Trópico de Câncer

Resenhas - Trópico de Câncer

1 | 2 | 3 | 4

Anderson916 28/04/2022

Muito bom!!
Histórias interessantes. = =. !

Rick Muniz 22/04/2022

O que chamam de vida é um romance barato
O polêmico romance de Henry Miller “Trópico de Câncer” ficou um bom tempo na minha prateleira de livros, pedindo para ser lido, não me arrependi nem um pouco da experiência de ter esperado tanto.
Dizem que sem o amargo o doce não seria tão doce, que sem as adversidades não podemos apreciar o que a vida tem de melhor, e esse parece ter sido o mote que conduziu o escritor da caótica Nova York para a mítica Paris.
Paris atua no livro com vida própria, assim como as estações, ela é mutável, dinâmica, seduz os turistas e encanta, mas também trás a tonas as grandes e destrutivas paixões que impregnam o espírito humano.
O livro é permeado de uma verborragia seca, agressiva, sexual e direta; mas também há a sensibilidade do artista que encontra sua voz no mundo. O sexo, em Miller, é o grande mistério e a grande farsa, afinal, o mundo com seus encantos e dissabores não deve ser levado tão a serio se queremos ter uma experiência mais completa.
A questão da liberdade pessoal é também bastante presente, nesse ponto, a obra fica mais filosófica e estética. Em suma, é um grande livro, melhor se saboreado aos poucos...

Nadine 24/11/2021

Este não é um livro erótico, mas é obsceno de várias maneiras diferentes. Por mais que seja um produto do seu tempo e da sua época decadente, eu não dei conta de engolir o narrador/autor se referir à quase todas as mulheres da história como "puta", não sei se foi um problema na tradução, enfim. De resto é um livro bem interessante de se mergulhar, meio narrativo meio delírio, dá para entender completamente porque é um dos mais famosos entre livros banidos.

Theo 22/11/2021

Trópico do esquecimento
Essa leitura foi cansativa demais, como que 294 páginas parecem um calhamaço de 1500?
De um todo, eu entendi uns 40% do que aconteceu no livro, quando o autor não ficava divagando sobre sua vida com páginas e mais páginas de comentários desconexos. Nota foi uja boa leitura ao meu ver, mas sigo firme e forte mesmo assim. Que venha Trópico de Capricórnio (daqui um bom tempo) ??

Zé - #lerateondepuder 19/09/2021

Um livro chocante e obsceno
Trópico de Câncer, um livro PROIBIDO por seu conteúdo obsceno (só que em 1934), que conta um relato quase biográfico da vida de Henry Miller, um escritor americano que narra passagens em sua estadia em Paris, para lá de chulas, alterando com posições críticas e filosóficas. Vale toda a leitura. #lerateondepuder

site: https://linktr.ee/prof.josepascoal

Luiza 20/03/2021

Delicado e bruto ao mesmo tempo
Clássico da literatura americana "Trópico de Câncer" de Henry Miller está entre o poético e o brutal. O livro é um relato autobiográfico de Miller que emigrou para a Paris dos anos 1920-30. Acompanhamos suas histórias sem qualquer sequência linear nas ruas da cidade, onde experimenta tudo o que há de bom e de ruim nessa vida.
Ferferferfer 06/05/2021minha estante
Socorroooooooooo quero muito ler!!!!!!

Cdmm 19/09/2020

Diário de miséria.
Então, eu não gosto de literatura marginal. O Trópico de Câncer é um livro referência então topei. É bem cru na descrição da higiene e falta de higiene em que viviam esses eruditos miseráveis em Paris. Nem são todos eruditos, na verdade, mas um diário não linear de uma vida vivida pra próxima refeição ou a próxima foda. Realmente não entendo como a vida assim é mais livre... mas a discussão não é essa. O importante foi a quebra de paradigma no estilo de escrita ao sabor do pensamento e sem censura. Entendo o precursor, mas os pelos discípulos, tipo Bukowski, não tenho a menor simpatia, sinto uma ressaca enquanto leio. Talvez seja essa sedação de incômodo o objetivo mesmo.

Delano Delfino 23/08/2020

Durante toda a leitura desse livro, tinha a nítida impressão de que estava vivenciando o cenário do filme Gangues de Nova Iorque, só que em Paris. A podridão das ruas, a boêmia, a prostituição, isso até quase o final quando ele cita o uso de telefone e o autor pega um táxi.
Na verdade, pelo que eu pesquisei esse livro é quase que um relato auto biográfico da vida do autor, provavelmente ambientado na década de 20 ou 30, quando ele decide abandonar os Estados Unidos e viver na França, fazendo o possível para sobreviver sem abandonar a vida e o local que ele tanto ama.
A narração do Miller é muito fluida, mas ele não entra muito em detalhes, por isso, não pude localizar a história em um período histórico, criando esse cenário de filme na minha cabeça. Ao contrário do que muitos dizem, esse não é um livro erótico e sim um livro que narra as aventuras de um homem sem grandes pudores que não tem amarras em largar tudo o que tem para viver a vida que sempre sonhou.

Caio.Carrasqueira 15/08/2020

Interessante
Um livro muito bom que recomendo. Só não teve o efeito esperado.

Tiagofas 12/06/2020

Repetitivo a exaustão
Esperava mais, muito mais. Achei extremamente repetitivo e cansativo. Tem o seu valor e pontos de bastante reflexão, mas no geral esperava muito mais.

Marcos Santos 11/03/2020

Liberdade
Um livro fascinante uma história sem meias palavras, um personagem a deriva que deixa a correnteza o leva para onde as emoções o chamam

Breno - IG @15paginas 07/03/2020

Desconcertante
Em nome da suposta moral e bons costumes, homens cegos pelo arbítrio e ignorância censuram incontáveis obras e privam a humanidade de conhecimento e arte. Nos anos 1930, foi a vez de Henry Miller ?? sentir a mão do carrasco com seu primeiro livro.

Escrito em linguagem visceral, sem qualquer pudor com palavras e temas, H.M chocou ao descrever as suas próprias aventuras uma Paris das sarjetas, prostíbulos e marginalizados. O autor tampouco poupou os leitores de cenas de sexo explícito, odores e doenças que, aos olhos dos censores, não deveriam ter espaço na Literatura. O livro só foi publicado na terra natal do autor em 1961, o que só contribuiu para aumentar o fascínio por trás da história.

Como bem disse George Orwell, não compartilho com os valores de H.M. A forma como o autor descreve especialmente as mulheres causa ojeriza em determinados trechos, por exemplo. Contudo, importa frisar que a crítica social voraz, e até poética, em meio à uma sociedade febril é, no final das contas, o que torna essa leitura um clássico. Poucos são aqueles que detectam mundo ruma ao horror e trevas, e todos nós sabemos o que aconteceu algum tempo após a sua publicação.

?Por algum motivo, o homem busca o milagre e para consegui-lo caminha em meio ao sangue. Ele vai se corromper com ideias, vai se restringir a uma sombra se, apenas um segundo na vida, puder fechar os olhos para o hediondo da realidade?. (Página 97)

Paulo 08/09/2019

Arrebatador
Um soco no estômago.

Filino 27/04/2019

Vidas desregradas em uma obra maravilhosa
Sem pudores e genial. Essa obra de Henry Miller retrata o cotidiano de (sobre)viventes norte-americanos em Paris. A vida caótica de um escritor, suas relações com compatriotas e franceses (e francesas) na Cidade Luz e a busca pela próxima refeição são retratadas de maneira crua pelo autor. Bebida, sexo e situações embaraçosas transbordam nesse livro.

Há, ainda, pelo personagem principal, curiosas reflexões sobre essa maneira de viver. Nesses momentos, depreende-se um toque nietzschiano.

É uma obra apaixonante. Muito boa mesmo!

Antonio Maluco 16/04/2019

Vida Pessoal e Profissional
o livro pode ser um pouco da tragetória do escritor Henry Miller

1 | 2 | 3 | 4