No Escuro

No Escuro Elizabeth Haynes

Resenhas - No Escuro

Marcianeysa 15/12/2020

Tenso
A história trata de violência doméstica, alternando em dois momentos da vida da personagem. Ela desenvolve um TOC por conta do medo que sente. As vezes a leitura é sufocante.

iammoremylrds 10/09/2020

um livro pesado porém extremamente necessário, me destruiu de um jeito, é um livro que aborda o relacionamento abusivo e que possui diversos gatilhos.

Duda 01/05/2021

Perfeito
Eu simplesmente AMEI esse livro. Ele fala sobre como as aparências enganam, a pouca eficiência da lei para tratar sobre casos de estupro, violência doméstica e abuso psicológico (bem adequado a nossa triste realidade), como a mulher fica destruída após um relacionamento abusivo, e a sua luta para se sentir bem mais uma vez. E esse livro é realmente para chocar, para mostrar o cotidiano de muitas mulheres ao nosso redor, traz cenas muito violentas (muito mesmo), então se você é sensível a esse tipo de conteúdo, aconselho que não leia.
Por fim, acredito que seja um livro essencial, todos deveriam ler para entender pelo menos um pouquinho como essas mulheres sofrem e como elas necessitam de apoio, principalmente de outras mulheres, e como precisamos nos unir para lutar pela sua justiça.

Carla Sol 08/05/2020

Decepção define!
Acho que fui com muita expectativa, com muita sede ao pote em relação a esse livro e terminei por me decepcionar além da conta.

A história é cansativa, arrastada, repetitiva, gira em torno do relato de um relacionamento abusivo que não traz qualquer surpresa ao final. Do jeito que começa, se continuar a ler, vai terminar exatamente como se imagina.

A princípio, acreditava que seria um super thriller psicológico com reviravoltas instigantes e me deparei com um drama sobre violência doméstica arrastado e mega previsível. Não recomendo.
Fer 08/05/2020minha estante
Eu tenho esse livro, li um tanto mas não lembro se li tudo. Pra vc ver como a história é chata mesmo, hahahaah

Manoela 07/02/2022

Um livro eletrizante, pesado, tenso, que aborda temas difíceis e prende sua atenção. Uma ótima leitura!

Sheylla 03/01/2015

O que esperar de um livro que você compra por R$3,90 num site? Eu confesso que não estava esperando muito mas não podia ter começado o ano de melhor maneira. No Escuro é um livro agoniante, angustiante e assustador. Eu engoli esse livro em dois dias e entrou para os meus livros favoritos. Há bastante tempo não lia um suspense que me prendesse tanto dessa forma.

Cathy Bailey vivia a vida de solteira como manda a regra, ia a varias baladas, dormia com quem queria e estava bem assim... Até que ela conhece Lee, o segurança de uma balada com seus olhos azuis, cabelos loiros e porte atlético que fazeriam qualquer mulher estar feliz ao seu lado. No começo tudo são rosas, um amor tórrido com muito sexo mas com o passar do tempo Cathy começa a perceber sinais de alerta no comportamento de Lee. Cada vez mais obessesivo com ela, Cathy tenta dar um fim ao relacionamento mas algo terrível acontece.

Três anos depois, cathy vive uma vida milimetricamente controlada, ela sofre de TOC e todos os dias passa por um ritual de verificação de portas e janelas ao sair para o trabalho, repetindo tudo ao voltar a noite. Tudo para ela se sentir sengura. Lee está preso por agressão, mas falta pouco para ele estar de volta as ruas.

A narrativa é dividida entre capítulos de Catherine, antes do trauma e agressão causada por Lee, e Cathy, três anos depois e sofrendo com o TOC. Apesar de serem a mesma pessoa é vísivel a mudança drástica da personalidade da personagem depois do ocorrido. Ela vive dominada pelo medo e a sensação que está sendo sempre vigiada. Com o apoio de seu novo vizinho, Stuart, ela passa a procurar ajuda e a enfrentar seus medos lidando com o fato que Lee foi solto e provavelmente irá voltar para terminar o que começou com ela.

Em certos pontos do livro eu sentia uma agonia tão grande, quando Cathy descrevia passo a passo todo o seu esquema de verificação. Trancar e destrancar as portas, seis vezes. Passar os dedos por toda a extensão da porta para ver se ela estava nivelada com o batente, conferir todas as janelas e se ela se desconcentrasse por um segundo, começaria tudo de novo. Eu estava desenvolvendo um TOC só de ler essas partes.

No mais, é um livro mais que recomendado, é um livro obrigatório e que receberá uma adaptação para os cinemas. Mais do que justo por ser um suspense tão instigante.

site: http://www.loucura-literaria.com/2015/01/resenha-no-escuro-elizabeth-haynes.html

Deza Farias 23/04/2020

SIGAM @RESGATADAPORUMLIVRO NO IG
Já fazia um bom tempo que eu queria ler esse livro, mas eu senpre espera a oportunidade de ter o físico para começar a leitura, até que surgiu a oportunidade de uma leitura coletiva com as meninas do @recifesliterarios e sim foi uma leitura maravilhosa.

Catherine era uma jovem que não rejeitava uma farra. Logo cedo ela perdeu seus pais em um acidente, e desde então sua vida era essa, bebedeiras com seus amigos, muito álcool e sexo com estranhos, ela perdeu as contas de quantas vezes acordou na cama de um homem sem nem imaginar como fora para lá.

Mas isso mudou quando era conheceu Lee um segurança de uma boate. Lee é aqueles cara que a maioria das mulheres sonham em ter ao seu lado, um cara lindo e carismático, que nos faz no sentir amada. Aquele cara que conquista nossos melhores amigos, que prepara jantar enquanto estamos trabalhando, que cuida da gente, quando estamos doente.

A relação deles estava indo bem, mas Lee tinha um trabalho secreto que não queria dizer a Cathy, e que por isso a deixava desconfiada. Além disso aos poucos ele começou colocando limites nela, e a assustar, ela sempre tinha a sensação de está sendo seguida, e una sensação de que alguma coisa na sua casa não estava como ela deixara.

Aos pouco o que era um relacionamento dos sonhos, começou a se tornar um pesadelo, Lee a isolava dos amigos, e pior colocava eles contra ela, quando ela tentar pedir ajudar, dizendo que estava num relacionamento abusivo, todo mundo achava que ela estava querendo chama a atenção, e dizia que ela precisava se tratar. Até que um dia ele a deixou quase morta.

Quatro anos depois ela se encontra em outra cidade sofrendo os traumas os passado, enquanto Lee pegou uma pena mínima. Cathy hoje sofre com o TOC e precisa verificar várias vezes as portas e janelas de seu apartamento, além de ser muito reclusa e ter varias regras que ela acredita que a vai manter segura. Em todos os lugares que ela olha lá está ele, a espreitar.

Mas as coisas mudam um pouco quando Stuart que é um psicólogo vem morar no mesmo prédio que a Cathy.

Aos poucos uma amizade surge entre eles, e Stuart é um amor, sempre buscando ajuda-la e apoiando ela, queria eu ter a sorte de encontrar amigos tão bom quanto ele. Depois de tanto anos Cathy finalmente se permite confia de novo em outra pessoa, e começa a conta o que lhe aconteceu.

Quando tudo caminha bem, Cathy já está bem melhor do seu TOC e do TEPT, ela recebe uma ligação avisando que Lee foi solto.

Eu amei a leitura desse livro, não só por ser um livro que prende muito, mais pela força da Cathy e pelo carinho e apoio do Stuart. Cathy se mostrou muito forte principalmente nos últimos capítulos, ela resolveu lutar! Para fala a verdade ela lutou desde o começo, quando lutou para continua viva.

O livro aborda com força o tema de um relacionamento abusivo desde o começo e como geralmente termina, e como muitas vezes as mulheres estão tão presas nesses relacionamentos que não vêem outra saída. Confesso que chorei lendo esse livro, pois leitura eé tão crua, que nos faz imagina quantas mulheres estão sofrendo em um relacionamento abusivo nesse momento, e se elas vão conseguir sair desse relacionamento, e como estará a mente dela? Eu desejo que todas que estejam passando por isso tenham a força da Cathy. E mais ainda, eu desejo que esse comportamento machista e sexista diminua a ponto de se extingui, que não ouçamos mais sobre esse comportamento tão cruéis.

Por hoje é isso, eu espero de verdade que vocês leiam esse livro, pois é uma leitura eletrizante. Sei que a editora cagou a capa, e o título não é tão bom, mais vale muito a pena ler.

Não 10/08/2020

Esse livro me surpreendeu! No início acabei até deixando ele de lado por alguns dias, mas quando voltei com a leitura, fiquei impressionada, não tinha vontade nenhuma de parar de ler.
Recomendo muito :)

Rafa 27/04/2021

Catherine aproveitou a vida de solteira por tempo suficiente para reconhecer um excelente partido quando o encontra: lindo, carismático, espontâneo... Lee parece bom demais para ser verdade. Com o tempo, porém, revela-se extremamente controlador e faz com que Catherine se sinta isolada. Amedrontada pelo jeito cada vez mais estranho de Lee, ela tenta terminar o relacionamento, mas, ao pedir ajuda aos amigos, descobre que ninguém acredita nela. Quatro anos mais tarde, Lee está na prisão e Catherine, agora Cathy, tenta reconstruir a vida em outra cidade. Ela agora é uma pessoa bastante diferente. Obsessivo-compulsiva, vive com medo e insegura. Seu novo vizinho, Stuart Richardson, a incentiva a enfrentar seus temores. Com sua ajuda, Cathy começa a acreditar que ainda é possível levar uma vida normal. Até que um telefonema inesperado muda tudo.

A autora foi muito criativa em como construiu a narrativa de No Escuro. Ela é dividida em dois momentos. O passado, em que Catherine conhece Lee, e o presente, em que acompanhamos o pós trauma da relação em Cathy. Essa alternância acaba dando um boa dinâmica ao livro!!

A parte do presente foi a que mais me atraiu. Era bem angustiante ver os surtos de TOC e de Síndrome do Pânico de Cathy. Torci muito para que ela conseguisse superar todos seus medos e conseguisse viver a vida normalmente, como era antes!! E sua relação com Stuart foi a cereja do bolo dessa parte.

A parte do passado não foi tão boa assim pra mim. Achei tudo muito enrolado no começo até ela realmente se envolver com Lee. A leitura ficou bem massante. Torcia pro capítulo terminar logo para chegar num capítulo do presente que estava bem mais interessante. As coisas só foram mudar quando realmente o relacionamento deles começou e vemos tudo o que Lee armava para Catherine.

O final de tudo não foi uma grande surpresa pra mim, esperava algo mais impactante. Mas mesmo assim, No Escuro não deixa de ser um bom thriller psicológico que merece sua atenção!!

naniedias 21/03/2013

Ano Original de Lançamento: 2011
Nº de Páginas: 333
Comprar Online: Saraiva / Submarino

Sinopse:
Catherine é uma jovem descolada, tem um emprego bacana, amigas que a adoram e com quem curte sair para festas sempre que possível.
E é em um dos clubes que visita numa noite que conhece Lee: um segurança bonitão e boa pinta. Os dois começam a namorar e apesar dele não contar muito sobre o que faz para viver, ela não vê problemas em seguir com o relacionamento.
Até que o namoro dos dois se transforma em algo doentio.
Algo muito grave acontece e Lee vai parar nos tribunais.

Quatro anos depois, Cathy mudou-se de Lancaster para Londres e ainda não consegue lidar bem com todas as feridas decorrentes do péssimo relacionamento que manteve com Lee.
Ela desenvolveu um sério transtorno obsessivo compulsivo e enxerga o ex-namorado por toda parte.
As coisas realmente pioram, entretanto, quando descobre que ele sairá da prisão. Mesmo tendo Stuart, o novo vizinho gato, para ajudá-la, não será fácil encarar essa nova realidade com Lee à solta.

O que eu achei do livro:
Bom.

Não é possível falar desse livro sem mencionar o quanto sua leitura é perturbadora e intensa. E não em um sentido muito bom. A história realmente me tirou dos eixos, me deu dor de cabeça (literal mesmo - toda vez que penso no livro ou falo dele sinto minha cabeça doer) - mexeu profundamente comigo.
Ainda assim afirmo que o livro é bom.

A escrita de Elizabeth Haynes é viciante. A autora não só escreve muito bem - tem uma leveza na narrativa que compensa a densidade da história que conta - como também soube escolher perfeitamente o enredo e contá-lo de forma magnífica.

A narrativa não é dividida em capítulos, mas em dias. E atenção às datas - porque ela vai intercalando passado (quando Catherine começou a namorar Lee) e presente (no qual Cathy sofre com o TOC).
Esses pseudocapítulos são bem curtos e prendem de forma inescapável o leitor - mesmo que a leitura seja extremamente pesada. Não pela escrita em si, que é bem fluida e suave, mas pelo conteúdo da história.

Os personagens são um presente. Todos extremamente bem delineados - não só em suas aparições no passado, mas também no presente. A escritora não apenas os caracterizou muito bem - com personalidades contundentes e complexas - como ainda fez com que o passado deles tivesse peso significativo em suas atitudes - o que os tornou ainda mais verdadeiros.
Achei fantástica a forma como a autora modifica a forma como sua protagonista é chamada no passado e no presente - uma maneira de mostrar como as duas mulheres são diferentes (embora, não entenda mal, sejam a mesma pessoa) e também uma forma de fazer com que o leitor não se perca durante a leitura.

Na mesma medida que os personagens são um presente, entretanto, o enredo é um chute no peito.
Isso mesmo - a metáfora está certa, por mais estranha que possa parecer e vou explicá-la.
A trama do livro vai fazer seu coração se apertar, doer, vai te dar dor de cabeça e fazer com que queira largar o livro. Mas você não vai fazer isso, porque Elizabeth Haynes foi habilidosa o suficiente para prender seu leitor com mistérios que vão se revelando aos pouquinhos e se mostrando muito intrigantes.

A parte que conta o passado é terrível - fala de um relacionamento doentio, possessivo e também da incapacidade de Catherine se desvencilhar daquilo tudo, por mais que esteja se sentindo mal com a situação. Uma das partes que mais gostei é quando ela comenta que sempre estranhou que as mulheres que não largavam os maridos violentos não fizessem nada para mudar essa situação, mas agora ela se via em um relacionamento que já não fazia bem a ele e entendia perfeitamente o problema de tais pessoas, pois também estava de mãos atadas.

O presente não é menos perturbador. Porque é terrível acompanhar a rotina de Cathy. O TOC é simplesmente insuportável.
Acho que eu nunca havia lido nenhuma história que relatasse de forma tão profunda e tão próxima o problema. Eu me senti na pele da protagonista - sofri com ela tendo que verificar cada canto da casa um determinado número de vezes e em uma sequência pré-definida e ter que refazer tudo de novo caso alguma dúvida inexplicável (e miníma) ficasse para trás. Todo dia. Cada vez que saía ou chegava em casa, mesmo que isso significasse se atrasar para o trabalho ou não ter tempo para mais nada.
Simplesmente porque não é possível não fazer.
E se já foi terrível ler sobre um personagem que tem a doença, fiquei imaginando como deve ser limitador sofrer com tal distúrbio.

Honestamente é angustiante. Ambas histórias são terríveis - e ao mesmo tempo muito gostosas - de se ler.

Eu não sei como Elizabeth Haynes fez isso, mas ela fez. Porque eu odeio esse livro (ele realmente me deixou com dor de cabeça por conta de ser tão pesado) e o adoro ao mesmo tempo.
Recomendo muito para quem gosta de policiais ou está curioso quanto a esse história tão singular..

Nota: 7

Leia mais resenhas no Nanie's World: www.naniesworld.com
Fernanda 04/04/2017minha estante
Nossa você definiu perfeitamente o que sinto em relação ao livro. Eu amo e odeio ao mesmo tempo. Pelos mesmos motivos. O livro é muito pesado, e ao mesmo tempo, é perfeito do jeito que é. Pois é muito necessário para contar a estória que temos que vê, ouvir e ler a respeito. E tem tantos fatores que tornam ele únicos, a violência abusiva, física e psicológica contra a Cathy. O TOC, o TEPT, e logico o suspense terrível que a autora criar. Além de falar de todos esses temas super atuais, que é a violencia contra a mulher, os relacionamentos abusivos, e a psicopatia.

Juliana 07/09/2020

ALERTA: GATILHO
Sem fôlego. Foi assim que fiquei durante toda a leitura. A autora consegue passar muito bem as sensações e sentimentos de Cathy, personagem que conquista a nossa admiração por sua força e determinação. A luta de Cathy mostra a luta de todas nós, em busca de superação e em defesa da verdade.

Patricia Lima 02/05/2019

No Escuro
Eu desencalhei esse livro da estante e ele acabou sendo um dos melhores thrillers que eu já li, ele até chega a ser assustador durante a leitura quando você tenta se colocar no lugar na personagem.

Eu gostei muito como a história foi construída, onde aos poucos as coisas vão sendo reveladas, e o melhor de tudo é que a narrativa é um pouco duvidosa, tanto no passado como no presente a personagem sofreu muito com o fato das pessoas não acreditarem nela, no passado porque o namorado controlador era lindo e perfeito para as suas amigas e ele conquistou elas de forma que ninguém acreditava quando ela falava que tinha algo de errado com ele.

E no presente nós leitores meio que acabamos duvidando dela também, quando acontecem algumas coisas, porque é uma personagem com vários problemas, que tem um psicológico muito abalado, então a forma como isso foi trabalhado durante a história e mexe com nós leitores foi sensacional.

Com certeza é um livro que te envolve muito na história, e eu gostei muito de ter lido ele

Dominique 04/04/2013

Livros, Filmes & Músicas - No Escuro
No Escuro é uma leitura avassaladora, arrebatadora. A partir do momento em que iniciei a leitura, fui tomada pela brilhante escrita de Elizabeth Haynes, que nos conduz pelos escombros da vida de uma mulher que outrora fora cheia de vida, esbanjava sensualidade e independência e agora, vive isolada, cheia de medo e perturbada pelas memórias do passado e pelo futuro.

A história intercala dois momentos diferentes da vida de Catherine: o momento em que ela conhece Lee no final do ano de 2002 e a evolução de seu relacionamento com ele; depois no ano de 2007, quando Cathy tenta viver um dia após os outros, após sua mente ter sido destruída pelas atrocidades vividas. A narração em primeira pessoa, narrando as vivências de Catherine dia após dia, dá a sensação de que estamos em sua mente, compartilhando sentimentos, emoções e toda a confusão em que se transformou sua vida, inclusive, até quando sua compulsão e ansiedade atinge picos astronômicos, compartilhamos de toda sua agonia.

A história de Catherine é hipnotizadora. A partir do momento em que ela conhece Lee, sabe-se que algo de muito ruim irá acontecer, mas não dá para ter noção da dimensão do estrago que ele causará na vida dela. Ao mesmo tempo, ficamos encantada por quem Lee aparenta ser: um homem sedutor, carismático e atencioso, bom demais para ser verdade, mas que oculta um monstro.

O mais impressionante é que Elizabeth Haynes conseguiu deixar verossímil o drama vivido por Cathy. Violência doméstica aliado a perseguição, o sentimento de impotência vivido pela vítima que não encontra solução ou saída para seu problema e o medo vivo de ser morta, de sofrer as maiores crueldades que nenhum ser humano deveria sequer passar. É a realidade nua e crua de milhares de mulheres anônimas.

Sem sombras de dúvidas foi a melhor leitura que realizei até momento. História bem construída, personagens marcantes e leitura eletrizante, impossível largar o livro. Leitura recomendada!

Também na www.livrosfilmesemusicas.com.br
Elaini 16/04/2013minha estante
Brilhante sua resenha Dominique! Conseguiu em poucas palavras sintetizar o livro e ao mesmo tempo não passar nenhum spoiller!!! Parabéns!
Eu também AMEI o livro!
Que venham mais dessa autora !

Cíntia Costa 22/10/2018minha estante
Comecei a ler e ía abandonar a leitura, mas você me convenceu. Rs