O Grande Deus Pã

Arthur Machen

Resenhas - O Grande Deus Pã

John.Spectrum 08/09/2023

Erguendo o Véu da Realidade
- Em plena era vitoriana, um homem assiste a uma experiência feita por um cientista, que acredita ser possível abrir a mente humana para uma realidade oculta e fantástica. A experiência é feita com uma jovem, que desperta horrorizada e demente. Tempos depois, dois amigos se encontram e passam a falar sobre casos de loucura e morte, envolvendo uma mulher sedutora e sombria.

- A novela, uma obra de horror do século 19, interliga narrativas permeadas de tensão e obscuridade, revelando o refinamento literário e o conhecimento ocultista de seu autor, admirado por Lovecraft, Borges e Stephen King. Por suas 112 páginas e seus 8 capítulos, surgem relatos prodigiosos, referências pagãs e questões morais, que intrigam o leitor e, verdade seja dita, às vezes o deixam confuso. Nessa novela decadentista, a expressão "ver o deus Pã" (p.38), senhor dos bosques e das artes ocultas, significa ter acesso a uma realidade alternativa, capaz de aterrorizar mentes sensíveis. Com essa obra, aliás, o autor desafia o leitor a encarar, justamente, tal realidade e se manter são ao término da leitura.

juliadeletras 10/10/2023

Eu particularmente não gostei dessa história. Pra mim ficaram muitas pontas soltas, o mistério muito superficial e a resolução do conflito que surge mais pro meio da leitura muito sem nexo. O livro começa de um jeito, fazendo a gente criar bastante expectativa e não entrega mais nada além disso. Não sei de era pra eu sentir angústia ou medo, mas mais pro final da história eu só queria terminar logo esse livro.

Adriana 10/10/2023

O grande deus estranho
Livro extremamente inteligente e intrigante, com um desenvolvimento que te prende a cada página.

É muito incrível como esse livro se encaixa como weird.

Diego980 28/12/2023

Bom para sua época, meio raso hoje em dia
Senti falta de um enredo mais consistente, explicações mais completas. Parece naus um conto curto. Foi duramente criticado na época e entendi um pouco porque...

Kesia 13/10/2023

Bom pra época.
Considerando que é um livro muito antigo, e o que era considerado terror na época, ele é bom.
A leitura é fluida e lembra a escrita de Lovecraft.

Lucas1429 13/10/2023

Ruim
Livro bem curtinho, e acredito que esse foi o único motivo para eu ter lido até o fim. Não compreendi a história que é bem chata e não tem nada de horror nela. Infelizmente foi uma grande decepção.

Morganna Castro 14/10/2023

Intrigante
Intrigante e leve. Te prende de começo ao final e te faz querer ver por si só tudo que é narrado (ao menos comigo). Foi uma agradável leitura.

Os fatos são narrados de forma continua e isso por vezes confunde a leitura, mas nada que atrapalhe a experiência. Consegui querer mais e mais dessa história. Quis conhecer, ir lá.
O conto que vem ao final me deixou ainda com mais vontade de ver o que de fato aconteceu. Não consegui parar de pensar no conto.

Tati Freitas 31/10/2023

Achei o livro interessante, não achei difícil de entender, não achei tão rebuscado como alguns livros dessa época costumam ser, mas, é claro, ele não é tão assustador, já que o que assustava as pessoas naquela época, já não nos assusta mais. Depois de ler Poe e Lovecraft, realmente fica muito mais difícil ter medo desse tipo de narrativa.

Isadora 21/10/2023

Bom. Tem um quê de mistério místico e sobrenatural, com metáforas, que me interessa, mas faltou sal e pimenta.

Giuliane4 21/10/2023

Andou andou e não chegou em nenhum lugar
A sinopse é interessante, mas o livro deixou a desejar, quebrou minhas expectativas. Fiquei o tempo inteiro por um acontecimento interessante que daria o início na história, mas não aconteceu (até tem, que é o experimento, mas fraquissimo, esperava algo melhor)

Bruna.Oliveira 31/10/2023

Esse livro não funcionou muito para mim. Achei que teria algum suspense, talvez essa minha expectativa não condiz com a escrita da época, mas esperava uma história bem envolvente porém, não me envolveu. Muitas frases do tipo "nem vou falar os horrores que vi" quando era o que o leitor queria ver kkk

Le lê 23/10/2023

Não me instigou...
Achei a história um pouco confusa e entediante. Tem alguns diálogos que são tão grandes que acabam perdendo o sentido. E no fim,me desliguei tanto da história que o final simplesmente não marcou em nada.

millena77 23/10/2023

Não gostei
Li esse livro graças ao desafio de halloween do skeelo
o livro no comeco (lá pra dps dos 25%) o livro tá sendo interessante e dá pra ler super rápido, até uns 50% li mt rapido
chegou no final não curti nem um pouco, rapido e raso
gostei do plot e de uma frase da menina do começo do livro, só.
não me deu medo e quando chega no final da vontade de parar de ler
os contos? horríveiskk não entendi pra que aquilo, um monte de palavras jogadas e que não tinham pra que tá lá
não gostei da leitura, apesar no começo tá bem interessada por ela mas dps vai ficando ruim e os contos só pioram tudo

(23/out/23)

Iza 24/10/2023

Bom.................
Uma obra com uma teia de acontecimentos interessantes, previsíveis, mas amarrados de forma cirúrgica. O suspense e construção do terror foram produzidos de forma progressiva por todo o livro, contudo o terror de perder o fôlego (ou de tampar os olhos ao ler) ficou a desejar.

"Os jovens são sucedidos bem sucedidos não porque compreendem. "

Livia790 24/10/2023

Li no skeelo. Achei interessante e fiquei curiosa mas não surpreendeu tanto. O que surpreende é ver o que era terror no final do século XIX e como mulheres livres sempre foram mal vistas.