Introdução ao Pensamento Filosófico

Resenhas - Introdução ao pensamento filosófico

nico 15/06/2022

antiquado
não gostei desse livro.

Comecei a ler a título de curiosidade, achando que me daria uma cobertura dos principais assuntos tratados na filosofia, mas nao gostei do autor.

13marcioricardo 25/01/2022

Valeu.
Uma boa leitura, me identifiquei muito em alguns temas com o autor como a morte, a religião e outros. Karl Jaspers nos traz neste livro uma iniciação à Filosofia por temas. Estes são o universo e a vida, a história e o presente, o conhecimento fundamental, o homem, o debate público, a posição do homem na política, conhecimento e juízo de valor, psicologia e sociologia, a opinião pública, os enigmas, o amor e a morte.
O livro é escrito numa linguagem simples e acessível a todos, porém, fruto principalmente dos temas, a leitura torna-se arrastada em alguns momentos porque não dá pra ler normalmente sem se pensar no que está escrito. Isto se se quiser compreender, obviamente. É engraçado ler um grande nome da filosofia e de repente vermos mencionadas coisas que sempre pensamos, mas nunca debatemos com ninguém. E isto já começa a acontecer vezes demais pra quem tem tão pouca experiência na área. Afaga-nos o ego e nos faz ter esperança num mundo melhor, às vezes sim, outras não. Iniciação à Filosofia é uma iniciação à busca da verdade, da liberdade e do amor, enfim, uma busca pela dignidade.

@PinkLemonade 04/02/2021

Merece releitura
Comprei o livro pq Jaspers foi orientador da Hannah Arendt (e eu sou apaixonada pela autora haha).

Inicialmente fiquei bem incrédula com a qualidade da obra(havia checado o sumario e achei ele muito abrangente).

Conforme fui lendo, me maravilhei com o autor. Linguagem simples, clara, pensamento coordenado, argumentos racionais e ainda uma pitada de poesia (?) na forma do autor se expressar.

Muito melhor que o do Martin Heiddeger sobre "introd a pensamento filosofico/filosofia".

Resta agora comprar outras obras para ver a qualidade permanece.
Enzo Lopes Amaral 05/02/2021minha estante
Li essa obra já faz 3 anos. Dado que foi um dos primeiros livros de filosofia que eu li, confesso que tive bastante dificuldade em entender e muito pouco retive da obra. Mas me animei com seu relato: vou relê-lo este ano ^^

@PinkLemonade 05/02/2021minha estante
Fico feliz que tenha se animado a reler. Eu achei a leitura muito produtiva e acho que vais apreciar melhor essa segunda vez :)

Rodrigo Celestino Menezes 30/09/2020

Bom!
Gostei dos tópicos abordados no livro. Contudo, achei de difícil compreensão para quem não é filósofo, como eu. Não é um livro verdadeiramente de introdução, pois pressupõe alguma familiaridade com a filosofia.

Marcos Dhonatha 17/08/2020

"Nenhum dos enigmas por nós mencionados pode adentrar a eternidade. Mas, para além de todos os enigmas, o pensamento penetra no silencio pleno de insondável razão."

O autor propõe reflexões sobre diversos temas sobretudo o surgimento do homem, o tempo, o milagre/acidente que chamamos de vida e outros temas não menos importantes. Em sua maioria, livros com temática filosófica possuem uma linguagem muito sofisticada, somando isso ao fato de que são constituídos de idéias eles ficam "pesados". Esse é realmente uma introdução, não ao pensamento filosófico como sugere o título, mas sim a pensamentos do próprio autor.

Pra cada página lida são 30 min pensando naquilo, a leitura flui devagar por causa dessas reflexões e n tem um tempo cronológico.

Agr pqp vey como assim nos tamo aq no meio do nada, nesse planeta na periferia de uma galáxia e tals, pra eu existir aconteceu um tanto de coisa e pra eu n existir bastava mia mãe tá com dor de cabeça. Alguns bilhões de anos pra vida acontecer e qualquer dia algum meteoro pode cair e acabar com tudo. Qnd vejo tudo q aconteceu pra proporcionar minha existência e tudo q há ao meu redor da pra perceber que tudo foi um grande talvez, uma grande jogada do acaso e o futuro tbm, eu posso fazer uma coisa agr e essa coisa gerar outra no futuro, posso falar uma frase com uma pessoa e uma vida pode mudar, ou posso dormir agr pq tô com sono.

E o tempo hein, pq perdemos tanto se temos tão pouco? Pq vivemos como se fôssemos imortais? Meu m é apenas uma coincidência? Pq o acaso te trouxe aq? Quase uma da manhã e

Paulo Silas 09/09/2018

Em “Introdução ao Pensamento Filosófico”, Karl Jaspers estabelece um introito à filosofia de modo próprio: a pretensão, alcançada com êxito, é a de fornecer elementos básicos para que o indivíduo possa refletir filosoficamente a fim de se familiarizar e contemplar o mundo em que se situa, buscando assim uma maior compreensão acerca das coisas – a si mesmo e o mundo -, o que é realizado de um modo conciso, mas longe de superficial – pelo contrário, pois em que pese a linguagem ser construída de modo a que seja por todos entendida, a profundidade a que chega o autor, mesmo em curtas passagens, exige tempo e atenção na leitura, possibilitando assim uma imersão ao pensamento filosófico.

A obra, fruto de conferências do autor, dialoga com as mais diversas questões que recebem a atenção da filosofia. Dividida em 13 capítulos, o livro permite ao leitor uma série de reflexões sobre a morte, o amor, o homem, a ética, a política, o conhecimento, o universo, a história e a vida. Não se trata de um livro de história da filosofia ou de uma introdução às principais correntes e aos mais destacados pensadores filosóficos. Antes, a obra funciona como uma iniciação rigorosa ao pensamento filosófico – o que faz muita diferença. Sem deixar de lado seu juízo crítico (no capítulo que trata da psicologia e sociologia, por exemplo, Jaspers critica com veemência o pensamento de Marx e Freud), o autor fornece ao leitor as premissas para que se possa pensar com profundidade, questionar as coisas do mundo, buscar se estabelecer na imensidão do universo, compreender minimante as bases de onde se deve partir no pensamento filosófica. Não por menos é que Jaspers deixa tal apontamento claro no prefácio do livro: “a palavra iniciação alude apenas à brevidade do texto: a atenção girará em torno de ideias verdadeiramente filosóficas”. E de fato assim é.

“A filosofia é o modo de pensamento que acaba por constituir a essência mesma de um ser humano”, aduz Jaspers na obra, pontuando ainda que a filosofia é “perturbadora da paz”. O papel da filosofia seria o de evitar a ilusão. É através desse saber que surge a inquietude, que faz com que a catástrofe seja encarada e que dignifica o homem – mesmo considerando o seu estado de declínio. “Introdução ao Pensamento Filosófico” clarifica e constata muitas dessas coisas, demonstrando a necessidade de que a filosofia seja pensada seriamente. O livro, portanto, serve tanto como uma iniciação quanto como um convite, cabendo ao leitor a optar pela reflexão criteriosa da filosofia. É um caminho que inquieta e que perturba, mas que ao mesmo tempo liberta e clareia o mundo. Um excelente livro para se firmar as bases desse pensar.

Inlectus 01/03/2014

Bom.
É bom, muitos pontos reflexivos.
Reinaldo 01/05/2015minha estante
Por não ter a intenção, por agora, de resenhar o texto, resolvi somente escrever nos comentários a minha observação sobre à Introdução, de Jasper. O diferencial do livro é o chamamento político para a discussão da filosofia. Obras filosóficas clássicas estão sempre em busca da construção deste aspecto da disciplina, apesar de passar desapercebido. E a prova disso são os diálogos escritos por Platão e Agostinho, por exemplo. São duas ou mais pessoas reunidas para debater um determinado tema. Primeiro, ocorre a exposição de ideias, e todos que conseguem acompanhar no desenvolvimento do raciocínio apresentam dúvidas e discordâncias até haver a um ponto de consenso, com fechamento, provisório, da discussão. Jasper, inclusive, dedica um capítulo da Introdução à demonstração de como proceder um debate filosófico-político. Ele próprio abre vários campos para se pensar a realidade contemporânea (o motivo pelo qual resenhar a obra, dando apenas uma visão por cima, seria empobrecer o debate). Essa tentativa de criar disposições lembra as formulações de Hannah Arendt sobre a Política (é necessário ressaltar a diferença entre "política" e Política no pensamento arendtiano). A construção desse mundo entre as pessoas está entre os pontos mais importantes no livro de Jasper. E, penso eu, deve ser retomado em nossos dias, para colocarmos a política num lugar frutífero, politicamente falando (o termo socialmente pode levar a outras considerações). A Política só é possível existir entre as pessoas interessadas em discutir a convivência de pluralidade "dos homens" e pensam nisso como um responsabilidade de construção do mundo. Diferente da política representativa-eleitoral, e supostamente democrática, que Era Moderna acredita ser a solução para organização social.

psykloz 23/09/2012

O autor aborda os principais temas da filosofia de maneira que um tema se faz em complemento ao outro. Considera a imensidade do mundo e abre questões para filosofar à respeito da necessidade em se colocar fora da situação, efetuando, desse modo, análise de um ponto externo. Além de enfatizar o fato de que vivemos em um universo que não foi feito para nós, ou seja, é necessário ter discernimento com relação à utilização do espaço onde nos encontramos.
Penso que deu muita ênfase do ponto de vista do cristianismo. Não entendi porque tantas alusões à bíblia.
No geral, para uma introdução à filosofia está de bom tamanho.

Alexandre 19/04/2011

Um bom livro de filosofia, mas não introdução a ela.
Quando encontrei este livro pensei estar diante de uma “Introdução ao pensamento filosófico”. Engano meu. Apesar de a sinopse afirmar que é uma introdução a temas importantes da filosofia, encontrei diversos momentos em o autor expõem suas próprias concepções sobre eles ao invés de apresentá-los. Outro ponto que discordo da sinopse é que na segunda frase do primeiro parágrafo afirma-se que o autor escreveu este livro em linguagem simples, de tom coloquial.

Apesar de tudo isso, esta obra nos esclarece sobre os assuntos que se refere, mesmo sendo escrita na década de 70. Acho que o autor errou apenas no nome do livro; penso assim, baseando-me em minhas criticas acima.
vera 07/06/2019minha estante
concordo plenamente: de simples e coloquial nao tem nada....

Gri 02/06/2009

Conhecimento
Excelente para ter visão geral sobre vários assuntos que são bases na construção do conhecimento.