. E se esse conto de fadas não existir?

Catherine conhece Lee e ele é tudo que ela sonhou num cara, mas aos poucos ele vai reduzindo sua liberdade. Ela não pode sair com as amigas, não pode sair sem avisá-lo, não pode sair sem ele. Todo seu dia é controlado por ele. Ele não lhe devolve as chaves do seu apartamento. Começa a mexer em suas coisas sem autorização e quando ela tenta tomar a rédea de sua vida, ele começa os espancamentos e os estupros.

Desesperada, Cathy conta para suas amigas o que está vivendo. Ela só não esperava que Lee fosse esperto e já tivesse 'avisado' às suas amigas que ela estava com problemas psicológicos. Todas suas amigas achavam que ela estava louca e ninguém acreditou nela.

Ela estava sozinha e precisava fugir desse louco. Na única vez que planejou e ousou sair do país, sem ele saber, ele foi atrás dela no aeroporto e a arrastou de volta para o apartamento, a algemou, espancou, estuprou e mijou na cara dela. Ela tinha certeza que iria morrer. Certeza. Mas então uma vizinha a socorreu e ela fugiu.

A narrativa é dividida em duas partes capítulos alternados -, passado (onde ela explica como conheceu Lee e o que ele lhe fez) e o presente. Na narrativa presente, Cathy sofre TOC (transtorno obsessivo compulsivo) e TEPT (transtorno de estresse pós-traumático). Ela todo dia confere portas, janelas e os mínimos detalhes do apartamento (antigamente Lee mexia em suas coisas e colocava fora do lugar, discretamente, para fazê-la parecer louca, daí a origem do TOC). Ela usa sapatos baixos e seu apartamento tem duas rotas de fuga. Ela vive com medo do dia em que ele a achará.

De que adiantaria correr, afinal de contas? Não tinha funcionado da última vez, e tampouco funcionaria agora. Eu teria que ficar. Teria que ficar e me preparar para lutar.
Pág. 253

Cathy tem um vizinho, o psicólogo Stuart. Stuart é a única pessoa em que ela confia e não sente medo, e ele a está ajudando a lhe dar com o TOC, embora ele tenha certeza que Lee jamais retorne. Porque ninguém acredita nela quando ela diz que tem certeza que ele a está procurando?

Então, os objetos do apartamento começam a mudar de lugar. Coisas pequenas, como um garfo no lugar da colher, um botão o bolso da calça. Será que Lee retornou? Ela tem duas opções, deixar o medo dominar ou erguer a cabeça e enfrentá-lo.

No escuro, de Elizabeth Haynes (Intrínseca, 336 páginas, R$24,90), mostra o retrato da mulher que foi ao fundo do poço por causa de um homem. Que vivia na escuridão e estava lutando bravamente para encontrar a luz no fim do túnel. O crescimento dessa personagem é digno de admiração. Cathy é mais forte do que pensamos e é uma delícia acompanhar sua história e sua tentativa de se reerguer.

Quando saber que é amor e não obsessão? O que fazer quando o bicho papão mora com você?

Que livro fantástico! Devorei a leitura, fiquei viciada nele. O suspense era tanto que quase me deu falta de ar, eu ficava nervosa e com medo pela personagem principal e pensava: Ai meu Deus, será agora! Adoro leituras que mexem com a gente, que causam certo desconforto, que nos tiram da mesmice. Denso, sombrio, instigante. No escuro tem tudo na medida certa, ação, suspense e romance. Elizabeth Haynes arrasou em seu livro de estreia. Super recomendo!

Rê Lima 24/03/2013minha estante
Você deu 5 estrelas, você gostou do final?

Naty 24/03/2013minha estante
Sim!

Rê Lima 24/03/2013minha estante
Eu perguntei por aquele motivo que te falei. Quando eu dei quatro estrelas, a minha amiga que leu antes de mim disse que tinha odiado o final e outra pessoa também, mas conforme vc me alertou, que leu em pdf perdeu 50 páginas. Agora que falei isso pra ela, ela tá com mais raiva ainda e saiu pra comprar o livro! kkkkkkk
Eu comprei o e-book em inglês dias depois do lançamento na Amazon e só li agora! :D Mas achei ÓTIMO!

Mari 13/06/2013minha estante
O final é o melhor

Andarilha 13/06/2013minha estante
OLA..QUE TAL LER AGORA "NO ESCURO"?
VAMOS LA..NÃO SE ACANHE..BAIXE O LIVRO NO NOSSO BLOG..E SIGA-NOS..ESTAMOS SEMPRE POSTANDO NOVOS LIVROS..

Laís 28/07/2015minha estante
Ai, estou com uma dúvida.. Estou com o livro em pdf aqui, na versão normal vocês podem por favor me dizer até que data vai? Espero que não esteja faltando 50 páginas pra mim também rs.

Fernanda 04/04/2017minha estante
Nossa moça, você deu spolier de metade do livro. Metade da sua resenha são fatos que aos poucos vamos descobrindo ao longo do livro. E que serve para criar o suspense que é a melhor parte do livro. Pois o leitor se pega pensado que sabe onde vai dá, e o que quase aconteceu, mas continua lendo para poder chegar lá de fato. Então os acontecimentos que você narrou, server para criar essa atmosfera. Você bem que podia ter marcado como spoiler, pois quem vier ler depois meio que já vai saber tudo que aconteceu nas partes da narrativa passada. Fica a dica!

Carol 25/09/2017minha estante
ALERTA DE SPOILER, POR FAVOR!

Luiza.Matos 25/03/2019minha estante
Eu li em livro físico e adorei o final. não poderia ser diferente. :)

Cissa 02/05/2013

Perturbador

O excepcional livro "No Escuro, de Elizabeth Haynes" pela Editora Intrínseca, me custou quatro madrugadas de sono e dias de envolvimento. Em seu primeiro romance, Elizabeth conseguiu ser perfeita, instigante e relatar fatos que estamos acostumados a ler nos jornais e ver nos noticiários todos os dias. Mas, o fez de maneira vigorosa, perfeita e assustadora.

Confesso que sofri muito com Cathy, e que muitas vezes tive vontade de dar-lhe uns tapas para ver se acordava e enxergava o tamanho da encrenca em que estava se metendo. Outras vezes queria colocá-la no colo e falar palavras encorajadoras, e muitas, mas muitas vezes quis lutar por ela.

Cathy conhece Lee, um homem bonito e sedutor. Ela, uma jovem carente de afeto, e muito nova (cerca de 22 anos) e que todas as noites possíveis sai com amigos para se divertir, dançar e se embebedar na esperança de encontrar assim a felicidade. Mas o que ela encontra é sofrimento, medo, insegurança e momentos de puro terror. Desenvolve TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo) e TEPT (Transtorno de Estresse Pós Traumático). Isso tornará sua vida um Inferno na Terra.

Para mim, leitora, era fácil julgar se ela estava certa ou errada, mas quando me colocava na pele de Cathy, sentia que é muito difícil raciocinar quando estamos acuados, vulneráveis e apaixonados.

Durante a leitura, me vi tramando como eu faria em seu lugar. Quiz ter um taco de beisebol, depois uma arma potente e por fim quisera ter uma bazuca igual ao do Rambo. Me vi usando adrenalina durante a segunda metade da história e por conta dela me privei de sono. Queria ver como acabaria a história que era impossível deixar de ler. Valeu cada minuto deixado para dormir em outro dia.

A escritora foi muito inteligente contando a história em flash backs o que tornou impossível parar de ler e me tornando refém da trama.

Como o mal não é soberano, Cathy consegue ajuda e principalmente, procura se ajudar a reencontrar a vida alegre, saudável e tranquila que tinha antes de conhecer seu obsessor. Se ela vai conseguir ou não, você terá que ler, se envolver, chorar, e vibrar com cada página desse livro que é um primor.

Parabéns, Elizabeth Haynes! E que seu segundo romance venha logo e seja tão excepcional e verdadeiro como foi o seu romance de estréia: "No Escuro".
Elaini 02/05/2013minha estante
Ah, Cissa!! Só vc mesmo para colocar em palavras, tudo o que é ler esse livro!!! Parabéns pela resenha!!!! E, que bom que gostou desse livro tanto quanto eu.....

Cissa 02/05/2013minha estante
Elaini, querida, vc é uma amiga e tanto! Agradeço a sua recomendação para ler o livro, pois embora estivesse em minha estante ele não era prioridade. Fico feliz que tenha gostado da minha resenha e como não é aconselhável colocar spoiler, ficou muito mais a escrever, mas é preferível deixar que os leitores descubram como nós descobrimos essa leitura que é pura adrenalina.
Beijos, querida amiga!

karlasampaio 04/05/2013minha estante
Cissa, já quero ler por causa da sua resenha!!!

Beijo

esterbx 19/08/2013minha estante
Acabei de ler o livro, estou angustiada até agora.
Por quê? porque isso existe e é realidade pra muita gente.
Mas como leitura, realmente foi excepcional.
5 estrelas merecidas, pois vivi o drama da personagem principal em todos os momentos, e é isto o que um livro deve fazer, nos fazer vestir a pele do personagem.
Resumindo gostei muito, li em uma tarde,querendo saber o final, fosse para o bem ou para o mal.
Recomendadíssimo.

Manuella 21/10/2013minha estante
Amei o livro, Cissa! E se tornou um daqueles "não dou, não troco, não vendo, não empresto". Amei sua resenha!

San... 24/11/2013minha estante
Cissa querida, sou obrigada a confessar: odeio ler suas resenhas rs rs rs Cada vez que resolvo "passear" em sua página de resenhas eu quero mais e mais livros e haja bolso pra tanto encanto né? Este e "uns outros" estão indo para minha página de desejados... Embora esse meu "ódio", devo agradecer e muito. Por conta de suas resenhas acabo sempre com excelentes leituras e deixando de lado livros que só me tomariam tempo, obrigada minha querida. Beijos

Cissa 25/11/2013minha estante
San, minha amiga querida, você sempre generosa comigo. Seu carinho e sua amizade, mesmo no meu silêncio causado por motivos alheios à minha vontade, sempre me dão muita alegria.
Quando quiser ler um dos meus livros é só dar um oi que se acaso ele ainda estiver comigo, terei imenso prazer em emprestar prá que você leia.
Grande beijo!

Maria Izabel 23/03/2014minha estante
Cissa esse é o próximo livro que vou comprar , adorei sua resenha, obrigada por comentar pois ele é de grande ajuda na hora das compras , confesso que sempre quando compro um livros recorro a vocês do skoob.

Cissa 24/03/2014minha estante
Olá Maria Izabel! Fico muito feliz e agradecida com seu comentário sobre minha resenha. Realmente procuro sempre passar os sentimentos que as histórias me causam e fico muito feliz em poder dividir com quem ama ler como eu.
Beijos.

Edna.Galindo 10/11/2014minha estante
está na minha listinha para ler.

Márcia 28/05/2015minha estante
Cissa, sempre procuro o livro depois que leio suas resenhas.Parabéns!

Victoria (Vic) 28/03/2020

Desesperador! Ótimo suspense

Sandrics - @culturinhas 23/04/2020

Está tudo sob controle. Segurança. Está tudo sob controle? Catherine é uma mulher perturbada pelo TOC, confere todas as portas e janelas seis vezes para ter certeza de que está segura e acalmar sua mente. Faz rotas diferentes cada vez que vai trabalhar, cada vez um itinerário.

Ela nem sempre foi assim. Antes era uma mulher livre, gostava de sair e se divertir sem preocupações. Mas isso foi antes de conhecê-lo. Antes de tudo aquilo acontecer. Agora ela se sente observada e encurralada o tempo todo.

Elizabeth Haynes constrói uma trama que intercala passado e presente, nos mostra uma Catherine diferente em cada momento e aos poucos vai nos revelando o aconteceu no passado, o que causou esse medo constante e essa ansiedade sem fim.

Achei que a autora conseguiu transmitir todas as sensações de Catherine através da escrita e também se preocupou em mostrar que existe um tratamento para o que ela sentia. Que Catherine não precisa ser refém do transtorno para o resto de sua vida.

Esse foi um livro intenso, me deixou muito apreensiva e eu adoro thrillers assim. Com certeza superou minhas expectativas.

site: https://www.instagram.com/culturinhas/?hl=pt

JANA 26/08/2020

Recomendo
Eu gostei bastante. Mexeu comigo, me deixou com vontade de vingança não só por Lee, mas por sua melhor amiga também e posso dizer que nessa parte fui um pouco correspondida com um reencontro, porém esperei uma surpresa maior que não chegou.

naniedias 21/03/2013

Ano Original de Lançamento: 2011
Nº de Páginas: 333
Comprar Online: Saraiva / Submarino

Sinopse:
Catherine é uma jovem descolada, tem um emprego bacana, amigas que a adoram e com quem curte sair para festas sempre que possível.
E é em um dos clubes que visita numa noite que conhece Lee: um segurança bonitão e boa pinta. Os dois começam a namorar e apesar dele não contar muito sobre o que faz para viver, ela não vê problemas em seguir com o relacionamento.
Até que o namoro dos dois se transforma em algo doentio.
Algo muito grave acontece e Lee vai parar nos tribunais.

Quatro anos depois, Cathy mudou-se de Lancaster para Londres e ainda não consegue lidar bem com todas as feridas decorrentes do péssimo relacionamento que manteve com Lee.
Ela desenvolveu um sério transtorno obsessivo compulsivo e enxerga o ex-namorado por toda parte.
As coisas realmente pioram, entretanto, quando descobre que ele sairá da prisão. Mesmo tendo Stuart, o novo vizinho gato, para ajudá-la, não será fácil encarar essa nova realidade com Lee à solta.

O que eu achei do livro:
Bom.

Não é possível falar desse livro sem mencionar o quanto sua leitura é perturbadora e intensa. E não em um sentido muito bom. A história realmente me tirou dos eixos, me deu dor de cabeça (literal mesmo - toda vez que penso no livro ou falo dele sinto minha cabeça doer) - mexeu profundamente comigo.
Ainda assim afirmo que o livro é bom.

A escrita de Elizabeth Haynes é viciante. A autora não só escreve muito bem - tem uma leveza na narrativa que compensa a densidade da história que conta - como também soube escolher perfeitamente o enredo e contá-lo de forma magnífica.

A narrativa não é dividida em capítulos, mas em dias. E atenção às datas - porque ela vai intercalando passado (quando Catherine começou a namorar Lee) e presente (no qual Cathy sofre com o TOC).
Esses pseudocapítulos são bem curtos e prendem de forma inescapável o leitor - mesmo que a leitura seja extremamente pesada. Não pela escrita em si, que é bem fluida e suave, mas pelo conteúdo da história.

Os personagens são um presente. Todos extremamente bem delineados - não só em suas aparições no passado, mas também no presente. A escritora não apenas os caracterizou muito bem - com personalidades contundentes e complexas - como ainda fez com que o passado deles tivesse peso significativo em suas atitudes - o que os tornou ainda mais verdadeiros.
Achei fantástica a forma como a autora modifica a forma como sua protagonista é chamada no passado e no presente - uma maneira de mostrar como as duas mulheres são diferentes (embora, não entenda mal, sejam a mesma pessoa) e também uma forma de fazer com que o leitor não se perca durante a leitura.

Na mesma medida que os personagens são um presente, entretanto, o enredo é um chute no peito.
Isso mesmo - a metáfora está certa, por mais estranha que possa parecer e vou explicá-la.
A trama do livro vai fazer seu coração se apertar, doer, vai te dar dor de cabeça e fazer com que queira largar o livro. Mas você não vai fazer isso, porque Elizabeth Haynes foi habilidosa o suficiente para prender seu leitor com mistérios que vão se revelando aos pouquinhos e se mostrando muito intrigantes.

A parte que conta o passado é terrível - fala de um relacionamento doentio, possessivo e também da incapacidade de Catherine se desvencilhar daquilo tudo, por mais que esteja se sentindo mal com a situação. Uma das partes que mais gostei é quando ela comenta que sempre estranhou que as mulheres que não largavam os maridos violentos não fizessem nada para mudar essa situação, mas agora ela se via em um relacionamento que já não fazia bem a ele e entendia perfeitamente o problema de tais pessoas, pois também estava de mãos atadas.

O presente não é menos perturbador. Porque é terrível acompanhar a rotina de Cathy. O TOC é simplesmente insuportável.
Acho que eu nunca havia lido nenhuma história que relatasse de forma tão profunda e tão próxima o problema. Eu me senti na pele da protagonista - sofri com ela tendo que verificar cada canto da casa um determinado número de vezes e em uma sequência pré-definida e ter que refazer tudo de novo caso alguma dúvida inexplicável (e miníma) ficasse para trás. Todo dia. Cada vez que saía ou chegava em casa, mesmo que isso significasse se atrasar para o trabalho ou não ter tempo para mais nada.
Simplesmente porque não é possível não fazer.
E se já foi terrível ler sobre um personagem que tem a doença, fiquei imaginando como deve ser limitador sofrer com tal distúrbio.

Honestamente é angustiante. Ambas histórias são terríveis - e ao mesmo tempo muito gostosas - de se ler.

Eu não sei como Elizabeth Haynes fez isso, mas ela fez. Porque eu odeio esse livro (ele realmente me deixou com dor de cabeça por conta de ser tão pesado) e o adoro ao mesmo tempo.
Recomendo muito para quem gosta de policiais ou está curioso quanto a esse história tão singular..

Nota: 7

Leia mais resenhas no Nanie's World: www.naniesworld.com
Fernanda 04/04/2017minha estante
Nossa você definiu perfeitamente o que sinto em relação ao livro. Eu amo e odeio ao mesmo tempo. Pelos mesmos motivos. O livro é muito pesado, e ao mesmo tempo, é perfeito do jeito que é. Pois é muito necessário para contar a estória que temos que vê, ouvir e ler a respeito. E tem tantos fatores que tornam ele únicos, a violência abusiva, física e psicológica contra a Cathy. O TOC, o TEPT, e logico o suspense terrível que a autora criar. Além de falar de todos esses temas super atuais, que é a violencia contra a mulher, os relacionamentos abusivos, e a psicopatia.

Deza Farias 23/04/2020

SIGAM @RESGATADAPORUMLIVRO NO IG
Já fazia um bom tempo que eu queria ler esse livro, mas eu senpre espera a oportunidade de ter o físico para começar a leitura, até que surgiu a oportunidade de uma leitura coletiva com as meninas do @recifesliterarios e sim foi uma leitura maravilhosa.

Catherine era uma jovem que não rejeitava uma farra. Logo cedo ela perdeu seus pais em um acidente, e desde então sua vida era essa, bebedeiras com seus amigos, muito álcool e sexo com estranhos, ela perdeu as contas de quantas vezes acordou na cama de um homem sem nem imaginar como fora para lá.

Mas isso mudou quando era conheceu Lee um segurança de uma boate. Lee é aqueles cara que a maioria das mulheres sonham em ter ao seu lado, um cara lindo e carismático, que nos faz no sentir amada. Aquele cara que conquista nossos melhores amigos, que prepara jantar enquanto estamos trabalhando, que cuida da gente, quando estamos doente.

A relação deles estava indo bem, mas Lee tinha um trabalho secreto que não queria dizer a Cathy, e que por isso a deixava desconfiada. Além disso aos poucos ele começou colocando limites nela, e a assustar, ela sempre tinha a sensação de está sendo seguida, e una sensação de que alguma coisa na sua casa não estava como ela deixara.

Aos pouco o que era um relacionamento dos sonhos, começou a se tornar um pesadelo, Lee a isolava dos amigos, e pior colocava eles contra ela, quando ela tentar pedir ajudar, dizendo que estava num relacionamento abusivo, todo mundo achava que ela estava querendo chama a atenção, e dizia que ela precisava se tratar. Até que um dia ele a deixou quase morta.

Quatro anos depois ela se encontra em outra cidade sofrendo os traumas os passado, enquanto Lee pegou uma pena mínima. Cathy hoje sofre com o TOC e precisa verificar várias vezes as portas e janelas de seu apartamento, além de ser muito reclusa e ter varias regras que ela acredita que a vai manter segura. Em todos os lugares que ela olha lá está ele, a espreitar.

Mas as coisas mudam um pouco quando Stuart que é um psicólogo vem morar no mesmo prédio que a Cathy.

Aos poucos uma amizade surge entre eles, e Stuart é um amor, sempre buscando ajuda-la e apoiando ela, queria eu ter a sorte de encontrar amigos tão bom quanto ele. Depois de tanto anos Cathy finalmente se permite confia de novo em outra pessoa, e começa a conta o que lhe aconteceu.

Quando tudo caminha bem, Cathy já está bem melhor do seu TOC e do TEPT, ela recebe uma ligação avisando que Lee foi solto.

Eu amei a leitura desse livro, não só por ser um livro que prende muito, mais pela força da Cathy e pelo carinho e apoio do Stuart. Cathy se mostrou muito forte principalmente nos últimos capítulos, ela resolveu lutar! Para fala a verdade ela lutou desde o começo, quando lutou para continua viva.

O livro aborda com força o tema de um relacionamento abusivo desde o começo e como geralmente termina, e como muitas vezes as mulheres estão tão presas nesses relacionamentos que não vêem outra saída. Confesso que chorei lendo esse livro, pois leitura eé tão crua, que nos faz imagina quantas mulheres estão sofrendo em um relacionamento abusivo nesse momento, e se elas vão conseguir sair desse relacionamento, e como estará a mente dela? Eu desejo que todas que estejam passando por isso tenham a força da Cathy. E mais ainda, eu desejo que esse comportamento machista e sexista diminua a ponto de se extingui, que não ouçamos mais sobre esse comportamento tão cruéis.

Por hoje é isso, eu espero de verdade que vocês leiam esse livro, pois é uma leitura eletrizante. Sei que a editora cagou a capa, e o título não é tão bom, mais vale muito a pena ler.

Carla Solayne 08/05/2020

Decepção define!
Acho que fui com muita expectativa, com muita sede ao pote em relação a esse livro e terminei por me decepcionar além da conta.

A história é cansativa, arrastada, repetitiva, gira em torno do relato de um relacionamento abusivo que não traz qualquer surpresa ao final. Do jeito que começa, se continuar a ler, vai terminar exatamente como se imagina.

A princípio, acreditava que seria um super thriller psicológico com reviravoltas instigantes e me deparei com um drama sobre violência doméstica arrastado e mega previsível. Não recomendo.
Fer 08/05/2020minha estante
Eu tenho esse livro, li um tanto mas não lembro se li tudo. Pra vc ver como a história é chata mesmo, hahahaah

Nay 10/08/2020

Esse livro me surpreendeu! No início acabei até deixando ele de lado por alguns dias, mas quando voltei com a leitura, fiquei impressionada, não tinha vontade nenhuma de parar de ler.
Recomendo muito :)

Sheylla 03/01/2015

O que esperar de um livro que você compra por R$3,90 num site? Eu confesso que não estava esperando muito mas não podia ter começado o ano de melhor maneira. No Escuro é um livro agoniante, angustiante e assustador. Eu engoli esse livro em dois dias e entrou para os meus livros favoritos. Há bastante tempo não lia um suspense que me prendesse tanto dessa forma.

Cathy Bailey vivia a vida de solteira como manda a regra, ia a varias baladas, dormia com quem queria e estava bem assim... Até que ela conhece Lee, o segurança de uma balada com seus olhos azuis, cabelos loiros e porte atlético que fazeriam qualquer mulher estar feliz ao seu lado. No começo tudo são rosas, um amor tórrido com muito sexo mas com o passar do tempo Cathy começa a perceber sinais de alerta no comportamento de Lee. Cada vez mais obessesivo com ela, Cathy tenta dar um fim ao relacionamento mas algo terrível acontece.

Três anos depois, cathy vive uma vida milimetricamente controlada, ela sofre de TOC e todos os dias passa por um ritual de verificação de portas e janelas ao sair para o trabalho, repetindo tudo ao voltar a noite. Tudo para ela se sentir sengura. Lee está preso por agressão, mas falta pouco para ele estar de volta as ruas.

A narrativa é dividida entre capítulos de Catherine, antes do trauma e agressão causada por Lee, e Cathy, três anos depois e sofrendo com o TOC. Apesar de serem a mesma pessoa é vísivel a mudança drástica da personalidade da personagem depois do ocorrido. Ela vive dominada pelo medo e a sensação que está sendo sempre vigiada. Com o apoio de seu novo vizinho, Stuart, ela passa a procurar ajuda e a enfrentar seus medos lidando com o fato que Lee foi solto e provavelmente irá voltar para terminar o que começou com ela.

Em certos pontos do livro eu sentia uma agonia tão grande, quando Cathy descrevia passo a passo todo o seu esquema de verificação. Trancar e destrancar as portas, seis vezes. Passar os dedos por toda a extensão da porta para ver se ela estava nivelada com o batente, conferir todas as janelas e se ela se desconcentrasse por um segundo, começaria tudo de novo. Eu estava desenvolvendo um TOC só de ler essas partes.

No mais, é um livro mais que recomendado, é um livro obrigatório e que receberá uma adaptação para os cinemas. Mais do que justo por ser um suspense tão instigante.

site: http://www.loucura-literaria.com/2015/01/resenha-no-escuro-elizabeth-haynes.html

Dominique 04/04/2013

Livros, Filmes & Músicas - No Escuro
No Escuro é uma leitura avassaladora, arrebatadora. A partir do momento em que iniciei a leitura, fui tomada pela brilhante escrita de Elizabeth Haynes, que nos conduz pelos escombros da vida de uma mulher que outrora fora cheia de vida, esbanjava sensualidade e independência e agora, vive isolada, cheia de medo e perturbada pelas memórias do passado e pelo futuro.

A história intercala dois momentos diferentes da vida de Catherine: o momento em que ela conhece Lee no final do ano de 2002 e a evolução de seu relacionamento com ele; depois no ano de 2007, quando Cathy tenta viver um dia após os outros, após sua mente ter sido destruída pelas atrocidades vividas. A narração em primeira pessoa, narrando as vivências de Catherine dia após dia, dá a sensação de que estamos em sua mente, compartilhando sentimentos, emoções e toda a confusão em que se transformou sua vida, inclusive, até quando sua compulsão e ansiedade atinge picos astronômicos, compartilhamos de toda sua agonia.

A história de Catherine é hipnotizadora. A partir do momento em que ela conhece Lee, sabe-se que algo de muito ruim irá acontecer, mas não dá para ter noção da dimensão do estrago que ele causará na vida dela. Ao mesmo tempo, ficamos encantada por quem Lee aparenta ser: um homem sedutor, carismático e atencioso, bom demais para ser verdade, mas que oculta um monstro.

O mais impressionante é que Elizabeth Haynes conseguiu deixar verossímil o drama vivido por Cathy. Violência doméstica aliado a perseguição, o sentimento de impotência vivido pela vítima que não encontra solução ou saída para seu problema e o medo vivo de ser morta, de sofrer as maiores crueldades que nenhum ser humano deveria sequer passar. É a realidade nua e crua de milhares de mulheres anônimas.

Sem sombras de dúvidas foi a melhor leitura que realizei até momento. História bem construída, personagens marcantes e leitura eletrizante, impossível largar o livro. Leitura recomendada!

Também na www.livrosfilmesemusicas.com.br
Elaini 16/04/2013minha estante
Brilhante sua resenha Dominique! Conseguiu em poucas palavras sintetizar o livro e ao mesmo tempo não passar nenhum spoiller!!! Parabéns!
Eu também AMEI o livro!
Que venham mais dessa autora !

Cíntia Costa 22/10/2018minha estante
Comecei a ler e ía abandonar a leitura, mas você me convenceu. Rs

Cíntia Costa 22/10/2018minha estante
Comecei a ler e ía abandonar a leitura, mas você me convenceu. Rs

iammoremylrds 10/09/2020

um livro pesado porém extremamente necessário, me destruiu de um jeito, é um livro que aborda o relacionamento abusivo e que possui diversos gatilhos.

Val 11/06/2013

Esse livro é muito bom! Voce praticamente não respira da metade pro final. Falar qualquer coisa pode comprometer a história. Só digo, leiam, claro pra quem gosta desse estilo de leitura. A autora não deixou nada a desejar aos grandes como Harlan Coben, Tess e outros.

Juliana 07/09/2020

ALERTA: GATILHO
Sem fôlego. Foi assim que fiquei durante toda a leitura. A autora consegue passar muito bem as sensações e sentimentos de Cathy, personagem que conquista a nossa admiração por sua força e determinação. A luta de Cathy mostra a luta de todas nós, em busca de superação e em defesa da verdade.