Faça Fortuna com Ações

Faça Fortuna com Ações Décio Bazin

Resenhas - Faça Fortuna com Ações

Adilson22 10/01/2021

Muito bom, recomendo. Pena que fica muito tempo discorrendo sobre opções, algo que investidor de verdade não quer saber. Ficou parecendo um desabafo.
Dressano 08/11/2022minha estante
sabe indicar algum util para quem começar nesse meio de ações?

Adilson22 10/11/2022minha estante
Este mesmo. Só "ignorar" a realidade das ações, pois é sobre o passado.

Holmes 16/05/2020

A verdade sobre a bolsa de valores
Com muitos anos de experiência no mercado, o autor nos apresenta as entranhas do mercado de ações e os papéis desempenhados por seus principais atores.

Dedê Johan 20/07/2020

Livro Velho, Chato
Trata-se de um livro antigo, que conta diversas histórias antigas e desinteressantes sobre alguns acontecimentos da Bolsa de Valores. Livro chato, difícil de ler, desatualizado. Não recomendo.

Albert 11/06/2015

Título do livro exagerado
Décio Bazin escreveu um bom livro. Na minha opinião o título demasiado exagerado não tem como não chamar a atenção e o conteúdo na prática não é bem como sugere o nome.

Com 30 anos de experiência na Bolsa, Bazin foi um dos pioneiros no Brasil em demonstrar o investimento em Valor não como Preço, o que acabou sendo um do raros na época a acreditar nos fundamentos das empresas, e sendo até ridicularizado. Quem se empolgar pelo título pode se decepcionar um pouco, mas esta boa obra tem seus méritos.

Bazin tenta nos passar que a melhor forma de enriquecer no Mercado de Ações é investindo em empresas com bons índices de Dividend Yield, mas dado ao chamativo e exagerado título, o livro tem pouca atenção nesse item comparado a muitos textos sobre os especuladores e suas especulações, crashes, maneiras de investir, o mercado em si, etc. Não que não deva ter esses tópicos, mas poderia enfatizar menos em detrimento do assunto em acumular ações visando gordos dividendos. Acredito que, se a obra tivesse estudos e textos com profundidade maior seria benefício ao leitor fundamentando o investimento visando os dividendos.

O melhor do livro está nas histórias contada pelo autor de vários personagens que operavam na Bolsa, algumas terríveis, tristes e outras nem tantos felizes, mas engraçadas. Nessa parte, foi a que me chamou mais atenção. O autor conta várias histórias interessantíssimas de investidores e especuladores. Ao término da leitura, surge uma pequena reflexão, impressionante como a Bolsa era tratada como um cassino, como era "suja" e como evoluiu muito e hoje está totalmente num outro nível. Bazin fala de si mesmo operando, empresas e seus valores justos, os motivos de se investir em ações, os personagens do mercado e até os agentes que atrapalham a Bolsa. Mas pecou em falar demais de especulador/especulação.

Bom livro, mas não será obra referencial para investidores que visam acumular patrimônio visando um futuro confortável investindo em empresas de valor. Vale como experiência de leitura e eu recomendo.
Bruno T. 16/05/2020minha estante
Concordo: vale mais como "informação curiosa" do que como suporte técnico para o investidor, já que os conceitos aplicados são muito simples.

Mauricio.Moura 07/04/2020

Vale a pena a leitura!
Livro trás algumas histórias de um operador que aprendeu na prática a ganhar dinheiro com ações. Ele aproveita pra elucidar alguns conceitos e sustentar seu argumento central de que é melhor investir no longo prazo. Bazin era um jornalista que conhecia bastante do mercado, sua forma de escrever é simples e direta.

feliperolim 12/07/2020

Acho que o ponto forte do livro é ele ser brasileiro e muito aderente a nossa realidade. É fácil de entender, mesmo para aqueles mais iniciantes e a leitura flui bem. O autor conta muitas histórias suas em seus dias de bolsa no século passado (alguns contos são até interessantes, outros um tanto desnecessários)

Jader 11/03/2020

Excelente
Sem sombra de dúvida este é o melhor livro sobre o mercado financeiro que conheço. Vale a pena ler pra entender como funciona esse sistema.

Julio.Argibay 09/12/2021

Ações
Esta é uma obra sobre o mercado de ações. A seguir, separei alguns tópicos que achei importantes. Dentre eles, a comparação entre a bolsa e os investimentos em renda fixa. Assim, se aplicarmos o valor de 100 reais num título de renda fixa, receberemos 6% de juros. Nestas condições o capital é igual a 16,67 vezes o seu rendimento: 100 ÷ 6 = 16,67. Por essa lógica, o preço da ação deverá ser no máximo 16,67 vezes maior do que os dividendos, que constituem a sua remuneração. Para se obter o percentual de retorno, usa-se uma regra de três simples: multiplica-se o dividendo da ação por 100 e divide-se o produto por 6, se dividendo anual, ou por 3, se semestral. Além dos rendimentos, há outros objetivos para comprar ações. Especular, comprando e vendendo para tentar ganhar em prazo curto. Uma vez que deseja rendimento, o Investidor olha somente para duas alternativas: 1) Títulos de renda fixa, para juros. 2) Ações, para dividendos. Indicadores: cash- yield ou relação P/R (preço/retorno). Comprar título por um valor abaixo do resultado encontrado ? o preço justo em função do dividendo, na concepção de Bazin ? é bom negócio. Yield é taxa que se obtém pela relação Dividendo/Preço. O termo Stop-loss, indica o momento de vender para reduzir prejuízos. Toda a movimentação dos papéis que circulam no Mercado quase nunca excede 5% da quantidade existente.

Badlouis 27/09/2022

Segundas chances são bem vindas
O primeiro contato com esse livro foi quando iniciei nos investimentos, achei o começo sem sal e larguei há muito tempo.
Resolvi dar outra chance, mas agora com a cabeça mais trabalhada no tema.
Julguei mal esse livro, e foi uma leitura muita boa.
Somente um ponto: é um livro antigo, então da uma noção do tanto que o mercado evoluiu.
Boas histórias de mercado, Bazin vivenciou muito nesse tempo.
Ps.: O amigo dele já dizia: "comprem banco do Brasil", ninguém ligou! Hoje é a ação mais top.

Hérico 05/04/2021

Um bom livro para saber o que é a bolsa de valores
Esse livro me surpreendeu. Pelo título julguei que fosse daqueles bestsellers de autores coachs financeiros que prometem milagres econômicos pessoais. Mas não. É um livro realista e, bastante, crítico em relação à bolsa de valores e seus atores. Diria que é um livro sociológico sobre a Bolsa. O autor mostra o lado saudável e doente da bolsa, diferenciando o que seria um investidor de um especulador; conta histórias sobre a bolsa pelas quais passou em seus mais de 30 anos de experiência; e, sem muitos tecnicismos, defende que o melhor método para investir na bolsa é considerando o dividendo yeld. Se aplicada aos tempos de hoje, a sua filosofia de investimento, talvez, nos afaste da bolsa, exceto pelos fundos de investimento imobiliários, cujo principal indicador ainda pode ser tido como o dividendo yeld. , Enfim, é um livro maduro. Julguei-o pelo título e me surpreendi.

Trindade 25/01/2023

Livro que sofreu com o tempo
Os ensinamentos do livros podem ser bem aproveitados, mas ainda assim o livro sofreu bastante pelo tempo. Muitos exemplos são datados e já não fazem mais sentindo. Um ponto negativo do livro é a constante reclamação, o autor reclama muito.
Vale a pena ler, mas não é o melhor que há por aí.

Leo Vieira 01/01/2022

Te faz pensar em alguns aspectos de empresas que sobem e descem rápido
Quando a gente lê muito sobre como funciona as empresas que sobem e crescem rápido, pegamos esses macetes para a vida. Através desta (e de muitas outras obras de economia; as quais recomendo muito), aprendemos a identificar o momento certo em investir e também desfazer rápido em ações que vão subir e cair, para assim gerar o lucro imediato.
O dinheiro precisa circular e todas essas empresas volúveis usam metodologia quase que idêntica.

Marcos Zog 22/02/2020

Aprendi a precificar ações com esse livro.

Pulei algumas partes porque tem muitas histórias.

Fábio Perrucci 30/08/2020

Investir em ações é realmente uma loteria?
O livro Faça fortuna com ações antes que seja tarde, de Décio Bazin, Editora CLA, 343 páginas, traz uma visão alternativa sobre a Bolsa de Valores.