Garota exemplar

Garota exemplar Gillian Flynn

Resenhas - Garota Exemplar

Lenas 16/06/2021

Esta foi uma leitura interessante e um pouco contraditória.

Por um lado, eu gostei bastante. Desde o enredo aos personagens foi muito cativante. Gostei dos personagens principais e suas motivações, suas ações fizeram sentido e tudo foi explicado muito bem, então foi fácil seguir as linhas de pensamentos... Os monólogos internos dos personagens foram espetaculares. Também gostei da estrutura do livro, os capítulos intercalados, que tornou a história mais elaborada e chocante.

Por outro lado, é uma história que eu não leria novamente. Na verdade, acabei vendo o filme antes de ler o livro e talvez por causa disso, todas as cenas e plot twists no enredo, que deveriam ser chocantes, não foram tãaaao chocantes assim (com exceção do diário, não sei por qual motivo eu consegui acreditar no diário da Amy mesmo depois de ter visto o filme).

Na minha opinião, é um ótimo livro e vale a pena ser lido, principalmente para quem não sabe nada sobre a história.
Laura 16/06/2021minha estante
Tenho muita vontade de ler

Lenas 16/06/2021minha estante
Leia!! Se não viu o filme, a experiência deve ser ainda melhor

Laura 16/06/2021minha estante
Nem sabia q tinha filme na verdade

Ana Lucia F. Silva 30/08/2021minha estante
Apesar de não gostar muito da escrita da autora nesse livro, a história é sensacional pra mim. Os personagens são muito bem construídos, a trama é bem amarrada e a gente consegue ver todos os lados, de acordo com a apresentação de cada um deles, mas não tem como não achar que tem o mais sonso, fraco, o mais esperto e o mais forte. Claro que com as devidas ressalvas, eu amo a Amy. Ela é uma personagem pra se tirar o chapéu.

Bia Prado 10/09/2021minha estante
Você que uma pessoa que nunca assistiu o filme gostaria desse livro ?

Bia Prado 10/09/2021minha estante
Acha*

Ana Lucia F. Silva 14/09/2021minha estante
Não tem como dizer se vc pode gostar ou não. Eu gosto de vilões maus, muito maus, aqueles diabólicos, que mata a grávida e come o feto. Prisão que amei a Amy3, porque ela é uma vila/mocinha perfeita. É questão de gosto.

Lenas 13/10/2021minha estante
Oi Bia, acho que se vc nunca viu o filme, a experiência da leitura é muito mais legal sim. Porque você ainda não vai estar ciente do que vai vir.

Lucas.Jackson 26/10/2021minha estante
Acho que ter visto o filme antes modifica o pensamento sim. Li o livro antes e eu ficava simplesmente MUITO perplexo a cada plot twist e a minha emoção era guiada 100% pelo enredo que a escritora estava escrevendo...

Alizia 06/10/2022minha estante
Como faço para ler?

Alizia 06/10/2022minha estante
não estou conseguindo

isa_nity 31/12/2022minha estante
eu também não me surpreendi tanto com os plots mas acreditei no diário mesmo depois do filme!!

Lorraynne.Rodrigue 16/07/2023minha estante
Esse livro quebrou completamente todos os meus padrões, essa história vai fazer você ficar perdido entre os personagens, "quem eu devo acreditar?" Foi a pergunta que mais gritou dentro de mim enquanto eu lia, mas a cada capítulo eu me surpreendia mais, foi uma caixa misteriosa, que você jamais vai saber o que pode sair e do nada ela explode, se você quer mesmo ler, digo sem pensar duas vezes, leia com certeza! Ela foi incrível e ao mesmo tempo assutador, recomendo e prepare seus estômagos

Maria.Julia 14/12/2023minha estante
Kajsjs

AliJu 05/04/2024

Se a Amy não tem fãs, eu não existo mais
Este livro é para compensar todos os que eu li com maridos ruins, faltou foi Amy na vida de todos eles! Kkkkk

Apesar de já saber do plot, a história continuou ótima! E por isso senta que lá vem resenha IMENSA! ??

O deleite em ver toda a criatividade da Amy e o Nick previsível e patético cair feito um patinho em tudo como ela planejou.
No fim não importa o quanto errada ela esteja, nós torcemos por ela! A culpa é minha se ela é a personagem mais carismática?
Nick sofre é pouco ainda, e explico melhor mais abaixo em um trecho sinalizado com spoilers.

Passei a achar o filme ainda melhor, considerando o cast perfeito. A Rosamund é uma diva perfeita, e o banana do Ben enfim, digamos que nasceu para este personagem.
Recomendo o livro e o filme a todos!

Eu gostei das pequenas nuances dos EUA sem patriotismo, falando sobre pessoas em muita pobreza e miséria, saindo da ilusão de país aonde todos são ricos. Cidades como a que eles vivem existem aos montes, busquem o documentário Flint Town na Netflix e vejam um exemplo real.

Temos também critica ao sensacionalismo midiático, à capitalização de tragédias, ao julgamento público (que pode até levar a tragédias), em como as pessoas estão tão lascadas em suas vidas que desejam muito achar alguém pior que elas para se sentir bem.
Esse alguém era o Nick, que ainda sendo o alvo de tudo isso nem ele conseguiu se importar consigo mesmo para agir menos como um babaca. Se ele não liga não seremos nós a ligar, né?

O livro te prende a querer ver ele cada vez mais enrolado nessa teia, a saber aonde esse mistério vai levar. O quê o Nick realmente fez? O quê ele esconde? É muito interessante, intrigante e vai te levar a sentir coisas que talvez você não devesse sentir, mas e daí? ?

?? A partir daqui tem spoiler ??

O Nick desde o começo só quis a Amy como um acessório interessante, ele nunca quis um relacionamento com reais responsabilidades e companheirismo. Amy representou uma mulher bonita, legal, compreensiva, financeiramente estável, e de bônus famosa a ponto dele poder se gabar. Quando as coisas mudaram ele só não caiu fora porque é um covarde, característica dele confirmada em diversos momentos da história.
O padrão se repete até no futuro, no momento em que as coisas apertam ele se desinteressa da Andy sem pensar 2x. Porque para ele as mulheres são descartáveis.
Ele tenta muito fingir ser um bom homem, não ser como o seu pai, mas qualquer mulher que não aja de acordo com suas vontades, ele liga o modo full pistola redpill do xwitter.
Isso vai desde a esposa, pela vizinha, pela detetive, e até mesmo a própria irmã que ele alega ser a pessoa mais especial da vida dele.
Irmã essa que é a personificação de uma pick me girl com força. Que genes horríveis os desses pais para gerar esses gêmeos kkkkkk
E isso tudo vem na parte que o próprio chato é o narrador, portanto seria o momento de criarmos uma conexão com ele, talvez o entender mais, justificar seus erros sentindo empatia. Mas não! Ele é péssimo, não tem solução.

A Amy tem um padrão também, ela é descrita como uma psicopata. E muito se fala dos psicopatas assassinos, criminosos, cruéis, etc, e vemos menos sobre psicopatas "funcionais", aqueles que eu e você podemos conhecer um sem saber, pode ser um vizinho, um amigo, um parente, um colega de trabalho, e talvez por circunstâncias da vida ninguém nunca saberá. Mas basta uma oportunidade, uma necessidade...
Ela não tem pena de mentir, manipular, ou o que for para obter o resultado desejado, ela não ama o Nick, ela não volta para ele por amor, é tudo uma conveniência, ela gosta de ter ele como um rato de laboratório. Ela é como o Sid de Toy Story 1, e o Nick é apenas um brinquedo.
No fim ele é burro e fraco, mas também há resignação nele, será que ele gostaria mesmo de largar dela? Como ele mesmo assume depois de tudo, ninguém é como a Amy.

Eles se completam nessa espiral tóxica, ninguém ali presta, exceto o gato. E vocês podem me falar "Ah e o bebê também!", mas não vamos ser inocentes, amigos... Esse herdeiro deles será no mínimo o bebê de Rosemary, e coitado de quem cruzar o caminho desse ser humano kkkkkk
stephany :) 05/04/2024minha estante
Amy lenda
Nick lêndea.

e sua resenha ficou ótima

AliJu 05/04/2024minha estante
Obrigada Ste! ? Amy é rainha demais, né?! Inclusive você arrasando no calhamaço do George RR Martin ??

stephany :) 05/04/2024minha estante
Sim, ela é uma diva! sei que é meio imoral mas a Amy é uma das minhas personagens preferidas da vida KKKKKK, só o monólogo da "cool girl" já é um acontecimento. E amg sou fã demais da escrita do Martin, nem parece que tô lendo um calhamaço.

Amarga.romana 05/04/2024minha estante
O Nick e o Ben nasceram um pro outro kkkkkk?

AliJu 05/04/2024minha estante
@Amarga.romana, amada, ninguém vai me fazer acreditar que eles não são exatamente iguais em personalidade. Eu vou levar essa certeza até o fim dos meus dias kkkkkk

Morango.Azedo 05/04/2024minha estante
Eita que me empolgou muito pra ler esse!!!!

Nandinhalmendes 05/04/2024minha estante
Mulher suas resenhas são mttt boas! Dá vontade de ler os livros de verdade

AliJu 05/04/2024minha estante
Leia @Morando.Azedo, vou querer ver suas impressões dele também! ??

AliJu 05/04/2024minha estante
Obrigada de coração amiga @Nandinha27, fico muito feliz com seu feedback sobre as resenhas e espero que goste das recomendações de leituras que pegar aqui comigo ?

sthe.may 05/04/2024minha estante
Miga que resenha maravilhosa! ???
Ainda bem que foi cinco estrelas, em comparação com aquela outra leitura que você leu forçada KKKK

Gabrielle.n 05/04/2024minha estante
preciso ler esseeee

Mycaelle 06/04/2024minha estante
Gillian Flynn é diva demais. ?

Letícia1043 06/04/2024minha estante
Finalmente saiu a mais esperada das resenhas ??

Popsro 06/04/2024minha estante
A Amy é uma psicopata ???, e fiquei com dúvidas com relação a paternidade do bebê, não lembro bem o tempo que se passou, mas acho que não é do Nick

AliJu 06/04/2024minha estante
Obrigada querida @sthe.may, espero que você goste deste aqui também ??
E acho que vou ler alguns não tão divertidos por agora ????? kkkkk

AliJu 06/04/2024minha estante
Leia sim, amiga @Gabrielle.n! ?

AliJu 06/04/2024minha estante
Estou com algumas atrasadas, amiga @Leticia1043, mas acho que essa por ser uma recomendação bem positiva pode passar na frente ?

AliJu 06/04/2024minha estante
É dele, amiga @Popsro, ela não dá ponto sem nó e nem mesmo vai dar chance dele escapar. Ela fez inseminação do que eles tinham. Uma mulher de muito controle do seu ciclo kkkkk Mas suspender a descrença é necessário às vezes mesmo ?

Duda.bae 06/04/2024minha estante
Esse eu vi a adaptação e me arrependi de ter assistido antes de ler por causa do plot, mas ainda vou ler qualquer hora. Ótima resenha aliás, Ali! ?

marianaa 06/04/2024minha estante
q resenha incrivel

Carol 07/04/2024minha estante
Amiga eu sou simplesmente fã de toda resenha sua ????????

Beatriz2029 07/04/2024minha estante
Eu li esse livro logo quando foi lançado, bem antes do filme, como foi tudo uma surpresa inicial, posso dizer que esse livro me surpreendeu demais, Amy é realmente uma ?vilã? carismática e que ganha nossos corações. Infelizmente eu não tenho mais o livro porque dez anos se passaram kkkkk Mas pretendo reler após sua resenha!

AliJu 07/04/2024minha estante
É,o plot faz muita diferença @Duda.bae, mas a leitura é ótima ainda assim. É um filme que já assisti várias vezes e farei releitura um dia, o que é bem raro para mim kkkkk Obrigada pela feedback da resenha, amore! ?

AliJu 07/04/2024minha estante
Carol, amiga, sua linda! ? Adoro você por aqui! Obrigada por comentar e eu sou sua fã também!!

AliJu 07/04/2024minha estante
Obrigada, amiga @marianaa, de coração! ?

AliJu 07/04/2024minha estante
Pois é, @Beatriz2029, a gente não tem tanta protagonista feminina do perfil da Amy como temos masculino. E a Gillian errou tão pouco comparado ao que o livro entrega que não consegui tirar nem meia estrela kkkkkk E comoo não é recente pode sair em promo um dia ou até em segunda mão você pode encontrar ??

Ju_allencar 09/11/2023

Vocês são literalmente uma família nuclear ????
Já havia assistido ao filme mas gostei tanto da história que decidi ler o livro. A autora mescla capítulos escritos Pela versão de cada um (Amy e Nick). Pra mim os dois são perturbados igualmente, se merecem. A escrita da autora é ótima. Recomendo a leitura ??.
Will158 26/11/2023minha estante
Eu tenho mto curiosidade em ler esse livro

Ju_allencar 27/11/2023minha estante
apenas leia ? ele é muito bom,

Ricardo 02/12/2023minha estante
Se ainda não leu leia "Objetos Cortantes" da mesma autora. Ele também é muito bom.

Ju_allencar 02/12/2023minha estante
Esse tá na minha lista, pretendo ler em breve ??

Marilia 28/02/2013

Garota Exemplar Gilian Flynn
Resenha originalmente publicada no blog http://www.arfortaleza.com/

Sabe aqueles livros que prendem a atenção aos pouco ate que chega um ponto onde tudo em que se consegue pensar é na estória, esse é o caso de Garota exemplar.

O livro é dividido em três partes e alterna capítulos entre a visão de Nick e de Amy. No inicio somos apresentados a Nick e Amy, um casal perfeito e apaixonado que estão comemorando 5 anos de casados, e é então que Amy desaparece.

Nick passa a ser o principal suspeito, como ele mesmo fala diversas vezes: sempre acusam o marido primeiro. Com o passar das investigações tudo leva a crer que ele talvez esteja envolvido no desaparecimento. Ele passa a agir de forma estranha e fatos, provas e depoimentos apontam para ele cada vez mais. Os policiais, Gilpin e Boney, encarregados da investigação desconfiam que Nick esteja escondendo algum segredo. Boney diz que Nick é o bebê da família quem sempre espera que os outros resolvam tudo por ele. As coisas começam a piorar quando ele conta mentira após mentira para parecer mais inocente, mesmo não tendo prova concreta da sua participação no desaparecimento de Amy.

Em meio a isso começamos a acompanhar as anotações do diário de Amy, onde ela retrata os últimos sete anos ao lado de Nick. No inicio tudo é alegre, a estória dos dois como uma casal feliz de Nova York, mas tudo muda com a mudança para Carthage, e a cada pagina Amy se mostra uma mulher frágil, desamparada e infeliz que vive assombrada com o marido violento e perverso, o contrario de tudo o que as pessoas conheciam dela, já que Amy sempre foi uma mulher forte e perfeita como o personagem que seus pais Rand e Marybeth criaram, Amy Exemplar, uma serie de livros muito famosos em todo país.

Com a investigação em andamento um dos bilhetes da caça ao tesouro, (eles tem como tradição de aniversário de casamento uma caça ao tesouro onde Amy faz bilhetes amorosos e dá pistas para os próximos que estarão em lugares importantes por onde o casal passou naquele ano) volta para as mãos de Nick e são essas mensagens e o apoio Go, sua irmã, que dão forças a ele para continuar a procurar por Amy.

Ate esse ponto do livro estava confusa com relação ao Nick não sabia se o considerava culpado ou inocente, já que por diversas vezes ele se mostra tão confuso que não dá para saber se seria capaz de matar e sumir com o corpo da esposa.

Grandes revelações mudam todo o rumo da estória e a deixa mais eletrizante e surpreendente a cada página lida. Quando cheguei na segunda parte do livro eu parei e pensei: WTF? Essa autora quer literalmente acabar com a minha cabeça? Isso é para se ter uma noção de como foi surpreendente a reviravolta da trama desse livro.

A Gillian Flynn escreveu um livro com uma estória tão inteligente, envolvente e ao mesmo tempo aterrorizante e mordaz. Por vezes durante a leitura pensei em psicopatas, que são pessoas altamente inteligentes, perverso, sedutores e focados em seu objeto de vingança. Quanto à construção dos personagens Gillian caprichou nos perfis psicológico de cada um, a cada mudança de comportamento, de forma de agir, de raciocinar, tudo é rico em detalhes e muito bem trabalhados para deixar o leitor em duvida quanto ao caráter de cada um.

Durante o livro os sentimentos que mais sentia eram pena e raiva pelos fatos que se seguiam, às vezes mais raiva que pena, o que não é ruim já que o livro mexeu totalmente com os meus sentimentos e minha forma de analisar o outro, deixar de acreditar no que a pessoa insisti em mostrar que é e que na verdade ela é o inverso daquilo, pode parecer confuso, mas quem ler vai entender.

Quanto ao final é só posso dizer que inicialmente fiquei bem chocada, mas entendo os rumos que a estória tomou e a razão das escolhas dos personagens.

andersson 02/04/2013minha estante
Eu também fiquei surpreso com o começo da segunda parte do livro, mas em nenhum momento desconfiei do Nick. Sempre achei que ela estivesse escondida em algum lugar ou fungindo, o único problema era o motivo.
Mesmo com não desconfiando do Nick a autora me surpreendeu com a verdadeira face da Amy. Eu já estava com raiva dela nos capítulos do diário, mas a autora conseguiu me fazer gostar do personagem apenas lendo o primeiro capítulo da 2ª parte do livro.

Muito boa sua resenha, parabéns.

Tamy 07/04/2013minha estante
Gostei bastante da temática, estrutura e divisão da história. Como sou da área de Direito não me agradou a falta de impunidade no livro, mesmo se tratando claramente de uma pessoa mentalmente desequilibrada, mas a história é bem interessante, um thriller vicioso.

Andrea 01/05/2013minha estante
O livro comeca muito bem. Captura o leitor, mas da impressao de que, depois da metade do livro, a autora se cansa de pensar e acaba se atrapalhando.
O final do livro e patetico.
Concordo com a Tamyres sobre a impunidade e achei ridicula a forma como a autora subestima a inteligencia alheia ao inves de valorizar a inteligencia da sua personagem. Ela nao teve alcance de criar `a garota inteligente`.

Soraya 04/03/2014minha estante
A 2a parte não foi a menor surpresa pra mim, já esperava aquilo desde o início, mas achei o final decepcionante. Esperava um pouco mais.

Marcia 11/08/2014minha estante
O livro é ótimo, história envolvente, personagens super cheios de conflitos , a Amy com sua mente brilhante e psicótica, a trama é muito boa .
Porém o final é simplesmente patético.

Kelci Martin 29/10/2017minha estante
Eu simplesmente detestei o final :(

Amanda.Farias 08/01/2018minha estante
Fiquei mais surpresa por me identificar com os dois personagens do que com a reviravolta da segunda parte

Cris 09/02/2018minha estante
Ótima resenha! O engraçado que eu assisti o filme antes de ler o livro e geralmente eu faço o oposto. Caramba, o filme é excelente mas o livro é simplesmente fantástico, muito bem escrito.

Déia 22/01/2023minha estante
Quero ler!!!!

Alex 22/01/2023minha estante
Bom o livro? Eu assisti o filme e achei excelente.

Regis 24/01/2023minha estante
Vi o filme também, Alex, e gostei muito. ?

Regis 24/01/2023minha estante
Leia sim, Déia. Vai gostar com certeza. ?

kellankyles 03/01/2024

Você acha que eu deixaria um homem me destruir e terminar mais feliz do que nunca? mas de jeito nenhum.

simplesmente o maior livro de suspense atual, nunca vai existir outra como amy dunne.
emyluna__ 03/01/2024minha estante
esse livro é bom demais mds

Marlonbsan 01/05/2020

Garota Exemplar
No aniversário de 5 anos de casados, Nick, ao voltar para casa, encontra a porta aberta e uma bagunça desordenada e peculiar na sala e não consegue encontrar Amy, sua esposa. A polícia é chamada e, como de praxe, o marido acaba sendo o suspeito do desaparecimento, dúvidas pairam no ar, ainda mais pelo seu comportamento evasivo, porém ele sempre afirma inocência, o que resta é saber, o que aconteceu com Amy?

O livro é narrado em primeira pessoa, intercalando os acontecimentos de Nick e Amy, por meio de seu diário. A linguagem é simples, mas, como é característica da Gillian, possui muitas informações, tudo é muito bem detalhado, enriquecendo os fatos e o background dos personagens e os acontecimentos, para o meu gosto pessoal algo mais dinâmico funciona melhor, porém, os fatos eram bem interessantes e ajudam na leitura.

Outra característica da Gillian, fica por conta da construção dos personagens, que são muito bem criados e pensados e que seguem uma vertente um pouco mais dura, eles não estão aí para cativar ou para que a gente torça por eles, mas que entenda que há seres humanos assim, mesmo que aparente ser um pouco absurdo, mas de uma coisa é certa: não devemos duvidar da capacidade das pessoas.

Quanto ao enredo, o livro é construído de forma que cativa a leitura, numa progressão gradual, além de trazer mistério e investigação para tentar descobrir o que aconteceu. Porém, minha leitura ficou prejudicada, pois já assisti ao filme há alguns anos e isso faz com que perca o elemento surpresa e o livro não funciona tão bem depois disso. Já temos um prejulgamento em relação aos personagens e sabemos quem é quem e o que vai acontecer. Mas a experiência valeu a pena, pela riqueza de detalhes que emaranham a história. O final combina bem com os personagens que temos.

Foto e resenha no meu IG: @marlonbsa, quem puder, segue lá.
Vanessa 01/05/2020minha estante
Este é o famoso livro pra ler ANTES de assistir o filme...

naniedias 04/03/2013

Garota Exemplar, de Gillian Flynn
O casamento de Amy e Nick parecia maravilhoso - até que os dois perdem seus empregos em Nova York e acabaram se mudando para a cidade natal de Nick, para que ele pudesse cuidar dos pais doentes.
Aí o casamento começou a afundar.

Dois anos após a mudança, Nick parece estar pronto para pular fora enquanto Amy parece ainda lutar pelo seu casamento. Ou o que resta dele.

Até o dia do.
No dia em que o casal completa cinco anos de casamento, Amy desaparece.

A polícia é chamada e Nick não se parece exatamente com o marido triste porque a esposa desapareceu. Ele parece tranquilo demais, despreocupado demais, triste de menos. Ele coopera com a polícia, mas mente muito e as coisas não parecem nada bem para ele.

O que eu achei do livro:
Segundo livro que leio da Intrínseca esse ano que me tira do eixo.
Me tira do eixo MESMO. Porque esse livro é extremamente perfeito!

Comentei isso hoje mais cedo (ou será que foi ontem? O tempo é algo tão doido, não é?) com uma amiga e ela disse que tinha medo de livros "extremamente perfeitos". Então, quero só deixar claro que essa é a minha visão sobre esse livro.
Não só uma visão pessoal - que pode não combinar com o seu gosto -, mas também uma visão altamente influenciada pelo momento.
Talvez em uma próxima leitura, o livro não seja tão bom (embora, honestamente falando eu tenho certeza de que em uma segunda leitura esse livro será ainda melhor), mas dessa vez foi. Garota Exemplar é um dos melhores livros que já li na minha vida.

Primeiro pela originalidade. Quantas vezes eu já pude dizer isso?
Não muitas.

Porque eu leio muito. E leio desde pequena. Já vi várias pessoas dizendo que começaram a ler com Harry Potter ou com a saga Crepúsculo, mas eu já lia muito antes desses livros (e olha que nem sou tão velha assim). Comecei a ler com cinco anos e não parei desde então (claro que livros infantis e revistas em quadrinhos nessa época). Portanto, eu já li muito e sempre acabo me lembrando de um ou outro livro quando estou viajando em uma história.
Mas não foi assim com Garota Exemplar...

A única coisa que me lembrou algum outro livro foi que Nick é um babaca. Sabe, um babaca de marca maior. Daí eu lembrei do Dex (aquele de Um Dia) e lembro de ter pensando que o Nick conseguia ser ainda pior do que o Dex. E que a Amy deveria ser uma garota legal como a Em (com quem eu muito me identifiquei durante a leitura, embora, para minha felicidade, não haja um Dexter na minha vida. Só para deixar claro, eu me identifiquei com a Em, não com a Amy).
Com o passar da narrativa, eu conheci um pouco mais o Nick e pude perceber que ele é sim um babaca, mas de uma forma completamente diferente do protagonista de David Nicholls.
Aliás, tudo nesse livro é completamente diferente.

A história é narrada em primeira pessoa por Nick Dunne, no presente, e por Amy, em seu diário, em capítulos intercalados. O diário de Amy começa no dia em que ela e Nick se conheceram - ainda em Nova York - e vai pulando dias (e anos) até chegar ao presente.
É aí que acaba a primeira parte do livro. É aí que começa outro livro.

Outro livro? Praticamente!
É tão chocante. Tão surpreendente. Tão completamente inesperado, maravilhoso, brilhante e encantador que.
Pois é, que.
Não há o que dizer - você precisa ler para entender.

Quando o leitor começa na segunda parte da história (o livro é dividido em três partes), a sensação de choque, de irrealidade, de incredulidade é imensa e indescritível.
Eu queria poder dar uma ideia da total desconstrução que a autora faz. Vou tentar.

Visualize.
O livro é um thriller. O protagonista é o suspeito número um (o marido que estava em um casamento ruim, não tem um álibi para o momento em que a esposa sumiu, não aparenta estar triste com o sumiço) e você começa a construir - com base na história que está sendo contada - ideias. Você traça perfis imaginários, hipóteses, julga personagens, constrói teorias. Você tem mil possibilidades que podem ter acontecido. Pensa que está levando em conta todas as alternativas, pesa tudo, analisa cada detalhe.
Daí a autora joga um balde de água fria na sua cabeça, como se estivesse dizendo: "acorda, minha filha, quem manda nessa história sou eu e só por isso vou fazer algo que você nem poderia cogitar (ou cogitou, mas pensou que não poderia ser realmente possível)".

Não vou mentir. Fiquei CHOCADA com a reviravolta na história.

A narrativa de Gillian Flynn é viciante. Ela te envolve na história, contando detalhes, revelando segredos... tudo na medida certa para que você não consiga deixar o livro de lado. Ao menos, não antes que vire a última página.
Eu LITERALMENTE andei lendo (sério, literalmente mesmo!, do tipo descer do ônibus, atravessar a rua e depois continuar lendo o livro andando pela calçada porque eu não podia esperar os dois minutos que levaria para chegar em casa para poder ler o restante. Aliás, eu levei cinco minutos (e um quase tombo) para chegar em casa por culpa do livro).

No início da história, o protagonista cita que tal afirmação é a quinta mentira que conta para a polícia e eu tive vontade de tentar encontrar quais foram as demais. Ir juntando as mentiras. Mas a história era tão boa que eu não consegui fazer isso.

Ainda. Porque esse é definitivamente um livro que eu vou reler. E tenho certeza que a releitura será ainda mais gostosa do que foi essa primeira vez.
Ok, na primeira vez eu fui surpreendida de uma maneira maravilhosa, mas sei que nas próximas vezes (sim, eu me vejo relendo esse livro várias vezes) vou encontrar detalhes que vão me fazer exclamar: "como pude não ter percebido isso antes! Faz todo o sentido!". E, claro, vou fazer uma lista das mentiras de Nick.

É... empolgação pura. É isso aí - porque o livro é mesmo muito bom.
Minha recomendação é que você não leia muito sobre a história por aí. Tentei falar o mínimo possível sobre o que conta o livro - para que você possa ter uma leitura tão agradável quanto a minha: completamente às cegas e completamente manipulável pela autora.

Aliás, tenho medo da Gillian Flynn. Porque ela pensou nessa história.
Entretanto, agora eu tenho muita vontade de ler outras coisas da autora. Quero ler tudo dela! Porque é realmente brilhante.

[Existe uma parte de spoiler na resenha, mas ela está escondida com um botão de spoiler - recurso não disponível neste site. Portanto, essa parte foi suprimida.]

Um livro PERFEITO. Sem mais (ou mas).

Nota: 10

Leia mais resenhas no blog Nanie's World: www.naniesworld.com
Georgia34 09/03/2013minha estante
Olá, eu adorei a sua resenha! Estava procurando uma resenha que me fizesse querer ler o livro. Pronto! Você conseguiu me passar toda a emoção que sentiu lendo o livro, e eu agora...estou ansiosa para ler. =D Otima resenha!

naniedias 09/03/2013minha estante
Georgia, fico feliz que tenha gostado da resenha!
O livro é maravilhoso e você certamente irá apreciar a leitura :)

Silvia 11/03/2013minha estante
Olá Georgia, advinha Garota Exemplar já esta na minha fila de leitura. Ótima resenha Naniedias.

Nattasha 31/03/2013minha estante
Eu devo admitir, fiquei chocada também com o splot no meio do livro :O Mas eu preciso confessar, a Amy foi umas das personagens que mais gostei, ta tipo, no meu top 5 kkk Esse livro é muito bem escrito, os personagens são bem construídos e nossa, eu to em ressaca profunda, terminei de ler faz algumas horas e to maquinando toda a história na cabeça kkk Incrível.

naniedias 01/04/2013minha estante
Nattasha, ao contrário de você eu não consegui gostar da Amy... mas me apaixonei por Garota Exemplar! O livro também ficou rondando os meus pensamentos por dias a fio ^^ Muito bom!

Cinai Machado 16/05/2013minha estante
Vocês não acharam que a relação dos dois tendo em vista o final, apesar de doentia, simbiótica??
Pelo último diálogo percebemos uma competição, situação que acontece em alguns casamentos...
Como vocês, tb fiquei com a história por um tempo na cabeça.
Bjk e boas leituras!

Gi 31/05/2013minha estante
Parabéns pela resenha do livro! Muito do que eu pensei você escreveu. Eu amei esse livro. Muito. Até acabar. Sim, eu senti falta do livro, mas não é isso que eu quero dizer. Eu achei o final muito decepcionante. Eu entendi todo o contexto (pessoas malucas, mentes psicopatas que dependem uma da outra). O livro foi brilhantemente estruturado, mais o fim não me convenceu.

naniedias 31/05/2013minha estante
Gi, eu adorei esse final não convencional. Acho que se a autora tivesse escolhido qualquer outro final, eu não teria gostado tanto...

Helder 09/10/2013minha estante
Acabei de chegar na segunda parte do livro e levei a rasteira da autora. Fiquei mesmo sem chão, e entendo sua euforia. Estava achando tudo tão morno. Agora dou nota 6,0 para este livro. E ainda estou na metade.

Marcia 11/08/2014minha estante
Ontem depois que li o último diálogo do casal fiquei refletindo sobre os dois, suas vidas, suas escolhas a dependência emocional de cada um , eles eram viciados na relação, isso é fato. Porém o final não foi inteligente como eu julgava que seria , na minha opinião foi a maneira mais simples que a autora encontrou de terminar o livro.

Carol 15/11/2015minha estante
quando juntar as mentiras do Nick, por favor compartilhe! kkk

Bruna 21/12/2018minha estante
Estou horrivelmente arrependida de não ter lido o livro antes de ver o filme! :(

eddie book 22/03/2019minha estante
queria montar um grupo no zap para debater livros nesse estilo, se tiver interesse manda seu zap por mensagem que te adiciono.

Aline MSS 25/03/2023

Livro p/o deleite de escorpianos e altamente desconfortável!
Mto bem escrito, envolvente e tbm um pouco cansativo.

Pra quem tem/já teve um relacionamento sério ou é/foi casado, o livro traz gatilhos e deixa o leitor desconfortável.

A primeira parte do livro é bem cansativa por conta da riqueza de detalhes e descrições sobre a personalidade dos personagens. Da metade pra frente a história fica mais intensa e aguça a curiosidade p/ver como tudo irá terminar. O final tbm é ótimo e vale a leitura, principalmente se vc é ESCORPIANO.

O filme baseado no livro é ótimo e eu achei um dos poucos casos em q a adaptação consegue ser tão boa qto o livro de inspiração.
O elenco do filme foi mto bem escolhido e eu preferiria ter assistido somente a adaptação e não ter lido ao livro. Explico: a descrição dos pensamentos e as falhas emocionais engatilham demais e os pensamentos intrusivos do personagem principal(Nick) me incomodaram mto ao longo da leitura.

Obs. Dificilmente um autor homem consegue descrever tão bem pensamentos femininos, assim como uma autora tbm dificilmente descreve bem pensamentos masculinos. Nesse livro em específico, a autora foi brilhante nesse quesito. É incrível o quão bem ela consegue detalhar a visão masculina, msm q exagerando em alguns aspectos. Chega a ser assustador!

Pra finalizar, achei a parte da investigação bem ruim e não consegui simpatizar com nenhum personagem dessa seara. Sou fã do gênero e me decepcionei nesse sentido, de resto a historia foi mto bem escrita e finalizada.

Oq tem no livro:
- História linear, contado sob o ponto de vista de 2 pessoas alternadamente;
- Mtas descrições;
- Personagens falhos e bem reais;
- Investigação (sem ser o foco do livro);
- Pensamentos intrusivos;
- Misoginia;

Li a edição física da intrínseca. O livro não possui ilustrações, por isso acho q o e-book seria mais recomendável. Preferia somente ter assistido ao filme.?
Gleidson 25/03/2023minha estante
É... Vc descreveu bem os altos e baixos desse livro. Eu gostei mais do filme pq foi tudo mais rápido. Mas de qualquer forma essa autora me deixou interessado por outros livros dela . Lugares Escuros é um que tenho e pretendo ler .

Aline MSS 25/03/2023minha estante
Obrigada, Gleidson. Eu não gosto dessa autora, mas tento ser justa na resenha.
Tbm não li ainda "Lugares Escuros", acho q deixarei para o ano q vem. Tem q ter nervos de aço p/os gatilhos q ela espalha pelos livros, rs.

Gleidson 25/03/2023minha estante
Pois é, nesse Garota Exemplar ela pegou pesado em algumas coisas.

Aline MSS 25/03/2023minha estante
Em "Objetos Cortantes" tbm.

Pedro 25/03/2023minha estante
A pergunta que não quer calar, depois de ler a resenha: o que é ser escorpiano?
Desculpe a minha ignorância...???

Signo de escorpião. ?

Pedro 25/03/2023minha estante
Sim, mas o que significa ser de escorpião? É uma pessoa venenosa? Kkkkkkk

Aline MSS 25/03/2023minha estante
Não, mas possui características bem peculiares. São obstinados, mto inteligentes, altamente vingativos, rancorosos e bem ambiciosos. A protagonista desse livro seria escorpiana com crtz.

Pedro 26/03/2023minha estante
Acho que entendi...kkkkkk

alynebz 10/11/2022

Um Thriller surpreendente
Amy e Nick Dune são um casal de aparências, com um relacionamento problemático.
Mas o que parece ser ruim, pode e vai piorar.
Me senti totalmente enganada com as narrativas - eu estava na cabeça deles e não sabia da metade -, ao mesmo tempo que senti pena da Amy, senti raiva alguns capítulos depois, já o Nick é uma exceção, só consegui sentir raiva dele.

A leitura foi um pouco arrastada até quase metade do livro, quando a coisa ficou realmente interessante, mas isso não anula o quanto o livro é bom.

Quanto ao filme, os dois são realmente bons, e recomendo que evitem os spoilers caso queiram que seja mais interessante, pois acaba com a graça de ambos.

Alice @leituras_da_alice 09/11/2020minha estante
Um livro difícil realmente, mas é uma leitura boa e doida kkk

Joane 09/11/2020minha estante
Boa e doida define bem

Leticia.Figueiredo 29/08/2020

Esse livro é demais! Gostaria de ter lido antes de assistir ao filme.
Ana Letícia 29/08/2020minha estante
aiiii, sim! o filme eh muito ruim perto do livro

Queria Estar Lendo 28/01/2020

Resenha: Garota Exemplar
A resenha de hoje é sobre outro livro da Gillian Flynn que explodiu minha cabeça. Deus olhou pra mim e falou "essa aí não vai tomar spoiler de Garota Exemplar" e não aconteceu até o fim da leitura, o que garantiu muita porrada emocional nos meus nervos. Minha segunda leitura da MLV 2020 não poderia ter sido mais impactante!

No seu quinto aniversário de casamento, Nick volta para casa para descobrir um acontecimento aterrador: sua esposa desapareceu. Há sinais de luta e sangue no chão e o que parece uma cena de crime; mas eis o grande problema: esse tipo de situação sempre acaba apontando para o marido, eventualmente.

A polícia parece determinada a encontrar o culpado, mas a incerteza do que fazer para escapar dos olhares estranhos e dos sussurros de culpa acaba levando Nick a investigar por conta própria. E o que parecia um caso de sequestro se mostra um jogo perigoso, que coloca Nick como a peça central do tabuleiro.

A narrativa da Gillian tinha me fisgado de jeito em Objetos Cortantes, outro thriller pra deixar seus olhos arregalados a cada reviravolta e revelação. Em Garota Exemplar, mais uma vez, ela vem subverter expectativas nos momentos chave, mostrando que sabe bem como conduzir uma narrativa explosiva.

A trama se divide em três partes. Temos Nick e a apresentação do que era e é a vida ao lado de Amy, sua esposa. Desde o momento mágico e encantador em que se conheceram, quando ela pareceu a mulher mais deslumbrante e única do mundo, até os anos do casamento que mostraram que ninguém é realmente perfeito assim; então Amy desaparece, e a busca desenfreada pelo seu paradeiro vai dar espaço para que revelações sobre Nick, seu relacionamento e até pontos importantes do passado dos dois venham à tona.

É muito difícil falar desse livro! O interessante e impactante da história está justamente na surpresa, então vou me segurar nas opiniões a respeito do desenvolvimento das outras partes porque, acredite, se você ainda não leu/pegou nenhum spoiler, vai querer viver cada reviravolta chocante que esse livro tem a apresentar.

"Aquelas caças ao tesouro sempre se resumiam a uma única questão: quem é Amy? (o que minha esposa está pensando? O que foi tão importante para ela no último ano? Quais momentos a deixaram mais feliz? Amy, Amy, Amy, vamos pensar sobre Amy)."

Nick, desde o começo, se mostrou um protagonista humano. É um homem marcado pelo passado frio com um pai tóxico, mas ao mesmo tempo a presença calorosa de uma mãe e uma irmã gêmea cheias de emoção e carisma. Com Amy, Nick se divide entre um marido atencioso e, com os anos que se passaram, uma figura mais distante; o casamento deles vive essa montanha-russa comum em algumas relações - mas que, com eles, parece maior e mais catastrófica, uma vez que tanto Nick quanto Amy carregam seus fantasmas e seus segredos cabulosos.

São traços que os tornam personagens tão vivos e interessantes justamente por enchê-los de falhas, detalhes que deixam a trama mais dinâmica por não te dar a certeza do que pode estar acontecendo ali.

Gillian trabalha bastante essa coisa de personagens erráticos e é brilhante a forma como ela desenvolve esse conceito. Se em Objetos Cortantes havia uma presença muito grande de dúvida e terror psicológico, aqui é muito mais sobre manipular a opinião dos leitores e deixar todo mundo bem confuso - assim, quando as respostas chegam, você se choca junto com os
personagens. E, conforme mais delas se apresentam, a familiaridade com a inconstância deles te torna parte da história.

"Ela era uma esposa no pretérito."

Eu queria muito falar sobre a Amy, mas é impossível sem desenvolver um texto sobre a grandiosidade do que foi a construção dela como protagonista. Ela está presente em cada cena e detalhe, especialmente durante seu desaparecimento; nos pensamentos de Nick, na memória, nos cômodos da casa. Amy é a chave para tudo, não apenas a respeito do seu sumiço - foi morta? Sequestrada? Quem em sã consciência poderia querer fazer mal a Amy Exemplar? - mas o montante da narrativa toda.

A investigação e as pistas e como o mistério se desenrola com o passar dos capítulos enche as páginas de tensão. Tá aí uma autora que eu vou acompanhar por muito tempo, porque a mulher sabe como trabalhar seu nervosismo da maneira certa - não apenas com a falta de respostas, mas também com o momento em que todas elas são explicadas.

"Minha mãe sempre dissera aos filhos: se você está prestes a fazer algo, e se quer saber se é uma má ideia, imagine impresso no jornal para o mundo todo ver."

Garota Exemplar é uma segunda prova de que a Gillian sabe trabalhar histórias pra lá de interessantes e inesperadas, usando artifícios comuns para construir tramas chocantes. É um livro simples sobre o desaparecimento de uma mulher, e de repente é muito além disso.

site: http://www.queriaestarlendo.com.br/2020/01/resenha-garota-exemplar-mlv2020.html
Sandrics 28/01/2020minha estante
Que resenha maravilhosa!! Eu amo esse livro e continuo chocadíssima mesmo depois de tantos anos.

LS0 28/01/2020minha estante
Nunca li esse livro, apesar de ter sentido vontade de ler. Não é meu tipo de livro... Mas o FILME FOI DEZ!

Ane Elyse Fernandes 28/01/2020minha estante
Fiquei curiosa e ansiosa para ler!

Grailson 29/09/2021

Me decepcionei um pouco
Fiquei muitos anos esperando para ler este livro e confesso que tinha altas expectativas para ele, mas no fim, acabou sendo uma leitura frustrante.
O livro é devagar quase parando até a metade e juro, em vários momentos considerei abandonar a leitura.
A partir da metade, a leitura melhorou muito com todas as reviravoltas na história, mas o final foi muito decepcionante depois de tudo que aconteceu, foi como jogar água fria numa fervura.
Não chega a ser um livro ruim, e não me arrependo de ler, mas também não é algo que tenha me conquistado ou que eu recomendaria a alguém.
Karolline 29/09/2021minha estante
Triste... minhas expectativas com esse livro também foram reduzidas com algumas resenhas daqui e de outros lugares. Não está mais na minha lista de prioridades de leitura.
Ainda mais pq já sei o final (vi o filme)

Grailson 30/09/2021minha estante
Eu não vi o filme ainda, mas depois da leitura nem me animei pra isso, não gostei desse livro como achei que gostaria, uma pena.

iamdudis 08/12/2021

Eu tinha esse livro fazia anos na estante e nunca tinha lido e também fugia dos spoilers. Neste ano foi um dos livros da minha listinha de fim de ano.

A escrita deste livro é maravilhosa, os plot twists são ótimos, apesar de eu ter descoberto desde o início a verdade kkkk.

Amy e Nick Dunne são um problemático casal. Eu odeio o Nick, num nível altíssimo.

Vale muito a pena a leitura e também a adaptação cinematográfica (assisti depois de ler o livro).
Ester479 09/12/2021minha estante
Nossa, eu odiei o filme KKKKKKKKK
Da nem vontade de ler

iamdudis 09/12/2021minha estante
O livro é top amiga, infelizmente os filmes nunca chegam aos pés ?

Monique 12/12/2021minha estante
Eu também não gostava do Nick. Eu espera um outro final.

Ela numa boa em outro local e ele preso?