Faça Fortuna com Ações, Antes que seja Tarde

Faça Fortuna com Ações, Antes que seja Tarde Décio Bazin

Resenhas - Faça Fortuna com Ações

Danilo.Brizida 08/04/2024

Um livro que o autor tenta retratar através de suas histórias vividas e artigos publicados em jornais, o funcionamento da bolsa de valores.

Rebeca 22/03/2024

Complexo
Por falar sobre investimentos, com foco em bolsa de valores. Achei o conteúdo complexo e desatualizado em relação à ainda se falar na moeda do período, que era o cruzeiro e/ou cruzado.
Eu como iniciante, senti muitas vezes dificuldades em entender alguns conceitos, mas pretendo reler outras vezes pra ver se entendo mais. Principalmente a parte de opções achei difícil de entender.

Augusto282 15/03/2024

Ok.
O livro traz alguns ensinamentos práticos acerca do mercado de ações. Para o leitor leigo, pontos demonstrados serão úteis na compra/venda de ações e, quem sabe, de fundos imobiliários, caso seja transformado para a atual realidade. Todavia, alguns trechos são de difícil compreensão. É necessário um conhecimento prévio sobre os assuntos abordados para o aproveitamento completo do que Décio Bazin explica. Muitas partes são retratos das bolsas em épocas passadas, e isso serve mais como entretenimento. Bom, apesar de um pouco desatualizado.

Felipe.Gazire 27/02/2024

O melhor livro brasileiro sobre Bolsa de Valores.
Entre os livros disponíveis sobre a Bolsa de Valores brasileira, é uma grata surpresa encontrar um escrito por quem realmente entende do assunto. Décio Bazin nos oferece aqui suas teorias sobre como ganhar dinheiro na Bolsa. O método é bem simples, e tem como base o Dividend Yield, chamado de Cash yield pelo autor. Mas está longe de ser somente isso.

Bazin nos brinda com a sabedoria que adquiriu atuando no mercado de ações ao longo de 30 anos. É uma rara visão da Bolsa de Valores como ela é. Ao contrário de quase todo mundo que fala sobre Bolsa, Bazin não era analista, corretor ou outro agente do mercado financeiro. Ele era um jornalista que acompanhava as Bolsas e se tornou investidor. Devido a não ter sua origem no mercado financeiro, Bazin não pensa como um corretor ou assessor de investimentos - e isso dá a ele uma enorme vantagem, seja sobre outros autores, ou mesmo sobre os influencers de hoje.

Bazin, naquela época, já compreendia que a maioria desses profissionais do mercado (a quem ele chama de tecnomaníacos, basicamente o mesmo conceito do "Fragilista" de Taleb) geralmente se pautam em teorias e metodologias de resultados duvidosos. Em vez de seguir esses profissionais, o autor nos apresenta uma filosofia simples e eficiente de investimentos.

Ao final de muitos dos capítulos, como leitura complementar, Bazin nos oferece alguns artigos que ele mesmo escreveu na década de 80. Sim, o livro é antigo mas, apesar de estar defasado em um ou outro detalhe (mais sobre como eram compradas e vendidas as ações antes da era do Home Broker, e os principais papéis da Bolsa mudaram desde aquela época), continua extremamente atual. A forma que o mercado funciona e os personagens que nele atuam ainda são os mesmos.

No geral, mesmo com o passar do tempo, ainda é o melhor livro escrito até hoje sobre como investir na Bolsa de Valores brasileira. Recomendo a leitura pra quem não quer sair colocando Merposa (da um Google aí) na carteira.

Wallas 17/02/2024

Nem sei se vale a pena resenhar?
Até as 100 primeiras páginas vai bem?
Depois disso vira uma resenha totalmente repetitiva e sem objetivo!

Pensa numa força desproporcional que fiz para ler o livro!

Quanto mais eu lia não via a hora de finalizar e por pouco não deixei de ?banda?

Se estiver na dúvida de ler ou não, indico que não leia!

Repetitivo demais da conta e o livro como ?Crash? do Alexandre Versignassi vai te entregar muito mais e é um livro muito gostoso de ler.

Danilo 15/01/2024

Um guia de como investir em ações
É um livro famoso pra quem investe em ações e busca receber dividendos.
Principais ensinamentos: escolha ações de empresas que paguem, no mínimo, 6% de Dividend Yield (dividendo dividido pelo preço da ação), que esse pagamento seja recorrente, que tenham baixo endividamento e que não estejam envolvidas em escândalo.
Algumas empresas de análise já comprovaram que esse método dá bastante resultado.
Além disso, o autor conta os bastidores do mercado em uma época em que as negociações eram presenciais e traz definições sobre os personagens do mercado: manipuladores, especuladores, investidores, etc.
É um livro que eu recomendo a leitura, desde que esteja querendo investir com foco em dividendos.

Cheid 29/08/2023

Superficial
O autor fala em comprar ações que paguem 6% de dividendos, mas não explica como vc vai encontrar essas ações, só prova que no longo prazo a estratégia funciona. No mais se estende por dezenas, talvez centenas de páginas contando causos da bolsa de valores de SP

Irineu.Dias 23/08/2023

Pequenas lições
Lições de operações na bolsa que podem dar ou não certo no decorrer da trajetória. Além de algumas histórias do autor sobre sua trajetória na bolsa.

nenos 25/06/2023

“Some people are willing to watch the world burn, as long as it fits in their agenda.”
A bolsa está longe de ser um local acolhedor onde as pessoas se reúnem não com a intenção de tentarem ser mais espertas, mas com a tarefa honesta de analisar valores intrínsecos como sócios de empreendimentos. É compreensível quando o público pensa sobre a Bolsa como um reduto de marginais que prevalecem sob os olhares complacentes das autoridades. Até nos cassinos do Velho Oeste existiam os profetas com suas análises que extrapolam cálculos fidedignos, no intuito de disseminar chauvinismos do Novo Mundo. Mas o mercado não é um cassino do Velho Oeste, e mesmo que fosse, sabemos que a casa sempre ganha.
Sr. Decio Bazin, ex-jornalista do jornal Estado de S. Paulo, investidor e corretor, participou do mercado acionário Brasileiro em uma época ainda estrutural e concomitante com o império Graham-Newman, ou seja, onde o misticismo ainda reinava. Em sua narrativa, ele nos traz diversas reflexões sobre o comportamento usual da época para com os acontecimentos e, por mais que não cita como referência no livro, refina o value-investing de Ben Graham com seu método de identificar o preço justo através dos dividendos.
O autor disserta veemente sobre “a única motivação”, os dividendos. Segundo ele, com a amálgama de álgebra elementar e conhecimento de mercado, há um preço justo em função do dividendo para se obter um resultado financeiro acima de títulos. Os dividendos, ou seja, os rendimentos da empresa partilhadas entre os sócios, são referenciais previdenciários que constituem uma grande parte da renda norte-americana enquanto o cenário pitoresco da macroeconomia nunca se concretiza.
Diferente de outros segmentos, na selva dos investimentos não há um ouvidor para atender de modo civilizado as reclamações legítimas e, segundo o autor, um dos personagens influentes como a imprensa, só dá espaço para fatos escandalosos, cria heróis, arruína reputações e dissemina verborragias com sofismas com aparência de seriedade como se a Bolsa fosse uma espécie de termômetro instantâneo da vida econômica e política do País. O que não é.
Desconstruindo os mais diversos sofismas, Sr. Décio aprofunda nos personagens atuantes da bolsa que são: O manipulador, especulador, especulador novato, investidor institucional (fundos de pensão e seguradoras) e investidor pessoa física. Os manipuladores, por exemplo, são personagens magnânimos com poder de criar condições que advém de um grande capital como o caso Naji Nahas, o megaespeculador conhecido por “Quebrar a bolsa” do Rio de Janeiro.
O que nos leva ao último questionamento: O sistema político e jurídico era de todo consolidado para que se contenha apenas os lunáticos e com capacidade de interligar os mais amplos escândalos financeiros com a aplicação do direito adquirido, ato jurídico perfeito e a coisa julgada? Os últimos relatos marcantes do livro dizem sobre os que atrapalharam o mercado, os detratores, que são: A imprensa, o Governo, a CVM e a própria Bolsa.
A ofensiva do autor para com a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) diz sobre um órgão que não tem moral para moralizar. Uma comissão que se revelou extremamente burocrática, um Offspring da Securities & Exchange Comission (SEC) criada para impedir práticas escusas na época do regime militar, porém, submetida à vontade discricionária do ministro da Fazenda, ou seja, longe de atingir a maioridade para agir com independência e imparcialidade com seus inquéritos conhecidos por regredir a nossa própria lei.

Link dos meus highlights: https://drive.google.com/file/d/1mp748NNAlN-DMgCPXvTLvf6VXzMTwslh/view?usp=share_link
Ofensiva contra a CVM: https://drive.google.com/file/d/1rNWpn6Ki7I9rOLhGeT5LWjoWY86t9XWR/view?usp=sharing

Francisco Neto 19/06/2023

Uma leitura obrigatória para quem está iniciando na renda variável. De forma bastante simples Bazin para seus ensinamentos de anos na bolsa de valores.

Carol 19/04/2023

Pra quem quer aprender um pouco mais sobre ações
O livro é interessante, o autor discorre de maneira simples seu dia a dia no mercado acionario e toda a sua experiência vivida a respeito do assunto. Fiquei chateada porque perdi as anotações que eu fazia no skoob sobre as partes mais relevantes que li do livro. O final que discorre sobre a parte de opções é um pouco enfadonha, acho que é mais voltada pra quem já conhece mais a respeito. Quem tem pouco bagagem sobre o assunto vai se contentar mais com as outras partes que não são difíceis de entender.

Gustavo 02/04/2023

Obrigatório para investimentos
Décio Bazin traz uma leitura mista entre casos reais e teoria, mostrando que mais vale empresas pagadoras de dividendos do que projeções futuras.