Mentes Perigosas

Mentes Perigosas Ana Beatriz Barbosa Silva

Resenhas - Mentes Perigosas

Shi9 09/04/2024

Quando peguei este ler, pensei que ao ler entenderia a mente dos psicopatas, e pessoas que poderiam ter tendencia a ser. O livro mostra exemplos de alguns casos criminais sobre pessoas que tem essas características, embora se encaixem no perfil, não tem um laudo sobre essas pessoas, elas somente cometeram crimes que poderiam ser praticados por esse tipo de pessoa.

Adiel.Guimaraes 09/10/2022

!!!
Dói demais a sapatilha quieta, presa na parede. O lugar na mesa que sempre vai estar vazio. Os silêncios, onde antes eram música e risos de alegria.

Gloria Perez

Bart 02/07/2020

Mentes Perigosas - O psicopata mora ao lado
*Ana Beatriz Barbosa Silva*
Editora Fontanar
218 pág, 2008.
Sou muito tapado, agora, escrevendo sobre o livro, percebi que é a mesma autora de "Mentes Depressivas" (excelente livro por sinal).
Diferente do estereótipo de que o psicopata seja aquela pessoa mau encarada, com sangue no olhar, um Hannibal lecter amordaçado... a médica psiquiatra Ana Beatriz mostra com esse livro, que eles geralmente não possuem essa "roupagem". Na faculdade, atrelado ao estudo de perversão, vimos que o psicopata, é charmoso, inteligente, carismático e quando vc estiver exatamente no lugarzinho onde ele te quer... acabou.
No livro, a autora faz uma descrição dos vários tipos e exemplificando com casos reais acontecidos aqui no Brasil. O psicopata/sociopata não precisa ser o assassino sanguinário... aquela pessoa que consegue fraudar uma empresa, em detrimento de não se importar com as outras pessoas que dependem daquele emprego... que é o ponto chave, como eu havia falado no livro passado, eles não se colocam no lugar do outro porque não sabem o que é isso, não existe empatia pelo que pode acontecer ao outro... então, matar, roubar, mentir p/conseguir exatamente o que querem é apenas um meio.
Poxa tem muito assunto p/falar a respeito, indico esse livro facilmente caso gostem do conteúdo, até porque, a escrita dessa psiquiatra/escritora é fantástica! Mais um livro que agrada à gregos e troianos, muito bom mesmo... e em alguns momentos assusta!!
Caramba, não falei quase nada do livro!!
Kkkkkkkkkkkkkkk tem que fazer uma roda de debates do tema!!
Ps. O livro atual que estou lendo é "O que nos faz bons ou maus", de Paul Bloom, muito interessante!! Mas antes falarei de outro livro, " Mulheres Visíveis, Mães Invisíveis". Calma ... no outro post!!
NÃO ESQUEÇA DE LAVAR AS MÃOS!!

Nath 12/04/2023

Muito bom!
Ótimo livro para quem quer entender um pouco sobre os psicopatas. É praticamente um alerta.

Não é um livro com linguagem técnica (há pouquíssimas passagens mais técnicas). Predominantemente, a autora aborda o assunto de forma fácil e dinâmica, incluindo casos reais e exemplos no decorrer do livro.

Nando 27/05/2009

Superficial e Alarmista
Li este livro emprestado e bem recomendado por um conhecido. Porém logo nos primeiro capítulos fiquei decepcionado. A autora erra na mão ao tratar o assunto com uma abordagem muito superficial e com tom emocional que difere da imparcialidade de trabalhos com base científica. Mais estranho ainda é quando, na introdução, justifica por questão de foro íntimo utilizar o termo psicopata sem a diferenciação que alguns estudiosos fazem. A credibilidade do texto repousa somente no currículo da autora. Em alguns momentos a sensação é de alarmismo puro. A autora abusa de exemplos captados da mídia, que ela mesma reconhece não ter condições de afirmar se tratarem de casos de psicopatia, e de realidades reportadas por pacientes, supostamente vítimas de psicopatas, o que contribui para diminuir a credibilidade do material. Em alguns momentos sua argumentação parece entrar em contradição principalmente no que se refere a influência do ambiente na exacerbação do problema. O livro tem 213 páginas sendo que 48 delas de capas entre capítulos (mais de 20% do total). Acho que de texto com informação relevante, para entender o assunto, reunido não daria para preencher 30 páginas. A parte mais interessante do livro é a que trata da cultura e as práticas da sociedade moderna que incentivam as formas "psicopáticas" de se viver alicerçadas pelo individualismo, relativismo e instrumentalismo. O livro não cumpre, no meu entendimento, ao que se propõe na capa que é de ajudar a reconhecer e se proteger deste tipo de pessoa. Estava pensando em ler outro livro da autora, "Mentes Inquietas", mas depois ler este desisti.

Clau 26/09/2010minha estante
Nossa, eu tinha muita vontade de lê-lo! Justamente por acreditar que era algo para orientar a se proteger! Mas se não é, nem vou perder meu tempo!

Juliana Gomes 27/07/2011minha estante
Eu baixei esse livro ontem,sempre tive voltade de ler mas agora desanimei...
Mesmo assim vou tentar rs

Maycon Manoel 05/10/2012minha estante
Kkkk Eu baixei o livro tbm mas achei que era relacionado ao seriado que passa nas madrugadas de quarta na Globo ou uma espécie de enciclopédia com os perfis detalhados dos "Decons". Uma pena que não é nada disso.

Julie 15/12/2021

Proveitoso, mas não encantador!
Minha classificação pra este livro são 3 estrelas. Acho que o enredo deixou muito a desejar. Ou talvez, como diria meu coordenador ?foi muita fumaça? onde bastava um ponto final.

A leitura é proveitosa e me deixou meio neurótica com o pensamento de que um psicopata pode estar convivendo comigo em qualquer fase da minha vida e eu não saber. Foi muito bom ter um pouco mais de conhecimento sobre estas mentes e ter o entendimento, mesmo que parcial (pois só um profissional do ramo pra ter o total domínio sobre o assunto), sobre o comportamento destes seres humanos.

Classifico em 3 estrelas, apenas pelo fato da repetitividade de assuntos. Tive a sensação, por diversas vezes, de ler, ler e não sair do lugar.

Ademais, vale a leitura pra quem tem interesse em conhecer um pouco mais sobre o curioso mundo mental.

Marina :) 30/11/2022

Adorei! A Dra. Ana arrasou em não fazer um livro extremamente técnico e difícil sobre o assunto. Aborda o tema com muitos detalhes e informações para ajudar a identificarmos essas pessoas no nosso convívio mas de uma maneira simples e fácil de ler. Todo mundo deveria ler esse livro

Blenda Costa 17/05/2022

Maravilhoso, um livro necessário, pra quem que entender sobre os psicopatas.... sobre o que devíamos evitá....

Frios, manipuladores, cruéis e destituído de compaixão, culpa ou remorso. Utilizam-se de seu charme e de sua inteligência para impressionar, seduzir é enganar quem atravessa o seu caminho. Estão camuflados de executivos bem-sucedidos, bons políticos, bons amigos, pais e mães de família, é não costumam levantar suspeitas sobre quem realmente são. ?????????

Delma Gama 17/09/2023

Fazia um tempo que eu não terminava um livro de forma tão rápida. A leitura é muito fluída e a autora mescla bem o parecer da psiquiatria sobre os psicopatas com os vários relatos reais de indivíduos com esse perfil.

Não sei porque, mas fiquei com a sensação de que o livro deveria ter entregue mais, especialmente sobre como identificar, se livrar e não se tornar um psicopata. Não que ele não o faça, porque há muita coisa nesse sentido, mas a maioria soa óbvia.

Por outro lado, chorei horrores, afinal não esperava me deparar com tantos relatos medonhos de psicopatismo na vida real. Esses casos trouxeram um peso maior para leitura, a obra ficou muito forte e a análise da mente desses sujeitos talvez tenha ficado um pouco de lado. Todavia, eu queria ter entendido melhor o que a psiquiatria analisava neles, ao invés de apenas conhcer de forma tão precisa o mal que haviam causado.

De todo modo, por ser um temática que me chama a atenção e por compilar certa psiquiatria e relatos chocantes, achei bacana a leitura.

Cristiane 24/01/2024

Mentes perigosas
É um livro muito forte que
mostra as caracteristicas de pessoas psicopatas e como se proteger delas. Vale a pena ler. A gente começa a entender por quê acontecem alguns comportamentos humanos que acontecem de forma monstruosa.

Carla 29/11/2022

Super recomendo!
Leitura fácil e tranquila...para quem gosta do tema psicopatia ou quer conhecer-lo é uma ótima pedida, mas pra quem quer se aprofundar no tema é necessário buscar outras fontes (livros, monografias, revistas, etc).

Aline.Rodrigues 09/02/2021

Acho todas as pessoas deveriam ler esse livro
Esse é um livro que eu queria ler a muito tempo e esse ano finalmente conseguir.A doutora Anna Beatriz escreve de maneira magnífica o que é um psicopata e como ele pode destruir vidas.
Embora eu não tenha feito nenhuma faculdade eu sempre quis entender a mente de pessoas que cometem os mais diversos tipos de atrocidades,acho que por isso sempre gostei de livros de suspense e Romance policiais,e programas como Criminal Minds e CSI.
E esse meu desejo é porque eu tenho certeza que o meu ex padrasto era um psicopata,então eu precisava entender tudo o que aconteceu comigo na adolescência e depois de ler esse livro muita coisa faz sentido.
Esse é um livro bem escrito e bem abrangente,aqui a autora nos explica de maneira bem clara o que é psicopatia segundo a ciência.Quais os tipos de psicopatas que existem,não necessariamente ele é um serial killer,estuprador ou um bandido,ele pode ser só uma pessoa que cometem pequenos delitos e mentem descaradamente por exemplo.
É claro que existem os mais diversos níveis de psicopatia,desde os mais brutais assassinos aos mentirosos.Mas a autora afirma e frisa que todos eles são extremamente perigosos para a sociedade.
Gostei da forma responsável que a autora colocou quando comentou casos famosos no Brasil.Ela comentou casos tais como:Suzanne Hosstoff,Champinha, Guilherme de Pádua,Casal Nardoni,Champinha e vários outros.
Ela não afirmou que eles são realmente psicopatas,pois ela teria que analisar eles pessoalmente,mas ela comentou sobre os atos deles.Gostei da sua responsabilidade como médica e autora.
Lá pro final do livro a autora nos conta o mais importante,como podemos nos defender quando encontramos pessoas que achamos ter sinais de serem Psicopatas.
Eu simplesmente amei esse livro e me arrependo de ter deixado pra ler lê somente agora.Livro excelente,só leiam.
Ari 09/02/2021minha estante
Eu tenho, é maravilhoso

Marcia 16/02/2021minha estante
Boa tarde! Te mandei uma msg

Ray 28/08/2016

Encontrei esse livro na casa de uma amiga e de imediato pedi emprestado, afinal, quem não se interessa em ler sobre psicopatas, ainda mais quando se encontra na capa algo apelativo do tipo "Como reconhecer e se proteger de pessoas frias e perversas, sem sentimento de culpa, que estão perto de nós"? Bem, não foi nem de perto a melhor leitura que fiz sobre o assunto.
A autora parece ter escrito esse livro para as "massas", pela superficialidade com que tratou o assunto, usando de poucas fontes científicas e ainda citando histórias mastigadas pela mídia para tentar prender o leitor, que no final mais parecem de conteúdo novelístico. Outro ponto bastante negativo é a abundância de sentimentalismo e "alarde" que a autora faz citando com frequência que podemos estar rodeados de psicopatas no trabalho, na vida noturna e até na nossa família. Os exemplos de comportamentos psicopatas são tão triviais que as pessoas facilmente impressionáveis podem até se privar de sair de casa (permitam-me o exagero, pois isso é algo bem onipresente no livro).
As poucas passagens do livro que me interessaram foi a que abordou o tema bullying, os absurdos acerca do Estatuto da Criança e do Adolescente, o teste de psicopatia PCL, a junção de fatores neurobiológicos e sociais que podem causar a psicopatia e as razões pelas quais as psicoterapia são ineficazes.
Casos conhecidos por todos são tratados no livro, como o de Suzane von Richthofen e o de Guilherme de Pádua Thomaz, o último sendo bem descrito pela autora e para mim tornou-se o melhor momento da leitura.
Para quem nunca leu nada sobre o tema, talvez esse livro seja uma introdução adequada, embora possa causar um efeito negativo de desinteressar o leitor completamente sobre o assunto. Para quem já leu outros livros sobre psicopatia, recomendo que continuem na literatura da Ilana Casoy e lançamentos da coleção Crime Scene da Darkside Books.
Por fim, é de conhecimento de todos que psicopatas estão entre nós e muitos deles estão livres, mas a autora trata o assunto como insolúvel, uma postura bastante negativa que dificilmente atrairá um leitor e a falta de profundidade em todos os capítulos me deixou com a sensação de estar lendo algo sem muito propósito.
Fabio Vergara 03/03/2017minha estante
Tive as mesmas impressões que você descreve na sua resenha. Acho que, talvez, fosse melhor a autora não ter chamado Glória Perez como colaboradora deste livro, já que ele ficou parecendo uma novela, e bem das ruins.