No Escuro

No Escuro Elizabeth Haynes

Resenhas - No Escuro

Amanda 07/06/2020

História pesada
Comecei pensando que fosse um suspense, mas acabou que é mesmo um terror psicológico (mais ainda pra nós, mulheres).

Gostei muito da forma como a autora escreve, achei fácil e fluida, gostei da abordagem do TOC também, já que é algo que não é tão comum de se achar nos livros, ainda mais tendo o motivo que a protagonista tinha pra se ter esse transtorno. Mas ainda assim, achei o livro muito longo e daria pra ter cortado algumas coisas ou pelo menos se aprofundado em outras que acabaram ficando em segundo plano.

Posso afirmar que esse livro, dos que já li, foi um dos que mais me incomodou. Me peguei parando de ler no meio de alguns capítulos pra dar uma respirada, porque a história é forte e é tudo muito bem detalhado. Não é um livro que eu recomendaria pra qualquer pessoa porque não é todo mundo que gosta. Mas pra quem curte esses temas, vai gostar!

Roberta.Mariz 01/06/2020

Boquiaberta no escuro...
Um livro que me deixou sem fôlego em vários momentos. Um livro que faz refletir sobre relações abusivas e que muitas mulheres sofrem caladas...

abacagii 01/11/2022

Insuperável
O início dessa leitura foi extremamente desconfortável, e acredito que a partir daí a autora conseguiu criar o ambiente perfeito pra narrativa que estava prestes a acontecer.
Eu fui capaz de senti toda a angústia da protagonista, simplesmente gritando sem conseguir ser ouvida por absolutamente ninguém, sendo chamada de louca em qualquer oportunidade possível. E não posso dizer que isso se afasta minimamente da realidade.
A maneira como os capítulos foram sendo construídos, alternando entre presente e passado, só aumentava minha ansiedade pra saber o que aconteceria em seguida. Consegui verdadeiramente me aterrorizar com o personagem do Lee, ao mesmo tempo em que só queria matá-lo de mil formas diferentes conforme a história avançava.
E o que dizer da Cathy? Ela é uma das protagonistas mais conrajosas que tive a oportunidade de conhecer, que, mesmo No Escuro, foi capaz de buscar uma ajuda profissional e avançar no processo de cura.
Antes desse livro, apenas havia lido um livro sobre violência doméstica, o Assim Que Acaba. Posso dizer que esse livro consegue ter um tom extremamente mais pesado, onde mesmo em cenas mais fofas, ainda foi possível perceber o realismo de uma situação onde uma mulher não tem uma rede de apoio e o abusador é inserido num contexto muito mais doentio que na obra de Hoover.
Com certeza valeu muito a pena essa experiência. Possuia esse livro a vário anos na minha biblioteca Kindle (sério, quase uns 8 anos) e somente agora consegui apreciar. Acredito que esse final ficou como um gancho para uma continuação? Mas de toda forma, o jeito sombrio com que foi finalizado certamente me deixou satisfeita.
Por fim, a mensagem que fica é: fuja na primeira red flag. Ataque o mal na primeira oportunidade, antes que tudo evolua para o pior.

Sarah 06/05/2020

Muito tenso, mas muito bom!

Jess 16/05/2016

Chocante e verdadeiro.
Sabe aquele thriller que faz você torcer pra chegar logo em casa para retomar a leitura? É o "No escuro", Elizabeth Haynes. Desejo a todos os leitores, do fundo do coração, que passem a olhar relacionamentos abusivos sob uma nova perspectiva.

João 24/07/2014

Impressionante!!
No Escuro conta a história de Cathy,uma mulher que após quase ser morta pelo ex-marido psicopata agora tenta recomeçar a vida.Mas é um caminho difícil.Sofrendo de TOC e estresse pós-traumático tudo na vida dela se resume em saber que está em segurança!As coisas pioram ainda mais quando Cathy descobre que o ex-marido vai sair da cadeia.

Um livro impressionante!
É incrível a maneira como autora conduziu esse livro.Eu ia da agonia ao desespero com os personagens.Muito realista o que ocorre com a protagonista com seus medos e anseios.As vezes eu sentia o mesmo sufocamento que Cathy sentia,tão bem descrito pela autora.O pior é saber que existem na nossa realidade,muitas pessoas que passam pelo mesmo que Cathy!Palmas pra Elizabeth Haynes,uma escritora de livros que conquistou espaço na minha estante!

Leitura excelente!!
Rafa P. 31/07/2014minha estante
Quero ler ! Quer ler !

Ida 13/08/2014minha estante
Também quero ler, já me indicaram esse livro e espero em breve ter o prazer de conhecer a obra dessa autora.

Mayara @amantesdelivrosefilmes 14/01/2015minha estante
Comprei esses dias, doida pra ler! Adorei a resenha, aumentou minha curiosidade sobre o livro! rsrs :)

Amanda Bento 08/03/2021

Eita
Muito bom, mas muito soco no estômago. Livro dificílimo e cheio de gatilhos de violência doméstica. Ainda sim é bem escrito, cenas bem compostas e não chega a ser problemático, apenas desconfortável.

jessika14 03/09/2020

Arrebatador
Esse livro é tão incrível que me faltam palavras para descrevê-lo! Tão real e visceral que gera uma certa angustia. Quantas mulheres sofrem todos os dias algo similar? Foi nisso que mais pensei e me angustiou. Bem escrito, porém não foi pra mim uma leitura fácil. Por vezes precisei de uma pausa para respirar, devido ao tema tão perto da realidade.
Enfim, LEIAM!

Sarah 21/03/2014

No Escuro
No Escuro tem uma estrutura diferente e inédita para mim: a alternância de tempo concomitante da personagem.

O livro começa com um trecho do julgamento de Lee, sem ainda sabermos exatamente do que se trata. Na sequência, uma morte é rapidamente narrada. E então, somos apresentados à personagem principal e narradora da história.

Catherine é uma mulher livre e dona do seu nariz. Vive a vida com naturalidade e despreocupação, saindo com suas amigas, bebendo, trabalhando, curtindo. Não se prende a nenhum namorado, veste-se como quer, é feliz. Catherine vive.

Cathy é triste, receosa, fechada em si mesma. Vive sozinha em seu apartamento e, seguindo as regras de seu TOC, de lá só sai para fazer compras em dias pares. Conta os passos até o ponto de ônibus, olha da rua se as cortinas permanecem simetricamente arrumadas como ela deixou, verifica seis vezes (sempre seis) se as portas e trancas estão fechadas. Cathy sobrevive.

Catherine e Cathy são a mesma pessoa, separadas por um trauma: a vida antes e depois de Lee. E essa separação, essa divergência de personalidade entre as duas que as faz parecer serem pessoas distintas (e que, no fim, não deixam de ser) é trabalhada de uma forma como eu nunca tinha visto. Não há capítulos muito longos, nem "parte 1" ou "parte 2", para enfatizar o espaço temporal. Não. Cathy e Catherine contam a história alternadamente em capítulos curtos, um após o outro, às vezes até na mesma página.

Essa estrutura confere um ritmo ao livro que combina perfeitamente com a angústia que a personagem sente. Ao mesmo tempo em que vemos Catherine se transformar em Cathy por tudo que vem a passar, vemos Cathy tentando se livrar do TOC, fazendo terapia, conhecendo pessoas novas.

O grande responsável por essa mudança na vida de Catherine é Lee. Atraente, sensual, misterioso, Lee logo conquista Catherine e todos os seus amigos. Mas o que parecia ser um sonho logo vira realidade, com Lee mostrando seu poder manipulador e controlador. Catherine, então livre e dona de si mesma vai, aos poucos, perdendo as rédeas de sua vida.

O sentimento que mais define esse livro, para mim, foi angústia. Angústia por sabermos que Catherine sofrerá algo tão aterrador que a fez se transformar, se fechar. Angústia por sabermos o tamanho do sofrimento que ela passou, mas por não sabermos se conseguirá vencê-lo. Angústia por saber que Lee é não é o que parece, mas por não sabermos de imediato do que ele foi capaz, ou se irá voltar.

Enfim, um thriller psicológico muito bem construído, tanto na história como na escrita. Incrível como a autora conseguiu distinguir tão bem um tempo do outro, a personalidade de Catherine e a personalidade de Cathy, de forma gradual e simultânea. Este se tornou um dos melhores livros de suspense que li. Recomendadíssimo.

site: http://maedobento.blogspot.com.br/2014/03/projeto-leitura-no-escuro.html
Duane 04/04/2014minha estante
A sua resenha ficou incrível! *--* quando eu crescer quero resenhar que nem você, haha.

Sarah 06/04/2014minha estante
Obrigada Duane! :)

Tati.Grutt 28/03/2021

Até eu Verifiquei minhas fechaduras.
Intenso, envolvente, bem escrito, real, crível, personagens bem construídos, cenas tensas, diálogos interessantes.

Que livro!

Esse livro já estava na minha lista, os comentários eram ótimos e as resenhas tb.
Mas somente quando eu li é que pude concordar com a intensidade de tudo.

A história é bem desenhada, e tão inteligente que nos faz uma crítica sútil, eu mesma me peguei dizendo " Também não precisa beber tanto Cathy" ou " Mas custa ficar em casa com ele?"
Meu Deus!!!!!! Até eu caí na do Lee.
Não se engane é mais fácil que imagina, é um pensamento que está arraigado lá no fundo,foi plantado na infância através dos "príncipes encantados" e o viveram felizes para sempre.

Como viveram? Será que foram felizes pq os príncipes nunca foram contrariados? Será que as princesas faziam todas as vontades, e sustentavam os egos inflados, nunca nem se quer saíam em suas carruagens sozinhas, ou tomaram chá com as amigas em outro reino?

Enfim... Quando menos esperava eu estava concordando com a gaiola dourada que o Lee criou. E a loucura é que só percebe quem está dentro dela, para o mundo aqui fora é só um homem muito amoroso e atencioso cuidando da mulher que ama.

Um príncipe.

É isso que faz esse livro ser tão bom, o vilão não se apresenta como vilão, por mais que a gente acredite que o diabo tem cara de diabo, ELE NÃO TEM. Não é assim que se apresenta caso contrário NINGUÉM iria cair na dele.

Então quando você perceber alguém maravilhoso, carinhoso e blá blá blá, mas que seja controlador, ciumento e instável, FUJA, CORRA E NÃO OLHE PARA TRÁS.

Psicopatas são sedutores, inteligentes, carismáticos, e podem se transvestir de qualquer pessoa que você sonha em conhecer, eles são bons em "Ler pessoas", saber o que elas precisam e do que gostam.

Dito isso... O Lee é um personagem muito bem construído, ele tem esse ar leve, que inspira confiança, um fofo (lobo em pele de cordeiro), parece ter saído de um livro de romance da Vi Keeland ou Penélope Ward, ele diz as coisas certas, faz as coisas certas, é lindo, sexy, sedutor, um príncipe. Ele tem uma profissão que o coloca em vantagem para agir como age no livro, mas que ao mesmo tempo é um alerta para a profissão.

Senti falta de falar do passado dele, não que fizesse diferença, ele é quem é e ponto. Mas eu gostaria de saber só por curiosidade mesmo, ou talvez seja meu lado "viveram felizes", querendo justificar o comportamento dele.
Como pode um homem amar tanto uma mulher mas conseguir machucar e torturar?
Simples.
Não é amor.
E quando constatamos que não é amor, deixamos de acreditar nas palavras bonitas. É uma libertação.

Não existe esse amor que bate pq ama, pq está cuidando.

Cathy foi incrível, bem construída, uma mulher livre e inteligente, alegre, que gosta de dançar e beber, mas que eu fiquei com pena dela com todas as verificações, me coloquei no lugar dela e quando finalmente li pelo o que ela passou eu pude compreender ainda mais, fiquei com raiva de todos que não acreditavam nela, e quando ela quase conseguiu sair da gaiola eu estava tão envolvida que nem percebi que era pra outra gaiola que ela estava correndo, fiquei chocada, me sentida ludibriada, e decepcionada. Me despertou os mesmos sentimentos.

Fiquei fula da vida.

Me imaginei me vingando do Lee por ele me chamar de burra, bem, não eu, mas a Cathy, mas me senti burra tb.

E naquela parte...

Eu sabia que não daria certo, até pq eu já tinha lido o futuro daquela cena, mas não sabia que mesmo que desse certo... Não daria certo.
Era mentira!!!!!

Bom, o livro é ótimo me prendeu, vou indicar e quero ler mais dessa autora.

Ps: Aquelas amigas dela... Meu Deus!!!!

;-)
monsnts 28/03/2021minha estante
Um tapa na realidade!! Parece incrível o livro, manda pra mim no whats?

Juu 28/03/2021minha estante
Volta pro grupo ??

Tati.Grutt 28/03/2021minha estante
Simone é maravilhoso. Foi a leitura da semana. Vou te mandar sim.

Tati.Grutt 28/03/2021minha estante
Volta para o grupo!!!!

monsnts 29/03/2021minha estante
#voltaprogrupo Ah, genteeeee, sinto falta do clube

Juarez 13/05/2021

Um escuro à luz do dia
O que o medo e a insegurança é capaz de fazer com a mente de uma pessoa? Mas qual a causa desse medo e desta insegurança?
Ah! Ai você vai ter que ler o livro. Kkkk
Este é um livro de suspense psicológico que te transporta para dentro da história e te faz tão assustado quanto a personagem principal.

Carla Cristina 17/11/2020

Instigante
Posso dizer sem sombras de dúvidas que Lee é um sociopata. É assustador o mundo ainda está cheio desse tipo de gente, e sabemos que acontece no mundo real exatamente assim... Vc se apaixona por um cara maravilhoso, carinhoso, romântico e quando vê, está isolada, sozinha, e desesperada... As pessoas tendem a acreditar no que vêem e aí olhar para Lee o que vemos é um homem trabalhador e dedicado.
Catherine é uma personagem maravilhosa, que cresceu durante toda a passagem do livro, e apesar de todos os percalços, medos e inseguranças, seu TOC e todas as suas angústias, não desiste e segue firme.
E o final!? Surpreendente! Vale a leitura, com certeza!!!!

Aidiane Ramirez 15/10/2020

Que história forte. Tinha horas que precisava de uma pausa para respirar. Muito intenso e muito bom

24/08/2020

Angustiante
No escuro é um livro q sabe mt te prender, sua escrita q intercala presente e passado atraves dos seus capitulos bem pequenos (o q dinamiza mt a leitura) nos faz ficar instigados e inquietos para terminar a historia, ao msm tempo q nos angustia por sabermos o q acontecerá no passado (apesar de n especificamente), ja q temos a noção do estado da protagonista no tempo presente. Achei mt bem escrito, alguns dialogos talvez piegas dms, mas com personagens super bem desenvolvidos. No entando, é um livro mt gatilho, mt forte e mt cru na sua descrição de algumas cenas, entao acredito q n seja um leitura facil para algumas pessoas. Na minha opniao, uma leitura mt emocionante, angustiante, revoltante e intrigante, vale a pena!