Mentes Perigosas

Mentes Perigosas Ana Beatriz Barbosa Silva

Resenhas - Mentes Perigosas

luhschett 06/12/2023

Bem diferente
Esse livro trouxe o assunto psicopatas de um jeito bem interessante. A Ana Beatriz trouxe diversas características desse grupo de pessoas que os diferencia das demais e também algumas dicas de como evita-los e identifica-los, pontuando como podem estar presentes em nosso dia a dia.
Com essa leitura foi possível ver os psicopatas sobre um novo olhar, que vai além da imagem mais conhecida: uma pessoa violenta envolvida, em sua maioria, com crimes violentos.
Apesar de achar que a partir de certo ponto o livro ficou um pouco repetitivo, gostei da leitura.

Ana Paula Pinheiro 05/12/2023

"A dra. Ana Beatriz Barbosa Silva nos esclarece que os psicopatas são indivíduos que podem ser encontrados em todos os segmentos da sociedade."

Milena 01/12/2023

Psicopatas no poder
Depois de ler esse livro começo a pensar que a true crime me pegou.

A escrita da Ana Beatriz é muito boa, não imaginava que fosse me prender tanto. Os capítulos "os psicopatas no poder" e "os casos que foram pra mídia" foram os meus preferidos.

O perfil da pessoa psicopata me surpreendeu, muito diferente do que eu pensava e acredito que seja assim para muitos. Por essa razão, eu indicaria esse livro para qualquer pessoa.

Infelizmente, pude ver certos padrões em pessoas próximas, é bom sempre estar alerta.

bruna 18/11/2023

Um super livro!
Admiro demais essa doutora! O projeto editorial do livro ficou fantástico (muito melhor que a edição anterior rs) e até a capa foi do meu agrado, com esse estilo de antítese de Chico Buarque kkk
Os exemplos da psicopatia foram claros e muito bem desenvolvidos! Além de tudo, a Dra. Ana Beatriz oferece uma série de conselhos no manejo de psicopatas.

Vanessa1340 16/11/2023

Mentes perigosas é um livro de utilidade pública, todo mundo deveria ler? Ana Beatriz explica de forma fácil como identificar e se proteger de psicopata? além de de trazer análises de casos de grande repercussão no Brasil e no mundo? casos como Ted Bundy, os Nardone e Eloá.

Kenyafdn 15/11/2023

Manual de Sobrevivência.
Essa é a minha terceira leitura deste livro que abriu as portas para uma das minhas maiores paixões: Psicologia.

Reli desta vez, para fazer um compilado aqui (históricos de leitura) dos pontos mais interessantes, mas ao chegar na página 232 vi que escolhi uma edição diferente da minha que tem 282. Por isso, farei aqui um resumo dos últimos capítulos que tratam de como podemos nos proteger destes ?seres? (que não posso chamar de humanos).

Louise 14/11/2023

Livro de fácil entendimento, tem várias dicas para se cuidar em relação a psicopatas e como evitá-los. Gostei bastante, indico.

Lígia 10/11/2023

Interessante!!!
Esse livro trás muitas informações importantes sobre as mentes perigosas que estão em nosso convívio, e ao contrário do que imaginamos não se trata apenas de assassinos ou serial kilers.

A autora amplia esse diagnóstico para golpistas, charlatães, agressores de mulheres e até mesmo aquele funcionário que passa por cima de todos na empresa para subir de cargo, sabe?

Ela escancara muitos comportamentos que, às vezes, não entendemos como psicopatas, mas os coloca em check para analisarmos que só uma pessoa desprovida de consciência não sente remorso ou tristeza diante de um acontecimento que prejudica ou causa sofrimento em outras pessoas.

Além disso, o alerta mais grave que a autora faz é que eles (os psicopatas) usam os sentimentos e a vontade de ajudar que a maioria das pessoas possuem como ferramentas de manipulação e destruição para atingirem seus objetivos mais obscuros.

A autora também nos ensina a ficar ligados quanto a chantagem emocional, pois é com as nossas emoções fragilizadas que eles nos "escolhem" como vítimas.

É um livro que tem partes densas e muito muito preocupantes. Então pode ser uma leitura muito desagradável, mas acredito que essa era a intenção da Dra. Ana Beatriz, nos alertar sobre a existência do inexplicável comportamento cruel de um ser humano.

Diana 09/11/2023

'Mentes Perigosas’ traz exemplos clássicos, mas pouco ensina sobre psicopatia
“Eles podem ter várias faces. Disfarçados de pessoas de bem, ocultam o que realmente são: seres calculistas, manipuladores e insensíveis aos sentimentos alheios. Estão ao nosso lado no trabalho, na escola, na vizinhança e no círculo familiar e, a qualquer momento, podem gerar destruição em nossa vida. Eles são os psicopatas, uma ameaça real e silenciosa para toda a sociedade”.

Essa é a sinopse de ‘Mentes Perigosas - O Psicopata Mora ao Lado’, da psiquiatra e palestrante Ana Beatriz Barbosa Silva. Segundo ela, cerca de 4% da população mundial possui esse transtorno de personalidade. A promessa do livro: aprender a identificar e se proteger desses seres obscuros que não sentem culpa, compaixão, não se arrependem e não nutrem nenhum senso de empatia ou responsabilidade em relação aos outros.

Infelizmente, a narrativa não cumpre seu propósito. Entre os nacionais mais vendidos, a obra traz exemplos de notícias que marcaram os brasileiros, como o assassinato dos pais de Suzane von Richthofen (que agora já está no terceiro filme, gerando mais dinheiro e fama para a mentora do crime), a crueldade do casal Nardoni ou o caso Eloá Cristina, o cárcere privado e feminicídio transmitido ao vivo pela televisão. Mas e o novo?

Fiquei decepcionada, pois o único elemento que pude identificar sobre psicopatia é que, na visão de Ana Beatriz, o mal puro existe e não podemos nos iludir que todo mundo tem um lado bom. Eu nem questiono se isso é verdade ou não, pois há muitos crimes que nenhum senso de justiça ou autodefesa poderia justificar. Porém, o que faz uma pessoa ser psicopata?

De maneira breve, o livro considera uma questão genética – desequilíbrio químico – e um tantinho de contexto social, quase nada, já que a psiquiatra oferece quase nenhum alento a quem identificar traços de psicopatia em um filho, por exemplo. Apenas fuja, repete ela de várias formas e muitas vezes. E como saber se convivo com um?

Acredito eu que um teste da antiga revista Capricho poderia ser mais esclarecedor. A receita é observe as mentiras, questione o passado dessas pessoas, saia ao menor sinal de perigo. Existe alguma técnica? Como observo sinais sutis? Só aprendi que os temerosos psicopatas podem ser vizinhos gentis, amigos que podem te dar um golpe financeiro, roubar seu emprego, te colocar em um relacionamento abusivo. Se era essa a lição, o meu senso comum seria suficiente.

Como curiosidade mórbida ou análise de casos se você é estudante da área, o livro serve como um bom guia. Pena que não acrescenta em nada para uma leitura que prometia esclarecer e esmiuçar um transtorno de personalidade.

Tsukino_Usagi 08/11/2023

Leitura fundamental
O livro da Dra. Ana Beatriz nos dá ferramentas para distinguir psicopatas em relações de diferentes níveis, com exemplos claros e práticos, seja no trabalho, em casa... Não sabia que precisava tanto desse livro até lê-lo.

Lucas Moura 01/11/2023

Mentes perigosas
Mentes perigosas é um livro que explora a personalidade dos psicopatas e como eles impactam a sociedade. A autora Ana Beatriz Barbosa Silva descreve suas características, motivações e manipulações. Ela apresenta casos reais e fictícios para ilustrar como os psicopatas se infiltram na sociedade e discute as diferenças entre psicopatia e sociopatia.

elieltoncastr_ 01/11/2023

Mudei a avaliação de um outro livro péssimo que li este ano só para que este da Ana ocupe o lugar merecido de pior avaliação no resumo anual de leitura

evaeseumundo 31/10/2023

Uma leitura que instiga
Foi uma leitura que me interessou desde o início por causa de seu estudo: a mente. Essa questão de psicopatia e afins dentro do universo da psicologia sempre foi algo que me chamava bastante a atenção. Vou definir esse sentimento como uma busca incessante pelo saber da mente.

Esse livro me trouxe muitos casos reais e exemplos de comportamentos que foram descritos pelas histórias dos pacientes da autora e, também, por meio de sua análise em casos reais. A leitura foi bem fluída e em um estilo proximal como se a autora sempre te chamasse a lê-lo, tudo para te alertar sobre pessoas que podem ser psicopatas e, caso não sejam, pessoas que possuem comportamentos similares, pois estas podem afetar os pilares da vida de um indivíduo.

O livro se limita a deixar você interessado a pesquisar mais sobre os casos mencionados nele, não palavras e termos que desconhece, pois ele é uma tentativa de abordar a psicopatia e seus comportamentos de modo mais simples e acessível possível para o público.

Enfim, foi uma leitura que super valeu a pena e que acho que leria novamente para relembrar o conteúdo e pesquisar coisas que gostaria de saber mais para entender. De fato uma leitura que instiga a curiosidade sobre o seu tema e a busca por mais.

Victor Galdino 31/10/2023

Gliter, veludo, um megafone e o DSM
Gliter, um megafone e em uma caixa empoeirada no fundo contendo o manual diagnóstico de estatístico dos transtornos mentais.

Esse livro aborda de uma forma quase moral um transtorno de personalidade, ao terminar você tem a sensação de que se trata de um transtorno com alta prevalência (o que não é) e que você pode começar a suspeitar de todo mundo.

Infelizmente temas relacionados a psiquiatria e psicologia são cada vez mais banalizados, envelopados e vendidos (e vendem bem)

O livro finge que prepara você pra ?identificar um psicopata?, mas é um livro pouco científico, e apelativamente comercial.