Garota exemplar

Garota exemplar Gillian Flynn

Resenhas - Garota Exemplar

Halanda.Debossan 29/04/2020

A maior parte do livro me surpreendeu. Tenho que admitir que a mente da Amy é brilhante e meio medonha também mas não consigo aceitar esse final..
Deise 29/04/2020minha estante
Terminei a leitura ontem e acredito que a autora quis mostrar que nem todas as histórias têm finais felizes com mocinhas e mocinhos saindo vitoriosos. As vezes o mal vence, infelizmente... E se parar pra pensar, acredito que seria mto contraditório um final onde Amy pagasse pelos erros, já que livro todo enfatizou a inteligência e frieza dela, algo típico dos psicopatas e sociopatas.

Halanda.Debossan 29/04/2020minha estante
Você tem razão!

Evellyn.Silva 28/05/2020

Tudo que esperava...
Eu já tinha altas espectativas quando peguei esse livro e ele supriu todas elas, é praticamente impossível parar de ler porque você fica preso na história, querendo descobrir cada vez mais.
Juunicorns 28/05/2020minha estante
Temos muitos livros em comum haha
Esse livro sem dúvidas é o meu favorito do gênero! ?

Evellyn.Silva 28/05/2020minha estante
Simmmmm ?? também é o meu

Camila 01/05/2015

Interessante, mas esperava mais
É difícil comentar sobre esse livro sem dar nenhum tipo de spoiler. Então, vou me limitar a dizer que gostei muito da forma de narrativa escolhida pela autora, alternando entre os 2 personagens, e acho que a trama que ela criou foi incrível. O que acabou me gerando expectativa demais... Por isso dei nota 3, como sempre lamentando a falta de meio ponto aqui no skoob.
Verônica 08/06/2015minha estante
Pensei a mesma coisa que você, gostei da forma como foi escrita e como a historia foi desenvolvida. Por isso acabei criando expectativas que me deixaram meio desapontada no final... Esperava um outro rumo no fim.

Marina 20/02/2016minha estante
"como sempre lamentando a falta de meio ponto aqui no skoob"

Acho q isso descreve o que eu penso em todas as minhas avaliações... atualiza, Skoob!

Francisco240 27/05/2020

Como assim? Não pode confundi a minha mente desse jeito...
Uma leitura que vai mexer com seu psicológico, e vai fazer você ter medo de seu companheiro.
Uma narrativa feita pelo olhar de um casal, que ao fim do livro você não sabe mais quem é mais psicologicamente mais instável de sua sanidade mental.
O primeiro thriler que eu li e realmente me marcou...
Pra quem é fã desse tipo de livro: "A gora exemplar é uma leitura obrigatória."
Francisco.Martins 05/04/2021minha estante
Vou começar a ler. A tempos que esta na minha meta de leitura.

Francisco240 06/04/2021minha estante
Entendo!

Yasodhara 25/09/2015

É bom. Mas não tanto.
Talvez tenha sido só eu, mas me senti um tanto decepcionada com o livro. Talvez tenha sido porque já li thrillers psicológicos demais na vida, então nada mais é tão incrivelmente novo. Achei que esse livro realmente prende a atenção do leitor (eu mesma li em 3 dias), mas achei ele um tanto previsível demais.
Spoilers a seguir.

Quem já leu muitos livros de Agatha Christie (ou similares) sabe que o acusado geralmente não é o culpado. Se Gillian Flynn tivesse feito o oposto nesse livro, teria me surpreendido mais. Eu comecei a ler o livro já sabendo (ou imaginando) que Nick não era culpado de nada, não do sumiço pelo menos. Então minha mente já trabalhou na hipótese alternativa de Amy ter forjado o próprio sumiço desde a primeira folha. Só não fazia sentido nenhum, não havia motivo aparente. Essa surpresa eu já não tive, foi um recurso óbvio, o recurso clássico de desviar a atenção do leitor que muitos autores já utilizam há anos. Não há novidade, não há toda essa inovação que as pessoas estão falando/ falaram. Me surpreendeu realmente a personalidade da Amy, o quão vingativa uma pessoa pode ser e o quanto ela pode trabalhar para atingir esse objetivo.
O livro tem seus méritos, a psicologia da mente de Amy é muito bem trabalhada, realmente foi uma vilã como nunca vi igual, mas esperava mais da narrativa da Gillian. O final do livro foi, como muitos disseram, chocante. É um final que ninguém espera. Apesar de compreender o intuito da autora, esperava mais do final também. Achei que com a pressão que o Nick estava sofrendo ele iria acabar tendo uma ruptura de personalidade (despersonalização), culminando com o assassinato de verdade da Amy, só para provar que ele não era o "bebê da família", seguido de suicídio do Nick, já que o próprio admite que não consegue viver sem a Amy. Esse seria um final mais adequado com o estilo do livro, que é inteiramente baseado na psicologia dos personagens e no relacionamento auto-destrutivo deles. Teria sido um final bem mais impactante para mostrar como relações doentias podem acabar com as pessoas.
Não, eu não odeio o Nick, nem o acho um babaca por trair a esposa (tá, eu acho, mas só um pouquinho), nem acho que ele merecia uma vingança desse tipo. Acho que o que a Gillian quis mostrar foi que ele é um ser humano, passível de erros. Mas que casou com uma psicopata/sociopata. Também não odeio a Amy, acho que ela é uma pessoa doente, por ter vivido uma vida cheia de pressão dos pais para ela ser a "Amy Exemplar". O mais interessante do livro é o modo como a autora nos mostra consequências (talvez um pouco exageradas) de como certos relacionamentos podem ser nocivos. O que eu acho é que as pessoas focam muito no fato de que eles são um casal e casamentos fazem isso com as pessoas. Mas não. O que faz isso são relacionamentos doentios, independentemente do tipo de relacionamento (seja entre marido e mulher, pais e filhos, ou mesmo entre amigos).

Em resumo, achei um livro legal pra distrair, mas já li suspenses melhores, mais bem escritos (usando os mesmos recursos de "ilusionismo") e bem mais surpreendentes do que esse. E de autores "estreantes", como a G. F.
Breno 26/10/2015minha estante
sensacional sua análise sobre Garota exemplar.Me recomende boms thrillers! ficaria grato

Yasodhara 29/10/2015minha estante
Obrigada :) Cara, um que eu me apaixonei foi o Não conte a ninguém, do Harlan Coben. Até agora, o Harlan tem sido o melhor no quesito "thriller".

Alice @leituras_da_alice 09/11/2020minha estante
Um livro difícil realmente, mas é uma leitura boa e doida kkk

Joane 09/11/2020minha estante
Boa e doida define bem

Sa.si 15/03/2021minha estante
Nossa amg, sério que resumo perfeitoo

Colly 15/03/2021minha estante

thalita 06/01/2021

QUE LIVRO! o desenvolvimento dos personagens é INCRÍVEL e te surpreende muito mesmo que já tenha visto o filme, o final é complementar. entrou pra lista dos favoritos e RECOMENDO MUITO!!!!!! é isso que amo ver nos livros.
Alê | @alexandrejjr 10/01/2021minha estante
Achaste que a adaptação é fiel?

thalita 30/01/2021minha estante
achei simmm, mas claro que tem alguns pontos que só o livro tem

Bruna | @bmartinssss 13/10/2014

Maravilhoso!
Garota Exemplar é um dos melhores livros que eu li em 2014. Confesso que nos primeiros capítulos é pouco chato e eu pensei várias vezes em desistir. Ainda bem que não o fiz. Alguns capítulos depois, o livro me prendeu de uma maneira que eu não conseguia parar de ler. E me surpreender.

Gillian Flynn nos apresenta a Nick e Amy Dunne, um casal que está enfrentando algumas dificuldades no casamento por conta da demissão de ambos. Amy não se abala com a demissão, pois seus pais tem muito dinheiro devido ao grande sucesso da série de livros Amy, a exemplar baseado na própria filha. Porém, Nick além de enfrentar sua demissão recebe a notícia de que sua mãe que está com câncer está morrendo. Então, Amy e Nick se mudam de Nova York para Missouri. Junto com sua irmã gêmea, Go, Nick abre um bar e é aonde o talentoso jornalista trabalha agora.

No quinto aniversário de casamento, Nick chega em casa e não encontra sua mulher. A porta está aberta, a sala revirada, a tabua de passar roupa está armada com roupas esperando para serem alisadas e o ferro ainda ligado. No andar de cima, nem sinal de Amy. Automaticamente, Nick liga para policia acreditando que sua mulher havia sido sequestrada. Mas os dias passam, não há nenhum pedido de resgate e as revelações começam a levar a situação para um único caminho: Nick é o culpado.

O livro é divido em três partes: o rapaz perde a garota, o rapaz encontra a garota e o rapaz consegue a garota de volta (ou vice e versa); e é narrado por Nick e Amy. Na primeira parte, a narrativa de Amy é apresentada por páginas de diários que Nick nunca soube que a esposa escrevia, aonde Amy fala sobre como se apaixonou por Nick e como ele se transformou em uma pessoa completamente diferente da que ela conhecia.

É um livro sensacional que a cada capitulo traz uma surpresa nova e me fez ficar dividida. Em um momento eu tinha raiva de Nick e queria mata-lo, em outras eu torcia pela sua inocência. O livro mostra o quanto a convivência é essencial para um relacionamento. Que você nunca conhece alguém 100%. Garota exemplar já tem adaptação para o cinema com Ben Affleck dando vida a Nick Dunne e eu já estou louca para assistir. Recomendo muito esse livro e tenho certeza de que vocês irão adorar.

Encontre mais resenhas em:

site: http://hashtagits.blogspot.com.br/
Ivani.Treguas 09/05/2021minha estante
Ainda bem que li seu comentário. Acabei de comentar que o início tá bemmm chato. Vou continuar...

Bruna | @bmartinssss 09/05/2021minha estante
Vale a pena continuar a leitura sim..

Fran Baltazar 22/07/2021

Eu amei, DEMAIS
Eu li antes de sair o filme, e devorei o livro a ponto de ficar com depressão pós livro haha e oq pensei quando acabou... Deveriam fazer um filme, pq esse livro é demais!! Me prendeu do início ao fim, história impressionante e reviravoltas que a gente não prevê.
Yulee Zin 22/07/2021minha estante
Já tem um filme, e ele também se chama Garota Exemplar. Ainda não terminei o livro, mas muita gente me recomendou ver. Deve ser bom!

Fran Baltazar 22/07/2021minha estante
Eu vi o filme, achei bom... Mas nada como a sensação de ler o livro pela primeira vez né, adorei os atores!!

Ket 01/04/2021minha estante
Também achei muito conveniente para a personagem a polícia não investigar nada.

Sandra 01/04/2021minha estante
eu achei bem confuso... dei nota 3 tbm

Manu 26/01/2021

Você conhece profundamente aqueles do qual convive?
Pra início de conversa eu já tinha recebido indicação desse livro de conhecidos, e tbm por e ser mto famoso no booktube, decidi ler e já comecei com uma expectativa até que bem alta. MAS MEU IRMÃO!! Nunca q eu pensei que chegaria no ponto que chegou.

O livro conta entre o ponto de vista alternado o casamento de Amy Elliot e Nick Dunne, e o desaparecimento de Amy, que acontece no quinto aniversário de casamento dos dois.

Acima de qualquer coisa eu posso dizer que eu realmente não esperava um terço do que aconteceu no livro. É impressionante como ele te guia e te dá todos os indícios de um caminho específico e na real não é nada daquilo.

O que de verdade é f0da nesse livro é ficar pensando, tipo, será que você realmente conhece as pessoas que você convive todos os dias? Até onde alguém pode ir movido pela raiva? Pra satisfazer uma vingança. Pra conseguir o que quer.

Enfim, tem umas partes q são bem pesadas de ler, da até um negócio na gente, mas nada que sirva de gatilho.

Perfeito!
26/01/21
Adriana.Mota 09/02/2021minha estante
Eu quero ler !

Manu 19/02/2021minha estante
Você vai amar!!

Juh W.M. 22/04/2021

Diferente de qualquer coisa
Esse livro foi muito especial para mim, pq foi um presente de uma pessoa muito amada. Já tínhamos visto o filme juntos a algum tempo e queria muito ler a obra.

Me surpreendi como se eu não soubesse de tudo que ia acontecer. Amei o livro, amei a escrita, amei o enredo, amei a profundidade dos personagens, amei a complexidade, amei como a autora nos faz de idiotas o tempo todo e depois nos impressiona muito!

Infelizmente eu não fiquei chocada com o final, pq eu já sabia o que acontecia e isso atrapalhou um pouco a minha leitura. Deveria não ter visto o filme antes, mas agora foi kkkkkk.
Contudo, ainda foi muito bom, consegui entender as motivações dos personagens e, ao mesmo tempo, compreender o desenrolar dessa história cheia de caminhos e possibilidades para descobrir "Onde está Amy?"

É um favorito da vida com certeza, pq me marcou muito, me fez amar ler! Indico para todos e eu ainda vou ler os outros livros dessa autora maravilhosa.
Eduarda 22/04/2021minha estante
aaaa eu tô lendo ele, tô doida pra terminá-lo? (não vi o filme)

Juh W.M. 22/04/2021minha estante
É muitooooo bomm

Ingrid_mayara 07/06/2017

Resenha do livro Garota Exemplar
Esse foi o primeiro livro que eu li da autora, mas já estou ansiosa para comprar todos os outros (não vou me alongar na resenha porque percebi que há diversas aqui).
A narrativa é alternada entre dois relatos: no tempo presente, sob o ponto de vista de Nick, e no passado, sob o ponto de vista de Amy, por meio de seus diários.
Na manhã do quinto aniversário de casamento, Nick chega em casa e sua esposa, Amy, não se encontra. Ele a procura pela casa, e após ver a bagunça na sala de estar, imagina que ela havia sido sequestrada. O sumiço da esposa envolve a polícia e especialistas, além do país inteiro ficar sabendo por meio da mídia.
No desenvolvimento do livro há várias reviravoltas que fizeram-me desconfiar de todas as pistas sobre o paradeiro da Amy e como terminaria a história.
Foi uma leitura fluida e de fácil entendimento, e apesar de eu já desconfiar no final, certamente foi a melhor escolha da autora, pois combina com as informações contidas no livro. E realmente o que mais me marcou nesse livro não foi a história em si (que também me instigou a ler sem parar), mas a maneira como foi escrito, repleto de sarcasmo. Recomendo a leitura principalmente às mulheres, porque trata de vários assuntos ligados ao cotidiano da vida adulta, da relação conjugal.
Para quem já leu e gostou da escrita, eu recomendo os livros da Lionel Shriver, especificamente Precisamos Falar Sobre o Kevin.

site: Se quiser me seguir no instagram: @ingrid.allebrandt
Natalie Lagedo 07/06/2017minha estante
Só gostei da primeira metade deste livro e, ao contrário de você, quero passar longe de todos os livros da autora, rs. :) Precisamos Falar Sobre o Kevin achei extremamente superior. Tanto a escrita quanto a forma de abordagem.

Ingrid_mayara 07/06/2017minha estante
Acabei de ver o vídeo-resenha de uma booktuber bastante famosa que também vai passar longe. O gosto por esse livro aparentemente é tudo ou nada rsrsrs Sim, Lionel Shriver é incrível!

Kelly 23/11/2013minha estante
não concordo só com relação ao final do livro, eu fiquei com um ódio... mas realmente o livro é bom e eu tbm quase larguei o livro no começo.

Lu Dias 21/02/2015minha estante
Gostei da resenha, mais ou menos do livro.