O Preço da Destruição

O Preço da Destruição Adam Tooze




Resenhas - O Preço da Destruição


1 encontrados | exibindo 1 a 1


Krisley 06/09/2014

Simplesmente extraordinário!
Do fim da República de Weimar ao fim da Segunda Guerra Mundial Adam Tooze expõe detalhadamente a situação econômica, política e militar da Alemanha.

O livro é bem detalhado e abrange diversos aspectos da sociedade alemã e do cenário internacional, como: negociações do pagamento das reparações impostas pelo Tratado de Versalhes, a crise de 1929, a alta taxa de desemprego no início dos anos 30, o esforça para manter a balança comercial alemã equilibrada, a luta contra a inflação, a falta de matérias-primas, a fabricação de combustível e borracha sintéticos, o surgimento dos produtos "Volk" como o Volks Wagen Fusca, o rearmamento, a mobilização da indústria para a guerra, a questão financeira de manter trabalhadores forçados, prisioneiros de guerra e a Solução Final, o envolvimento do setor privado na indústria de guerra...entre muitos, muitos outros assuntos.

Alguns pontos cruciais da guerra tem suas origens explicadas de forma brilhante, a "necessidade" de começar a guerra em 1939 e não em 1942 como planejado, uma explicação bem completa do que Hitler pensava sobre o "Espaço Vital" que o levou a invadir a URSS em 1941 iniciando a guerra de duas frentes, e a relação econômica entre a falta de mão-de-obra e o assassinato em massa.

Livro recomendado pra quem já tem um conhecimento básico da primeira metade do século XX e principalmente dos diferentes palcos da segunda guerra - Europa, Norte da África e Pacífico. O autor sempre dá uma rápida introdução no início dos capítulos sobre os acontecimentos a serem analisados, mas o objetivo do livro não é contar a sequência dos fatos históricos - o que aconteceu - e sim os fatores econômicos/militares que levaram àqueles acontecimentos - razão/motivo de terem acontecido. Talvez a quantidade de dados estatísticos e teorias econômicas afaste alguns leitores, mas quem gosta do tema não se decepcionará.

Sempre li resenhas com pessoas falando que algum livro era indispensável pra quem quer entender algum assunto, ou que o livro mostrava coisas novas mesmo pra quem já leu muito sobre o tema. Este livro certamente se encaixa nessa descrição, mostrando por um ângulo bem diferente uma das guerras mais esmiuçadas das últimas décadas e fazendo análises e conclusões que divergem do pensamento comum, sempre com base em pesquisas e arquivos com fontes devidamente indicados com aproximadamente 90 pags de "Notas". Há muitos gráficos e tabelas ao longo do livro, ajudando muito na ilustração e compreensão do que está em análise.
Albert 08/09/2014minha estante
Ótima resenha Krisley. Irei ler este livro.




1 encontrados | exibindo 1 a 1


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR