No Escuro

No Escuro Elizabeth Haynes

Resenhas - No Escuro

Bell 30/11/2021

#Lido
Uau! sabe aquele livro que vc pega e não consegue largar? Então, esse é assim.
Um thriller psicológico tenso do início ao fim.

"No Escuro" é um livro que retrata todo horror de um relacionamento abusivo, o ciclo do abuso psicológico e físico, o desespero da vítima e as consequências de tanta crueldade.
Com certeza não é uma leitura pra qualquer um!

A narrativa é em primeira pessoa, e intercala passado e presente, nem sempre gosto desse tipo de divisão, mas neste livro funcionou muito bem, fez com que eu mergulhasse na história de forma impressionante.

Cathy é uma personagem muito bem construída, a escrita de Haynes é crua e direta, sem exageros, porém mantendo um clima de desconforto psicológico do início ao fim.

Acompanhar Cathy se apaixonando, sendo seduzida, depois sofrendo pouco a pouco com todo tipo de abuso, hoovering gaslighting, triangulação, jogos mentais, perseguição, e muita, muita violência, é, no mínimo, perturbador.

O que mais mexeu comigo,foi que eu sei que história de Cathy não se restringe a ficção, muitas mulheres estão passando, ou já passaram por algo parecido, ou até pior. Isso torna a leitura ainda mais pesada.

Não recomendo este livro pra todo mundo, mas aos que se interessam pelo tema, fica a dica. Gostei da escrita de Haynes, ela conseguiu manter o ritmo durante todo o livro e entregou um desfecho bastante satisfatório.

"Hoje vai ser o começo da minha resistência, eu decidi, como decido todos os dias, até ele aparecer na minha casa, entrar sem pedir licença e passar a controlar tudo."
Bruna Gomes 28/12/2021minha estante
descreveu muito bem o que senti "desconforto psicológico do início ao fim" do livro

Dora 27/11/2021

No escuro
Leitura viciante. Aborda um tema importante e que infelizmente acontece com muita frequência na vida real. Atenção, pois contém muitos gatilhos sobre violência doméstica e relacionamentos abusivos.

Jessica Becker 20/11/2021

No Escuro
Originalmente publicado em 2011, "No Escuro" é um livro pesado que demonstra as etapas de um relacionamento abusivo e seu impacto na vida dos envolvidos.

Na obra, Cathy é uma mulher reservada que sofre de TOC e perde horas de seu dia fazendo verificações nas portas e janelas de casa. Mas nem sempre foi assim. Poucos anos antes, era uma jovem alegre que gostava de curtir a vida de solteira e sair com os amigos para dançar, beber e flertar. O que desencadeou a drástica mudança?

Intercalando entre passado e presente, "No Escuro" não tem por objetivo saber "o que" aconteceu e sim "como" aconteceu, uma vez que fica bem claro no início da trama qual assunto ela aborda. Com cenas bastante gráficas, a autora demonstra etapa por etapa do desenvolvimento de um relacionamento abusivo e como é difícil para a vítima romper com o ciclo de violência. Isso tudo sem tentar relativizar as atitudes do agressor, nem justificá-las (coisa que já vi em outro livro da mesma temática).

Quanto aos transtornos sofridos pela protagonista no tempo presente, foram muito bem trabalhados pela autora. Desde os sintomas até o modo como eles afetavam a rotina de Cathy são condizentes com a realidade dela.

Minha única ressalva em relação ao livro é que alguns trechos me pareceram repetitivos. Fora isso, é uma obra excelente que merecia ser mais conhecida.

Morgana65 13/11/2021

Um livro bem descritivo e cheio de gatilhos, mas extremamente essencial para nos ajudar a enxergar o quanto relacionamento abusivo vai muito além da violência física.

majusodre 11/11/2021

um pouco longo demais e não curti muito o final, sendo sincera.
no geral, é uma leitura boa. só não chega a ser ótima.

Bia 18/10/2021

pesado
o livro é bom, a leitura é fluida pelos capítulos alternados entre passado e presente mas confesso que só me prendeu no final, já parecia meio óbvio o que tinha acontecido desde o início do livro. No geral o livro é bom, mas não recomendo muito, ele é extremamente pesado então acho válido dar uma olhada nos possíveis gatilhos antes de ler

Lais Souza 27/09/2021

Essa leitura foi um tanto sofrida, não tem nada de novo, é uma narrativa sobre uma mulher que foi quase assassinada em um relacionamento abusivo, a história é contada por capítulos alternando o presente e o passado, no presente a gente descobre que ela tem TOC e transtorno pós traumático e como ela está levando a vida depois do trauma, no passado a gente vê como eles se conheceram e como o relacionamento progrediu, é basicamente isso, nada mais acontece, não tem grandes reviravoltas nem acontecimentos grandiosos. Uma coisa que gostei nesse livro foi o realismo nas descrições do começo de um relacionamento abusivo, as pequenas coisas que ele fazia dando indícios de ser uma pessoa violenta e controladora e ela sem perceber ou deixando pra lá por estar apaixonada, chegando ao ponto de ele paralisar ela totalmente isolando-a de todo mundo inclusive colocando as próprias amigas contra ela. Acho que o final poderia ter sido melhor, a autora passou tanto tempo descrevendo situações repetidas e no final deixou tudo muito rápido, os capítulos que narram o desfecho poderiam ser um pouco maiores. No geral eu gostei da leitura não tanto como entretenimento mas mais como um alerta mesmo. Existem nesse livro gatilhos de violência extrema.

Natália 25/09/2021

É um bom thriller, os capítulos alternados entre alguns anos foi bem interessante e por serem curtos deixou a leitura super fluída. gostei do mistério, da vibe "não confie em ninguém"

Adriana1161 20/09/2021

Sufocante
Um thriller muito bom!
Escrito em primeira pessoa, se passa em dois tempos, 2003/04 e 2007/08, e ficamos sabendo aos poucos o que aconteceu e suas consequências.
Livro tenso, tive que dar umas paradas para respirar!
Como ficamos sabendo de tudo pela perspectiva da protagonista, vamos ficando curiosos para descobrir o que realmente aconteceu.
Gatilho de abuso, violência e TOC.
Personagens: Cathy, Lee, Stuart, Sylvia
Local: Londres - 2003/04 - 2007/08
@driperini

Vinicius39 09/09/2021

Gostei mesmo não sendo meu tipo de leitura
Sim, gostei mesmo não sendo meu tipo de leitura pois a autora conseguiu trazer um tom de suspense e agonia para muitos capítulos.

A escrita dela é muito boa e as informações dadas de pouquinho em pouquinho nos prende na história.

Nanda 06/09/2021

Traumas
Cathy era uma mulher forte e independente que vivia uma relação perfeita com Lee. Porém Lee começou a apresentar comportamentos possessivos, o que deixou Cathy com medo e após um evento traumatizante onde nem suas amigas acreditaram nela, Cathy se vê sozinha.

Agora, Cathy é uma mulher cheia de marcas e traumas. Mesmo após a prisão de Lee e estar vivendo uma nova vida, Cathy não consegue esquecer o passado e seguir em frente.

Eu gostei bastante da leitura e tenho que dizer que Stuart foi um dos melhores personagens. Durante todo o livro, tive um misto de raiva, alegria e revolta pelas situações vividas por Cathy.
Porém só não dei cinco estrelas porque achei o final bem corrido e teve algumas cenas do passado que poderiam ter sido explorados.

brenda alves 02/09/2021

Necessário
Esse livro traz a tona como um relacionamento abusivo funciona, como a personagem se ve presa a um homem violento e nao ve saída. É pesado mas retrata a realidade que muitas mulheres passam e mostra como é difícil sair de um relacionamento assim e se recuperar com cicatrizes. Livro ótimo que nos faz refletir.

Micheli Ribeiro 21/08/2021

Alerta gatilho
um livro que aborda relacionamento abusivo, violência doméstica, muitos traumas e transtornos. é pesado, cru, denso, e tem que ter muito estômago para chegar até o final. é uma história mais lenta, pode não agradar a todos

Aline 21/08/2021

Que livro fantástico!! Muito bem escrito! Mas não recomendo a leitura pra quem já sofreu um relacionamento abusivo! Da muito medo e ansiedade!

Bruna Cândido 05/08/2021

Leia tomando muito chá de camomila pra te acalmar...
Brincadeiras a parte, No Escuro é um thriller psicológico amedrontamente realista.
Esteja preparado pra longas descrições dos "rituais" de uma pessoa com TOC, narrações explícitas de violência e muita angústia.
Achei a construção do vilão/agressor muito verossímil, algo que nem sempre acontece nesse estilo de enredo e contribui muito para causar o impacto necessário.
Fiquei realmente ansiosa lendo esse livro. No final confesso que me emocionei. Recomendo, escrita fluida e história envolvente.