Garota exemplar

Garota exemplar Gillian Flynn

Resenhas - Garota Exemplar

Jonas 18/04/2024

Livro cativante e de leitura fluida, mesmo não sendo uma história linear, onde os acontecimentos sobre o Nick e o diário da Amy se intercalam, a leitura flui bem e não é confusa.
A genialidade da Amy ao elaborar e colocar em prática seu plano é excelente.
Mais um livro da autora que li e adorei e recomendo.

brinadonadon 17/04/2024

Incrivelmente perturbador e surpreendente.
QUE LIVRO BOM!

Eu imaginei que a história era boa pelos comentários que ouvi sobre o filme, mas nunca passou pela minha cabeça que a história iria me surpreender e me cativar tanto quanto aconteceu.

Em Garota Exemplar conhecemos a história de Amy e Nick, um casal em crise em todos os aspectos de suas vidas - romântico, familiar e financeiro. No aniversário de cinco anos de casamento, Amy desaparece e sua casa se torna a cena de um crime brutal que comove toda a cidade. O principal suspeito, como o esperado, é o seu marido que jura que jamais faria mal a sua esposa, mesmo que ultimamente não gostasse muito dela.

O livro traz um enredo cheio de surpresa e emoção. O narrador é completamente duvidoso e em vários momentos você se pega perguntando se está sendo manipulado ou se aquilo é a verdade. Os fatos ficam confusos e reconhecer o que é real e o que é inventado se torna cada vez mais difícil. Os personagens são complexos e muito bem desenvolvidos. É incrível ver como a mente deles funcionam e todas as peças do quebra-cabeça se juntando. A escrita é leve e fluída, você se sente parte da história, como se fizesse parte daquela comunidade que se juntou para descobrir a verdade por trás do sequestro de Amy, a Exemplar.

Não vou falar muito, não quero dar spoiler de jeito algum. Esse é, sem dúvidas, um livro que ler as cegas torna a experiência ainda melhor.

Se você está embarcando na leitura, se prepare para se chocar com os personagens e questionar todos os acontecimentos.

Mpzina 14/04/2024

Leitura fácil, eu assisti o filme antes e tinha gostado mto. Eu ja sabia o plot mas mesmo assim valeu muito a pena ler

loiza.cs 13/04/2024

Gone Girl ?
?Esta manhã ele estava acariciando meus cabelos e perguntando o que mais poderia fazer por mim, e eu disse: ?Meu Deus, Nick, por que está sendo tão maravilhoso comigo??
Ele deveria dizer: Você merece. Eu te amo.
Mas disse: ?Porque sinto pena de você.?
?Por quê??
?Porque toda manhã você tem de acordar e ser você.?
????

Ai gente? Eu fico até sem saber o que falar sobre esse esse livro? pq cara, é cada coisa PERTURBADORA
Que assim, vc vai lendo e ficando sem reação.. não dá kk
Mas eu amei, amei o filme quando assisti, e amei mais ainda o livro pela riqueza de detalhes.
Mas assim, é o tipo de livro que é melhor não sair por aí falando q gosta kkkkkkk
Mas super recomendo a leitura!
Fiquei meio assim de dar 5 estrelas, pq pra mim 5 estrelas é só pros favoritos mesmo.. entt vai 4 kkk

Krissfurst 10/04/2024

Meu livro favorito de todos.
A maldade e a genialidade dessa Amy é sem explicação. Me envolveu do início ao fim e eu só queria mais e mais. O melhor entre os melhores!!!

belss 08/04/2024

Uau
Uau! Amy a maior loba já vista.
Bom, vamos lá? que loucura de história. Amy desaparece e tudo se volta para o marido, todas as acusações, empresa sensacionalista, polícia em sua cola. E tudo volta para ele, e mesmo lendo sua perspectiva, a narrativa me faz acreditar fielmente que Nick matou sua esposa Amy.
Até que vemos uma baita reviravolta e todas as acusações e provas incriminatórias fazem sentido, levando o rumo da história para lugares inimagináveis. Nesse momento, algo mudou em mim, talvez a expectativa de saber o que aconteceu, que geralmente vem para o final do livro, acontece antes, na metade dele, então essa expectativa nao foi atendida. Mas outras expectativas surgiram, a dúvida de como as coisas terminariam e se os envolvidos teriam um final justo? e ao meu ver, não teve.
O nick não é flor que se cheire, é um homem um tanto quanto problemático, mas apesar disso, Amy se mostrou 10x mais problemática no final da história. Loucura.
Ao final, o castigo de permanecer naquela real foi muito pior para um lado do que para o outro, então acredito que não foi uma troca justa. Porém, também entende-se que estamos falando de uma história com muitas camadas, muitos medos e ameaças vindas de Amy. No final, se for olhar minuciosamente, ambos permaneceram em uma prisão.
No geral um livro muito bom, recomendaria com certeza para aqueles que gostam de reviravoltas. São muitas camadas, personagens super bem descritos e desenvolvidos, genial!

Brenda.Ferreira.1 07/04/2024

?Não pensei dois lances à frente, esse foi o segredo?
Até o momento, esse foi o livro mais bem escrito que li esse ano! O enredo te prende do início ao fim, os personagens são um verdadeiro mistério, a ordem cronológica é incrível!
Achei muito interessante a parte das duas visões serem narradas de forma alternada, mesmo que no fim seja como se o livro fosse o que a Amy escreveu para a Editora dela!
Perfeito!!!
Obrigada Igor pelo presente, você brilhou!!!
AliJu 07/04/2024minha estante
Resenhei ele essa semana também, muito bom!!

Clara 07/04/2024

Sobre ser humano
Tenho muito a falar sobre esse livro, mas vamos começar por:
1 - foi o melhor que li ultimamente. É um livro que aborda muito sobre pensamentos e sentimentos e sobre ser humano. Ser humano em sua integralidade - que deseja, que pensa muito, que se revolta, que ama, que tem impulsos, que faz merda, que é absurdo e insano. Amo literaturas que remetem a essa crueza do ser.
2 - ja falei que amo maluquices? Entao? as perspectivas nesse livro são agonizantes e dolorosas porque são humanas. Muita da toxicidade e nojeira e maluquice é identificável em nós, porque somos humanos. E isso gera revolta e dor e confusão. E eu adorei sentir tanta coisa lendo esse livro.
3 - foi muito doido sentir tanta coisa e perceber ambos erraram tanto e ainda assim não se largavam por questões puramente psicológicas - de dependência, abuso, manipulação e visões limitadas. Nick foi mimado e cresceu num lar tóxico. Amy foi mimada e cresceu num lar tóxico. Eles eram dois lados da mesma moeda.

O fim pode não agradar muita gente, mas me pareceu o único caminho. O livro é muito bem construído e pensado. Não tenho muito mais a dizer e ao mesmo tempo tenho. Ainda vou falar muito sobre ele.

Vou encerrar com outro trecho marcante: ?Dizem que o amor deve ser incondicional. Essa é a regra, todos acre-ditam. Mas se o amor não tem fronteiras, não tem limites, não tem condições, por que a pessoa deveria tentar fazer a coisa certa? Se eu sei que sou amada não importa o que aconteça, onde está o desafio? (?) Isso me leva a pensar que todos estão muito errados, que o amor deveria ter muitas condições. O amor deveria exigir que os dois parceiros dessem o melhor de si o tempo todo.?

NathAlia957 06/04/2024

Garota exemplar
? Não quero ser casado com uma mulher como você. Quero ser casado com uma pessoa normal.

O livro é bom, a história é boa, nunca assisti o filme então não posso dizer qual o melhor. Porém, não foi uma leitura fluída.

marianaa 06/04/2024

No que você está pensando, Amy?
Esse livro explodiu a minha mente.

já assisti o filme há alguns anos, portanto já sabia do plot.
porém isso não destruiu a minha experiência de leitura, ainda foi fenomenal.
desde o começo percebemos que o Nick é um personagens de caráter bem duvidoso, e os capítulos narrados pelo diário da Amy reforçam isso. porém as versões deles se contradizem MUITO, e vc pensa, quem está mentindo????
a segunda metade do livro me prendeu muito mais, pela reviravolta, mesmo que eu já sabia, a coisa toda ficou mais interessante.
não consigo mais dar a minha opinião sem dar spoilers, então vou continuar abaixo.

SPOILERS ?:

mesmo eu já sabendo do plot eu não imaginei que o diário era falso, então eu ficava muito encucada porque eu realmente não sabia quem estava mentindo, e me senti enganada e burra quando a Amy disse que era tudo falso KKKKKK e era óbvio que era falso, eu que fui burra e não percebi.
eu passei pano pra Amy na maior parte do livro, já que o Nick era um bosta. a Amy se mostrou incrivelmente inteligente e manipuladora, e acaba que eu fui manipulada por ela também.
conforme fui conhecendo mais sobre ela e as coisas que ela fez antes mesmo de conhecer o Nick, percebi que ela é uma psicopata de primeira, não posso deixar de admirá-la. porém não consegui defender ela nas coisas que ela fez com as outras pessoas.
os dois tem uma relação incrivelmente tóxica e estranha e eles combinam de uma forma bizarra, e eu tenho muita pena do filho deles, vai crescer numa família louca e vai se tornar um louco também.
esse livro nunca vai sair da minha cabeça porque eu mesma não consegui entender 100% os personagens.
eu, se fosse o nick, teria matado ela e me matado depois, porém ele gosta, de uma forma bem estranha, de estar com ela ela ???
enfim, é isso. todo mundo é louco, e acho que fiquei louca também.

AliJu 05/04/2024

Se a Amy não tem fãs, eu não existo mais
Este livro é para compensar todos os que eu li com maridos ruins, faltou foi Amy na vida de todos eles! Kkkkk

Apesar de já saber do plot, a história continuou ótima! E por isso senta que lá vem resenha IMENSA! ??

O deleite em ver toda a criatividade da Amy e o Nick previsível e patético cair feito um patinho em tudo como ela planejou.
No fim não importa o quanto errada ela esteja, nós torcemos por ela! A culpa é minha se ela é a personagem mais carismática?
Nick sofre é pouco ainda, e explico melhor mais abaixo em um trecho sinalizado com spoilers.

Passei a achar o filme ainda melhor, considerando o cast perfeito. A Rosamund é uma diva perfeita, e o banana do Ben enfim, digamos que nasceu para este personagem.
Recomendo o livro e o filme a todos!

Eu gostei das pequenas nuances dos EUA sem patriotismo, falando sobre pessoas em muita pobreza e miséria, saindo da ilusão de país aonde todos são ricos. Cidades como a que eles vivem existem aos montes, busquem o documentário Flint Town na Netflix e vejam um exemplo real.

Temos também critica ao sensacionalismo midiático, à capitalização de tragédias, ao julgamento público (que pode até levar a tragédias), em como as pessoas estão tão lascadas em suas vidas que desejam muito achar alguém pior que elas para se sentir bem.
Esse alguém era o Nick, que ainda sendo o alvo de tudo isso nem ele conseguiu se importar consigo mesmo para agir menos como um babaca. Se ele não liga não seremos nós a ligar, né?

O livro te prende a querer ver ele cada vez mais enrolado nessa teia, a saber aonde esse mistério vai levar. O quê o Nick realmente fez? O quê ele esconde? É muito interessante, intrigante e vai te levar a sentir coisas que talvez você não devesse sentir, mas e daí? ?

?? A partir daqui tem spoiler ??

O Nick desde o começo só quis a Amy como um acessório interessante, ele nunca quis um relacionamento com reais responsabilidades e companheirismo. Amy representou uma mulher bonita, legal, compreensiva, financeiramente estável, e de bônus famosa a ponto dele poder se gabar. Quando as coisas mudaram ele só não caiu fora porque é um covarde, característica dele confirmada em diversos momentos da história.
O padrão se repete até no futuro, no momento em que as coisas apertam ele se desinteressa da Andy sem pensar 2x. Porque para ele as mulheres são descartáveis.
Ele tenta muito fingir ser um bom homem, não ser como o seu pai, mas qualquer mulher que não aja de acordo com suas vontades, ele liga o modo full pistola redpill do xwitter.
Isso vai desde a esposa, pela vizinha, pela detetive, e até mesmo a própria irmã que ele alega ser a pessoa mais especial da vida dele.
Irmã essa que é a personificação de uma pick me girl com força. Que genes horríveis os desses pais para gerar esses gêmeos kkkkkk
E isso tudo vem na parte que o próprio chato é o narrador, portanto seria o momento de criarmos uma conexão com ele, talvez o entender mais, justificar seus erros sentindo empatia. Mas não! Ele é péssimo, não tem solução.

A Amy tem um padrão também, ela é descrita como uma psicopata. E muito se fala dos psicopatas assassinos, criminosos, cruéis, etc, e vemos menos sobre psicopatas "funcionais", aqueles que eu e você podemos conhecer um sem saber, pode ser um vizinho, um amigo, um parente, um colega de trabalho, e talvez por circunstâncias da vida ninguém nunca saberá. Mas basta uma oportunidade, uma necessidade...
Ela não tem pena de mentir, manipular, ou o que for para obter o resultado desejado, ela não ama o Nick, ela não volta para ele por amor, é tudo uma conveniência, ela gosta de ter ele como um rato de laboratório. Ela é como o Sid de Toy Story 1, e o Nick é apenas um brinquedo.
No fim ele é burro e fraco, mas também há resignação nele, será que ele gostaria mesmo de largar dela? Como ele mesmo assume depois de tudo, ninguém é como a Amy.

Eles se completam nessa espiral tóxica, ninguém ali presta, exceto o gato. E vocês podem me falar "Ah e o bebê também!", mas não vamos ser inocentes, amigos... Esse herdeiro deles será no mínimo o bebê de Rosemary, e coitado de quem cruzar o caminho desse ser humano kkkkkk
stephany :) 05/04/2024minha estante
Amy lenda
Nick lêndea.

e sua resenha ficou ótima

AliJu 05/04/2024minha estante
Obrigada Ste! ? Amy é rainha demais, né?! Inclusive você arrasando no calhamaço do George RR Martin ??

stephany :) 05/04/2024minha estante
Sim, ela é uma diva! sei que é meio imoral mas a Amy é uma das minhas personagens preferidas da vida KKKKKK, só o monólogo da "cool girl" já é um acontecimento. E amg sou fã demais da escrita do Martin, nem parece que tô lendo um calhamaço.

Amarga.romana 05/04/2024minha estante
O Nick e o Ben nasceram um pro outro kkkkkk?

AliJu 05/04/2024minha estante
@Amarga.romana, amada, ninguém vai me fazer acreditar que eles não são exatamente iguais em personalidade. Eu vou levar essa certeza até o fim dos meus dias kkkkkk

Morango.Azedo 05/04/2024minha estante
Eita que me empolgou muito pra ler esse!!!!

Nandinhalmendes 05/04/2024minha estante
Mulher suas resenhas são mttt boas! Dá vontade de ler os livros de verdade

AliJu 05/04/2024minha estante
Leia @Morando.Azedo, vou querer ver suas impressões dele também! ??

AliJu 05/04/2024minha estante
Obrigada de coração amiga @Nandinha27, fico muito feliz com seu feedback sobre as resenhas e espero que goste das recomendações de leituras que pegar aqui comigo ?

sthe.may 05/04/2024minha estante
Miga que resenha maravilhosa! ???
Ainda bem que foi cinco estrelas, em comparação com aquela outra leitura que você leu forçada KKKK

Gabrielle.n 05/04/2024minha estante
preciso ler esseeee

Mycaelle 06/04/2024minha estante
Gillian Flynn é diva demais. ?

Letícia1043 06/04/2024minha estante
Finalmente saiu a mais esperada das resenhas ??

Popsro 06/04/2024minha estante
A Amy é uma psicopata ???, e fiquei com dúvidas com relação a paternidade do bebê, não lembro bem o tempo que se passou, mas acho que não é do Nick

AliJu 06/04/2024minha estante
Obrigada querida @sthe.may, espero que você goste deste aqui também ??
E acho que vou ler alguns não tão divertidos por agora ????? kkkkk

AliJu 06/04/2024minha estante
Leia sim, amiga @Gabrielle.n! ?

AliJu 06/04/2024minha estante
Estou com algumas atrasadas, amiga @Leticia1043, mas acho que essa por ser uma recomendação bem positiva pode passar na frente ?

AliJu 06/04/2024minha estante
É dele, amiga @Popsro, ela não dá ponto sem nó e nem mesmo vai dar chance dele escapar. Ela fez inseminação do que eles tinham. Uma mulher de muito controle do seu ciclo kkkkk Mas suspender a descrença é necessário às vezes mesmo ?

Duda.bae 06/04/2024minha estante
Esse eu vi a adaptação e me arrependi de ter assistido antes de ler por causa do plot, mas ainda vou ler qualquer hora. Ótima resenha aliás, Ali! ?

marianaa 06/04/2024minha estante
q resenha incrivel

Carol 07/04/2024minha estante
Amiga eu sou simplesmente fã de toda resenha sua ????????

Beatriz2029 07/04/2024minha estante
Eu li esse livro logo quando foi lançado, bem antes do filme, como foi tudo uma surpresa inicial, posso dizer que esse livro me surpreendeu demais, Amy é realmente uma ?vilã? carismática e que ganha nossos corações. Infelizmente eu não tenho mais o livro porque dez anos se passaram kkkkk Mas pretendo reler após sua resenha!

AliJu 07/04/2024minha estante
É,o plot faz muita diferença @Duda.bae, mas a leitura é ótima ainda assim. É um filme que já assisti várias vezes e farei releitura um dia, o que é bem raro para mim kkkkk Obrigada pela feedback da resenha, amore! ?

AliJu 07/04/2024minha estante
Carol, amiga, sua linda! ? Adoro você por aqui! Obrigada por comentar e eu sou sua fã também!!

AliJu 07/04/2024minha estante
Obrigada, amiga @marianaa, de coração! ?

AliJu 07/04/2024minha estante
Pois é, @Beatriz2029, a gente não tem tanta protagonista feminina do perfil da Amy como temos masculino. E a Gillian errou tão pouco comparado ao que o livro entrega que não consegui tirar nem meia estrela kkkkkk E comoo não é recente pode sair em promo um dia ou até em segunda mão você pode encontrar ??