A Outra História do Mensalão

A Outra História do Mensalão Paulo Moreira Leite

Resenhas - A Outra História do Mensalão

Teo 06/07/2014

Pecando por mostrar-se repetitivo em alguns momentos - "vício" justificado, já que a base da obra são textos publicados no blog do jornalista Paulo Moreira Leite -, 'A Outra História do Mensalão" escancara o que seu subtítulo, 'As contradições de um julgamento político', adianta, apresentando diversos entendimentos no mínimo contraditórios de alguns (grande maioria) dos Ministros do Supremo Tribunal Federal, muitos destes indo de encontro ao que "manda" a carta magna brasileira, a Constituição Federal. Nunca - pelo menos não enxerguei assim - defendendo a bandeira da plena inocência dos ditos "mensaleiros", Moreira Leite constrói em sua série de textos (somados a uma introdução e conclusão inéditas) pontos de vista bastante críticas a omissão do STF, ao atropelo das normas por parte dos Ministros e, principalmente, ao excesso de decisões políticas quando o que se pedia era uma intervenção jurídica. Uma obra para se ler com cuidado, sem um olhar direcionado a engolir tudo sem questionamento, mas também sem observar tudo o que foi posto como uma ode ao "petismo". Para compreender o intuito da obra é necessário senso crítico em primeiro, segundo e terceiro lugar.
Donaldo 27/12/2015minha estante
Você acha que o Zé Dirceu é inocente?

Rodrigo 22/03/2023

A outra história do mensalão
Segundo o autor o STF, está errado. José Dirceu e José Jesuino, foram julgados de forma errada, mesmo no passado no período da ditadura militar. Sofreram injustamente. Não tiveram um jugamento de acordo com os crimes, no que consta nesse livro, parece que não houve.
Recomendo a leitura, apesar de ter sido escrito por um simpatizante do partido dos trabalhadores.

Gustavo.Borba 28/09/2022

Uma outra história de desrespeito à constituição
#LivrosQueLi

A outra história do mensalão: As contradições de um julgamento político, de Paulo Moreira Leite. Geração Editorial, 2013. O brilhante jornalista Paulo Moreira Leite apresenta neste livro uma coletânea de suas postagens no blog que mantinha, trazendo um raio X no calor dos momentos do julgamento do ?mensalão?, analisando cada etapa de seu desenrolar no que chamo desde o golpe contra a Dilma de ?supreminho?. Por ele sabemos que o que se chamou de ?mensalão?, ou seja, o pagamento mensal a parlamentares para compra de apoio político nas votações de interesse do governo do PT, nunca existiu. No máximo, podemos falar de realocação de recursos advindos de caixa 2 de campanha eleitoral, prática também realizada em Minas Gerais no mensalão do PSDB. Vimos também que nunca existiram provas condenatórias contra José Dirceu e José Genoíno, que o mensalão do PSDB recebeu os direitos legais que foram negados aos réus do ?mensalão? do PT por escolha do ?supreminho?, que o ?supreminho agiu contraditoriamente à constituição que jurou defender ao caçar mandatos parlamentares, uma prerrogativa exclusiva do Congresso, que o ?supreminho? julgou mais de forma política que jurídica, e que esse padrão de jogar a constituição no lixo por interesses políticos se repetiria nos episódios do golpe contra a Dilma e na prisão de Lula. Hoje a História revela a verdade dos fatos e derruba as máscaras desses que rasgam a constituição e envergonham a instituição da Justiça por defenderem seus interesses de classe, contra os trabalhadores. Um livro inestimável para a refundação das instituições e o resgate de um país cidadão que seja de todas as pessoas.

#livros #ler #lendo #livro #euamolivros #euamoler #estantedelivros #leiamais #leitura #leituras #livrosemaislivros #lido #resenhadelivros #indicacaodelivros #lendolivro #lendoagora #resenhaliteraria #literatura #literaturabrasileira